Porto de Galinhas
Planejando sua viagem a PORTO DE GALINHAS
Porto de Galinhas é um cenário cinematográfico, a visão do paraíso. Um lugar com palmeiras margeando as praias, areia fina e branca, água turquesa e transparente, peixes coloridos nas piscinas formadas na maré baixa e uma atmosfera incrível! É um dos balneários mais visitados do nosso país que oferece boa infraestrutura aos turistas, enquanto preserva a tranquilidade de um pequeno povoado. Porto de Galinhas já não é mais a pacata vila de pescadores que era quando fomos pela primeira vez, em 2003 (publicamos algumas fotos dessa época). No entanto, ainda é possível encontrar neste lugar uma simplicidade maravilhosa aliada às mais belas e melhores praias do Brasil.
O tempo ideal para aproveitar o máximo das atrações de Porto de Galinhas é sete dias. Porém, dá para curtir muito em um tempo menor. Assim, você pode procurar o que fazer por lá em três dias ou, ainda, em um dia, e levar uma ótima experiência de volta para casa.
Seja para aqueles que viajam em grupo ou para quem prefere momentos a dois, Porto de Galinhas é a escolha ideal para todos que buscam apreciar belezas naturais, desfrutar de muito sol, explorar artesanato local e encontrar diversão. Nossa estada neste destino e por toda a Costa dos Corais foi compartilhada com nosso filho, nora e netos, e somos profundamente gratos a eles pela companhia tão agradável.
Nesta página do nosso blog, compartilhamos nossas experiências em Porto de Galinhas, abordando informações sobre como chegar, opções de hospedagem e também as principais dicas para aproveitar, ao máximo, sua viagem a esse destino encantador.
Boa viagem!
Casal VisiteiGostei
Neste post, você encontrará os seguintes tópicos:
• Sobre Porto de Galinhas
• Como chegar a Porto de Galinhas
• O que levar
• Dicas de viagem: O que fazer em Porto de Galinhas
• Quando ir a Porto de Galinhas / Melhor época para visitar
• Hospedagem
• Eletricidade e tomadas
• Transporte
• Saúde
• Segurança
• Alimentação
SOBRE PORTO DE GALINHAS
Com um pouco mais de 4 mil habitantes, Porto de Galinhas está localizado no município de Ipojuca, no estado do Pernambuco, a 60 km da capital Recife. Destaca-se por possuir uma das praias mais espetaculares do país. É o que confirma a revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, que a elegeu dez vezes consecutivas como a “Melhor praia do Brasil“. No total, são dez praias espalhadas ao longo de 18 km de litoral. Cada uma com suas particularidades, mas todas belas, com águas mornas e limpas. Com a força de seu turismo, faz anos que Porto de Galinhas tem sido o destino dos ovos de ouro de Pernambuco (considerar o trocadilho).
As praias são as principais atividades de quem vai a passeio a Porto de Galinhas, e a maioria delas apresenta lindas formações de piscinas naturais. As principais praias são: a Praia da Vila de Porto de Galinhas, Praia de Muro Alto, Praia do Cupe e Praia de Maracaípe. Não é à toa que Porto de Galinhas está entre os destinos turísticos mais procurados de todo o Nordeste.
No passado, Porto de Galinhos foi visto como um dos principais portos do Nordeste para recebimento de escravos. Embora a escravatura tenha sido oficialmente abolida no Brasil em 1888, os navios continuavam a chegar com escravos, mas cobertos de galinhas angolanas, para contornar os controlos portuários. Cada vez que chegava um navio de contrabando, a senha era “Tem novas galinhas no porto”. Foi aí que, de tanto usar esse código, a região passou a ser denominada como “Porto de Galinhas”, nome usado até os dias atuais. Hoje, as decorações típicas de galinhas coloridas decoram alegremente a cidade, e vão como lembranças para a casa de cada um dos seus visitantes.
Sem pagar nada a mais por isso, faça suas reservas através de nossos links. Apoie este blog.
COMO CHEGAR A PORTO DE GALINHAS
O melhor trajeto é pousar no aeroporto de Recife (REC) e optar por um transporte que leve até lá. Se você decidir ir de ônibus, é possível embarcar (linhas 191 e 195) diretamente do aeroporto ou da rodoviária de Recife. Quem preferir ir de carro, basta sair de Recife pela BR-01, passar pela PE-060 rumo a Ipojuca. Mesmo assim, é preciso pegar a PE-038 e a BR-009 para chegar ao centro de Porto de Galinhas. Alguns hotéis e pousadas de Porto de Galinhas oferecem transfer para seus hóspedes. Sendo assim, então antes de reservar sua acomodação, uma boa dica é conferir se terá direito a este serviço.
Encontre os melhores planos e tarifas e alugue um carro na Rentcars em até 10x.
.
Se houver oportunidade, antes ou depois da visita a Porto de Galinhas, recomendamos explorar a cidade de Olinda, localizada próxima a Recife. Um dia é o suficiente.
O QUE LEVAR
Roupas leves, de banho, saídas de praia, cangas, roupas para sair à noite (sem muito luxo), boné/chapéu, calçados confortáveis (para caminhar), chinelos, sapatilhas (para andar sobre os corais e fazer trilhas), óculos escuros, protetor solar, hidratante, repelente (de passar no corpo e aqueles que vão na tomada), snorkel (se não quiser alugar), câmera subaquática ou capa à prova d’água para celular, saco estanque, remédios de uso contínuo e conversor (caso algum de seus aparelhos não possa ser ligado em 220 V).
DICAS DE VIAGEM PORTO DE GALINHAS
O QUE FAZER EM PORTO DE GALINHAS
CENTRINHO – A vida noturna de Porto de Galinhas se concentra no Centrinho da vila. Afinal, lá está o comércio local com seus bares, lojas e restaurantes, que permanecem abertos até bem tarde. E é para lá que os turistas gostam de ir depois de passear o dia todo visitando as belezas naturais debaixo do sol.
Você pode caminhar pelo calçadão, visitar as feirinhas de artesanato e comer em diversos lugares, com opções para todos os bolsos e gostos. O Centrinho é pequeno, colorido, alegre, rústico e chique ao mesmo tempo. Em poucos quarteirões você encontrará um grande número de lojas, feiras de artesanato, restaurantes e bares.
As ruas costumam ficar mais cheias do período da tarde até o fim da noite, quando o movimento de bares e restaurantes é mais intenso. Assim como outras localidades litorâneas, Porto de Galinhas também conta com uma feira de artesanato, onde é possível comprar lembrancinhas e observar o movimento de turistas. Uma coisa que chama a atenção no Centrinho são as esculturas de galinhas-d’angola, que podem ser facilmente avistadas por quem transita por ali.
PRAIA DA VILA DE PORTO DE GALINHAS – A Praia da Vila de Porto de Galinhas é uma opção mais central e de fácil acesso. Por esse motivo, é bastante frequentada, especialmente na alta temporada e nos finais de semana, quando muita gente de Recife desce para lá. Porém, a beleza das águas e a infraestrutura do local fazem valer a pena a visita. O local tem águas claras e poucas ondas, pois está protegido por arrecifes. O visual é fantástico! Provavelmente, ela será o ponto de partida da sua viagem.
Este pedaço da praia é o mais desenvolvido da região, visto que, além de ser prático e badalado, existe uma boa infraestrutura para atender os visitantes. Além disso, de dia e de noite, esta praia reúne a maior quantidade de atividades e serviços turísticos, como passeios de buggy, passeios às piscinas naturais de Porto de Galinhas e tantos outros. Quiosques, bares e restaurantes não faltam nos arredores. Não é tão fácil encontrar um trecho de areia onde você possa curtir as imediações com exclusividade. Para evitar a necessidade de alugar cadeiras e guarda-sol, basta solicitar uma água de coco, uma bebida ou algum petisco nas barracas da orla. A maioria delas oferece estes apetrechos aos seus clientes nas concorridas areias da Praia da Vila de Porto de Galinhas.
Os melhores preços de passagens aéreas estão no buscador Skyscanner. Compare opções de voos de mais de 500 companhias.
.
PISCINAS NATURAIS – A Praia da Vila de Porto de Galinhas integra a Costa dos Corais, a maior Área de Proteção Ambiental (APA) da Marinha brasileira.
A atração mais procurada em Porto de Galinhas são as piscinas naturais. Quando a água abaixa, as piscinas naturais se formam a cerca de 200 metros da costa e é possível acessá-las por jangadas.
Logo que você chega à Praia da Vila de Porto de Galinhas com a maré está baixa, já aparecem pessoas oferecendo o passeio de jangada para as piscinas naturais. Não adianta querer negociar, pois o preço é tabelado por uma associação. É importante comprar seu bilhete no guichê da Associação dos Jangadeiros para garantir a ida com um jangadeiro credenciado. Não é necessário fazer reserva. Há também a alternativa gratuita desse passeio com a Prefeitura de Ipojuca, por meio de uma caminhada com guia, saindo do Posto do Projeto Praia Legal. Nesse caso, convém chegar cedo, já que o limite é de 200 pessoas por dia.
A travessia é iniciada aproximadamente meia hora antes de a maré atingir seu nível mais baixo. Portanto, é importante conferir a tábua de marés com antecedência e embarcar logo no início do passeio. A atividade se estende até que a maré comece a subir, podendo durar até duas horas. Veja informações sobre Tábua de Marés no tópico “QUANDO IR A PORTO DE GALINHAS” deste post.
As piscinas naturais são um espetáculo memorável! Suas águas mornas (média de 28 ºC) e cristalinas, transformam-se em verdadeiros aquários formados pelos bancos de corais. No local, durante a maré baixa, você pode apreciar os encantadores recifes de corais que ficam no fundo do mar e ver de perto lindos peixes coloridos nadando. Seu guia deverá lhe fornecer um pouco de ração para que você possa atrair um cardume. É proibido levar alimentos para eles!
As praias e as piscinas naturais do distrito superam as expectativas dos visitantes e são frequentemente comparadas aos encantos das águas caribenhas. Mergulhar em águas tranquilas e cristalinas é uma experiência que precisa estar no seu roteiro. Caso possua, leve uma câmera subaquática ou capa à prova d’água para celular, saco estanque, snorkel e óculos de natação. Não deixe de tirar muitas fotos e apreciar cada momento do seu passeio.
É imprescindível usar algum calçado para não machucar os pés, haja vista que o solo dos corais é irregular e cortante. Quem for se aventurar sozinho, sem um guia, precisa ficar atento, pois alguns pontos dos arrecifes têm acesso proibido.
PRAIA DE MURO ALTO – Outra localidade que se destaca é a Praia de Muro Alto, que tem o mar verde-claro, com águas mornas e sem ondas, com os recifes característicos da Costa dos Corais. Por ser bastante tranquila, é muito frequentada por famílias com crianças. A praia de 3 km de extensão leva esse nome por conta dos recifes que a cercam, que fazem com que suas águas se transformem em uma grande piscina natural. A praia fica a cerca de 8 km do centro comercial e está em uma das áreas mais valorizadas da região. A praia também é conhecida pelo complexo de resorts, hoteleiros e residenciais, de alta qualidade que atrai turistas do mundo todo e celebridades nacionais. Oferece muitos restaurantes à beira-mar e é uma das maiores piscinas naturais do Brasil.
PRAIA DO CUPE – Encontra-se entre a Praia de Muro Alto e a Praia da Vila de Porto de Galinhas, a 5 km do centro da cidade. Esta praia é de mar aberto, com muitas ondas e com zonas onde a corrente pode ser perigosa. Devido às ondas agitadas, a Praia do Cupe costuma ser reduto de surfistas mais experientes. Apesar disso, muitos dos seus trechos têm barreiras de corais que formam piscinas naturais na maré baixa. A praia também concentra muitas casas de veraneio, em geral organizadas em condomínios. Caminhando em direção ao norte, você encontra o Pontal do Cupe, que é uma área com restaurantes, paradores e vendedores ambulantes. Vale a pena a caminhada pela paisagem deslumbrante que o acompanhará a cada passo.
PRAIA DE MARACAÍPE – Quem está em busca de um passeio diferente pode escolher a Praia de Maracaípe como destino. Local do Circuito Brasileiro de Surf, as ondas fortes da região costumam atrair praticantes desse esporte e aventureiros. A forma mais comum de chegar a este ponto turístico é através de um passeio de buggy. A Praia de Maracaípe é uma das paradas desta atração. Por ser menos explorada, a Praia de Maracaípe oferece pouca estrutura.
Na extremidade leste da Praia de Maracaípe encontra-se o Pontal do Maracaípe. Neste local em que o rio deságua no mar, forma-se uma pequena praia onde turistas se acomodam para admirar o pôr do sol, conhecido por ser o mais belo da região. Quem vai até a Praia de Maracaípe sempre acaba dando uma esticadinha até o Pontal de Maracaípe.
QUANDO IR A PORTO DE GALINHAS
MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR PORTO DE GALINHAS
De acordo com as estações do ano – A escolha de quando ir é algo importante para o sucesso da viagem de quem visita Porto de Galinhas. A alta temporada é no verão, quando o movimento de turistas aumenta um pouco, o tempo fica mais seco e as águas mais claras. De maio a julho, as temperaturas continuam elevadas, mas chove muito e não é uma boa época para quem viaja com o objetivo de pegar praia. Agora, para quem não tem filhos na escola e possui liberdade para tirar férias em qualquer mês do ano, recomendamos ir em março, setembro, outubro ou novembro, que é quando o tempo está firme, as praias sossegadas e os preços mais baixos. No gráfico abaixo, é possível ver, mês a mês, as médias de temperatura (vermelho) e de chuva (azul), obtidas com base em dados climatológicos de diversos anos.
De acordo com a Lua (Tábua de Marés) – As atrações mais procuradas pelos turistas que vão a Porto de Galinhas são aquelas que envolvem as piscinas naturais. Sendo grande a expectativa e importância da sua viagem, é fundamental consultar o Calendário Lunar e, se já estiver disponível, a Tábua de Marés, de forma a aproveitar, ao máximo, seus passeios.
Caso ainda não saiba, as piscinas naturais só acontecem na maré baixa, nas luas Nova e Cheia. A vazante faz com que a água fique represada nos recifes/arrecifes, que se transformam, por três ou quatro horas, em aquários. A questão é que, todos os dias, a altura das marés e os horários de seus picos são mudados. Portanto, é oportuno que você procure se programar para estar em seu destino turístico nos dias em que a maré estiver bem baixa no período da manhã, preferencialmente entre 0,0 e 0,3 metro (0,0 é a melhor!).
HOSPEDAGEM
Escolher corretamente onde ficar em Porto de Galinhas é fator que pode definir a sua experiência na vila. Afinal, uma boa hospedagem faz toda a diferença na sua viagem. Ao escolher onde ficar você deve ter atenção para que a localização facilite os passeios, ofereça conforto e segurança. As opções de onde se hospedar em Porto de Galinhas são muito ecléticas e incluem desde resorts de alto padrão até pousadas mais simples e econômicas, para viajantes que precisam otimizar o orçamento das férias.
Os melhores lugares para ficar em Porto de Galinhas, e conseguir aproveitar as atrações sem complicações, são: Praia de Porto de Galinhas (Centro/Vila), Praia de Muro Alto e Pontal de Maracaípe. Ficamos hospedados em um apartamento do Condomínio Merepe Residence. Acreditamos ter sito boa a nossa escolha, tanto em relação à localização quanto às instalações da acomodação e do condomínio. Sugerimos que você também considere ficar no mesmo local em que nos hospedamos. Durante a alta temporada, é aconselhável reservar sua hospedagem com antecedência, pois as melhores acomodações se esgotam com facilidade.
ELETRICIDADE E TOMADAS
Porto de Galinhas opera em correntes de 220 volts. Aos que não residem no Brasil, o padrão das tomadas em nosso país é o tipo N.
SAÚDE
Capriche no filtro solar, pois com o sol do Nordeste brasileiro não se brinca! Por ventar bastante, você até pode achar que não está se queimando, o que é um grande erro! Use boné/chapéu, proteja as regiões do seu corpo que menos pegam sol e, se tiver com crianças, vista-as com blusas contra raios UV. A falta de cuidado com o sol pode estragar o seu passeio. Ingira bastante líquido, mantendo-se sempre hidratado. Leve seus medicamentos de uso contínuo (se tiver) e, por precaução, aqueles que podem ser úteis durante sua estada na região.
Contratar um Seguro Viagem é algo importante para a tranquilidade e segurança de qualquer viagem. O seguro oferece cobertura para situações inesperadas, como problemas de saúde, acidentes, perda de bagagem, cancelamentos de voos e outros imprevistos. Compare planos e encontre os melhores preços das principais seguradoras no site da Seguros Promo.
SEGURANÇA
O índice de criminalidade em Porto de Galinhas é relativamente baixo em comparação com outras regiões. As ruas são seguras para caminhar durante o dia, e muitos turistas aproveitam para explorar a área a pé por todas as partes. À noite, também é movimentada, iluminada e segura. Porto de Galinhas tem uma baixa taxa de criminalidade e em nenhum momento nos sentimos ameaçados ou preocupados com riscos relacionados à violência ou crimes. Embora exista criminalidade em qualquer lugar do mundo, os assaltos por lá são considerados raros. No entanto, é prudente estar atento aos seus pertences, especialmente em locais movimentados e praias mais isoladas. Aos estrangeiros, aconselhamos deixar o passaporte original guardado na hospedagem e andar somente com a cópia (colorida) das páginas de identificação.
ALIMENTAÇÃO
Por não fugir às fortes particularidades das cidades praianas do Nordeste, Porto de Galinhas possui uma gastronomia muito semelhante aos demais municípios e vilas que compõem a Costa dos Corais. Pelo fato de se localizar no litoral, peixes e frutos do mar são bem comuns em sua culinária. Você certamente vai se deparar com uma explosão de sabores, aromas e cores marcantes. São típicas das cidades do litoral do Pernambuco as seguintes iguarias: o arrumadinho, o escondidinho, os caldinhos de sururu, camarão e peixe, a caldeirada, a moqueca pernambucana, a peixada pernambucana, o feijão de coco e a tapioca.
Porto de Galinhas tem muitos barzinhos e restaurantes para alimentar os turistas. Você notará que há muitos estabelecimentos à beira-mar que oferecem iguarias locais e cardápios mais tradicionais. Buscando atender aos gostos e costumes variados dos turistas, a maioria dos estabelecimentos servem massas, grelhados etc.
Há também outras iguarias a serem provadas, como o conhecido bolo de rolo, que se assemelha a um rocambole, porém com diferenciação nos ingredientes e modo de preparo, e o bolo Souza Leão, que se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do estado e é preparado com gemas de ovo e massa de mandioca.
Comments are closed here.