Carregando

Milão, Itália

Milão, Itália

O que fazer em MILÃO

Milão é o destino ideal para uma viagem urbana. A cidade combina museus fascinantes, as últimas tendências da moda e importantes tesouros artísticos. Moderna e cosmopolita, a capital da Lombardia se destaca por sua organização e pelo contraste marcante entre sua vida vibrante e seu cenário histórico.

Como visitamos Milão em estações do ano diferentes, será fácil identificar nas fotos a que viagem cada uma pertence. A seguir, apresentaremos alguns dos principais pontos turísticos e passeios imperdíveis nesta cidade!

Casal VisiteiGostei

Milão

DICAS DE VIAGEM MILÃO


Neste post, você encontrará os seguintes tópicos:

   • Sobre Milão
   • Dicas de viagem: O que fazer em Milão
   • Informações básicas para sua viagem
   • Quando ir a Milão / Melhor época para visitar
   • Hospedagem
   • Transporte
   • Saúde
   • Segurança
   • Alimentação
   • Cultura e costumes
   • Souvenirs

SOBRE  MILÃO

Milão, uma metrópole na região da Lombardia, ao norte da Itália, é a capital mundial da moda e do design. Marcas de luxo como Gucci, Armani e Prada têm suas sedes em Milão e a Semana de Moda de Milão é mundialmente famosa. Cidade da bolsa de valores nacional, trata-se de um centro financeiro também conhecido pelas suas lojas e pelos seus restaurantes sofisticados. A Catedral Gothic Duomo di Milano e o convento Santa Maria delle Grazie, onde está o mural de Leonardo da Vinci A Última Ceia, são testemunhas de séculos de arte e cultura.

Milão

Piazza del Duomo

DICAS DE VIAGEM MILÃO
O QUE FAZER EM MILÃO

Sem pagar nada a mais por isso, faça suas reservas através de nossos links.
Trabalhamos apenas com marcas renomadas e confiáveis do setor de viagens online.
Apoie este blog!

Hospedagem Passagens aéreas Aluguel de carro Passeios e Tickets Seguro viagem Chip internacional Cartão de viagem Produtos de viagem

DUOMO DI MILANO (CATEDRAL DE MILÃO) – Vamos começar esta lista de destinos imperdíveis em Milão com o monumento mais importante da cidade: a Duomo di Milano. O cartão-postal da cidade está localizado na Piazza del Duomo, no Centro Histórico. Esta maravilha arquitetônica é a terceira maior catedral do mundo, depois da Basílica de São Pedro, em Roma, e da Catedral de Sevilha, na cidade do mesmo nome, na Espanha. A catedral é o melhor ponto de partida para explorar a cidade.

Milão

Catedral de Milão

Será bastante difícil você ver a catedral sem andaimes. Isso ocorre porque Milão tem um ar extremamente poluído devido aos altos níveis de gases de escapamento, o que faz com que a fachada de mármore acabe ficando escura. Para que o mármore fique bonito novamente, ele precisa ser limpo. Porém, devido ao seu tamanho, os profissionais podem começar de novo imediatamente após limpar o último ponto que estava sujo.

Milão

A construção da Catedral de Milão foi iniciada em 1386 e levou quase 500 anos para ser concluída. Sua conclusão aconteceu sob o comando de Napoleão Bonaparte, que estava determinado a ser coroado Rei da Itália nesta catedral. Do lado de fora, você pode admirar a impressionante fachada, feita inteiramente de pedras perfeitamente esculpidas. Um total de 3.400 estátuas de mármore branco, 136 pináculos e 700 figuras esculpidas em seus terraços contribuem para a sua magnitude. Estando diante dela você entenderá por que esta catedral também é conhecida como “Ouriço de Mármore”.

Milão

O interior, com suas cinco naves magníficas e 52 colunas, cada uma representando uma semana do ano e chegando a medir 45 metros, também vale a pena uma visita. Você ainda pode admirar sarcófagos e túmulos de vários arcebispos, além de um crucifixo feito pelo mundialmente consagrado Leonardo Da Vinci.

Milão

Interior da Catedral de Milão

Milão

Os vitrais da Catedral de Milão são verdadeiras obras-primas da arte sacra, destacando-se como um dos maiores conjuntos de vitrais da Europa. Datados de diferentes períodos, desde a Idade Média até o século XX, eles retratam cenas bíblicas com cores vibrantes e detalhes impressionantes. A luz que atravessa os vitrais cria uma atmosfera mística no interior da catedral, realçando sua grandiosidade gótica. Entre os mais notáveis estão os vitrais do coro, que ilustram passagens do Antigo e do Novo Testamento, encantando fiéis e visitantes com sua beleza e profundidade espiritual.

Milão

Os famosos vitrais da Catedral de Milão

MIlão

Por mais impressionante e belo que seja o interior da catedral, com seus pisos de mármore escuro e os vitrais impressionantemente belos, o verdadeiro destaque da visita são os 400 degraus até o telhado. Você pode escolher se quer subir a pé (escadas) ou de elevador, embora a segunda opção seja um pouco mais cara. No terraço, você estará mais perto da maior estátua da Catedral de Milão, a Madonna. Até a cabeça da impressionante Madonna, a catedral atinge uma altura de 108,5 metros Como a Catedral de Milão é a principal atração da cidade, você sempre tem que esperar na fila por várias horas para poder entrar. Com isso, a melhor maneira é comprar seus ingressos online com antecedência. Clique aqui (GetYourGuide) para reservar seu ingresso e economizar tempo quando da sua visita à Catedral Duomo.

Milão

Vista a partir do topo da Catedral de Milão

Milão

Milão

Telhado da Catedral de Milão

GALERIA VITTORIO EMANUELE II – Bem ao lado da Catedral de Milão, fica o próximo marco famoso da cidade de Milão: a opulenta e magnífica galeria comercial do século XIX, a Galleria Vittorio Emanuele II. A galeria está localizada atrás de um poderoso arco triunfal que marca sua entrada. É uma das vistas mais magníficas de Milão!

Milão

Galleria Vittorio Emanuele II

Seu nome foi dado em homenagem ao então rei da Itália. Embora o telhado seja feito de vidro em formato de barril, tanto o piso quanto as paredes internas são ricamente decorados com mármore, mosaicos, afrescos e estuque. O centro da galeria comercial é a intersecção das duas passagens que se cruzam, com a praça octogonal e seus 39 metros de diâmetro, que é abrangida por uma enorme e impressionante cúpula de vidro.

Milão
Dentro da Galleria, além de todas as lojas de luxo como Prada, Versace, Armani e Louis Vuitton, há também o hotel de luxo Town House Galleria, inaugurado em 2007, e um dos cafés mais famosos da Itália, o Camparino, onde a famosa bebida Campari foi inventada. Este é um bar projetado inteiramente no estilo Art Nouveau que serve Campari com gelo há mais de 100 anos. Talvez você queira se presentear com um dos famosos Camparis do Camparino.

Milão

O QUE FAZER EM MILÃO

GetYourGuideGaranta seus passeios e ingressos no exterior com a segurança e praticidade da GetYourGuide.
Confira todos os produtos e serviços que podem tornar sua viagem a Milão ainda mais tranquila e prazerosa!

 

SANTA MARIA DELLE GRAZIE – Santa Maria delle Grazie é outro famoso templo religioso de Milão. A igreja é conhecida por abrigar uma das mais belas obras-primas já criadas, a pintura A Última Ceia, de Leonardo da Vinci. Entre 1494 e 1498, Leonardo da Vinci pintou A Última Ceia no refeitório do mosteiro, que agora é chamado de “Cenacolo”, em referência à obra-prima. Milhares de turistas vão todos os anos para admirar esta pintura que representa a Última Ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos.

Milão

Igreja Santa Maria delle Grazie

Milão

Interior da Igreja Santa Maria delle Grazie

O número de visitantes é estritamente limitado e você deve providenciar seus ingressos com antecedência. Aliás, os ingressos só podem ser adquiridos mediante compra antecipada. Clique aqui para garantir sua visita.

Milão

A Última Ceia, de Leonardo da Vinci

 

Passagens Aéreas

 

CASTELLO SFORZESCO – O Castello Sforzesco está localizado no noroeste do Centro Histórico de Milão, a 1 km de distância da Igreja Santa Maria delle Grazie e 1,1 km da Catedral Duomo. O maior castelo de Milão foi construído em 1358 pela família Visconzi, para proteger e defender a cidade contra seu maior inimigo, Veneza. Hoje, o castelo abriga vários museus.

Milão

Castello Sforzesco

O impressionante portal de entrada e a construção maciça da enorme fortaleza do século XV atraem muitos visitantes.

Milão
No interior, há vários museus onde você pode admirar as obras-primas de artistas lendários como Leonardo da Vinci e Michelangelo. 
Especialmente nos meses de verão, é refrescante mergulhar os pés na água gelada da impressionante fonte, localizada em frente à fortaleza!

Milão

Fonte do Castello Sforzesco

Atrás do castelo, há um parque idílico, que convida você a um passeio quando o tempo estiver bom e ensolarado. Extensos prados e paisagens de lagoas ao redor, ideais para fugir da agitação da cidade em sua curta viagem e aproveitar a paz e a tranquilidade por algumas horas.

Milão

Milão

ARCO DELLA PACE – Localizado muito perto do Castello Sforzesco, o Arco della Pace é um arco triunfal no oeste do Parco Sempione. A construção deste impressionante arco de 25 metros de altura começou em 1807 e foi encomendada pelo governante francês Napoleão Bonaparte, que queria criar um símbolo de status para si mesmo em Milão. No entanto, esse plano não deu muito certo: durante o longo período de construção, a Itália foi libertada de Napoleão e o arco só foi concluído em 1838, agora sob o governo do Imperador Francisco I. A dedicação do edifício, portanto, mudou de acordo e o arco hoje comemora a paz concluída em 1815, após a derrota de Napoleão.

Milão

Arco della Pace

ESTÁDIO SAN SIRO – O Estádio San Siro é mais um ponto turístico de destaque em Milão e uma visita obrigatória para os amantes do futebol. O estádio foi construído em 1926 e tem sido um dos locais esportivos mais importantes da Itália desde então. O San Siro tem espaço para pouco mais de 80 mil torcedores, sendo considerado um dos maiores estádios da Europa.

Há duas maneiras de visitar este templo do futebol. O passeio autoguiado é, obviamente, o mais barato, pois custa a partir de apenas 18 € por pessoa. Uma visita guiada é, naturalmente, um pouco mais interessante e leva você a lugares que normalmente não são abertos ao público (58 € por pessoa ). Durante um passeio ou uma visita individual, você pode explorar o San Siro no seu próprio ritmo, caminhar pelo campo de futebol, dar uma olhada nos vestiários e comprar uma lembrança na loja dos fãs.

Milão

Estádio San Siro

 

AiraloAo viajar para outro país, mantenha-se conectado de forma prática e acessível com a solução eSIM da Airalo. Diga adeus às altas taxas de roaming e à complicação de trocar chips físicos a cada destino.

 

BAIRRO NAVIGLI – Outro lugar que você não pode perder em Milão é o bairro Navigli, ladeado por canais. Este bairro é considerado a região mais pitoresca da cidade. Os Navigli são dois canais e a bacia portuária associada no centro de Milão. Originalmente, esse sistema de canais era usado para transportar mercadorias e também abastecer Milão com água. Hoje, anima moradores e visitantes de Milão com seus vários bares, restaurantes e boutiques.  A melhor hora para ir ao Bairro Navigli é no final do dia, um pouco antes do pôr do sol. É um lugar muito romântico, especialmente no final da tarde, quando as luzes se refletem nos canais. Durante o dia, você também pode fazer compras no bairro Navigli, especialmente aos sábados, quando acontece o mercado de artigos usados. 

Milão

Bairro Navigli

O sistema de represas e eclusas utilizado nos Navigli foi inventado por Leonardo da Vinci e até o mármore usado para construir a Catedral de Milão foi transportado por esses canais.

BONDES HISTÓRICOS DE MILÃO – Andar de bonde em Milão é uma experiência única. Em determinado momento você pode embarcar em um modelo moderno e, no seguinte, viajar em um vagão da década de 1920. Os milaneses têm um carinho especial por esses bondes antigos, que ainda circulam pela cidade, preservando a história e o charme do transporte urbano. Um bilhete de bonde custa apenas 2,20 € e permite que você viaje por 90 minutos, explorando a cidade e passando por alguns dos pontos turísticos mais belos de Milão. É, sem dúvida, uma das formas mais econômicas e encantadoras de conhecer a cidade!

Milão

Bonde Histórico de Milão

BOSCO VERTICALE – Bosco Verticale é um dos pontos turísticos mais originais da cidade e uma oportunidade fantástica para fotos. Seu nome significa “Floresta Vertical“. Por volta de 20 mil plantas e mais de 900 árvores crescem nos terraços e varandas de dois edifícios altos. As torres foram construídas no bairro de Porta Nuova, na região norte do centro de Milão. Nas imediações, fica a segunda maior estação de trem de Milão, a Milano Porta Garibaldi. Não deixe de visitar este oásis verde quando estiver na capital da Lombardia.

Milão

Bosco Verticale

BAIRRO BRERA – O bairro de Brera é considerado a região mais charmosa e autêntica de Milão. Com suas vielas estreitas e com sua atmosfera histórica, hoje é predominantemente uma zona para pedestres. Ao caminhar por suas ruas você encontrará uma grande variedade de restaurantes, bares acolhedores, sorveterias irresistíveis, pequenas lojas, estúdios de arte e mercados encantadores. Explorar Brera, admirando suas casas e palácios antigos escondidos entre as ruelas, foi para nós a essência da Itália em sua forma mais pura.

Milão

Bairro Brera

Milão

Bairro Brera

 

A seguir, alguns locais que não visitamos, mas que são classificados como pontos turísticos interessantes de Milão:

  • Praça dos Mercadores
  • Basílica de Sant’Ambrogio
  • Vila Necchi Campiglio
  • Palácio Real
  • Pinacoteca di Brera


INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA SUA VIAGEM

Visto – Brasileiros não precisam de visto para estadas a turismo de até três meses na Itália. Apenas necessitam apresentar passaporte com, no mínimo, três meses de validade. Aqueles que pretendem estudar, trabalhar ou estender a permanência precisam de visto. Mais informações, consulte os sites Mundo dos Vistos e Do you need VISA No controle de imigração: 1ª) Leve seus comprovantes de hospedagem, da passagem da volta, do seguro viagem e quaisquer outros que possam lhe ajudar;  2ª) Tenha uma boa quantidade em dinheiro (espécie). Para a Europa, o Itamaraty recomenda ter, pelo menos, 550 € na carteira, além de um cartão de crédito.

População – Quase 1,5 milhão de habitantes.

Idioma – Italiano.

Moeda – A moeda local é o Euro (€ ou EUR). Consulte a taxa atualizada.

Cartão de viagem

Para uma viagem mais segura e prática, é recomendável optar por alternativas como Cartões de Viagem. O cartão Wise, por exemplo, permite carregar dinheiro em diferentes moedas de forma digital, facilitando na hora de pagar e sacar em suas viagens internacionais. Evite transportar grandes quantias em dinheiro e reduza os riscos de transtornos ao viajar para outro país! Saiba mais sobre o Cartão de Viagem Wise.

Vacinas – Nenhuma vacina é exigida para entrada no país. No entanto, 26 países da Europa exigem que cidadãos extrangeiros façam um seguro de viagem (mínimo de 30.000 €) para cobertura de despesas médicas, hospitalares e ajuda social. Não é o Plano de Saúde que você tem no Brasil!

Contratar um Seguro Viagem é algo importante para a tranquilidade e segurança de qualquer viagem. O seguro oferece cobertura para situações inesperadas, como problemas de saúde, acidentes, perda de bagagem, cancelamentos de voos e outros imprevistos. Compare planos e encontre os melhores preços das principais seguradoras no site da Seguros Promo.

Eletricidade e Tomadas – Milão opera em correntes de 230 volts e tomadas nos tipos L, ou seja, com três pinos paralelos e de igual tamanho. Elas são compatíveis com o tipo C, aquele que a gente utilizava no Brasil e era feliz, antes da “presidenta” trocar o padrão!  Leve um adaptador específico ou um “T” de dois pinos redondos.

Tomadas Itália       Leve como adaptador

QUANDO IR A MILÃO / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR MILÃO

Se você quer um clima agradável, menos turistas e boas experiências gastronômicas, abril a junho e setembro a outubro são as melhores épocas para visitar Milão. No gráfico abaixo, é possível ver, mês a mês, as médias de temperatura (vermelho) e de chuva (azul), obtidas com base em dados climatológicos de diversos anos.

Milão

Dados Climatológicos – Milão (clique sobre a imagem para ampliá-la)

HOSPEDAGEM

Nossa recomendação é que sua acomodação esteja perto da Estação Central de Milão e onde você deva passar a maior parte do tempo e terá a facilidade para fazer bate e volta para as cidades da região. Ficamos hospedados no Hotel Bernina (8,0) e saímos satisfeitos, acreditando que fizemos uma ótima escolha. Com um ótimo custo x benefício e impecável em seus serviços e instalações, é um lugar perfeito para a sua estada em Milão. O Hotel Bernina conta com a aprovação do blog VisiteiGostei.

HospedagemA seguir, apresentamos outras excelentes opções de hospedagem em Milão. Encontre aquela que melhor se adapta às suas necessidades e preferências.

Visão geral: Todas as hospedagens
Boas e baratas ($): Hotel Degli Arcimboldi (8,2) || Ibis Milano Ca Granda (7,6) || Virginia Palace Hotel (9,4)
Confortáveis ($$): Hotel Flora (8,4) || Una Hotels Scandinavia Milano (8,6)
Sofisticadas ($$$): Courtyard By Marriott Milano Linate (9,2) || IH Hotels Milano Centrale (8,6)

TRANSPORTE

Milão tem um sistema de transporte público bem desenvolvido. Seu núcleo é formado por quatro linhas de metrô: vermelha, verde, amarela e roxa. Há também bondes charmosos e antigos e diversas linhas de ônibus. Há ainda trens S-Bahn que viajam principalmente para a área circundante, mas também oferecem uma conexão rápida para algumas estações de trem urbanas.

Um bilhete padrão para o transporte público em Milão, chamado “Urban”, custa 2,20 €. É válido por 90 minutos dentro da área central da cidade e é perfeito para um passeio pela cidade. Com este bilhete você pode usar o ônibus, o bonde e o metrô e também fazer baldeação durante o período de sua validade. A única exceção é que se você sair das cancelas da estação de metrô com seu bilhete já carimbado, você não poderá mais usá-lo para retornar ao metrô. No entanto, ainda é possível continuar sua viagem de ônibus e bonde.

Milão

Bonde moderno de Milão

Milão é uma junção de transporte ferroviário importante na Itália. Acreditamos ser o trem a maneira mais eficiente de se viajar por esta região. Planejamos e compramos nossas passagens no Brasil, com dois meses de antecedência, e acabamos economizando bastante com isso. Foram viagens por diversas cidades da Itália, todas servidas pela Trenitália. Compre suas passagens no site da Trenitália. Depois, basta imprimi-las e apresentá-las aos fiscais dos trens, quando eles solicitarem os bilhetes.   Duração aproximada de algumas viagens de trem envolvendo Milão: Veneza (2,5 horas); Florença (2 horas); Bolonha (2,5 horas); Pisa (3,5 horas); Roma (4 horas).

Milão

Estação Central de Milão

Agora, se você desejar viajar nos novos trens particulares de alta velocidade da Itália, é só acessar o site da Italo Treno. Para os bilhetes, proceda da mesma forma como mencionamos para a Trenitália.

Trenitália

Trem da Trenitália

Do Aeroporto de Malpensa há uma ótima conexão para o centro de Milão: o Malpensa Express.

SAÚDE

Há hospitais e unidades de pronto atendimento credenciadas junto às faculdades e à Prefeitura de Milão. Contudo, não sabemos lhe informar se irão lhe cobrar por um atendimento básico. É neste momento que o seguro viagem, previamente contratado, entra em ação. Carregue sempre consigo o contrato/comprovante, para apresentá-lo em caso de emergência

Leve seus medicamentos de uso contínuo (se tiver) e, por precaução, os que podem ser úteis durante sua estada nesta cidade, já que no exterior é difícil comprar remédios sem receita médica.

SEGURANÇA

Como a maioria das cidades da Itália, Milão é um destino seguro para os viajantes. Lá, não há problemas sérios com a criminalidade, como nós temos nos grandes municípios brasileiros. No entanto, você deverá, como em qualquer outra cidade turística, tomar os devidos cuidados, especialmente em locais onde houver muita gente. Dificilmente lhe assaltarão à mão armada, mas os batedores de carteira estão em tudo quanto é ponto turístico esperando você dar uma vacilada. Você se sentirá seguro andando pelas ruas da capital da Lombardia a qualquer hora do dia ou da noite.  Recomendamos deixar o passaporte original guardado no hotel e andar somente com a cópia (colorida) das páginas de identificação.

ALIMENTAÇÃO

A cidade oferece desde pratos típicos lombardos, como o risotto alla milanese (risoto com açafrão) e a cotoletta alla milanese (uma espécie de bife à milanesa), até uma gastronomia internacional sofisticada. As trattorias e osterias tradicionais convivem com restaurantes estrelados e cafés elegantes, onde é possível saborear um autêntico espresso ou um delicioso panettone, que tem origem milanesa. Além disso, os aperitivos, conhecidos como apericena, são uma experiência imperdível: bares servem drinks acompanhados de petiscos, criando um ambiente perfeito para desfrutar do melhor da culinária local.

Pequenos “ristoranti” podem ser encontrados em todos os lugares de Milão devido ao fluxo constante de turistas. São a melhor opção “custo x benefício” para se alimentar em Milão. É comum se deparar com estes pequenos restaurantes charmosos enquanto se caminha pelas ruas da cidade.

Em Milão, você encontra gelaterias artesanais que oferecem uma grande variedade de sabores, desde os clássicos como pistache, gianduia e stracciatella, até combinações inovadoras com frutas da estação e chocolates gourmet. Durante um passeio pela cidade, nada melhor do que saborear um autêntico gelato enquanto admira pontos icônicos do município.

Florença Florença

CULTURA E COSTUMES

Independentemente de ir a Milão ou não, conhecer a cultura e os costumes da Itália é algo interessante a nós, brasileiros. O Brasil recebeu muitos imigrantes italianos no final do século XIX e começo do século XX. Como resultado, somos hoje o país com maior número de descendentes de italianos fora da Itália, mais de 30 milhões. Nós dois, inclusive, somos ítalo-descendentes.

A cultura italiana está mergulhada nas artes, família, arquitetura, música e comida. Aqui está uma breve visão dos costumes e tradições italianas.

Família – A família é um valor extremamente importante dentro da cultura italiana. Sua solidariedade familiar é focada em toda extensão da família, em vez da ideia do Ocidente de “núcleo familiar” composto de mãe, pai e filhos. Os italianos têm encontros familiares frequentes e gostam de passar tempo com os familiares. As crianças são criadas para permanecer perto da família na idade adulta e incorporar sua futura família em um aspecto amplo.

Culinária – A cozinha italiana influenciou a cultura alimentar em todo o mundo e é vista como uma forma de arte por muitos. As reuniões familiares são frequentes e muitas vezes centradas em alimentos. Cada região tem sua própria “comida italiana”. Cada uma tem o solo, o clima, os ventos e as técnicas de cultivo e preparação de suas especialidades.  Para os italianos, a comida não é apenas um alimento, é a vida! Dizem que não existe fúria tão grande quanto a de um italiano vendo alguém desrespeitar o macarrão. Abaixo de um vídeo publicado na internet, em que uma pessoa ensinava como fazer um macarrão diferente, vimos respostas nervosas postadas por italianos, como: “Joga fora este macarrão e vai comer um hambúrguer!” ou “Meus avós morreriam se assistissem a este vídeo!”.

Música – A Itália tem uma rica tradição musical, pois foi um dos principais berços da ópera, com destaque para compositores como Rossini, Puccini e Verdi. Ainda hoje, a música pop e o estilo romântico italianos fazem muito sucesso dentro e fora do país. Os italianos amam a música!

Futebol – O futebol, chamado de cálcio na Itália, é o principal esporte do país. Os italianos são considerados torcedores apaixonados e os jogos costumam encher os estádios. A seleção italiana é conhecida por Azurri, devido à camisa azul. O Sr VisiteiGostei torce no Brasil para um time de futebol que foi fundado por imigrantes italianos.

Alegria – Os italianos são conhecidos por serem alegres, divertidos e muito comunicativos. Gostam muito de dançar, cantar, conversar e fazer festas. Falam alto, geralmente gesticulando com as mãos, e adoram reunir a família para os tradicionais almoços de domingo. Assim como os brasileiros, são bastante expansivos e calorosos.

Befana – Na noite de 5 para 6 de janeiro, uma bruxa chamada Befana visita a casa das crianças deixando caramelos e doces nas meias daquelas que se comportaram bem durante o ano anterior e carvão para as que não foram boazinhas. Além dos doces, a Befana é muito caprichosa e usa sua vassoura para varrer a casa antes de ir embora. Os pais fazem os meiões da Befana para as crianças e enchem aquelas meias de Natal com doces italianos, chocolates e brinquedinhos e, claro, docinhos em formato de carvão, vendidos especialmente para a ocasião.

Dia das Mulheres – Para comemorar o Giorno della Donna (Dias das Mulheres), é costume presentear cada mulher com um raminho de mimosa no dia delas. A mimosa é uma florzinha amarela bastante comum na Itália e muito resistente ao inverno. A escolha da flor deve-se ao fato da mimosa florescer bem na época do 8 de março.

Adornos de fitas de nascimento – Outra tradição da cultura italiana bastante interessante é o hábito de anunciar os nascimentos e casamentos com adornos de fitas. Quando nasce uma criança, os pais colocam na porta da casa um adorno de fita azul (para meninos) ou rosa (meninas) com o nome da criança, anunciando sua chegada. Desta maneira, os vizinhos ficam sabendo do nascimento do bebê e visitam a família, levando presentes e comidas.

Ópera – A ópera também merece um lugar especial nesta seção deste post. Há séculos escutamos as obras-primas de Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini, Gioacchino Rossini e Antonio Vivaldi. E, certamente, a música do país tornou-se mais relevante em todo o mundo graças a famosos tenores, como Luciano Pavarotti, Enrico Caruso e Andrea Bocelli, entre muitos outros. Os italianos amam ópera!

Vaidade – Os italianos são muito vaidosos. Tal vaidade é muito presente no cotidiano e no imaginário do que está ligado ao luxo e ao bom gosto. Marcas de carro como Ferrari e Lamborghini são objetos de desejo. Na moda, as grifes como Valentino, Prada, Gucci, Dolce & Gabbana, Armani e Versace há várias décadas ditam tendências e estão entre as principais tradições da cultura italiana. Aliás, tomemos como exemplo disto a cidade de Milão, que é a capital mundial da moda.

Banheiros – Os banheiros não possuem lixo, eles jogam os papéis no vaso sanitário. Aproveitando o tema, na maioria das cidades da Europa, não se encontra banheiro público com facilidade. Os que existem geralmente cobram de 0,50 € a 2 € dos usuários. 1ª) O aplicativo Toilocator ajuda a localizar banheiros públicos próximo a você;  2ª) Tenha sempre no bolso alguns trocados, pois existem banheiros automáticos que só liberam para uso mediante a colocação de moedas.

SOUVENIRS

Encontrar lembrancinhas de viagem em Milão é fácil, especialmente nas imediações da Catedral de Milão, um dos melhores locais para isso. Ao redor da catedral, há várias barracas e pequenas lojas que oferecem uma grande variedade de souvenirs, como ímãs, chaveiros, mini copos, réplicas de pontos turísticos e muitos outros itens para levar como recordação.

Conheça outros destinos de viagem do Home.

"Viajar é mudar a roupa da alma." - Mário Quintana