Carregando

Lugano, Suíça

Lugano, Suíça

O que fazer em LUGANO

Montanhas, palmeiras, boa comida, toque mediterrâneo e os mais belos pontos turísticos de Lugano esperam por você na maior cidade do Ticino. Lugano oferece uma grande simbiose entre o charme suíço e a dolce vita italiana. A cidade é o destino de viagem perfeito para quem gosta de diversão e aventura, pois um passeio pelas ruas históricas pode ser facilmente combinado com excursões pela natureza. Um destino turístico casual e descontraído e, ao mesmo tempo, exala um charme sofisticado.

Passamos um dia nesta cidade e vamos lhe contar agora como foi nossa viagem.

Casal VisiteiGostei

DICAS DE VIAGEM LUGANO


Neste post, você encontrará os seguintes tópicos:

• Sobre Lugano
• Dicas de viagem: O que fazer em Lugano
• Informações básicas para sua viagem
• Quando ir a Lugano / Melhor época para visitar
• Hospedagem

• Transporte
• Saúde
• Cultura e Costumes
• Segurança
• Alimentação
Souvenirs

SOBRE LUGANO

Localizada a poucos quilômetros da fronteira italiana, Lugano é uma cidade no Cantão de Ticino que fica às margens do Lago Ceresio, mais conhecido como Lago de Lugano. Seu Centro Histórico é repleto de edifícios em estilo lombardo, palácios coloridos e pórticos que antigamente eram locais de comércio onde os pescadores estendiam suas redes de pesca e os artesãos expunham seus produtos para venda.

A cidade é, ao mesmo tempo, um renomado destino turístico em toda a Europa e um importante centro de negócios onde estão presentes inúmeras instituições de crédito, fazendo de Lugano o terceiro centro financeiro da Suíça, depois de Genebra e Zurique.

Lugano

Cidade de Lugano vista a partir do lago

Cercada por belas montanhas, como Monte Salvatore e Monte Brè, e banhada pelas águas calmas do lago, Lugano é uma cidade organizada e bem cuidada, caracterizada por uma atmosfera tipicamente mediterrânea, característica que a torna o destino ideal em todas as estações do ano.

Lugano

DICAS DE VIAGEM LUGANO
O QUE FAZER EM LUGANO

Sem pagar nada a mais por isso, faça suas reservas através de nossos links.
Trabalhamos apenas com marcas renomadas e confiáveis do setor de viagens online.
Apoie este blog!

Hospedagem Passagens aéreas Aluguel de carro Passeios e Tickets Seguro viagem Chip internacional Cartão de viagem Produtos de viagem

PASSEIO A PÉ – A melhor maneira de conhecer Lugano é passeando a pé. O Centro Histórico da cidade não é muito grande e, portanto, pode ser facilmente explorado a pé em um ou até meio dia. O Centro Histórico é parcialmente livre de carros e consiste em várias ruas, praças e locais históricos agradáveis que você não vai querer perder. Não deixe de ir virando à direita e à esquerda para conhecer os pequenos becos da cidade velha.

Lugano Lugano

No labirinto de ruas de paralelepípedos, você pode parar em vários restaurantes para saborear a culinária local ou comprar lembranças únicas, como o típico chocolate suíço. A parada certa para quem gosta de chocolate é a Läderach, uma chocolateria artesanal, onde você pode degustar todo tipo desta maravilha! O chocolate da Läderach é chamado de “chocolate fresco” porque é usado leite fresco e creme em vez de leite condensado ou em pó, como a maioria dos fabricantes.

Lugano

Além do Centro Histórico, caminhe também pela Via Nassa com suas belas arcadas e lojas caras. Inúmeras boutiques, joalherias e lojas chiques convidam você a passear por este lugar. Bem ao lado da Igreja dos Angioli ficam as escadas “Salita degli Angioli”, que, com certeza, ao chegar a Lugando de trem, você deverá acessá-la.

Lugano Lugano

Paralelamente às escadas Salita degli Angioli, ligando a estação ferroviária à base do lago, há um funicular que atende pessoas com dificuldades de acessibilidade ou que preferem evitar a subida ou descida de degraus.

Lugano

Funicular de Lugano

O QUE FAZER EM LUGANO

Passagens Aéreas

 

VIA PESSINA E VIA NASSA – Via Pessina e Via Nassa são passeios imperdíveis da cidade e fazem parte do circuito “Passeio a pé”. São as duas ruas mais importantes e conhecidas de Lugano.

A Via Pessina é ideal para compras gastronômicas, oferecendo produtos típicos da culinária local e bistrôs com aperitivos de pratos internacionais. Nessa rua, também está o renomado Grand Café Al Porto, uma confeitaria histórica fundada em 1803, que já recebeu personalidades como Carlo Cattaneo, Clark Gable e Sophia Loren.

Lugano Lugano

A Via Nassa é a principal rua comercial de Lugano. Ao longo de seus 270 metros de galerias à beira do lago, encontram-se lojas e boutiques das marcas mais prestigiadas do mundo. Diversas boutiques de luxo, lojas de antiguidades, joalherias e galerias de arte estão alinhadas entre as pitorescas arcadas do Centro Histórico de Lugano.

Lugano Lugano

 

GetYourGuideGaranta seus passeios e ingressos no exterior com a segurança e praticidade da GetYourGuide.
Confira todos os produtos e serviços que podem tornar sua viagem a Lugano ainda mais tranquila e prazerosa!

 

CATEDRAL DE SAN LORENZO – Localizada no Centro Histórico, a Catedral de San Lorenzo é o principal local de culto católico de Lugano. A torre sineira, de origem românica, foi remodelada em meados do século XVII e acolhe um concerto de 9 sinos.

Lugano

Catedral de San Lorenzo

No seu interior, encontra-se a Capela da Madonna delle Grazie, ricamente decorada com colunas e um altar de mármore, o coro, um majestoso altar-mor de mármore e uma antiga pia batismal octogonal que data de 1430 A Capela da Madonna delle Grazie foi projetada entre 1771 e 1774 pelo arquiteto Gianbattista Casasopra di Gentilino e encomendada pelos habitantes da cidade como agradecimento pelo fim da peste que havia atingido Lugano.

Lugano

Interior da Catedral de San Lorenzo

 

AiraloAo viajar para outro país, mantenha-se conectado de forma prática e acessível com a solução eSIM da Airalo. Diga adeus às altas taxas de roaming e à complicação de trocar chips físicos a cada destino.

 

PIAZZA DELLA RIFORMA – A Piazza della Riforma, no coração do Centro Histórico de Lugano, é um destaque para todos os visitantes em um passeio turístico. A praça tem uma planta irregular e é cercada por pórticos e edifícios neoclássicos, entre os quais se destaca o Palazzo Civico. Como a maioria das ruas do Centro Histórico convergem na Piazza della Riforma, esta praça é um ponto de encontro popular. Durante o ano decorreram vários eventos importantes, como a Páscoa na Cidade, o Festival Jazz, o Blues to Bop, o Festival de Outono e o Natal na Praça. 

Lugano

Piazza della Riforma

No passado, a praça se chamava Piazza Grande, vindo a receber o nome atual graças às reformas liberais que ocorreram no Cantão do Ticino. Em 1830, a praça foi palco de importantes manifestações populares que levaram à adoção de uma nova constituição, promovendo maior liberdade política e modernização das instituições.

 

Lugano

Piazza della Riforma

PALAZZO CIVICO (CÂMARA MUNICIPAL) – O Palazzo Civico, sede da Câmara Municipal de Lugano, é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. Localizado na Piazza della Riforma, seu elegante estilo neoclássico chama a atenção, refletindo a riqueza histórica e cultural de Lugano. Além de abrigar a administração municipal, o palácio é palco de eventos e cerimônias oficiais. Sua fachada imponente, adornada com arcos e detalhes arquitetônicos refinados, faz dele um ponto de interesse tanto para moradores quanto para visitantes que passeiam pelo Centro Histórico. Na Câmara Municipal encontra-se um Posto de Informação Turística.

Lugano

Palazzo Civico

LAGO LUGANO – Graças ao seu clima ameno e à proximidade com a Itália, o Lago Lugano tem uma atmosfera quase mediterrânea, o que o torna um dos destinos turísticos mais populares da Suíça. O grande lago consiste em duas partes: as bacias norte e sul, que são separadas pela profundidade da água. No lado norte, é mais raso e melhor para nadar no verão quente do Ticino, enquanto o lado sul é mais profundo e melhor para pescar.

Lugano

Lago Lugano

Caminhando ao longo da margem do lago, você encontrará diversas docas para barcos, onde poderá adquirir ingressos para um cruzeiro até Morcote ou Gandria. Cabe a você dar uma caminhada com um sorvete na mão, sentar ao sol em um dos muitos bancos e contemplar a bonita paisagem do local. Se tiver tempo e possibilidade, faça um dos passeios de barco oferecidos pelas agências.

Lugano

Lago Lugano

PARCO CIANI – Às margens do lago e a poucos passos do animado centro da cidade de Lugano fica o Parco Ciani, considerado um dos parques mais bonitos da Suíça. O parque mais famoso de Lugano está localizado a sudeste do centro, corre ao longo do lago e inclui a foz do rio Cassarate. Este parque foi criado no final do século XIX pelos irmãos Ciani e passou a ser propriedade do município no início do século XX. Com seus 63.000 m², o Parco Ciani é considerado o pulmão verde de Lugano. É o local onde os moradores locais e os turistas de Lugano vão relaxar caminhando entre os seus jardins ingleses embelezados com fontes e estátuas. Um oásis de paz.

Lugano

Parco Ciani

Dentro deste parque, encontra-se o icônico Portão do Lago, um dos cartões-postais de Lugano. Esse charmoso portal de ferro forjado, rodeado por flores, fica à beira da água, oferecendo um cenário perfeito para registrar sua visita à cidade.

Lugano

Portão do Lago

No centro do parque fica a Villa Ciani, que hoje abriga o museu da cidade e uma galeria de arte contemporânea. O parque também abriga o Palazzo dei Congressi, o cais e a Biblioteca Cantonal. Tudo lindo e muito bem cuidado!

Lugano

Villa Ciani

 

A seguir, alguns locais que não visitamos, mas que são classificados como pontos turísticos interessantes de Lugano:

  • LAC – Lugano Arte e Cultura
  • Vilarejo de Gandria
  • Monte Brè


INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA SUA VIAGEM

Visto – Brasileiros não precisam de visto para estadas a turismo de até três meses na Suíça. Apenas necessitam apresentar passaporte com, no mínimo, seis meses de validade. Aqueles que pretendem estudar, trabalhar ou estender a permanência precisam de visto. Mais informações, consulte os sites Mundo dos Vistos e Do you need VISA.   1ª) Leve seus comprovantes de hospedagem, da passagem da volta, do seguro viagem e quaisquer outros que possam lhe ajudar no momento de passar no controle de imigração;  2ª) Leve uma boa quantidade em dinheiro. Para a Europa, o Itamaraty recomenda ter, pelo menos, 550 € na carteira, além de um cartão de crédito.

População – Em torno de 70 mil habitantes.

Idioma – Italiano.

Moeda – A moeda oficial utilizada em Lugano e em toda a Suíça é o Franco Suíço (CHF), mas os euros são bem-vindos em todos os lugares, mesmo que o troco muitas vezes seja devolvido em francos. Consulte a taxa atualizada.

Cartão de viagem

Para uma viagem mais segura e prática, é recomendável optar por alternativas como Cartões de Viagem. O cartão Wise, por exemplo, permite carregar dinheiro em diferentes moedas de forma digital, facilitando na hora de pagar e sacar em suas viagens internacionais. Evite transportar grandes quantias em dinheiro e reduza os riscos de transtornos ao viajar para outro país! Saiba mais sobre o Cartão de Viagem Wise.

Vacinas – Nenhuma vacina é exigida para entrada no país. No entanto, 26 países da Europa exigem que cidadãos extrangeiros façam um seguro de viagem (mínimo de 30.000 €) para cobertura de despesas médicas, hospitalares e ajuda social. Não é o Plano de Saúde que você tem no Brasil!

Contratar um Seguro Viagem é algo importante para a tranquilidade e segurança de qualquer viagem. O seguro oferece cobertura para situações inesperadas, como problemas de saúde, acidentes, perda de bagagem, cancelamentos de voos e outros imprevistos. Compare planos e encontre os melhores preços das principais seguradoras no site da Seguros Promo.

Eletricidade e Tomadas – Todo o país opera em correntes de 230 volts e tomadas nos tipos C e J Leve um adaptador específico ou um “T” de dois pinos redondos.

QUANDO IR A LUGANO / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR LUGANO

O clima em Lugano é temperado, caracterizado por invernos bastante frios e quentes, além de verões bastante chuvosos. As temperaturas no inverno variam entre 4 °C e 9 °C, enquanto no verão variam entre 16 °C e 20 °C.
No entanto, a melhor época para visitar Lugano é de maio a setembro, quando a natureza e as temperaturas mais frias dão lugar a dias mais ensolarados e agradáveis.

No gráfico abaixo, é possível ver, mês a mês, as médias de temperatura (vermelho) e de chuva (azul), obtidas com base em dados climatológicos de diversos anos.

Lugano

Dados Climatológicos – Lugano (clique sobre a imagem para ampliá-la)

HOSPEDAGEM

Como Lugano é um dos destinos mais famosos do turismo internacional, pode se orgulhar de uma grande variedade de acomodações para ficar, desde os hotéis mais históricos, que ostentam anos de história, até as hospedagens mais modernas. O Centro Histórico da cidade oferece vários hotéis que permitem que você chegue a todas as principais atrações a pé. Outra área muito sugestiva, onde há várias acomodações, é a do lago, onde você pode acordar admirando panoramas verdadeiramente sugestivos da janela.

Embora não tenhamos pernoitado em Lugano, ao final do dia bateu aquele gostinho de “poderíamos ter ficado mais”. A cidade é tão encantadora, com sua atmosfera histórica e atrações fascinantes, que um único dia não parece suficiente para explorar tudo com calma. Por isso, se você tiver a oportunidade, recomendamos passar ao menos uma noite em Lugano para aproveitar ainda mais o que ela tem a oferecer.

HospedagemPensando nisso, reunimos algumas sugestões de hospedagem em Lugano. Encontre aquela que melhor se adapta às suas necessidades e preferências.

Visão geral: Todas as hospedagens
Boa e barata ($): Hotel Caroline (8,4)
Confortáveis ($$): Hotel Delfino (8,4) || Hotel San Carlo (8,2)
Sofisticadas ($$$): Hotel Pestalozzi (8,4) || Acquarello Swiss Quality Hotel (7,8)

TRANSPORTE

O meio de transporte ideal para ir a Lugano é o trem e a melhor forma de se locomover dentro dela é a pé. Milão e Lugano estão conectadas por vários trens operados pela Trenitalia. Ao fazer a compra pelo site, você consegue escolher o seu assento. A viagem dura cerca de uma hora. Com várias partidas, a passagem, ida e volta, custa em torno de 23 €. Na estação Stazione Milano Centrale (Estação Central de Milão) você deverá pegar o trem regular com parada na estação Lugano Stazione. Caso sua partida se dê em Zurique, o tempo de viagem passa para 2h16. 

Lugano

Trem da Tenitalia

1ª) Em Milão, verifique o horário e a plataforma de partida. Você deverá estar pronto para embarcar no trem no momento em que ele chegar;  2ª) A não ser que o embarque seja iniciado onde você se encontra, as paradas nas estações são bem curtas. Esteja atento para não perder o trem! Números colocados perto das portas do ou em uma janela mostram se o vagão é de 1ª ou 2ª classe. Alguns trens têm as duas classes juntas. Letreiros com o destino e número de vagões também são colocados perto da porta;  3ª) Paradas em estações nem sempre são anunciadas de uma forma fácil de entender. Anote seu horário de chegada previsto e os nomes das últimas estações antes de sua parada, para saber a hora de saltar. Os nomes das estações são claramente visíveis nas plataformas.

Lugano

SAÚDE

Mesmo sendo uma cidade pequena, Lugano possui um sistema de saúde avançado e bem estruturado. A cidade combina hospitais de renome, clínicas especializadas, consultórios médicos modernos e um eficiente acesso a tratamentos de alta qualidade, tanto para residentes quanto para visitantes.

Leve seus medicamentos de uso contínuo (se tiver) e, por precaução, os que podem ser úteis durante sua estada nesta cidade, já que é difícil comprar remédios sem receita médica no exterior.  Havendo necessidade, não se esqueça de acionar o seguro viagem previamente contratado. Aliás, carregue sempre consigo o contrato/comprovante, para apresentá-lo em caso de emergência.

CULTURA E COSTUMES

Lugano é uma cidade suíça fortemente influenciada pela cultura italiana. Os moradores, conhecidos por sua hospitalidade e estilo de vida tranquilo, combinam a organização suíça com a paixão e o calor típicos do sul da Europa. O idioma predominante é o italiano, refletindo a herança cultural da região, mas muitos habitantes também falam alemão, francês e inglês. A gastronomia local é uma fusão da cozinha suíça e italiana, com pratos como risotos, polenta e queijos artesanais, além do famoso merlot ticinese, um vinho típico da região.

O respeito pela natureza e pela qualidade de vida é uma característica marcante dos moradores. O lazer ao ar livre é valorizado, e é comum vê-los praticando caminhadas, ciclismo e passeios de barco pelo Lago de Lugano. A pontualidade e o respeito às regras também fazem parte do cotidiano, refletindo o padrão suíço de organização e eficiência.

Lugano

Outro aspecto importante da cultura local são os eventos e festivais, como o Festival de Jazz de Lugano e o LongLake Festival, que reúnem música, arte e gastronomia nas praças e ruas da cidade. Além disso, os moradores apreciam a vida social em cafés e praças, onde desfrutam de momentos de lazer ao ar livre.

Em Lugano, o equilíbrio entre tradição e modernidade é evidente, criando um ambiente sofisticado, acolhedor e repleto de influências culturais que tornam a cidade única dentro da Suíça.

Os banheiros não possuem lixo, eles jogam os papéis no vaso sanitário. Aproveitando o tema, na maioria das cidades da Europa, não se encontra banheiro público com facilidade. Os que existem geralmente cobram de 0,50 € a 2 € dos usuários. 1ª) O aplicativo Toilocator ajuda a localizar banheiros públicos próximo a você;  2ª) Tenha sempre no bolso alguns trocados, pois existem banheiros automáticos que só liberam para uso mediante a colocação de moedas.

SEGURANÇA

Lugano é uma cidade segura para se visitar. As taxas de criminalidade são baixas, mesmo para os padrões europeus, e o crime violento é quase inexistente. No entanto, você deverá, como em qualquer outra cidade turística, tomar os devidos cuidados, especialmente em locais onde houver muita gente. Você se sentirá seguro andando pelas ruas de Lugano a qualquer hora do dia ou da noite. Recomendamos deixar o passaporte original guardado no hotel e andar somente com a cópia (colorida) das páginas de identificação.

ALIMENTAÇÃO

Há diversas especialidades típicas para saborear em Lugano. Comece com uma massa feita de macarrão, cebola, queijo, o Alplermagronen. Aprecie a polenta e experimente a bratwurst. Não perca os queijos de cabra, as cervejas artesanais e os refrigerantes de Ticino. Por fim, você não pode sair da Suíça sem saborear o seu delicioso sorvete.

Lugano

SOUVENIRS

Encontrar lembrancinhas de viagem em Lugano não é uma tarefa difícil, especialmente nas imediações Piazza della Riforma, um dos melhores locais para isso. Ao redor desta praça, há várias barracas e pequenas lojas que oferecem uma grande variedade de souvenirs, como ímãs, chaveiros, mini copos, réplicas de pontos turísticos e muitos outros itens para levar como recordação.

Conheça outros destinos de viagem do Home.

"Viajar é mudar a roupa da alma." - Mário Quintana