Cochabamba, Bolívia
O que fazer em COCHABAMBA
Visitei Cochabamba por duas vezes, ambas em viagem a trabalho. Realizadas as obrigações que me foram atribuídas, consegui, como em outras ocasiões, um tempo para conhecer alguns locais de interesse. Com um clima perfeito durante todo o ano, a comida saborosa e uma variedade de coisas interessantes para ver e fazer, Cochabamba é um destino de viagem interessante.
Apresento a seguir um relato sobre minhas experiências em Cochabamba, mostrando os principais pontos turísticos e passando algumas dicas de viagem. Espero poder inspirá-lo a conhecer esse bonito e agradável lugar.
Sr. VisiteiGostei
DICAS DE VIAGEM COCHABAMBA
Neste post, você encontrará os seguintes tópicos:
• Sobre Cochabamba
• Dicas de viagem: O que fazer em Cochabamba
• Informações básicas para sua viagem
• Quando ir a Cochabamba / Melhor época para visitar
• Hospedagem
• Transporte
• Saúde
• Segurança
• Alimentação
• Souvenirs
SOBRE COCHABAMBA
Fundada para o prazer dos colonizadores espanhóis, Cochabamba, cuja palavra significa “entre lagos”, é uma cidade atraente e desenvolvida. Distante 244 km da capital boliviana, o município é um centro comercial e cultural situado no centro do país, entre La Paz e Santa Cruz de la Sierra. É a terceira maior cidade da Bolívia e está a 2.570 metros acima do nível do mar. Com uma economia dinâmica, cercada de terras férteis e grande produtora de alimentos, Cochabamba representa, junto com Santa Cruz de la Sierra, a face moderna da Bolívia.
A cidade encontra-se em um vale exuberante, com um pano de fundo de picos de montanhas e solos férteis de terras agrícolas. Como lar de uma grande e vibrante população universitária, Cochabamba possui uma das noites mais animadas do país.

Vale montanhoso circundando a cidade de Cochabamba
DICAS DE VIAGEM COCHABAMBA
O QUE FAZER EM COCHABAMBA
Sem pagar nada a mais por isso, faça suas reservas através de nossos links.
Trabalhamos apenas com marcas renomadas e confiáveis do setor de viagens online.
Apoie este blog!
CRISTO DE LA CONCORDIA – O maior e mais famoso marco da cidade, o Cristo de la Concordia, é a segunda maior estátua de Jesus do mundo, ainda mais alta (44 cm) que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O interior deste gigante Jesus tem uma escada totalmente escalonável, que vale a pena o esforço pelas vistas incríveis que oferece.
Aproxime-se de Deus tanto no teleférico quanto em uma caminhada de mil passos pela montanha. Observar as vistas de Cochabamba é definitivamente uma das melhores coisas para fazer estando por lá. Elas são circundantes e você poderá admirar a cidade de vários ângulos.

Cochabamba com a pré-Cordilheira dos Andes ao fundo
Devido à altitude, que provoca fadiga, mal estar e até dor de cabeça, o visitante precisa subir, sem pressa, os mais de 100 degraus que separam o estacionamento de veículos do cume do monte. Em compensação, é brindado com uma completa vista da cidade e da cadeia de montanhas que a cercam. O clima de Cochabamba é agradável o ano todo. Faz calor durante o dia e, à noite, a temperatura cai para cerca de 15 ºC.

Vista aérea de Cochabamba

Laguna Alalay
O QUE FAZER EM COCHABAMBA
PLAZA COLÓN – É considerada o coração da cidade de Cochabamba. O que mais se destaca na Plaza Colón é a sua fonte primordial, de forma irregular. Ao longo da praça, você encontrará pessoas que trocam moeda, e, ocasionalmente, qualquer mercado com artesanato local e estrangeiro. Em frente à Plaza Colón, na calçada leste, está a Ruta a Libertad, que mostra a arquitetura da época republicana da cidade de Cochabamba.

Plaza Colón
MERCADO LA CANCHA – Os mercados bolivianos precisam ser vistos para crer. Cobrindo uma enorme área a poucos quarteirões ao sul da catedral, La Cancha é uma introdução perfeita à sua natureza eclética. Comece pela Avenida Aroma e percorra as barracas que vendem de tudo, desde frutas e legumes, produtos artesanais, artigos elétricos, têxteis e tudo o que você precisar. Vale a pena passar uma hora ou mais se perdendo em suas profundezas sinuosas ou comendo em uma das barracas.
Faça compras como um morador local neste que é um dos maiores mercados de pulgas da América do Sul! Incrivelmente barato e movimentado, este lugar contém uma infinidade de itens: roupas, animais, têxteis, alimentos, artesanato, mercadorias tecnológicas, utensílios de cozinha etc. Certifique-se de barganhar o preço e cuidado com os batedores de carteira. Trate isso não apenas como um passeio para compras, mas como uma experiência cultural.
PLAZA 14 DE SEPTIEMBRE – É uma praça histórica no centro da cidade de Cochabamba e está rodeada de belos edifícios. Basta sentar em um dos muitos bancos e aproveitar ao lugar. A Plaza 14 de Septiembre teve seu nome mudado de acordo com a data da libertação da cidade de Cochabamba do império espanhol.

Plaza 14 de Septiembre
Outro monumento fundamental da Plaza 14 de Septiembre é a Coluna de los Héroes, do ano de 1851, que homenageia aqueles que lutaram ao longo da Revolução de 1810. A coluna é realmente um obelisco de pedra com o nome daqueles que conquistaram a liberdade.

Coluna de los Héroes
Ao viajar para outro país, mantenha-se conectado de forma prática e acessível com a solução eSIM da Airalo. Diga adeus às altas taxas de roaming e à complicação de trocar chips físicos a cada destino.
CATEDRAL DE SAN SEBASTIAN – A Catedral Metropolitana de San Sebastian é a catedral da Igreja Católica Romana na Arquidiocese de Cochabamba e está localizada na Plaza 14 de Septiembre. Foi construída com base em um antigo templo que remonta ao século XVI. Atualmente, integra a lista dos locais turísticos mais relevantes para se visitar na cidade. O desenho do pórtico de acesso da catedral é influenciado pelo estilo eclético, pois suas colunas são uma mistura de colunas coríntias com arcos semicirculares baixos e uma extensa rosácea ogival que se eleva acima do arco central.
PALACIO PORTALES – Um dos edifícios históricos mais interessantes de Cochabamba, o Palacio Portales foi uma obra-prima extravagante do Barão Simón Patiño, um homem que encontrou sua fortuna na indústria de mineração de estanho, e que era uma das pessoas mais ricas do mundo. Concluído em 1927, o terreno e a casa mostram uma grandiosidade exagerada de influência europeia. Projetado na Europa, certamente você notará a bela arquitetura, que tem influências francesas e italianas. Palacio Portales é uma esplêndida mansão dourada, com belos jardins e um interior luxuoso. Um palácio dedicado aos amantes da cultura e da história.

Palacio Portales
A seguir, alguns locais que não visitei, mas que são classificados como pontos turísticos interessantes de Cochabamba e arredores:
√ JARDIM BOTÂNICO
√ LAGOA ESTREITA
√ PICO TUNARI
√ PARQUE NACIONAL TORO TORO
INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA SUA VIAGEM
Visto – Brasileiros não precisam de visto para estadas a turismo de até três meses na Bolívia. Devido ao acordo entre os países do Mercosul, podem viajar o país portando somente o documento de identidade ou passaporte. Mais informações, consulte os sites Mundo dos Vistos e Do you need VISA.
População – Por volta de 600 mil habitantes.
Idioma – A Bolívia tem mais de dez idiomas oficiais, mas o mais falado é o Espanhol (castelhano).
Moeda – A moeda local é o Boliviano (BOB). Consulte a taxa atualizada.
Para uma viagem mais segura e prática, é recomendável optar por alternativas como Cartões de Viagem. O cartão Wise, por exemplo, permite carregar dinheiro em diferentes moedas de forma digital, facilitando na hora de pagar e sacar em suas viagens internacionais. Evite transportar grandes quantias em dinheiro e reduza os riscos de transtornos ao viajar para outro país! Saiba mais sobre o Cartão de Viagem Wise.
Vacinas – Não há nenhum requisito especial quanto à entrada, mas, caso passe por regiões onde há floresta tropical, é prudente estar vacinado contra a febre amarela. A Bolívia não oferece assistência médica gratuita para turistas, nem em casos de emergência. Por isso, é altamente recomendada a contratação de um seguro viagem para quem pretende viajar pelo país. O seguro tem um custo baixo.
Eletricidade e Tomadas – A Bolívia opera em correntes de 220 volts e tomadas nos tipos A e C.
QUANDO IR A COCHABAMBA / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR COCHABAMBA
A melhor altura para ir a Cochabamba é de abril a outubro. Neste período, terá uma temperatura agradável e pouca chuva. A temperatura média mais alta em Cochabamba é de 17 °C em novembro e a mais baixa é de 13 °C em julho. No gráfico abaixo, é possível ver, mês a mês, as médias de temperatura (vermelho) e de chuva (azul), obtidas com base em dados climatológicos de diversos anos.
HOSPEDAGEM
As hospedagens de Cochabamba são bem simples, mas atendem bem as necessidades dos visitantes. A maioria delas ficam perto da Plaza 14 de Septiembre.
A seguir, apresentamos algumas opções de hospedagem em Cochabamba. Encontre aquela que melhor se adapta às suas necessidades e preferências.
Visão geral: Todas as hospedagens
Boas e baratas ($): Kunan Hotel (10) || Avanti Hotel & Convention Center (10)
Confortáveis ($$): Hotel Camino Plaza (8,2) || Gran Hotel Toloma (8,2)
Sofisticadas ($$$): Gran Hotel Cochabamba (8,4) || Hotel Aranjuez Cochabamba (9,0)
TRANSPORTE
A melhor forma de se locomover em Cochabamba é caminhando, pois tudo está próximo. Necessitando ir ao Cristo de la Concordia, pegue um táxi ou transporte por aplicativo (Uber).
SAÚDE
A cidade está a 2.570 metros acima do nível do mar. Algumas pessoas que não estão acostumadas a essas alturas elevadas podem ter dificuldade em respirar assim que pousarem em Cochabamba. Esse sintoma chama-se soroche e geralmente dura apenas algumas horas. Procure algum estabelecimento que lhe venda chá de coca, muito bom para aliviar a sensação. Se a tontura persistir, masque folhas de coca ou tome um remédio chamado Sorojchi Pills. Ele é barato e é encontrado em quase todas as farmácias de Cochabamba. De tão comum que é chá de coca em cidades com altitude muito elevada, comprei a bebida num Mc Donalds assim que cheguei a Cochabamba!
As instalações públicas bolivianas são muito precárias, sendo necessário contar com hospitais privados. Leve seus medicamentos de uso contínuo (se tiver) e, por precaução, os que podem ser úteis durante sua estada nesta cidade, já que no exterior costuma ser difícil comprar remédios sem receita médica.
Contratar um Seguro Viagem é algo importante para a tranquilidade e segurança de qualquer viagem. O seguro oferece cobertura para situações inesperadas, como problemas de saúde, acidentes, perda de bagagem, cancelamentos de voos e outros imprevistos. Além das precauções, todo visitante deve ter contratado um seguro de viagem para ingressar em 26 países da Europa, nos Emirados Árabes, Catar, Austrália, Rússia, Cuba, entre outros. Compare planos e encontre os melhores preços das principais seguradoras no site da Seguros Promo.
SEGURANÇA
A Bolívia é um destino popular na trilha dos mochileiros pela América do Sul, mas pequenos crimes, como furtos, são comuns – portanto, esteja sempre atento ao seu entorno, principalmente durante festividades. O assalto a mão armada no país é incomum, e quase nunca relatado por turistas que buscam as autoridades. Procure evitar o Morro Coronilla, localizado próximo ao principal terminal rodoviário. Esta área tornou-se um refúgio para viciados em drogas e alcoólatras e é perigosa tanto para estrangeiros como para moradores locais. Caso esteja utilizando o passaporte para sua identificação, recomendo deixá-lo guardado no hotel e andar somente com a cópia (colorida) das primeiras páginas.
Protestos e manifestações são comuns na Bolívia e, embora essas reuniões sejam geralmente pacíficas por natureza, elas podem se tornar violentas rapidamente. Com isso, os viajantes estrangeiros devem sempre evitar grandes multidões – especialmente durante períodos de agitação civil.
ALIMENTAÇÃO
Durante sua viagem Cochabamba, será fácil perceber como a culinária mantém viva a história do lugar. Ao contrário do que você pode ter ouvido, a comida boliviana é muito mais do que apenas arroz e feijão. Produzidos principalmente a partir de uma mistura de cozinha espanhola e ingredientes indígenas, os pratos tradicionais geralmente são adequados para o clima alto e frio no Altiplano. Juntamente com carne, milho, ovos e batatas, um dos ingredientes mais utilizados na cozinha boliviana é a quinoa. Procure conhecer restaurantes que ressaltem tanto a comida como os alguns costumes típicos da Bolívia. Em um deles, enquanto aguardava o prato ficar pronto, aprendi a jogar o Cacho Boliviano, um jogo de dados com regras interessantes e divertidas. Vá ao restaurante Casa De Campo, que fica na Pasaje Boulevard Recoleta.

Restaurante Casa de Campo, tipicamente boliviano
A comida comprada na rua, conhecida como street food, não é apenas uma refeição mais econômica para ser consumida às pressas pela cidade, mas é uma experiência excitante, surpreendente e saborosa que permite que todos os viajantes descubram, em poucas mordidas, a gastronomia local. Além do Mercado la Cancha, Cochabamba possui muitos ambulantes vendendo alimentos por suas ruas. Procure evitá-las. Se você gosta de cerveja, não deixe de provar a Paceña e a Taquiña, fabricadas com água da Cordilheira dos Andes. Elas são realmente ótimas!
SOUVENIRS
Os amantes de artesanato e souvenirs devem visitar o Mercado la Cancha, onde são vendidos diversos artesanatos, instrumentos musicais, redes, bolsas, roupas etc.
"Viajar é mudar a roupa da alma." - Mário Quintana