Salvador
Planejando sua viagem a SALVADOR
Mesmo que sua intenção seja passar os dias curtindo as praias de Morro de São Paulo, Barra Grande, Itacaré ou Costa do Sauípe, vale a pena reservar dois ou três dias para conhecer a capital do estado. Uma cidade vibrante, colorida, repleta de belezas naturais, com uma história fascinante e rica em cultura também merece sua visita. Nosso destino principal era Morro de São Paulo, mas, antes de embarcarmos no catamarã para esta ilha, dedicamos alguns dias para que nosso filho, nora e netos pudessem conhecer Salvador.
Com base em nossas experiências, preparamos um guia prático, para que você possa explorar as principais atrações de Salvador em apenas dois dias.
Casal VisiteiGostei
Neste post, você encontrará os seguintes tópicos:
• Sobre Salvador
• Dicas de viagem: O que fazer em Salvador
• Quando ir a Salvador / Melhor época para visitar
• Hospedagem
• Eletricidade e tomadas
• Transporte
• Saúde
• Segurança
• Alimentação
• Souvenirs
SOBRE SALVADOR
O município foi fundado em 1549 como sendo a primeira capital do Brasil. Sua história está vinculada à contribuição ativa de portugueses e africanos, assim como pela sua importância no contexto do Brasil Colônia. Aliás, em nenhuma outra cidade brasileira a cultura dos escravos africanos foi preservada tão bem como em Salvador. Conhecida como a cidade mais negra fora do continente africano, mais de 80% da sua população é declarada negra. Além da capoeira, isso é bem evidente na religião (candomblé) e na alimentação.
A cidade perdeu espaço ao longo do tempo, mas ainda é um dos principais centros urbanos do Brasil. Com aproximadamente 3 milhões de habitantes, Salvador é o 4º município mais populoso do Brasil, ficando atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A cidade apresenta um rico acervo histórico e cultural, com destaque para o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e também o Pelourinho (Centro Histórico), tido como Patrimônio Mundial pela Unesco. Salvador é considerada “A cidade mais animada do Brasil“.
DICAS DE VIAGEM SALVADOR
O QUE FAZER EM SALVADOR
Sem pagar nada a mais por isso, faça suas reservas através de nossos links. Apoie este blog.
1º DIA…
IGREJA DE NOSSO SENHOR DO BONFIM – Nosso Senhor do Bonfim é a mais famosa de todas as centenas de igrejas de Salvador. Atrai pessoas de diferentes credos ao mesmo tempo: Na igreja, por um lado, Oxalá, o deus supremo do candomblé, é venerado e, por outro lado, a igreja é o local do culto cristão. A festa anual da Lavagem do Bonfim é amplamente celebrada, na qual envolve uma procissão pela cidade antes que as mulheres lavem os degraus da igreja com água de cheiro. Além disso, a Igreja do Bonfim é o lugar onde as pessoas podem colocar as famosas pulseiras coloridas e fazer três nós para três desejos diferentes. Colocamos a Igreja do Bonfim como primeiro ponto turístico a ser visitado porque ela é fora de mão, distante das outras atrações sugeridas neste post.
PRAIA PORTO DA BARRA – Localizada entre os fortes de São Diogo e o de Santa Maria, Porto da Barra é considerada a melhor praia pequena de Salvador. Frequentada principalmente pelos moradores, costuma encher nos finais de semana e feriados. É uma praia de águas calmas para banho.
PRAIA DO FAROL BARRA – Todos que visitam Salvador devem fazer um passeio pela praia do Farol da Barra. Como uma Ipanema em tamanho menor, o local é bonito e limpo, com ondas que quebram suavemente e muitas oportunidades para observar as pessoas. No Carnaval e no Réveillon, está no centro das comemorações da cidade.
Estando você na praia do Farol da Barra, não deixe de visitar as piscinas naturais que lá existem. Através das oscilações das marés cheia e baixa, elas se formam entre as rochas que ficam bem atrás do Farol da Barra. A mais famosa destas piscinas é a Buraco da Sereia. Por estarmos com crianças, não arriscamos andar sobre as rochas para conhecer esta particularidade da praia do Farol da Barra. É possível fotografá-las quando estiver visitando o Farol da Barra.
Os melhores preços de passagens aéreas estão no buscador Skyscanner. Compare opções de voos de mais de 500 companhias.
.
FAROL DA BARRA – O Farol da Barra é o cartão-postal e um dos principais pontos turísticos de Salvador. É um destino popular tanto para turistas quanto para moradores locais. Visitando o Farol da Barra, você, automaticamente, conhecerá o Forte de Santo Antônio e o Museu Náutico da Bahia. Paga para entrar. Estudantes, moradores, crianças e idosos pagam meia. Aberto também aos finais de semana e feriados.
Ao passar pelo Museu Náutico da Bahia, você se deparará com um acervo histórico formado por objetos de diversas épocas, alguns deles submersos por até 300 anos, e que ajudam a compreender a relação do homem com o mar e da Bahia com o Farol. Muito interessante!
Erguida em 1536, foi a primeira torre de sinalização das Américas. A torre, com mais de 22 metros de altura, pode ser vista a 70 km de distância. Se você subir até a parte superior do farol, será contemplado com uma vista maravilhosa da Baía de Todos os Santos. Do pátio do Forte de Santo Antônio ou do alto do farol, é possível fotografar as piscinas naturais da praia do Farol da Barra.
MORRO DO CRISTO – A 550 metros do Farol da Barra, no topo de uma colina, você encontrará um “Monumento a Jesus, O Salvador”. A imagem de sete metros de altura, esculpida em mármore Carrara, foi inaugurada em 1920, onze anos antes do icônico monumento carioca ao “Cristo Redentor”.
Este morro, conhecido como “Morro do Cristo”, foi totalmente reformado em 2018 pela prefeitura da cidade, sendo transformado em uma das áreas mais visitadas de Salvador. Com gramados bem cuidados, escadas macias, ambiente limpo e seguro, o espaço oferece lindas vistas de Salvador e de suas praias.
É comum as pessoas se reunirem no final da tarde para observar o pôr do sol. Todos os dias, dezenas de pessoas vão ao Morro do Cristo para, das suas muretas ou do seu extenso gramado, assistirem ao bonito espetáculo. Leve sua câmera fotográfica e/ou celular e aproveite o passeio, que, com certeza, renderá belíssimas fotos. É o local para apreciar o pôr do sol que sugerimos para seu primeiro dia em Salvador.
BARZINHOS DA BARRA – Para fechar o seu primeiro dia na capital baiana, colocamos no roteiro um jantar ou um happy hour nos barzinhos da Barra. A partir das 17h, os barzinhos da orla marítima do Farol da Barra acabam sendo o ponto de encontro mais concorrido da cidade, principalmente no verão. Para quem gosta de uma cerveja e petiscos num ambiente familiar e descontraído, os bares do calçadão do Farol da Barra são excelentes locais na cidade de Salvador. O final de tarde e as primeiras horas da noite são os melhores horários para desfrutar do local. Há bastante policiamento nesta área.
2º DIA…
Salvador compreende o maior conjunto de edifícios barrocos do continente, que está localizado no Centro Histórico da cidade, no Pelourinho. São aproximadamente 800 prédios dos séculos XVII a XIX. Esta área revela uma visão empolgante do passado da cidade e do país. Vale a pena passear pelas ruelas e becos do lugar histórico e absorver o clima especial.
IGREJA SANTÍSSIMO SACRAMENTO DO PASSO – A Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo leva este nome devido a estar localizada na Rua do Passo, que tradicionalmente é o caminho da procissão dos sete passos de Jesus. Tal procissão é realizada pelos Carmelitas durante a semana Santa, mais especificamente, na sexta-feira da Paixão. O primeiro passo simbólico dos sete passos de reflexões de Jesus até o calvário é feito em frente à igreja.
A igreja ficou conhecida mundialmente após ter as escadarias de acesso como o principal cenário do filme “O Pagador de Promessas”, gravado no ano de 1962. O drama, escrito e dirigido por Anselmo Duarte e baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes, conta a história de um homem que carrega uma cruz desde sua terra, no interior da Bahia, até a Igreja de Santa Bárbara em Salvador, onde a oferecerá ao padre local. O filme ganhou a “Palma de Ouro“, no Festival de Cannes.
BAR DE NEUZÃO – Salvador é uma cidade na qual ocorrem filmagens para o cinema, novelas, comerciais de TV, etc. A região do Centro Histórico, no entanto, talvez seja onde mais ocorra tais produções audiovisuais. Um local que virou ponto de referência no Pelourinho é o Bar de Neuzão, do filme “Ó paí, Ó“, que mais tarde se tornou um seriado, produzido e exibido pela Rede Globo. Na realidade, seu nome é “Bar do Calçadão”, mas, para muitos, principalmente para os turistas, é o Bar de Neuzão. Fácil de ser visitado, o bar fica localizado na esquina do Largo do Pelourinho com a Baixa dos Sapateiros, ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Mesmo com toda simplicidade, pare por lá para tomar algo e tirar algumas fotos.
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS – Incapazes de realizar o culto nas igrejas dos senhores, os escravos brasileiros construíram a sua própria em Salvador, terminando a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos no século 18. Com duas torres sineiras pintadas em azul claro e branco, é um edifício com arquitetura refinada que ainda hoje prospera e funciona. Os serviços religiosos são uma mistura de catolicismo e candomblé, e os visitantes geralmente são bem-vindos para observá-los. Possui altares neoclássicos no interior e um pequeno cemitério de escravos nas traseiras. É de fácil acesso, pois fica na parte mais baixa do Largo do Pelourinho, ao lado do Bar de Neuzão. Aberta à visitação mediante o pagamento de uma pequena e simbólica taxa.
CASA MICHAEL JACKSON – Outro local em Salvador que foi filmado e ganhou fama no mundo inteiro também se encontra no Largo do Pelourinho, quase em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. As cenas foram gravadas na sacada de um casarão histórico de dois andares, onde o astro norte-americano Michael Jackson e o Olodum gravaram o videoclipe “They Don’t Care About Us“. É permitido aos visitantes entrarem no casarão para fazerem um registro na sacada, ao lado de um manequim do famoso pop star.
IGREJA DE SÃO FRANCISCO – Localizada no Largo do Cruzeiro São Francisco, no Centro Histórico de Salvador, a Igreja de São Francisco é outra grande atração da capital baiana. Sua primeira conclusão se deu no final do século XVI. Apenas algumas décadas depois, o prédio foi destruído durante um ataque holandês. A igreja que pode ser visitada hoje foi edificada no início do século XVIII. A cruz ao centro, feita de pedra calcária, foi erguida entre 1805 e 1808. Os cruzeiros caracterizam a presença de igrejas franciscanas. Em 1938, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) tombou a igreja e o convento de São Francisco por sua importância cultural.
A primeira impressão que se tem é de uma arquitetura simples. Contudo, assim que se entra na igreja, percebe-se a sua riqueza, tanto em material como em detalhes. Sua decoração interior é única, tendo sido ricamente projetada por vários artistas da época, levando 150 anos para ser concluída. Um destaque especial é o altar, que é decorado continuamente com ouro. Acredita-se que cerca de 1.000 kg de ouro verdadeiro foram usados na decoração da Igreja de São Francisco. É um importante marco de Salvador e consegue tirar o fôlego de qualquer pessoa que a visita pela primeira vez. Essa igreja é considerada uma das mais belas do Brasil.
A Igreja e o Convento de São Francisco também se destacam pela área de azulejos portugueses que reveste o claustro e a sacristia, reproduzindo cenas bíblicas e a vida de São Francisco de Assis. São cerca de 30 mil peças que compõem os 110 painéis da igreja e convento, num total de 550 m² de área em azulejos. A Igreja de São Francisco tem o título de uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.
LARGO TERREIRO DE JESUS (PRAÇA 15 DE NOVEMBRO) – Localizado na parte mais antiga do Centro Histórico, o Largo Terreiro de Jesus, um dos locais mais visitados no Pelourinho, é uma praça de grande importância para cidade. Em meados de 1550, os jesuítas receberam do governador da Bahia uma área para que os padres da Companhia de Jesus construíssem uma capela e o edifício do Colégio dos Jesuítas. Devido a constante presença dos padres da Companhia de Jesus, o largo em frente passou a ser conhecido como “Terreiro de Jesus”. No entorno da praça, encontram-se diversos pontos turísticos de Salvador. De todos os pontos do Largo Terreiro de Jesus, somente entramos na adega O Cravinho e nas lojas de souvenirs. Nos demais, devido à quantidade de atrativos a serem visitados no 2º dia, bastou uma foto da fachada.
ADEGA O CRAVINHO – O primeiro dos pontos turísticos no Largo Terreiro de Jesus que sugerimos a você visitar é a adega O Cravinho. É um local com tonéis, petiscos e cachaças de diversos tipos. A cachaça de cravinho é uma bebida tipicamente regional. Elaborada com a infusão de cachaça artesanal com cravo, canela e limão, possui um sabor adocicado e picante. É indicada para todos os amantes da cachaça e para os turistas que querem experimentar a bebida tradicional da cidade. Se não quiser consumir nada, entre somente para conhecer e tirar algumas fotos desta atração de Salvador. Aberto das 11h até as 22h30, a adega também serve refeições a seus clientes – (71) 3322-6759.
FACULDADE MEDICINA DA BAHIA – Recém-chegado a Salvador, Dom João terminou a proibição de cursos superiores no Brasil e criou a Escola de Cirurgia da Bahia. Mais tarde, em 1832, a primeira faculdade de medicina do país veio a receber o nome de Faculdade de Medicina da Bahia. Em 1887, a faculdade formou a primeira médica diplomada no Brasil, a gaúcha Rita Lobato Velho Lopes. Foi também a primeira instituição do Brasil no uso clínico de raio X.
CATEDRAL BASÍLICA DE SALVADOR – Construída pelos jesuítas no local de sua primeira igreja no que hoje é Salvador, a catedral da cidade é uma vasta construção do século XVII, no Largo Terreiro de Jesus. É escultural, despretensiosa por fora, mas, segundo relatos, cintilante em ouro por dentro. É frequentemente utilizada para concertos, eventos e serviços religiosos.
IGREJA DE SÃO PEDRO DOS CLÉRIGOS – A Igreja de São Pedro dos Clérigos é outra atração no Largo Terreiro de Jesus. Com as mesmas características de outras igrejas baianas do começo do século XVIII, foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 1941, por sua importância cultural.
IGREJA DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO DOMINGOS – Nosso último ponto turístico no Largo Terreiro de Jesus é a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos. A igreja teve sua construção iniciada em 1731. Porém, com o intuito de que fosse aberta uma claraboia no altar-mor, a mesma sofreu uma severa reforma entre os anos de 1873 e 1888. Na ocasião, as talhas douradas do teto foram sacrificadas. Segundo relato, possui mobiliário em jacarandá e valioso acervo produzido por artistas baianos.
PRAÇA DA SÉ – A Praça da Sé, que nada tem a ver com a de São Paulo, principalmente na dimensão, é um ponto de passagem para quem vai a pé do Largo Terreiro de Jesus para o Elevador Lacerda. Há nela um chafariz, uma estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares e diversas barracas com souvenirs e bugigangas de tudo quanto é tipo.
MONUMENTO DA CRUZ CAÍDA – O Monumento da Cruz Caída homenageia o desaparecimento da antiga Igreja da Sé, que durou de 1553 a 1933. A cruz tem 12 metros de altura e é um dos locais mais visitados pelos turistas que vão a Salvador. Dos monumentos que vimos, julgamos ser o mais bonito da cidade! Impossível passar por ele sem parar para tirar foto da cruz e da bonita paisagem que se tem da Cidade Baixa, marina, Mercado Modelo, etc. Retorne a este ponto turístico para apreciar o pôr do sol do seu 2º dia em Salvador.
PRAÇA TOMÉ DE SOUZA – A estátua de Tomé de Souza, primeiro governador do Brasil, os Palácios Rio Branco e Tomé de Souza, e um enorme letreiro com nome da cidade estão instalados nesta praça, bem em frente ao Elevador Lacerda. Passagem e parada obrigatória para tirar uma foto e registrar sua estada em Salvador. Caso haja ciganas nesta área ou nas imediações do Mercado Modelo, não permita que elas leiam sua mão.
ELEVADOR LACERDA – O Elevador Lacerda é uma das atrações turísticas mais importantes e símbolo de Salvador. Para conectar as partes altas e baixas da cidade, um elevador foi construído em 1873. Ele faz uma ponte sobre uma ribanceira de 85 metros, levando o público para cima e para baixo em 30 segundos, centenas de vezes por dia e proporcionando vistas deslumbrantes da baía e da cidade. Utilizado por milhares de pessoas todos os dias, é um meio de transporte eficiente, prático e econômico. O elevador deve seu nome atual ao empresário que o mandou construir, Antônio Lacerda.
MERCADO MODELO – Construído em 1912, o Mercado Modelo localizava-se entre a Casa da Alfândega e a Escola de Aprendizes de Marinheiros. Em 1969, um incêndio destruiu o local e, com isso, em 1971, ele se mudou para a Praça Cayru. Em 1984, foi novamente destruído por outro incêndio. A partir de então, uma nova reforma foi realizada no prédio, reforçando sua estrutura.
Dentro do grande galpão, há mais de 260 lojas, nas quais quase tudo pode ser comprado. Não há melhor lugar para adquirir souvenirs do que no Mercado Modelo de Salvador, o maior centro de artesanato da América Latina. Lá, você encontrará as peças típicas da cultura baiana, como fitinhas do Senhor do Bonfim, patuás, berimbaus e outros instrumentos musicais, bordados e rendas, além de pimentas e temperos para todos os gostos. Dificilmente você sairá do Mercado Modelo sem comprar alguma coisa. No piso superior, há dois agradáveis restaurantes que servem refeições da culinária baiana.
ACARAJÉ DA CIRA – Colocamos a barraca da Cira, no Largo da Mariquita, no bairro Rio Vermelho, como sendo um dos pontos turísticos que você deverá visitar quando for a Salvador (Não nos pergunte o porquê destas informações não estarem no tópico “ALIMENTAÇÃO”). O quitute mais típico da Bahia foi eleito pelos soteropolitanos e diversos órgãos de gastronomia como “O melhor acarajé de Salvador“. Cira aprendeu com a mãe a preparar o delicioso acarajé, que, além do bolinho crocante, vai vatapá, molho de pimenta, salada de tomate e generosos camarões secos. É comum haver fila para comprar esta delícia. Prepare-se para repetir, comendo outro acarajé da Cira.
BAIRRO RIO VERMELHO – Rio Vermelho é o bairro boêmio de Salvador. Muitos jovens da cidade passam a noite nesta região, lotando as praças, ouvindo música e entrando e saindo de bares e restaurantes. Muitos artistas também aportam por lá, de músicos a capoeiristas, apresentando-se pelas ruas em busca de uns trocados. No Largo da Mariquita, ao lado da barraca da Cira, há um barzinho bem gostoso, onde é possível tomar uma bebida e comer porções, ao ar livre e sentindo a brisa do mar. O pessoal deste bar e restaurante, bem no estilo baiano “paz e amor”, permite que seus clientes comprem o acarajé da Cira e comam em suas mesas, tal como registrado na foto acima.
Atravessando a rua que fica em frente ao Largo da Mariquita, você encontrará, em uma área reservada, muitos bares e restaurantes bem decorados e com música ao vivo. Valeu a pena dedicar uma noite para jantarmos em um deles.
QUANDO IR A SALVADOR / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR SALVADOR
A escolha de quando ir é algo importante para o sucesso da viagem de quem visita Salvador. A alta temporada é no verão, quando a cidade fica movimentada, o tempo mais seco e as águas mais claras. De abril a julho, as temperaturas continuam elevadas, mas chove muito e não é uma boa época para quem viaja com o objetivo de pegar praia. Para quem não tem filhos na escola e possui liberdade para passear em qualquer mês do ano, recomendamos ir em março, setembro, outubro ou novembro, que é quando o tempo está firme, a cidade sossegada e os preços mais baixos.
No entanto, se você gosta de agito e não se importa de pagar mais caro, o melhor momento para conhecer a cidade é no período que compreende do Natal até uma semana após o Carnaval. O Carnaval de Salvador é o que atrai mais pessoas no mundo: são 1 milhão de turistas contra os 720 mil do Rio de Janeiro. Foi com esta performance que a capital baiana entrou para o Guinness Book como “O maior Carnaval de rua do mundo“.
No gráfico abaixo, é possível ver, mês a mês, as médias de temperatura (vermelho) e de chuva (azul), obtidas com base em dados climatológicos de diversos anos.
HOSPEDAGEM
Há em Salvador opções de hospedagem de todos os tipos e para todos os bolsos, desde alojamentos econômicos até hotéis cinco estrelas. Os hotéis e pousadas da Barra deixam você perto das duas melhores praias de Salvador, o Porto da Barra e o Farol da Barra. O Rio Vermelho possui uma oferta variada de barzinhos, restaurantes e duas praias, Paciência e Buracão, consideradas razoáveis. A única desvantagem deste bairro é estar distante da maioria dos pontos turísticos da cidade. Já Ondina está no meio caminho, entre as praias da Barra e a vida noturna do Rio Vermelho, sendo também uma excelente opção para se hospedar. Recomendamos: Portobello Ondina Praia – (71) 2203-6000.
Em se tratando de uma curta permanência em Salvador, talvez possa ser interessante uma hotel, pousada ou hostel no Centro Histórico, para ficar perto de tudo e poder agilizar os passeios. A região do Centro Histórico é bastante recomendada se você deseja um experiência mais profunda com as atrações históricas e culturais. É a área onde os estrangeiros mais se hospedam na capital baiana. Se esta for a sua opção, recomendamos: Hostel Cores do Pelô – (71) 99257-3791. Durante a alta temporada, é aconselhável reservar sua acomodação com antecedência, pois os melhores lugares se esgotam com facilidade.
ELETRICIDADE E TOMADAS
Salvador opera em correntes de 127 volts. Aos que não residem no Brasil, o padrão das tomadas em nosso país é o tipo N.
TRANSPORTE
O Aeroporto Internacional de Salvador (SSA) fica localizado no município vizinho de Lauro de Freitas. Afastado da cidade, está distante 32 km do Farol da Barra e 28 km do Pelourinho. Com trânsito, pode-se gastar mais que duas horas neste percurso. Acreditamos que as opções transporte por aplicativo e táxi sejam as melhores para conectar o aeroporto com as regiões hoteleiras e turísticas. De forma a não perder o voo, saia com bastante antecedência caso seu retorno ao aeroporto se dê num dia da semana e no início ou final da tarde.
Para a nossa estada em Salvador, não tivemos necessidade de alugar carro e nem pegar metrô. Aliás, o metrô da capital baiana é um meio de transporte eficiente e muito elogiado por todos que o utilizam. Para chegar às atrações utilizamos dois meios de transporte: Uber e caminhada. Nada mais do que isso!
SAÚDE
Capriche no filtro solar, pois com o sol do Nordeste brasileiro não se brinca! Por ventar bastante, você até pode achar que não está se queimando, o que é um grande erro! Use boné/chapéu, proteja as regiões do seu corpo que menos pegam sol e, se tiver com crianças, vista-as com blusas contra raios UV. A falta de cuidado com o sol pode estragar o seu passeio. Recomenda-se ingerir bastante líquido, mantendo-se sempre hidratado. Com o preço praticado, dá para tomar muita água de coco. Leve um calçado confortável para andar bastante pelo Centro Histórico.
Contratar um Seguro Viagem é algo importante para a tranquilidade e segurança de qualquer viagem. O seguro oferece cobertura para situações inesperadas, como problemas de saúde, acidentes, perda de bagagem, cancelamentos de voos e outros imprevistos. Compare planos e encontre os melhores preços das principais seguradoras no site da Seguros Promo.
SEGURANÇA
Uma das maiores preocupações que se tem antes de viajar a Salvador é a questão da segurança nesta cidade. Não queremos dizer que não há problemas com a criminalidade em Salvador, mas, felizmente, não tivemos nenhuma experiência ruim e gostaríamos de afastar um pouco o seu medo. Fizemos a nossa parte não andando sozinhos tarde da noite por áreas consideradas perigosas e nem expusemos qualquer objeto que pudesse despertar interesse nos ladrões. Tem mais gente que também não facilita: muitas atrações no Centro Histórico encerram suas atividades às 22h e vários motoristas de aplicativo evitam trabalhar de madrugada. O Centro Histórico, que sempre foi considerado uma região perigosa, agora tem sua segurança reforçada. A polícia militar de Salvador tem realizado operações nos principais corredores turísticos do município. Basta andar pela cidade, de dia ou de noite, para ver a grande quantidade de militares e viaturas policiais nas ruas. Há policiais em cada esquina para fazer turistas e moradores se sentirem seguros. Por outro lado, também se levanta a questão de quão alto deve ser o índice de criminalidade para que uma força policial tão grande seja necessária. Nós rapidamente suprimimos essa pergunta porque a resposta poderia inibir a vontade de explorarmos este maravilhoso lugar.
Para que a sua estada seja boa e tranquila em Salvador, tal como foi a nossa, seguem alguns conselhos: 1º) Se você for assaltado, não reaja, em nenhuma circunstância; 2º) Não estacione seu carro em lugares desertos e nem o deixe sem vigilância; 3º) Todos os objetos de valor devem ser mantidos no cofre do quarto do hotel. É melhor não usar joias e relógios para passear e é aconselhável levar o celular no bolso, em vez de na mão; 4º) Ande com pouco dinheiro e escondido; 5º) À noite, nunca saia na rua sozinho; 6º) Aos estrangeiros, aconselhamos deixar o passaporte original guardado no hotel e andar somente com a cópia (colorida) das páginas de identificação.
ALIMENTAÇÃO
Salvador possui uma gastronomia muito saborosa e bastante diversificada. Pelo fato de se localizar no litoral, peixes e frutos do mar são bem comuns em sua culinária. Também comum é a utilização do leite de coco, do azeite de dendê e da pimenta em boa parte dos pratos da cozinha baiana. Você certamente vai se deparar com uma explosão de sabores, aromas e cores marcantes. São típicas das cidades do litoral da Bahia as seguintes iguarias: moqueca baiana, acarajé, vatapá, caruru, mugunzá, caldo de sururu e xinxim de galinha. No tocante aos doces, a mais característica é a cocada, e na bebida, a cachaça de cravinho. Contudo, o mais típico e conhecido de todos os alimentos é o acarajé.
SOUVENIRS
Além dos muitos pontos que se tem para comprar uma lembrancinha para algum familiar ou amigo, gostaríamos de indicar um local que você, com certeza, irá adorar: Levite Bahia Ateliê (Rua das Laranjeiras, 20 – Pelourinho. (71) 98702-7099). O cara é fantástico! São peças únicas! Num preço pra lá de camarada, o artista fabrica peças de vestuário utilizando partes de outras vestimentas, deixando seus produtos super transados e exclusivos. Às mulheres, este ateliê de costura é como se fosse uma evolução da sua costureira. Não deixe de visitar.
Comments are closed here.