Rota Ecológica dos Milagres
Planejando sua viagem à ROTA ECOLÓGICA DOS MILAGRES
Um dos destinos brasileiros que tem atraído e despertado o interesse dos viajantes é a Rota Ecológica dos Milagres. O passeio contempla três municípios de Alagoas: Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. As três cidades vizinhas são simples, mas não precárias. Pelo contrário, são locais marcados pela beleza da simplicidade.
O grande segredo desta região é a desproporção entre a quantidade de seres humanos e as belíssimas praias quase selvagens. Ao longo de seus 23 km, a Rota Ecológica dos Milagres é um paraíso de areias vazias para curtir, descansar e contemplar a natureza. Uma combinação de clima de vilarejo de pescadores com praias servidas por águas claras e tranquilas, no melhor estilo caribenho.
Nossa estada neste destino e por toda a Costa dos Corais foi compartilhada com nosso filho, nora e netos, e somos profundamente gratos a eles pela companhia tão agradável.
Esperamos que este post lhe seja interessante e que você sempe tenha muitos “Milagres” em sua vida.
Casal VisiteiGostei
Neste post, você encontrará os seguintes tópicos:
• Sobre a Rota Ecológica dos Milagres
• Como chegar à Rota Ecológica dos Milagres
• O que levar
• Dicas de viagem: O que fazer na Rota Ecológica dos Milagres
• Passo de Camaragibe
• São Miguel dos Milagres
• Porto de Pedras
• Quando ir à Rota Ecológica dos Milagres / Melhor época para visitar
• Hospedagem
• Eletricidade e tomadas
• Saúde
• Segurança
SOBRE A ROTA ECOLÓGICA DOS MILAGRES
A Rota Ecológica dos Milagres é uma das principais rotas turísticas do Brasil, sendo considerada a mais bela região de toda a Costa dos Corais. Ela consiste em um trecho de praias, todas ligadas uma com a outra, que impressiona pelos cenários paradisíacos, com manguezais ainda preservados, coqueirais, comida boa e hospedagens que são puro charme. Como já era de se esperar, as cidades Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras têm a maior parte de sua renda proveniente do turismo.
Todas as praias que fazem parte da rota estão localizadas no estado de Alagoas. São elas, no sentido norte, como para quem parte da cidade de Maceió: Praia Barra de Camaragibe, Praia do Marceneiro, Praia do Riacho, Praia São Miguel dos Milagres, Praia do Toque, Praia Porto da Rua, Praia Tatuamunha, Praia da Laje, Praia do Patacho e Praia Porto de Pedras.
Sem pagar nada a mais por isso, faça suas reservas através de nossos links. Apoie este blog.
COMO CHEGAR À ROTA ECOLÓGICA DOS MILAGRES
A cidade mais próxima com aeroporto é Maceió, e, a partir dela, as maneiras mais utilizadas para chegar à Rota Ecológica dos Milagres são “carro” e “excursão” (bate e volta de Maceió). A Rota Ecológica dos Milagres está um pouco fora da área do turismo comercial. Contudo, em menos de duas horas, é possível chegar a esse trecho do litoral alagoano por estradas asfaltadas. A distância entre Maceió e o início da Rota Ecológica dos Milagres é de aproximadamente 80 km.
O QUE LEVAR
√ Roupas leves e confortáveis (dê preferências às que sequem rápido)
√ Roupas para sair à noite (sem muito luxo)
√ Traje de banho e chinelo de dedos
√ Boné ou chapéu
√ Sapatilhas aquáticas (protegem os pés ao caminhar nos corais)
√ Protetor solar
√ Repelente (de passar no corpo e aqueles que vão na tomada)
√ Câmera fotográfica/celular
√ Powerbank
√ Capa à prova d’água para celular
√ Saco estanque (bolsa impermeável)
√ Snorkel/óculos de natação
√ Conversor (caso algum de seus aparelhos eletrônicos não possa ser ligado em 220 volts)
√ Medicamentos de uso contínio e os que podem ser úteis
DICAS DE VIAGEM ROTA ECOLÓGICA DOS MILAGRES
O QUE FAZER NA ROTA ECOLÓGICA DOS MILAGRES
Durante a maré baixa, você consegue andar vários quilômetros mar adentro que a água não passa dos seus joelhos. É incrível! Se a praia que estiver visitando tiver piscinas naturais e você resolver caminhar até os corais, retorne antes da maré voltar a subir. Retornar com água rasa é mais fácil e seguro, pois poderá ver onde está pisando. Outra coisa: Vá com algum calçado que proteja seus pés dos possíveis ouriços que costumam habitar nestes locais, e também do solo irregular e cortante dos corais.
Os melhores preços de passagens aéreas estão no buscador Skyscanner. Compare opções de voos de mais de 500 companhias.
.
PASSO DE CAMARAGIBE
Passo de Camaragibe, a cidade natal de Aurélio Buarque de Holanda, é a porta de entrada para quem chega à Rota Ecológica dos Milagres por Maceió. O município possui um pouco mais de 15 mil habitantes, os quais são chamados de camaragibenses.
PRAIA BARRA DE CAMARAGIBE – Se você quer paz e sossego em qualquer época do ano, a Praia Barra de Camaragibe é o lugar certo para você ir. Uma praia bastante tranquila, totalmente paradisíaca, com falésias e formações rochosas que dão um toque especial ao local. É tão selvagem que não há barracas e nem vendedores ambulantes para atender os banhistas. É o lugar para quem gosta de fugir do agito e ter mais contato com a natureza. Possui uma paisagem de encher os olhos.
PRAIA DO MARCENEIRO – Com acesso totalmente asfaltado, a Praia do Marceneiro possui uma infraestrutura pequena, mas bastante adequada para atender seus visitantes. Generosamente, as barracas, bares e restaurantes oferecem mesas, cadeiras e guarda-sóis aos seus clientes. É na Praia do Marceneiro que os recifes da Rota Ecológica dos Milagres começam a surgir. O acesso às piscinas naturais pode ser feito a pé, com águas que atingem o tornozelo em dias de lua cheia ou nova. Os banhistas podem nadar, mergulhar e apreciar o belo cenário repleto de peixes coloridos.
É nesta praia que se encontra Capela dos Milagres, onde Whindersson Nunes e Luiza Sonza se casaram. A capela é bastante famosa por suas cerimônias de casamento no estilo “pé na areia”. O local tem um lindo visual, perfeito para tirar belas fotos. Um marco histórico da cidade de Passo do Camaragibe. Por estar em uma propriedade particular, é cobrada uma taxa de R$ 40,00 (por pessoa) para visitar as instalações.
SÃO MIGUEL DOS MILAGRES
Com um pouco mais de 8 mil habitantes, São Miguel dos Milagres é mais um dos 102 municípios que integram o estado de Alagoas. A cidade ainda não faz parte do roteiro dos muitos turistas que se hospedam em Maceió, o que garante a este lugar a preservação de suas praias selvagens. É uma vila de pescadores cortada por apenas uma rua principal e cercada por povoados.
A maior parte dos turistas que visitam este lugar costumam fazer bate e volta de Maceió. Fizemos bate e volta em duas ocasiões que fomos a São Miguel dos Milagres. No entanto, nesta viagem pela Rota Ecológica dos Milagres nos hospedamos na Praia do Toque. Para mais detalhes, veja o tópico HOSPEDAGEM. Este destino turístico está se tornando cada vez mais conhecido, razão pela qual têm sido observadas alterações na cidade, com o surgimento de dezenas de pousadas e casas de temporada ao longo da praia.
A cidade recebeu o nome de São Miguel dos Milagres no século XVI, quando um pescador encontrou na areia da praia um objeto coberto de musgo e algas marinhas. Limpando a peça com cuidado, percebeu que se tratava de uma estátua de São Miguel Arcanjo. Na ocasião, o pescador reparou que uma ferida que tinha na perna havia milagrosamente cicatrizado enquanto realizava o trabalho de limpeza da estátua. A notícia se espalhou e o lugar ficou conhecido como “São Miguel dos Milagres”. São Miguel empresta seu nome a mais de 20 cidades brasileiras.
PRAIA DO RIACHO – A Praia do Riacho é considerada como sendo uma das praias mais bonitas da Rota Ecológica dos Milagres. O local é bastante deserto, garantindo um clima de “minha praia”. Possui uma extensão grande, ideal para aqueles que gostam de caminhar por areia batida. Desta praia partem jangadas guiadas por ex-pescadores que, na maré baixa, levam os visitantes até as piscinas naturais. Há poucos restaurantes oferecendo serviço de praia, mas dá para ser feliz com os que constam na Praia do Riacho.
PRAIA DE SÃO MIGUEL DOS MILAGRES – Foi uma das praias mais bonitas que visitamos. Com ares de Polinésia Francesa, a Praia de São Miguel dos Milagres possui um mar verde-claro maravilhoso. Quase sem ondas, ela mais parece com uma imensa lagoa.
A Praia de São Miguel dos Milagres integra a Costa dos Corais, a maior Área de Proteção Ambiental (APA) da Marinha brasileira.
Logo que você chega a São Miguel dos Milagres, já aparecem moradores para lhe oferecer o passeio de jangada para as piscinas naturais. Negocie o preço. Por serem menos turísticas, você terá mais tranquilidade para curtir as piscinas naturais. Para chegar até elas, é preciso embarcar em uma jangada que parte da própria Praia de São Miguel dos Milagres. O passeio dura em torno de duas horas.
Cuidado porque há muitos, mas muitos ouriços nos corais da Praia de São Miguel dos Milagres. Como eles não se movimentam na maré baixa, o negócio é ficar atento para não pisar em nenhum deles. Falaram que dói à beça se um destes ferrões entrar no pé. Repetindo: Vá calçado(a)!
Com poucas opções de barracas, sempre ficamos no bar Recanto da Mijadela (alguma razão existe para ter este nome). É um local simples, mas com porções e almoço muito bem preparados, cerveja e a água de coco geladas e o atendimento nota dez. Eles fornecem guarda-sol, mesa e cadeiras gratuitamente. Tem banheiros e uma ducha para tirar a água salgada do corpo. Recomendamos, apesar da simplicidade.
PRAIA DO TOQUE – Por causa de um beach club que há na Praia do Toque, é que ela é a mais sofisticada entre todas as praias que compõem a Rota Ecológica dos Milagres. A praia é linda e limpa, quase intocável. Uma das praias mais bonitas que visitamos durante esta nossa viagem. Passamos um dia inesquecível neste lugar.
Nas imediações da Praia do Toque, é possível encontrar casas de temporada interessantes e as melhores pousadas da região. Ficamos hospedados nesta área (veja nossa sugestão no tópico HOSPEDAGEM).
Por toda sua orla, assim que a maré começa a encher, vão se formando piscinas naturais de águas de coloração caribenha e temperatura brasileira, onde é possível relaxar em meio a peixes e corais. É da sua bonita orla que saem passeios de barco e jangada para as piscinas naturais do Toque.
É na Praia do Toque que está localizado o Milagres do Toque Beach Club. Uma opção fantástica! Seu day use oferece redários, deck suspenso, duchas, piscina, restaurante, música ao vivo e toda infraestrutura para passar um dia confortável à beira-mar. Oferece ainda cadeiras e guarda-sóis àqueles que optam por passar um tempo na areia da praia. As comidas e bebidas possuem preços razoáveis. Para consultar valores e obter outras informações, acesse o site oficial do Milagres do Toque Beach Club. A Praia do Toque é praticamente uma praia particular, e você só terá acesso a ela se utilizar a estrutura do beach club.
PRAIA PORTO DA RUA – A praia Porto da Rua encontra-se no centro de São Miguel dos Milagres. Por sua localização, é considerada a praia mais urbana da Rota Ecológica dos Milagres. Isso se deve à sua conexão com o povoado e também ao fácil acesso que possui. É por estas razões que a Praia Porto da Rua é mais agitada que suas vizinhas. Sua paisagem predominante é de pequenos barcos flutuando sobre as águas calmas de um mar verde. Há um banco de corais nesta praia.
Mirante Alto do Cruzeiro: Antes de deixar esta cidade, visite o Mirante Alto do Cruzeiro e contemple, agora do alto, o mar paradisíaco da Praia de São Miguel dos Milagres. É o lugar ideal para ter uma vista da cidade e tirar fotos panorâmicas. Aprecie toda a beleza do entorno desse ponto privilegiado. Para chegar ao mirante, é necessário estar de carro. Apesar da estrada ser curta, a subida é bastante íngreme.
Encontre os melhores planos e tarifas e alugue um carro na Rentcars em até 10x.
.
Fonte de São Miguel Arcanjo: A Fonte de São Miguel Arcanjo fica do lado direito para quem vai acessar o Mirante Alto do Cruzeiro. Esta bica de água mineral encanada é um marco histórico na cidade de São Miguel dos Milagres. Dizem que foi neste lugar que o pescador lavou e limpou a estátua que encontrou na areia da praia e que acabou dando nome à cidade. Reza a lenda que quem bebe a água desta fonte acaba retornando mais vezes a São Miguel dos Milagres. Deve ser vedade, pois já visitamos este destino turístico três vezes… sempre bebendo a água antes de partir.
PORTO DE PEDRAS
A localização entre o mar e uma encosta de pedras fez com que o município recebesse o nome “Porto de Pedras”. Até meados da década de 60, era roteiro de viagens marítimas para Recife. Possuía estaleiros e sua importância para a navegação marítima era tão significativa que a Marinha instalou no local um farol para orientar navios. Com aproximadamente 9 mil habitantes, Porto de Pedras atrai por suas belezas naturais e características culturais de seu povo.
PRAIA TATUAMUNHA – A praia faz parte da famosa Rota Ecológica dos Milagres, no litoral norte de Alagoas. Localizada numa península, é cercada pelo Rio Tatuamunha e pelo mar, cujas águas são calmas e cristalinas. A região faz parte de uma das maiores formações de corais do mundo, a Costa dos Corais, repleta de piscinas naturais e rica vida marinha. Nessa praia, há também um povoado que o visitante pode apreciar construções antigas da época do Império. São imóveis edificados durante as guerras contra os holandeses.
Considerada o santuário do Peixe-Boi, a foz do Rio Tatuamunha é um berçário natural por conta de seus manguezais. Ela atrai turistas do Brasil e do mundo para conhecerem o dócil e simpático mamífero aquático, símbolo do município de Porto de Pedras. A Associação do Peixe-Boi, cuja sede do projeto de preservação da espécie está em Porto de Pedras, realiza visitas guiadas ao manguezal e ao estuário “Boca do Rio”, deslumbrando uma bela paisagem de Mata Atlântica, onde as águas do rio se encontram com as do mar. Tatuamunha é uma palavra indígena que significa “tatu pequeno”.
PRAIA DA LAJE – O mar da Praia da Laje é verde-claro, morno e sem ondas, com os recifes característicos da Costa dos Corais. Uma praia belíssima, mas com pouca infraestrutura para atender seus visitantes. Sua orla conta com vários coqueiros que proporcionam sombra para aqueles que querem se abrigar em dias de sol quente.
PRAIA DO PATACHO – A Praia do Patacho foi uma das grandes estrelas desta nossa viagem. Com seu charme natural e hospedagens cinco estrelas, esse lugar é um convite para as férias tão sonhadas de todos os turistas. Ela já foi considerada por muitos órgãos de turismo como sendo uma das praias mais bonitas do Brasil. Por outro lado, sua beleza, fama e luxo tornaram o Patacho a praia mais cara da Rota Ecológica dos Milagres! Infelizmente, o tempo estava fechado quando visitamos esta praia.
Para se ter uma ideia da perfeição deste lugar, a Praia do Patacho ganhou, pelo segundo ano consecutivo, o “Selo Bandeira Azul” (temporada 2022/2023). No Nordeste, apenas dois estados receberam esta certificação: Alagoas e Bahia. O Selo Bandeira Azul é concedido somente às praias que apresentam gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social atendidos, mantidos e comprovados anualmente. Do restaurante Sonhos do Patacho saem os passeios de jangadas para as piscinas naturais do Patacho.
PRAIA PORTO DE PEDRAS – A última praia da Rota Ecológica dos Milagres (sentido norte de Alagoas), está a Praia Porto de Pedras. Praia bonita com coqueiros água doce e mar. O Farol de Porto de Pedras é visto de vários lugares e fica às margens do rio Manguaba, que separa Porto de Pedras e Japaratinga. Do farol, é possível ter uma vista privilegiada da região, especialmente do encontro do rio com o mar. A vista é linda e os coqueiros ao redor deixam o visual ainda mais especial.
QUANDO IR À ROTA ECOLÓGICA DOS MILAGRES
MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR A ROTA ECOLÓGICA DOS MILAGRES
De acordo com as estações do ano – A escolha de quando ir é algo importante para o sucesso da viagem de quem visita a Rota Ecológica dos Milagres. A alta temporada é no verão, quando o movimento de turistas aumenta um pouco, o tempo fica mais seco e as águas mais claras. De maio a julho, as temperaturas continuam elevadas, mas chove muito e não é uma boa época para quem viaja com o objetivo de pegar praia. Agora, para quem não tem filhos na escola e possui liberdade para tirar férias em qualquer mês do ano, recomendamos ir em março, setembro, outubro ou novembro, que é quando o tempo está firme, as praias sossegadas e os preços mais baixos. No gráfico abaixo, é possível ver, mês a mês, as médias de temperatura (vermelho) e de chuva (azul), obtidas com base em dados climatológicos de diversos anos.
De acordo com a Lua (Tábua de Marés) – As atrações mais procuradas pelos turistas que vão à Rota Ecológica dos Milagres são aquelas que envolvem as piscinas naturais. Sendo grande a expectativa e importância da sua viagem, é fundamental consultar o Calendário Lunar e, se já estiver disponível, a Tábua de Marés, de forma a aproveitar, ao máximo, seus passeios.
Caso ainda não saiba, as piscinas naturais só acontecem na maré baixa, nas luas Nova e Cheia. A vazante faz com que a água fique represada nos recifes/arrecifes, que se transformam, por três ou quatro horas, em aquários. A questão é que, todos os dias, a altura das marés e os horários de seus picos são mudados. Portanto, é oportuno que você procure se programar para estar em seu destino turístico nos dias em que a maré estiver bem baixa no período da manhã, preferencialmente entre 0,0 e 0,3 metro (0,0 é a melhor!).
HOSPEDAGEM
Ficamos hospedados em uma casa no Condomínio Morada do Toque – Casa 08 (9,4), na cidade de São Miguel dos Milagres. Foi perfeito para aproveitar as praias da Rota Ecológica dos Milagres. Acreditamos ter sito boa a nossa escolha, tanto em relação à localização quanto às instalações da acomodação e do condomínio. Sugerimos que você também considere se hospedar no mesmo lugar onde ficamos.
A seguir, listamos outras excelentes opções de hospedagem em São Miguel dos Milagres. Encontre a acomodação que melhor atenda às suas necessidades.
Sofisticadas: Pousada Villa Italiana (9,5) || Pousada Marceneiro (8,9)
Confortáveis: Pousada Ricoco (9,0) || Pousada do Sonho (8,5)
Econômicas: Pousada Paraíso dos Milagres (8,8) || Pousada Estalagem Bom Jesus (8,9)
Caso esteja interessado em se hospedar em um resort all inclusive, há na cidade vizinha de Japaratinga uma hospedagem bastante procurada pelos turistas que visitam a região, o Japaratinga Lounge Resort – All Inclusive (9,6).
ELETRICIDADE E TOMADAS
Os três municípios que compõem a Rota Ecológica dos Milagres operam em correntes de 220 volts. Aos que não residem no Brasil, o padrão das tomadas em nosso país é o tipo N.
SAÚDE
Capriche no filtro solar, pois com o sol do Nordeste brasileiro não se brinca! Por ventar bastante, você até pode achar que não está se queimando, o que é um grande erro! Use boné/chapéu, proteja as regiões do seu corpo que menos pegam sol e, se tiver com crianças, vista-as com blusas contra raios UV. A falta de cuidado com o sol pode estragar o seu passeio. Ingira bastante líquido, mantendo-se sempre hidratado. Leve seus medicamentos de uso contínuo (se tiver) e, por precaução, aqueles que podem ser úteis durante sua estada na região.
Contratar um Seguro Viagem é algo importante para a tranquilidade e segurança de qualquer viagem. O seguro oferece cobertura para situações inesperadas, como problemas de saúde, acidentes, perda de bagagem, cancelamentos de voos e outros imprevistos. Compare planos e encontre os melhores preços das principais seguradoras no site da Seguros Promo.
SEGURANÇA
As cidades e povoados da Rota Ecológica dos Milagres têm uma baixa taxa de criminalidade e em nenhum momento nos sentimos ameaçados ou preocupados com riscos relacionados à violência ou crimes. Para garantir uma estada segura e sem incidentes, mantenha-se atento ao que acontece ao seu redor. Aos estrangeiros, aconselhamos deixar o passaporte original guardado na hospedagem e andar somente com a cópia (colorida) das páginas de identificação.
"Viajar é mudar a roupa da alma." - Mário Quintana