Divisões da Terra
Paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para atender a múltiplos objetivos. A principal função dessas linhas é estabelecer, em graus, as latitudes e as longitudes, para, assim, precisar as coordenadas geográficas dos diferentes lugares da Terra.
Linha do Equador – Considerado o principal paralelo, a Linha Imaginária do Equador (latitude = 0°) divide o globo terrestre horizontalmente em dois hemisférios: o Norte, com latitudes positivas, e o Sul, com latitudes negativas. Em relação ao clima, as cidades que se encontram mais próximas da Linha do Equador apresentam altas temperaturas, enquanto que as mais distantes convivem com temperaturas mais baixas. Em se falando em frio ou calor, há que se considerar ainda que a altitude das cidades também exercem influência sobre as temperaturas delas. Quito, por exemplo, encontra-se na Linha do Equador, mas é bem mais fria do que Macapá! A primeira está a 2850 m de altitude, enquanto que a capital do Amapá está a 12 m, praticamente no nível do mar.
Meridiano de Greenwich – Considerado o principal meridiano, a Linha Imaginária de Greenwich (longitude = 0°) divide o globo terrestre verticalmente em dois hemisférios: o Leste (Oriente), com longitudes positivas, e o Oeste (Ocidente), com longitudes negativas. O Meridiano de Greenwich é o ponto inicial para o cálculo dos fusos horários. Há 24 meridianos (24 fusos/horas), contudo convencionou-se adotar como referencial o que passa pelo “Royal Observatory Greenwich“, em Greenwich, Inglaterra.
Comments are closed here.