Ilhéus
Planejando sua viagem a ILHÉUS
Viajamos para a Costa do Cacau e, em seguida, para a Costa do Dendê, ambas no litoral sul da Bahia. Nossos passeios se deram tendo como base as seguintes cidades e distritos: Ilhéus, Itacaré e Península de Maraú (Barra Grande). Para conhecermos estes paraísos, consultamos outros blogs de viagens. Através deles, obtivemos muitas dicas e uma porção de informações úteis. Agora, nos vemos na obrigação de fazer um relato com as experiências que tivemos nestes destinos turísticos, de forma a ajudarmos os próximos viajantes. Para melhor leitura, dividimos no nosso blog esta nossa viagem em três páginas: Ilhéus, Itacaré e Península de Maraú.
Esperamos que este post lhe seja interessante e que você, ainda não tendo ido, acabe viajando a estes lugares.
Casal VisiteiGostei
Neste post, você encontrará os seguintes tópicos:
• Sobre Ilhéus
• Dicas de viagem: O que fazer em Ilhéus
• Quando ir Ilhéus / Melhor época para visitar
• O que levar
• Hospedagem
• Eletricidade e tomadas
• Saúde
• Segurança
• Alimentação
SOBRE ILHÉUS
Fundada em 1534 e elevada à cidade em 1881, Ilhéus é famosa por ambientar os romances de Jorge Amado, como “Gabriela, Cravo e Canela” e “Terra dos Sem Fim”. É considerada a capital do cacau e denominada por seus habitantes como a “Princesinha do Sul“. Sua economia baseia-se na agricultura, turismo e indústria. Já foi a primeira produtora de cacau do mundo, mas, depois da enfermidade conhecida como “vassoura-de-bruxa”, que infestou as plantações da região, reduziu consideravelmente sua produção. Ilhéus é a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios baianos.
DICAS DE VIAGEM ILHÉUS
O QUE FAZER EM ILHÉUS
Sem pagar nada a mais por isso, faça suas reservas através de nossos links. Apoie este blog.
PRAIA DOS MILIONÁRIOS – Para desvendar as belezas de Ilhéus, o bom mesmo é iniciar pela Praia dos Milionários, a mais famosa da cidade. Esta praia possui este nome por ter recebido construções grandiosas em sua orla, todas patrocinadas pelos barões do cacau. Sua areia dourada com pigmentos pretos é boa para realizar caminhadas. Reúne as mais famosas cabanas da cidade: grandes e bem estruturadas barracas de praia, bem no estilo “pé na areia”. Envolvida por vegetação e alguns coqueiros, com águas calmas, é ótima para receber famílias.
É certo que você vai passar a maior parte do tempo no mar, mas recomendamos que tire um período para fazer um city tour por Ilhéus. O seu passeio pode começar pela Catedral de São Sebastião, popularmente conhecida como Catedral de Ilhéus, e seguir para os demais locais turísticos da cidade. É importante que saiba que quase todos os pontos de interesse estão no Centro Histórico de Ilhéus. Combinamos com um motorista de aplicativo um passeio de três horas para visitarmos dez pontos turísticos que constavam em nosso roteiro. São eles, já na ordem:
01. CATEDRAL DE ILHÉUS – Inaugurada em 1967, após 30 anos de construção, a Catedral de São Sebastião, mais conhecida como Catedral de Ilhéus, é considerada uma das mais bonitas igrejas do interior do estado da Bahia. A bela e imponente igreja localizada no coração de Ilhéus, é o principal cartão-postal da cidade e o ponto turístico mais visitado do município. A catedral reúne em sua fachada detalhes minuciosos do estilo neoclássico, como vitrais artísticos, abóbadas e colunas. O exterior majestoso contrasta com o interior, bastante discreto e singelo.
Os melhores preços de passagens aéreas estão no buscador Skyscanner. Compare opções de voos de mais de 500 companhias.
.
02. BAR E RESTAURANTE VESÚVIO – Localizado ao lado da Catedral de Ilhéus, o bar e restaurante foi um dos cenários da obra “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado. No romance, o personagem árabe Nacib, proprietário do Vesúvio, é um homem apaixonado pela protagonista Gabriela. Com um pouco de imaginação, é possível sentir uma sensação nostálgica neste ambiente. Era ali que os coronéis do cacau e os mais abastados da sociedade ilheense do início do século XX costumavam se reunir para tomar alguma bebida enquanto esperavam suas mulheres saírem da igreja. Em frente ao Bar e Restaurante Vesúvio, a estátua de Jorge Amado “descansa”, enquanto observa o vaivém de moradores e turistas. Em dias de movimento, turistas fazem fila para tirar aquela foto clássica ao lado do famoso e consagrado escritor.
03. CASA DE CULTURA JORGE AMADO – O local onde o escritor morou é hoje um palacete reformado, com exposição de suas roupas, documentos, fotos, vídeos e objetos que relatam toda sua história. Foi nesta casa que o escritor teve início literário e passou parte de sua infância e adolescência. A casa em estilo neoclássico foi construída por seu pai, João Amado Faria, na década de 1920. A Casa de Cultura Jorge Amado fica aberta para visitação de segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 14 às 18h. Aos sábados, das 9h às 13h. Rua Jorge Amado, 20. Entrada gratuita.
04. BATACLAN – Outro ponto turístico de Ilhéus que também está ligado à história de Jorge Amado é o Bataclan. Com diversos objetos originais, o antigo cabaré e cassino funciona hoje como bar, restaurante e casa de shows. O conceituado local é mais um dos pontos turísticos mais visitados por quem vai a Ilhéus.
Na parte de cima, um mini museu com uma réplica do quarto da cafetina Maria Machadão, dona da casa de prostituição na história de Gabriela. O ponto de encontro dos coronéis do cacau, intelectuais e boêmios do início do século passado.
05. MERCADO DE ARTESANATO – Quem não perde a oportunidade de fazer algumas compras e adora artesanato precisa visitar o Mercado de Artesanato de Ilhéus. Para os turistas que visitam Ilhéus, um passeio a este mercado é uma ótima oportunidade para mergulhar de cabeça na cultura ilheense. De objetos decorativos a redes de descanso, e de roupas de renda a panos de prato, o caprichado traço do artesanato baiano aparece nas mais diversas formas. Além é claro de muitas delícias típicas: cachaças, licores, pimentas, a tradicional manteiga de garrafa, deliciosas castanhas, doces de caju e rapaduras. Um espaço com diversas lojas para todos os gostos.
06. IGREJA E CONVENTO NOSSA SRA. DA PIEDADE – Uma imponente construção no alto da cidade chamou nossa atenção no momento que passeávamos pelo Centro Histórico. Um imóvel lindo e bastante diferente! Trata-se de um complexo arquitetônico composto pelo Convento e a Igreja de Nossa Senhora da Piedade. A bonita igreja encontra-se no Alto da Piedade, próximo à Baía do Pontal. Dedicada à Nossa Senhora da Piedade, no interior há várias peças, como imagens, quadros da Via-Sacra e vitrais, que pela beleza percebe-se que são de origem francesa, nação de origem das Irmãs Ursulinas. Localizada em um dos pontos mais altos da cidade, a igreja da Piedade possui uma bela vista panorâmica da praia central. Imperdível!
07. MIRANTE DA PIEDADE – É um mirante que permite uma linda visão de diversos pontos de Ilhéus, incluindo a praia, o Centro Histórico e o Morro de Pernambuco. O Mirante da Piedade encontra-se a 100 metros da Igreja e Convento Nossa Senhora da Piedade e é muito procurado pelos turistas. De todos os mirantes de Ilhéus, esse é o que tem a melhor vista.
08. IGREJA MATRIZ DE SÃO JORGE – Com uma arquitetura primitiva de encantadora beleza, a Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus é a mais antiga da cidade, erguida em 1556. Além da imagem de São Jorge e do imenso painel que conta a história de Ilhéus, abriga também o Museu de Arte Sacra, fundado em 1970. Rua Conselheiro Dantas (73) 3633-5236. Entrada gratuita.
09. CAPELA NOSSA SRA DE LOURDES – A Capela Nossa Senhora de Lourdes está localizada na subida de um morro, atrás da Catedral de Ilhéus. Construída pelos próprios moradores em 1949, a Capela de Nossa Senhora de Lourdes em Ilhéus foi erguida com pedras provenientes de uma pedreira próxima ao local. Atualmente, ela está escondida por um edifício residencial construído na região, que limitou seu espaço. Estava fechada e por isso não pudemos conhecê-la por dentro. Há uma mureta em frente que serve de mirante para contemplar outra parte da cidade. Vale a pena a visita para tirar fotos da igreja das vistas que se têm do mirante.
10. MIRANTE DO CANHÃO – O mirante está localizado ao final de uma ladeira, também atrás da Catedral de Ilhéus. Nele, encontra-se um canhão, bancos e uma bela vista para a baía do pontal. É um local calmo e tranquilo. Há uma paz indescritível ficar sentado à sombra de uma árvore que existe neste mirante. Aos finais de semana, acontecem rodas de samba no bar que fica ao lado do canhão. Se você curte, é só se programar.
QUANDO IR A ILHÉUS / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR ILHÉUS
A escolha de quando ir é algo importante para o sucesso da viagem de quem visita a Costa do Cacau. Nesta região, as temperaturas não oscilam muito, mantendo-se sempre elevadas. Porém, por conter a área mais preservada da Mata Atlântica, chove bastante em Ilhéus. São chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Indo a uma destas cidades, esteja preparado para pegar sol e um pouco de chuva, em qualquer época do ano. Nós, por exemplo, tivemos que enfrentar tempo nublado e chuva em muitos dos dias da nossa viagem. Chove muito nos meses de março, abril, maio, novembro e dezembro, e é a pior época para quem viaja com o objetivo de pegar praia e fazer trilhas. Já para quem não tem filhos na escola e possui liberdade para passear em qualquer época do ano, recomendamos ir em agosto, setembro ou outubro, que é quando o tempo está firme, a cidade sossegada e os preços mais baixos. No gráfico abaixo, é possível ver, mês a mês, as médias de temperatura (vermelho) e de chuva (azul), obtidas com base em dados climatológicos de diversos anos.
O QUE LEVAR
Roupas leves, de banho, saídas de praia, cangas, roupas para sair à noite (sem muito luxo), boné/chapéu, calçados confortáveis (para caminhar), chinelos, sapatilhas (para fazer as trilhas), óculos escuros, protetor solar, hidratante, repelente (de passar no corpo e aqueles que vão na tomada), remédios de uso contínuo e bolsa térmica (para praias sem infraestrutura).
HOSPEDAGEM
Há muitas opções para se hospedar em Ilhéus, variando de pequenas pensões familiares, imóveis para temporada, albergues para mochileiros, pousadas e bons hotéis. As acomodações que ficam próximas à Praia dos Milionários são uma ótima opção. Acreditamos ter sito boa a nossa escolha, tanto em relação à localização quanto às instalações da acomodação. Sugerimos que você também considere ficar no mesmo local em que nos hospedamos. Durante a alta temporada, é aconselhável reservar sua hospedagem com antecedência, pois as melhores acomodações se esgotam com facilidade.
Jardim Atlântico Beach Resort – Av. Tancredo Neves, 1355 | Tel. (73) 98109-3241 e (73) 3632-4711 (WhatsApp).
ELETRICIDADE E TOMADAS
Ilhéus opera em correntes de 127 volts. Aos que não residem no Brasil, o padrão das tomadas em nosso país é o tipo N.
SAÚDE
Capriche no filtro solar, pois com o sol do Nordeste brasileiro não se brinca! Por ventar bastante, você até pode achar que não está se queimando, o que é um grande erro! Use boné/chapéu, proteja as regiões do seu corpo que menos pegam sol e, se tiver com crianças, vista-as com blusas contra raios UV. A falta de cuidado com o sol pode estragar o seu passeio. Ingira bastante líquido, mantendo-se sempre hidratado. Leve seus medicamentos de uso contínuo (se tiver) e, por precaução, aqueles que podem ser úteis durante sua estada na cidade.
Contratar um Seguro Viagem é algo importante para a tranquilidade e segurança de qualquer viagem. O seguro oferece cobertura para situações inesperadas, como problemas de saúde, acidentes, perda de bagagem, cancelamentos de voos e outros imprevistos. Compare planos e encontre os melhores preços das principais seguradoras no site da Seguros Promo.
SEGURANÇA
Uma das maiores preocupações que se tem antes de viajar a Ilhéus é a questão da segurança. A criminalidade não é tão desesperadora como em muitas metrópoles brasileiras, mas, por não ter a tranquilade de Itacaré e da Península de Maraú, não dá para facilitar. Nós, felizmente, não tivemos nenhuma experiência ruim. Fizemos a nossa parte não andando sozinhos tarde da noite por áreas consideradas perigosas, nos deslocamos somente de Uber, não ficamos em nenhuma praia deserta e nem expusemos qualquer objeto que pudesse despertar interesse nos ladrões. Aos estrangeiros, aconselhamos deixar o passaporte original guardado no hotel e andar somente com a cópia (colorida) das páginas de identificação.
ALIMENTAÇÃO
Por não fugir às fortes particularidades da Bahia, Ilhéus possui uma gastronomia muito semelhante à de Salvador. Pelo fato de também estar localizada no litoral, peixes e frutos do mar são bem comuns em sua culinária. Também é hábito colocar leite de coco, azeite de dendê e pimenta em boa parte dos pratos da cozinha baiana. Você certamente vai se deparar com uma explosão de sabores, aromas e cores marcantes. São típicas das cidades do litoral da Bahia as seguintes iguarias: moqueca baiana, acarajé, vatapá, caruru, mugunzá, caldo de sururu e xinxim de galinha.
Apesar de tantas delícias da gastronomia local, buscando atender aos gostos e costumes variados dos turistas, a maioria dos estabelecimentos (que não são poucos) servem massas, grelhados etc. Ilhéus conta com ótimos restaurantes para você se alimentar.
Comments are closed here.