Itacaré
Planejando sua viagem a ITACARÉ
Viajamos para a Costa do Cacau e, em seguida, para a Costa do Dendê, ambas no litoral sul da Bahia. Nossos passeios se deram tendo como base as seguintes cidades e distritos: Ilhéus, Itacaré e Península de Maraú (Barra Grande). Para conhecermos estes paraísos, consultamos outros blogs de viagens. Através deles, obtivemos muitas dicas e uma porção de informações úteis. Agora, nos vemos na obrigação de fazer um relato com as experiências que tivemos nestes destinos turísticos, de forma a ajudarmos os próximos viajantes. Para melhor leitura, dividimos no nosso blog esta nossa viagem em três páginas: Ilhéus, Itacaré e Península de Maraú.
Esperamos que este post lhe seja interessante e que você, ainda não tendo ido, acabe viajando a estes lugares.
Casal VisiteiGostei
Neste post, você encontrará os seguintes tópicos:
• Sobre Itacaré
• Como chegar
• Dicas de viagem: O que fazer em Itacaré
• Quando ir a Itacaré / Melhor época para visitar
• O que levar
• Hospedagem
• Eletricidade e tomadas
• Saúde
• Segurança
• Alimentação
SOBRE ITACARÉ
Itacaré fica a 75 km de Ilhéus e a 250 km de Salvador. Com quase 30 mil habitantes, este município baiano é um paraíso escondido que vem atraindo cada vez mais pessoas que procuram belas praias, trilhas, cachoeiras, ecoturismo e sensações boas. É oportuno citar que suas praias fogem um pouco do padrão quando comparadas às demais da Bahia. A maioria delas está rodeada pela Mata Atlântica, montanhas e rios. Interessante por um lado, mas ruim por outro, pois o acesso a essas praias somente se dá através de trilhas ou por barco. Outra desvantagem que notamos em Itacaré é que, devido ao mar agitado e às ondas fortes, grande parte das praias rurais possuem “bandeira vermelha”, ou seja, são perigosas aos banhistas!
Assim como Ilhéus, Itacaré também foi uma importante produtora de cacau. Contudo, diferentemente da cidade onde cresceu Jorge Amado, preserva um estilo mais rústico, com o ritmo de uma cidadezinha do interior e perfil de vila de pescadores.
Sem pagar nada a mais por isso, faça suas reservas através de nossos links. Apoie este blog.
COMO CHEGAR
A cidade mais próxima é Ilhéus e uma ótima maneira para chegar a Itacaré é de ônibus ou por fretamento. Você até pode alugar um carro em Ilhéus para ir a Itacaré, mas não achamos que vá ser interessante. Acreditamos que o veículo locado seja pouco utilizado para se locomover quando estiver na pequena cidade turística. Já o fretamento lhe dará comodidade e conforto neste deslocamento, mas custará mais caro pela exclusividade. Caso opte por fretamento para ir de Ilhéus a Itacaré, combine com um taxista ou com um motorista de aplicativo. É bastante comum turistas contratarem táxi ou transporte por aplicativo quando necessitam viajar entre as cidades e vilas da região.
Optando por ônibus, vá à Rodoviária de Itacaré e compre um bilhete com destino a Itacaré. A partir das 6h00, há partidas de hora em hora e os carros são bastante confortáveis. As viagens duram em torno de duas horas e são realizadas pela Viação Rota Transportes.
DICAS DE VIAGEM ITACARÉ
O QUE FAZER EM ITACARÉ
Itacaré é um paraíso ao ar livre. As praias com ondas são o destaque e muitos vão para lá surfar, caminhar na praia, fazer trilhas ou apenas para tomar sol. Você também pode praticar rafting ou observar baleias entre julho e outubro. Uma visita a uma fazenda de cacau também é um dos itens populares do programa. A vida noturna descontraída e a boa gastronomia são outros atrativos.
Os melhores preços de passagens aéreas estão no buscador Skyscanner. Compare opções de voos de mais de 500 companhias.
.
TRILHA DAS QUATRO PRAIAS + CACHOEIRA DO TIJUÍPE – A Mata Atlântica de Itacaré é um dos destaques da Bahia e um dos cenários de praia mais espetaculares de todo o Brasil. Algumas praias estão a uma curta distância do centro da cidade. No entanto, as mais bonitas encontram-se mais longe e só podem ser alcançadas caminhando pelas trilhas de suas matas ou chegando pelo mar. Em espírito de aventura foi criado então o passeio “Trilha das Quatro Praias + Cachoeira do Tijuípe”.
Conforme mencionamos, esta atração é uma excelente escolha para quem deseja emergir na Mata Atlântica e conhecer as praias mais bonitas de Itacaré. São elas: Itacarezinho, Camboinha, Havaizinho e Engenhoca. A trilha é considerada de fácil a moderada, sem maiores dificuldades durante boa parte do trajeto. No entanto, há subidas, descidas, passagens por rochas e pedras, e, em dois momentos, existem cordas para facilitar uma descida que possui um maior grau de dificuldade.
O dia começa por volta das 9h com todos os passageiros sendo coletados em suas acomodações. Pela estrada Itacaré–Ilhéus, uma Van, com um motorista e um guia, segue rumo ao primeiro atrativo, a Cachoeira do Tijuípe.
CACHOEIRA DO TIJUÍPE – Primeira parada. Descemos da Van e nosso guia nos conduziu àquela que seria a primeira atração do dia, a Cachoeira do Tijuípe. O acesso à famosa cachoeira também se dá por trilha, com duração de apenas dez minutos, não fossem as paradas que fizemos para tirar fotos da ponte, do rio e de outras bonitas paisagens.
Rodeada pela linda floresta da Mata Atlântica, a cachoeira tem 4 metros de queda e 15 metros de largura. A profundidade da água da é grande ao redor da queda d’água, mas seguro para os banhista que sabem nadar. Há também a presença de salva-vidas no local. Há um restaurante-bar ao lado, uma ótima oportunidade para tomar um suco bem gelado. É cobrada uma taxa de visitação, a qual não está inclusa no pacote fechado com a agência.
1ª) PRAIA DE ITACAREZINHO – Seu nome no diminutivo nada tem a ver com sua extensão de areia. São mais de 3 km de areia branca e fina, contrastando com os coqueiros em toda a extensão, numa área praticamente intocada. Não fosse a presença de um restaurante em uma ponta e de um resort no centro, Itacarezinho poderia ser considerada uma grande praia deserta.
Em determinada parte da trilha, é possível ter uma vista exuberante da Praia de Itacarezinho. O trecho que liga as praias Itacarezinho e Camboinha possui 1.100 metros e dura por volta de 30 minutos de caminhada. É considerado o pior dos trajetos do passeio.
2ª) PRAIA DA CAMBOINHA – A Praia da Gamboa, mais conhecida como Camboinha, fica entre Itacarezinho e Havaizinho e é a menor porção de areia dentre as praias pertencentes à Trilha das Quatro Praias. Extremamente isolada por não ter acesso direto a ela, é uma praia bastante tranquila. Não possui nenhuma estrutura para seus visitantes. Algumas piscinas naturais se formam na maré baixa. Os grupos que fazem o passeio costumam ficar pouco tempo na Praia da Camboinha. O trecho que liga as praias Camboinha e Havaizinho dura por volta de 10 minutos de caminhada. É considerado o mais fácil dos trajetos deste passeio.
3ª) PRAIA DO HAVAIZINHO – A Praia do Havaizinho é a terceira praia a ser visitada. Havaizinho é cercada por altas árvores, formando um cenário paradisíaco. Para quem deseja um local tranquilo, essa é a pedida. Considerada por muitos uma das mais belas praias de Itacaré, ela conta com uma pequena estrutura de barracas, cadeiras e guarda-sol. Contudo, não espere nada muito sofisticado neste local. São barracas simples que servem bebidas, tapiocas, porções e alguns pratos, como peixe frito com arroz.
Cercada por dois paredões verdes que canalizam a água e acalmam as ondas, que chegam de forma tranquila até a áreia, tornando seu banho de mar relaxante. A praia, de uma maneira geral, é pouco frequentada, sendo um ótimo local para prática de esportes, como frescobol. A atmosfera do lugar é incrível!
4ª) PRAIA DA ENGENHOCA – A praia da Engenhoca é um espetáculo do começo ao fim. A trilha é lindíssima, coberta por uma mata espetacular e com barulho de rio ao lado que, se você quiser, é só descer para se refrescar. A praia conta com um encontro do rio com o mar, o que dá um charme especial. Existem algumas barracas de praia que oferecem petiscos e bebidas, mas nada de alta gastronomia. É a quarta e última praia do passeio.
CAFÉ COM CACAU – Ao final do passeio da Trilha das Quatro Praias, é comum as agências levarem seus grupos para conhecerem o Café com Cacau. Caso a visita a este lugar não faça parte do seu passeio, procure combinar com o pessoal da agência.
Trata-se de um restaurante especializado na gastronomia local, em chocolates artesanais e nas delícias do cacau. Adoramos o lugar que, além de suas bonitas e aconchegantes instalações, possui ao seu redor uma adorável fauna silvestre, com muitos pássaros e macacos para apreciar. Um lugar delicioso… um paraíso!
Paramos para provar o café com cacau e comer o famoso bolo de chocolate com calda e nibs de cacau. Acompanhando esta gostosura, outra especialidade da casa, o chanticoco (coco, água de coco e leite de coco). Simplesmente divinos! Há ainda uma lojinha com diversos produtos elaborados à base de cacau. Parada obrigatória após o passeio da Trilha das Quatro Praias. Na lojinha, não deixe de comprar a famosa geleia de cacau que eles produzem.
RUA PITUBA (CENTRINHO) – A Rua Pituba é considerada o coração de Itacaré. Em seus quase 1 km de extensão, ela é, com toda certeza, uma das principais atrações da cidade. Formada por históricos paralelepípedos, a rua possui lojas coloridas e charmosas e diversas opções de bares (muitos com música ao vivo), restaurantes, cafeterias, sorveterias, mercadinhos etc. É a opção perfeita para um passeio à noite.
PRAIA DA CONCHA – Há cinco belas praias em Itacaré que podem ser facilmente alcançadas com uma curta caminhada. Estas compõem as chamadas “Praias Urbanas de Itacaré“. São elas: Concha, Resende, Tiririca, Costa e Ribeira.
Situada perto do centro de Itacaré, a Praia da Concha é a principal das praias urbanas. Apesar de não ser tão bonita quando comparada às demais, é uma das melhores praias para banho. Isso porque possui um mar de águas calmas que se encontra com o Rio de Contas, formando uma pequena enseada. Pela sua localização e pela quantidade de barracas que possui para servir moradores locais e turistas, a Praia da Concha é a mais frequentada de Itacaré.
PRAIA DO RESENDE – A Praia do Resende é pra quem curte calmaria e tranquilidade. A faixa de areia é curta e é mais uma das praias que são cercadas por coqueiros. Apesar de ficar em um local acessível, no qual que é possível ir tanto de carro, quanto a pé, a sensação e a vista que a praia transmite é de estar isolada em um lugar bem preservado. A praia possui alguns quiosques de refeições simples e cerveja gelada para quem gosta.
PRAIA DA TIRIRICA – A Praia da Tiririca é um dos principais atrativos que esse paraíso na Bahia oferece, e, com certeza, não deve ficar de fora do seu roteiro de passeios. Considerada como o point do surf, essa praia de fácil acesso é localizada a apenas um 1 km do centro da cidade. A praia também é frequentada por quem gosta de praticar outras modalidades esportivas, como slackline e frescobol. Oferece uma ótima estrutura de bares e restaurantes no seu entorno. Não deixe de considerar esse lugar como uma das melhores opções de praia na hora de organizar o seu roteiro de viagem em Itacaré.
PRAIA DO COSTA – Para quem se agrada mais com um ambiente cercado por natureza, a Praia do Costa é uma ótima opção, pois não conta com nenhuma infraestrutura para atender os banhistas. Em uma pequena faixa de areia cercada por coqueiros, a única coisa encontrada por lá é o mar. Por ela não conter serviços que agrada a maioria, a Praia do Costa está sempre mais vazia do que as outras praias da região. Porém é sempre bom ficar atento as bandeiras indicativas em vermelho que são um alerta do perigo, pois nem sempre o mar da Praia do Costa está convidativo para o banho porque a presença de correntezas na água é comum.
PRAIA DA RIBEIRA – A última das praias urbanas é a Praia da Ribeira, que possui uma faixa de areia longa, onde o mar tem menos correnteza e a vegetação encontra-se mais fechada, mostrando bem mais a real Mata atlântica que cerca Itacaré. Por lá, há quiosques que nos finais de semana ensolarados lotam suas cadeiras. Para os aprendizes do surf, esta praia é o lugar ideal, pois possui ondas pequenas, perfeitas para quem está iniciando no esporte. Na maré baixa, o mar fica mais tranquilo e o local torna-se ótimo para toda a família.
Finalizando Itacaré, relacionamos alguns locais que não visitamos, mas que são classificados como pontos turísticos interessantes: PÔR DO SOL NO PONTAL, PRAINHA e JERIBUCAÇU.
QUANDO IR A ITACARÉ / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR ITACARÉ
A escolha de quando ir é algo importante para o sucesso da viagem de quem visita a Costa do Cacau. Nesta região, as temperaturas não oscilam muito, mantendo-se sempre elevadas. Porém, por conter a área mais preservada da Mata Atlântica, chove bastante em Itacaré. São chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Indo a uma destas cidades, esteja preparado para pegar sol e um pouco de chuva, em qualquer época do ano. Nós, por exemplo, tivemos que enfrentar tempo nublado e chuva em muitos dos dias da nossa viagem. Chove muito nos meses de março, abril, maio, novembro e dezembro, e é a pior época para quem viaja com o objetivo de pegar praia e fazer trilhas. Já para quem não tem filhos na escola e possui liberdade para passear em qualquer época do ano, recomendamos ir em agosto, setembro ou outubro, que é quando o tempo está firme, a cidade sossegada e os preços mais baixos. No gráfico abaixo, é possível ver, mês a mês, as médias de temperatura (vermelho) e de chuva (azul), obtidas com base em dados climatológicos de diversos anos.
O QUE LEVAR
Roupas leves, de banho, saídas de praia, cangas, roupas para sair à noite (sem muito luxo), boné/chapéu, calçados confortáveis (para caminhar), chinelos, sapatilhas (para fazer as trilhas), óculos escuros, protetor solar, hidratante, repelente (de passar no corpo e aqueles que vão na tomada), remédios de uso contínuo e bolsa térmica (para praias sem infraestrutura).
HOSPEDAGEM
Há muitas opções para se hospedar em Itacaré, variando de pequenas pensões familiares, imóveis para temporada, albergues para mochileiros, pousadas e bons hotéis. A melhor região para se hospedar é nas proximidades da Rua da Pituba. Acreditamos ter sito boa a nossa escolha, tanto em relação à localização quanto às instalações da acomodação. Sugerimos que você também considere ficar no mesmo local em que nos hospedamos. Durante a alta temporada, é aconselhável reservar sua hospedagem com antecedência, pois as melhores acomodações se esgotam com facilidade.
Itacaré: Raio de Sol Pousada.
ELETRICIDADE E TOMADAS
Itacaré opera em correntes de 127 volts. Aos que não residem no Brasil, o padrão das tomadas em nosso país é o tipo N.
SAÚDE
Capriche no filtro solar, pois com o sol do Nordeste brasileiro não se brinca! Por ventar bastante, você até pode achar que não está se queimando, o que é um grande erro! Use boné/chapéu, proteja as regiões do seu corpo que menos pegam sol e, se tiver com crianças, vista-as com blusas contra raios UV. A falta de cuidado com o sol pode estragar o seu passeio. Ingira bastante líquido, mantendo-se sempre hidratado. Leve seus medicamentos de uso contínuo (se tiver) e, por precaução, aqueles que podem ser úteis durante sua estada na cidade.
Contratar um Seguro Viagem é algo importante para a tranquilidade e segurança de qualquer viagem. O seguro oferece cobertura para situações inesperadas, como problemas de saúde, acidentes, perda de bagagem, cancelamentos de voos e outros imprevistos. Compare planos e encontre os melhores preços das principais seguradoras no site da Seguros Promo.
SEGURANÇA
Itacaré, por ser uma cidade pequena, tem uma taxa de criminalidade baixa e em nenhum momento nos sentimos ameaçados ou preocupados com riscos relacionados à violência ou crimes. Todavia, por se tratar de uma cidade turística, é bom não facilitar. Para garantir uma estada segura e sem incidentes, mantenha-se atento ao que acontece ao seu redor. Aos estrangeiros, aconselhamos deixar o passaporte original guardado no hotel e andar somente com a cópia (colorida) das páginas de identificação. Aos estrangeiros, aconselhamos deixar o passaporte original guardado no hotel e andar somente com a cópia (colorida) das páginas de identificação.
ALIMENTAÇÃO
Por não fugir às fortes particularidades da Bahia, Itacaré possui uma gastronomia muito semelhante à de Salvador. Pelo fato de também estar localizada no litoral, peixes e frutos do mar são bem comuns em sua culinária. Também é hábito colocar leite de coco, azeite de dendê e pimenta em boa parte dos pratos da cozinha baiana. Você certamente vai se deparar com uma explosão de sabores, aromas e cores marcantes. São típicas das cidades do litoral da Bahia as seguintes iguarias: moqueca baiana, acarajé, vatapá, caruru, mugunzá, caldo de sururu e xinxim de galinha.
Apesar de tantas delícias da gastronomia local, buscando atender aos gostos e costumes variados dos turistas, a maioria dos estabelecimentos (que não são poucos) servem massas, grelhados etc. Itacaré conta com ótimos restaurantes para você se alimentar. Particularmente, o que mais gostamos dos que conhecemos foi o Espaço Brasil.
Comments are closed here.