Barcelona, Espanha
Planejando sua viagem a BARCELONA
Neste post, você encontrará os seguintes tópicos:
• Sobre Barcelona
• Dicas de viagem: O que fazer em Barcelona
• Informações básicas para sua viagem
• Quando ir a Barcelona / Melhor época para visitar
• Hospedagem
• Transporte
• Saúde
• Cultura e Costumes
• Segurança
• Alimentação
• Souvenirs
SOBRE BARCELONA
Barcelona tem algo para todos seus visitantes, pois é uma mistura de praia, cidade e montanhas. Qualquer pessoa que sair de férias em qualquer lugar do mundo não deve deixar de ir à Espanha e, claro, a Barcelona. Mesmo se você tiver apenas um orçamento de viagem relativamente pequeno, é possível se divertir e ser feliz na “Cidade de Gaudí“. Dá para comer barato e passar uma noite agradável em Barcelona sem gastar muito dinheiro. Em Barcelona, quase todos os dias algum agito está acontecendo. No verão, festas de rua acontecem em todos os bairros. Lá você pode se misturar com as pessoas e celebrar juntos. O importante é que você conheça os lugares certos e não pise nas armadilhas para turistas.
Devido à sua localização estratégica no Mar Mediterrâneo, Barcelona tem o porto mais importante do país. Em se falando de arquitetura, Barcelona possui nove edifícios considerados Patrimônio Mundial da UNESCO. Dos nove, sete foram projetados por Gaudí. Sua cultura, o clima mediterrâneo e sua extensa gastronomia têm uma grande atração para muitas pessoas visitarem esta cidade. Afinal, é o turismo a principal fonte de renda de Barcelona. A Espanha é o terceiro país mais visitado no mundo, sendo os Estados Unidos o primeiro e a França o segundo.
DICAS DE VIAGEM BARCELONA
O QUE FAZER EM BARCELONA
Sem pagar nada a mais por isso, faça suas reservas através de nossos links. Apoie este blog.
SAGRADA FAMÍLIA – De todas as atrações de Barcelona, a Sagrada Família é a mais famosa. Desde 1882, no meio da cidade, uma catedral está sendo construída de acordo com os planos de Gaudí. Sua conclusão está prevista para 2026 (?!). Há em Barcelona muitos edifícios projetados pelo arquiteto Antoni Gaudí, mas a Sagrada Família, com seus 172 metros de altura, é o mais deslumbrante. Mesmo inacabada, ela é linda, tanto por fora como por dentro. Os pilares são como árvores que se ramificam no teto e os impressionantes vitrais dão à igreja uma atmosfera calorosa e bonita. Aqueles que estão livres de vertigem e têm tempo para esperar, também podem comprar um bilhete para a plataforma de observação na torre. Tem-se uma excelente vista de toda a cidade a partir da plataforma. Por falar em bilhete, a fila em frente ao caixa costuma ser longa. Você pode ficar por mais de uma hora sob o sol escaldante. Ciente disto, você deve ir para lá o mais cedo possível. Aliás, essa dica vale para todas as atrações turísticas de Barcelona. Os ingressos devem ser comprados com antecedência, especialmente no verão. Se adquiridos no site da Barcelona Tickets, eles custam um pouco menos do que na bilheteria da igreja. A estação do metrô mais próxima é a Sagrada Família, servida pelas linhas L2 e L5. Os horários de funcionamento são: de novembro a fevereiro, das 09h às 18h; março e outubro, das 09h às 19h; de abril a setembro, das 09h às 20h.
Antoni Gaudí foi um arquiteto espanhol e representante do movimento catalão do modernismo. Além da Sagrada Família, outros projetos de Gaudí também são mundialmente conhecidos, como o Parque Güell, a Casa Batlló (Casa dos Ossos), a Casa Milà (La Pedrera) e o Palau Güell.
Os melhores preços de passagens aéreas estão no buscador Skyscanner. Compare opções de voos de mais de 500 companhias.
.
PARQUE GÜELL – Bastante popular entre turistas e moradores locais, o Parque Güell é o parque mais conhecido da cidade. Em 1899, o conde Eusebio Güell comprou um terreno e convidou Antoni Gaudí para tocar um projeto que previa a construção de um condomínio, inspirado nos da Inglaterra, para os burgueses de Barcelona. Gaudí idealizou uma cidade-jardim, na qual 60 moradias, a arte e a natureza deveriam estar conectadas. O projeto fracassou, pois os ricos da cidade achavam o lugar longe do centro e pouco urbanizado. Em 1918, quando Güell morreu, o empreendimento foi vendido para a prefeitura de Barcelona, que decidiu fazer um parque. Este parque, construído de pedra, mosaicos e de um colorido ímpar, se tornou famoso mundialmente. Tudo na obra de Gaudí tem significado religioso, natural ou patriótico.
Para os visitantes, 95% do parque está aberto, mas a área da entrada principal, a que possui as esculturas de Gaudí, está sujeita à cobrança. Se você quiser entrar nesta área, a zona monumental, você tem que comprar um bilhete e, em alguns casos, esperar algumas horas para adentrar ao recinto.
Na grande praça oval, você pode encontrar muitas pequenas obras de arte e tesouros, porque é um ponto de encontro central para visitantes, músicos, pintores e artistas de rua. Muito apreciada pelos turistas é a cruz de pedra. Está localizada no ponto mais alto do parque. Há ainda a sala das cem colunas e, no centro do parque, o enorme terraço La Placa. A vista que se tem a partir dele é impressionante! Você pode ver todos os pontos turísticos de Barcelona e também o quão grande é a cidade.
Chegue de metrô descendo na estação Vallcarca (L3, linha Verde) e andando por mais 20 minutos (siga as setas verdes no caminho). Você também pode chegar de ônibus (linha 24 ou 92) ou de ônibus panorâmico Hop-on Hop-off (rota Azul). Chegue o mais cedo possível e curta o parque tranquilamente, tirando fotos sem concorrer com uma porção de turistas. Se você chegar 30 minutos antes do horário oficial da entrada no parque, poderá entrar na zona do monumento sem pagar nada!
PASSEIG DE GRACIA – O Passeig de Gracia é uma das ruas comerciais mais famosas de Barcelona. É também considerada a rua mais cara da Espanha. Além de todo luxo que há nesta importante rua, encontram-se ainda nela a Casa Batlló e a Casa Milà, impressionantes edifícios modernistas projetados por Gaudí. A estação de metrô mais próxima é a Diagonal, servida pelas linhas L5 e L3.
CASA BATLLÓ (CASA DOS OSSOS) – Caminhando pelo Passeig de Gracia, você encontrará um dos edifícios mais famosos e atraentes de Gaudí, a Casa Batlló, construída em 1877. A fachada colorida e o telhado escamoso simbolizam a história em torno de São Jorge, o santo padroeiro da Catalunha, que lutou contra um poderoso dragão. A casa também é conhecida por sua estrutura óssea, por causa das características do esqueleto em sua arquitetura.
Medindo mais de 5.000 m², o interior da casa é tão fascinante quanto o exterior avassalador. Luz e cores são usadas para criar um interior mágico e refletir as formas e cores do exterior. Se você quiser visitar o interior da casa, terá que pagar uma taxa de 22,50 €.
A Casa Batlló não era um prédio novo, mas, sim, um projeto de renovação. Com Josep Batlló, um industrial e homem de negócios da época, como cliente, tinha que chamar a atenção para si mesmo e sua família em uma parte próspera da cidade. A casa foi reconstruída a partir de 1904 e reuniu os melhores artesãos locais, todos trabalhando na realização da ideia de Gaudí.
Ao viajar para outro país, mantenha-se conectado de forma prática e acessível com a solução eSIM da Airalo. Diga adeus às altas taxas de roaming e à complicação de trocar chips físicos a cada destino.
CASA MILÀ (LA PEDRERA) – Antoni Gaudí construiu esta casa modernista entre 1906 e 1910. Está localizada no Passeig de Gracia, perto da Casa Batlló. O cliente do edifício era o rico empreendedor Pere Milà i Camps. O nome La Pedrera, que significa “a pedreira“, é o apelido que o povo de Barcelona deu a este edifício não convencional, uma vez que o imóvel tem uma fachada de calcário. O objetivo era evocar a sensação de uma montanha de neve. Gaudí, ele próprio um católico e um devoto da Virgem Maria, também planejou para a Casa Milà ser um símbolo espiritual e incluiu muitos elementos religiosos. A Casa Milà possui 1.323 m² de área construída por andar e está localizada em um terreno de 1.620 m². Na verdade, consiste em dois edifícios que estão situados em torno de dois pátios.
Em 1984, foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. A Casa Milà é considerada um edifício inovador graças à ausência de paredes de apoio e à construção de uma garagem subterrânea. Atualmente, a Casa Milà é a sede da Fundació Caixa Catalunya, e organiza exposições temporárias, concertos, apresentações e visitas culturais.
Quando a Guerra Civil Espanhola eclodiu, em julho de 1936, a família Milà estava em Blanes, na Costa Brava. Algumas instalações da Casa Milà foram tomadas pelo Partido Socialista da Catalunha e a família Milà teve que fugir para uma zona controlada pelas tropas de Franco. Quando as tropas francesas entraram em Barcelona, em 1939, a Casa Milà foi evacuada e a família pode retornar.
HOSPITAL DA SANTA CREU DE SANT PAU – Quando se trata da arquitetura de Barcelona, todo mundo pensa imediatamente em Antoni Gaudí. Além de Gaudí, há outro famoso arquiteto do Modernismo: Lluís Domènech i Montaner. Domènech realizou a obra-prima de criar um complexo clínico que atende aos mais altos padrões médicos, mas ao mesmo tempo também equivale a um oásis de bem-estar. A ideia por trás disso era que o bem-estar mental dos pacientes promoveria seu processo de recuperação médica.
Os 27 prédios individuais são ricamente decorados e parecem mais palácios do que um hospital. Aliás, os edifícios estão conectados por passagens subterrâneas, práticas, engenhosas e invisíveis. O hospital foi inaugurado em 1930 e é um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997. Hoje, o amplo complexo de edifícios não é mais usado como hospital. A estação de metrô mais próxima é a Guinardó Hospital de Sant Pau (linha L4).
BAIRRO GÓTICO (CIDADE VELHA) – É o bairro mais antigo de Barcelona. Edifícios históricos, pequenas lojas de artesanato e bares de tapas dominam a área. Lindas vielas antigas, muitos músicos de rua, bons cafés, restaurantes sofisticados, pequenos mercados, grandes praças e cantos escondidos e, claro, muitas igrejas e prédios antigos tem para oferecer a cidade velha de Barcelona. Tanto durante o dia como à noite, pode passar horas agradáveis a passear pelas ruas. O charme de Barcelona é único, tudo parece relaxado, amigável e cheio de entusiasmo pela vida.
Especialmente nos finais de semana, uma variedade de pessoas passa o tempo no Parque de la Ciutadella: músicos de rua, praticantes de ioga, famílias de piquenique e muito mais. O zoológico de Barcelona também está localizado no Parque de la Ciutadella. O parque está localizado perto da estação de metrô Arc de Triomf (L1).
PALÁCIO DA MÚSICA CATALÃ – Construído em torno de uma estrutura de aço, o edifício apresenta um impressionante exterior decorado com mosaicos vibrantes (observe as janelas originais em forma de cogumelo perto da entrada da frente); arcos e colunas; e – projetando-se do canto do edifício – uma enorme escultura alegórica de São Jorge e La Cançó (Canção).
LA RAMBLA – La Rambla, ou Las Ramblas, é uma rua conhecida e movimentada em Barcelona e, sem dúvida, a rua mais animada da cidade. É o segundo lugar mais visitado pelos turistas. Pela Rambla passam as manifestações políticas, as comemorações dos torcedores do Barcelona, os turistas, os vendedores ambulantes e os moradores locais. Todos os anos, milhões de turistas visitam esta avenida arborizada, destinada exclusivamente a pedestres. Por muitas décadas, tem sido o ponto de encontro dos habitantes da capital catalã. É uma longa avenida, com 1,2 km de comprimento, que percorre a rota da Praça Catalunya até o Monumento a Colombo, em frente ao antigo porto da cidade. Para quem visita Barcelona, sem dúvida quer levar para casa uma lembrança típica e é por isso que nas Ramblas encontram-se muitas barracas com artigos para presente e os mais variados souvenirs. La Rambla deve o seu nome ao canal que atravessava a cidade, transportando a água da chuva que vinha das montanhas para o mar, já que ali fluía a canalização das águas de Barcelona. Estando em La Rambla, redobre a atenção com bolsas, carteiras e objetos de valor que você possa estar portando. Os ladrões de Barcelona gostam de agir neste local. Por fim, evite caminhar sozinho por esta avenida à noite.
MERCADO LA BOQUERIA – La Boqueria, também conhecido como Mercat de Sant Josep, é considerado o mercado mais famoso de Barcelona. Está localizado ao lado de La Rambla, no bairro de Le Reval. Neste lugar, você encontrará especialidades típicas espanholas e catalãs, frutas tropicais, peixe fresco e todos os tipos de tapas. Especialmente populares são os sucos de frutas. Ao redor do mercado, numerosos restaurantes oferecem seus serviços. Está sempre cheio de turistas, mas vale a pena visitar La Boqueria. Se você quer apenas lanche ou procurar os ingredientes para uma noite de tapas, este é o lugar certo. Se você entrar pela porta principal, vá para a esquerda, porque lá você paga 1 € pelos sucos, ao invés de 1,50 € ou 2 € cobrados por outras barracas.
O Mercado de Santa Caterina, próximo dali, é um estabelecimento onde são vendidos os mesmos produtos do La Boqueria, só que num preço menor.
PRAÇA CATALUNYA – Bem próximo à Casa Batlló, está a Praça Catalunya. É fácil de identificar a praça com o seu enorme e colorido mosaico de estrelas, a agitação nos cafés e bares em sua volta. Ao avistar tudo isto, esteja certo de que você está em um dos principais pontos de Barcelona. O sinal de néon que bate contra você é um grande contraste com os outros edifícios clássicos próximos à praça. Aliás, você também encontrará a maior loja de departamentos de Barcelona, a El Corte Inglés. Nossa primeira caminhada objetivando os pontos turísticos de Barcelona nos levará de volta às Ramblas. Os habitantes de Barcelona chamam a Praça Catalunya de “centro da cidade”. A praça liga a antiga cidade de Barcelona (Bairro Gótico) com a nova cidade (Eixample).
MONTJUÏC – Montjuïc é uma montanha na parte sul de Barcelona. Foi o assentamento original da cidade e acabou se tornando sua principal pedreira. A colina tem sido historicamente o local de inúmeros eventos, como a Exposição Internacional, em 1929, e os Jogos Olímpicos, em 1992, de onde provêm muitos dos locais reais. Também foi importante na história política da Catalunha, uma vez que foi o local de contenção do movimento anarquista, bem como o local onde o presidente catalão exilado Lluís Companys foi baleado durante a ditadura de Franco.
Aqueles que desejarem admirar Barcelona de cima, têm a oportunidade de fazê-lo a partir da famosa montanha de 173 metros de altura. É garantidamente a melhor vista que você pode ter da cidade.
Além do visual, você pode também visitar o Jardim Botânico de Barcelona e diversos museus, ou então relaxar em um dos seus tranquilos e bonitos parques.
VILA OLÍMPICA – A Vila Olímpica nasceu devido à necessidade de criar um espaço residencial para os atletas da Barcelona 1992, mas foi mais longe: a reestruturação urbana deu à cidade não apenas um moderno bairro residencial, mas também novas praias, amplas áreas verdes e instalações públicas. O Montjuïc teve um papel importante neste evento, pois foi onde a maioria das instalações esportivas estavam localizadas.
TELEFÉRICOS – Dois teleféricos levam até a montanha, com direito a visões maravilhosas da cidade, porto, mar e, se tiver sorte, navios de cruzeiro ancorados. Você também pode chegar de metrô (estação Paralela, L2) ou ônibus panorâmico Hop-on Hop-off (linha Vermelha).
PALAU NACIONAL – Também se encontra na Montanha de Montjuïc o Palau Nacional, o Museu Nacional da Arte Catalunha. Entre os vários museus localizados no distrito de Montjuïc, este é o que você não pode perder. Localizado bem no topo da majestosa escadaria que vai da Plaza de España até a colina de Montjuïc, o museu fica em um prédio do século XIX em estilo gótico, que é bastante pitoresco com suas pequenas cachoeiras. Como em muitos outros museus em Barcelona, a entrada gratuita é oferecida no primeiro domingo de cada mês. Aos domingos, o tempo para visitantes é reduzido para apenas quatro horas, das 10h às 14h.
FONTE MÁGICA – Bem em frente ao Palácio Nacional, fica outro ponto turístico de Barcelona, a Fonte Mágica de Montjuïc. Recebeu este nome devido à interação que há entre água, luz e som. Quando a fonte entra em operação, as águas são atiradas para cima como em uma coreografia e são magicamente iluminadas. Este show é acompanhado por uma música adequada. Tudo de graça! Espetáculos todos os finais de semana, que são prolongados durante o verão. Chegue bem cedo para garantir um bom lugar, uma vez que o show na Fonte Mágica é muito popular entre os turistas.
PRAÇA ESPANYA – A Praça Espanya é uma das praças mais importantes de Barcelona. Foi construída por ocasião da Exposição Internacional de 1929, realizada ao pé de Montjuïc, no distrito de Sants-Montjuïc. Ela é a junção de várias vias principais: a Gran Via de las Corts Catalanes, a Avinguda del Paral·lel, a Carrer de la Creu Coberta e a Carrer de Tarragona, e leva ao Palau Nacional pela Avenida da Rainha Maria Cristina.
ESTÁDIO CAMP NOU – O Camp Nou é um dos mais famosos estádios de futebol do mundo. Sendo ou não um fã do futebol ou do FC Barcelona, você deverá visitá-lo; afinal, é o Camp Nou um marco da cidade de Barcelona. Estando lá, você pode ir ao Camp Nou Experience, onde fará um tour pelo museu e estádio.
ÁREA PORTUÁRIA – A área portuária começa onde La Rambla termina. Neste lugar, encontram-se uma variedade de atrações de lazer, bares e restaurantes. Bem no final da La Rambla, encontra-se uma praça com o Monumento a Colombo. Há ainda estaleiros góticos, os Drassanes Reials, e o museu marítimo da cidade, o Museu Marítim.
Caminhando em direção à orla marítima, você verá o Pailebot Santa Eulália, uma escuna histórica de Barcelona. Neste ponto, a passarela conhecida como Rambla do Mar leva você ao complexo comercial Maremagnum.
Da área portuária partem inúmeros passeios de barcos, como o do eco-catamarã Eco Slim. Trata-se do maior catamarã da Europa, que é alimentado por energia eólica e solar. É uma ótima maneira de ver o horizonte de Barcelona a partir de uma nova perspectiva. Em outubro, Barcelona abriga o Salão Internacional Náutico.
PRAIA LA BARCELONETA – La Barceloneta é a primeira das praias de Barcelona e, portanto, a mais frequentada. A bela praia de areias douradas possui uma excelente infraestrutura, com chuveiros, banheiros, vestiários, bares e restaurantes em sua orla. Nos dias de verão, a praia está cheia de gente, com muitos ambulantes oferecendo bebidas, óculos de sol, cangas e outras bugigangas para os banhistas. A praia de La Barceloneta se estende por 4 km e é facilmente acessível por transporte público: você pode chegar a pé, pelo calçadão da área portuária; de metrô (L4, linha amarela); ou pelo ônibus panorâmico Hop-on Hop-off (rota Vermelha ou Verde). Procure pegar praia logo no início do dia, quando está tranquila, e deixe para passear pela cidade no período da tarde. Em hipótese alguma você deve deixar objetos de valor sem supervisão. No verão, é comum as mulheres fazerem topless nesta praia. Se você for comprometido e a sua parceira for ciumenta, vá preparado para ficar pouco tempo neste local.
INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA SUA VIAGEM
Visto – Brasileiros não precisam de visto para estadas a turismo de até três meses na Espanha. Apenas necessitam apresentar passaporte com, no mínimo, seis meses de validade. Aqueles que pretendem estudar, trabalhar ou estender a permanência precisam de visto. Mais informações, consulte os sites Mundo dos Vistos e Do you need VISA. 1ª) Leve seus comprovantes de hospedagem, da passagem da volta, do seguro viagem e quaisquer outros que possam lhe ajudar no momento de passar no controle de imigração; 2ª) Leve uma boa quantidade em dinheiro. Para a Europa, o Itamaraty recomenda ter, pelo menos, 550 € na carteira, além de um cartão de crédito.
População – Em torno de 1,7 milhão habitantes.
Idioma – Barcelona, como todas as outras cidades da Catalunha, é bilíngue: o catalão e o espanhol (ou castelhano) são as línguas oficiais. O espanhol é entendido por todos os habitantes; porém a língua franca é o catalão, usado nas conversas entre amigos, na família e no trabalho.
Moeda – A moeda local é o Euro (€ ou EUR). Consulte a taxa atualizada.
Para uma viagem mais segura e prática, é recomendável optar por alternativas como Cartões de Viagem. O cartão Wise, por exemplo, permite carregar dinheiro em diferentes moedas de forma digital, facilitando na hora de pagar e sacar em suas viagens internacionais. Evite transportar grandes quantias em dinheiro e reduza os riscos de transtornos ao viajar para outro país! Saiba mais sobre o Cartão de Viagem Wise.
Vacinas – Nenhuma vacina é exigida para entrada no país. No entanto, 26 países da Europa exigem que cidadãos extrangeiros façam um seguro de viagem (mínimo de 30.000 €) para cobertura de despesas médicas, hospitalares e ajuda social. Não é o Plano de Saúde que você tem no Brasil!
Contratar um Seguro Viagem é algo importante para a tranquilidade e segurança de qualquer viagem. O seguro oferece cobertura para situações inesperadas, como problemas de saúde, acidentes, perda de bagagem, cancelamentos de voos e outros imprevistos. Compare planos e encontre os melhores preços das principais seguradoras no site da Seguros Promo.
Eletricidade e Tomadas – Todo o país opera em correntes de 220 volts e tomadas nos tipos C e F. Hotéis, às vezes, também têm uma tomada de 110 ou 120 volts para barbeadores. Leve um adaptador específico ou um “T” de dois pinos redondos.
QUANDO IR A BARCELONA / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR BARCELONA
É um destino que você pode visitar o ano todo, só precisa ter as expectativas certas. De modo geral, os melhores meses para visitar Barcelona são de março a junho e de setembro a novembro. Em julho e em agosto, os dias são muito quentes, enquanto que de dezembro a fevereiro, que são os meses do inverno, costuma chover muito. O Accuweather lhe informará como está agora o tempo em Budapeste, a previsão para os dias subsequentes e as médias históricas.
HOSPEDAGEM
Há muitas opções para se hospedar em Barcelona, variando de pequenas pensões familiares e albergues para mochileiros a hotéis de luxo cinco estrelas. Se você está procurando alojamento barato na capital catalã por alguns dias ou por um fim de semana, recomendamos o Itaca Hostel. Ele está [muito bem] localizado no bairro Gótico, a dois minutos da catedral.
Todo apartamento usado para turismo numa estada de até 30 dias tem que ser registrado no município de Barcelona. A ele é atribuído um número de HUT, o qual deve ser exibido em todos os sites anunciados com a propriedade. Há cerca de 17 mil apartamentos de férias em Barcelona, dos quais 8 mil não são licenciados, sendo, portanto, ilegais! Se você alugar um desses apartamentos e pagar antecipadamente, correrá o risco de perder o dinheiro, pois nem poderá ir à Justiça para reclamar. Se você quer ter certeza de que está lidando com apartamentos de férias legalizados, solicite uma cópia do registro do apartamento na Prefeitura Municipal de Barcelona. Se o proprietário não quiser enviá-lo, desconfie.
TRANSPORTE
Barcelona tem um sistema de transporte muito bem desenvolvido, algo que nos deixou impressionados. Em Barcelona você pode viajar de metrô, trem, ônibus públicos, táxi, transportes de aplicativos ou… suas próprias pernas. Na caminhada você pode explorar toda a cidade, curtindo bem mais o caminho percorrido. Se você não é tão bom a pé, pode rapidamente e facilmente ir da origem ao destino de ônibus ou metrô. Uma alternativa boa para se locomover em distâncias pequenas são os aplicativos de transporte. Já os trens, estes são mais adequados para longas viagens ou para passeios fora de Barcelona. A Espanha, em si, tem um ótimo sistema de trens. Você pode verificar as viagens, seus preços e comprar bilhetes diretamente no site da Renfe, uma companhia espanhola que atende todo o país.
Do aeroporto para a cidade: O aerobus custa 5,90 €, saindo do Terminal 1 e 2 e tendo como ponto final a Praça Catalunya. O trajeto costuma durar 35 minutos. Outra opção é o metrô L9 Sud, que para em ambos os terminais. Para isso você pode usar o seu bilhete T10 (veja dica abaixo). A viagem única sai por 4,60 €. Um outro jeito de ir até o centro é pelas Vans fretadas. Elas saem do Terminal 2 e o percurso leva em torno de 20 minutos. Há um cartão chamado T10 e você pode comprá-lo nas máquinas de venda automática em qualquer estação do metrô. Ele custa 9,95 € (viagem única = 2,40 €) e lhe dá o direito de viajar tanto de metrô como de ônibus. É vantagem!
Ônibus panorâmicos Hop-on Hop-off: Outra opção é locomover-se através dos ônibus panorâmicos de Barcelona, em que você pode entrar e sair dos veículos quantas vezes quiser nas muitas paradas programadas. Foi desta forma que conhecemos a maioria dos pontos turísticos da cidade. Se os ônibus não nos levaram ao destino final de algum passeio, pelo menos nos deixaram no local de onde partiu outro meio de transporte. Particularmente, nós curtimos o sistema Hop-on Hop-off. Além da praticidade e segurança que ele oferece, você pode sentar-se ao ar livre e receber muitas informações interessantes da cidade através de fones de ouvido. Mais detalhes no site oficial.
SAÚDE
Leve seus medicamentos de uso contínuo (se tiver) e, por precaução, os que podem ser úteis durante sua estada nesta cidade, já que é difícil comprar remédios sem receita médica no exterior. Havendo necessidade, não se esqueça de acionar o seguro viagem previamente contratado. Aliás, carregue sempre consigo o contrato/comprovante, para apresentá-lo em caso de emergência.
CULTURA E COSTUMES
A Catalunha sempre soube manter viva uma forte identidade cultural e visitar suas terras significa fazer uma viagem de volta no tempo, através dos séculos.
Orgulho catalão – Barcelona é a capital de uma região com uma história, cultura e idioma próprios. Os catalães não gostam de ser comparados ao resto da Espanha. Os catalães são muito orgulhosos de sua identidade regional, sua cultura e sua língua. Muitos catalães consideram que a região da Catalunha é diferente de todo o resto da Espanha, embora seja parte deste país. Há mais de 150 anos que os catalães fazem campanha para a independência da Catalunha. A Catalunha não fazia parte da Espanha como é hoje, até que Fernando de Aragón se casou com Isabel de Castilla no final do século XV. Antes da fusão dos Reis Católicos, a região era próspera em sua própria direita, especialmente durante a Idade Média, como visto em edifícios públicos e palácios particulares na Cidade Velha. Evite chamar um catalão de espanhol.
Refeições – O povo da Catalunha faz cinco refeições por dia. Antes das 9h, toma seu café da manhã, o desayuno (desjejum, em português). Perto das 12h, é feito um lanche, e só às 15h eles almoçam. De tardezinha, é feito outro lanche, e só por volta das 21h é que eles jantam.
Siesta – Como o almoço é a refeição que se ingere mais alimentos, é natural as pessoas sentirem sonolência depois comerem. A partir disto, é comum encontrar lojas fechadas durante algumas horas da tarde, já que os funcionários são liberados para comer em casa e tirar um cochilo após o almoço. Este hábito espanhol recebe o nome de siesta.
Vermute – Beber vermute está associado a um ritual: o do aperitivo, e que no século XVIII era exclusivo da alta burguesia catalã. O vermute é feito de vinho branco neutro e fortificado, ao qual são adicionados ingredientes botânicos como ervas e absinto, previamente macerados em água e etanol. Às vezes, uma dose de caramelo é adicionada para dar a cor avermelhada. Vermute, uma excelente desculpa para reunir ao meio-dia, é o protagonista de petiscos em Barcelona. Por isso, é não é difícil de encontrar um bar ou adega onde há degustação de vermute acompanhada pelas tradicionais tapas.
Castelos humanos – Uma das tradições mais perigosas de Barcelona, com certeza deixará você de boca aberta: as torres humanas! Os grupos, conhecidos como Castellers, constroem várias camadas, às vezes com até oito andares, escalando cuidadosamente umas às outras. Os castelos humanos são formados por três partes: A base (Pinya), que estabiliza a estrutura; a torre (Tronc), a qual possui vários níveis com um número específico de pessoas (dependendo do design), e a torre da cúpula (Pom de Dalt), composta somente por crianças, devido ao seu peso leve. Estes shows de Casteller são geralmente realizados durante as muitas festas e celebrações em Barcelona. Caso tenha a oportunidade de presenciar um castelo humano, você certamente fará o que todos fazem, arregalar os olhos e prender a respiração, esperando ansiosamente que ninguém caia.
Sardana – A sardana é uma dança catalã, na qual os dançarinos juntam suas mãos com os braços levantados, formando círculos cada vez maiores à medida que mais pessoas se juntam. Quando o círculo se torna muito grande, os dançarinos formam novos círculos. Conhecida por ser uma dança extremamente disciplinada, a Sardana exige movimentos exatos e um tempo de especialista, fornecido por um líder que há em cada círculo. Esta dança é geralmente realizada em festas religiosas, em reuniões especiais e também aos sábados, fora da Catedral de Barcelona durante os meses de verão. A Sardana é considerada pelos catalães um símbolo poderoso de unidade nacional e identidade, que captura o espírito da Catalunha.
Feira de abril – No final de abril, todos os anos, os habitantes de Barcelona, juntamente com alguns convidados de todo o mundo, correm para a Feira de Abril da Catalunha. Onde os cidadãos tendem a usar seus trajes festivos: os homens se vestem como cavalheiros e as mulheres se vestem com vestidos de flamenco brilhante. A Feria de Abril é uma festa de família. As crianças desfrutam da atmosfera de um carnaval, atrações e algodão doce.
A paixão pelos bares – Além de ser uma curiosidade, é um fato que os espanhóis adoram um bar. A Espanha é um dos países que mais tem bares no mundo, sendo que há um para cada 175 pessoas. Isso significa que você vai literalmente encontrar um bar a cada esquina. Mesmo que você não consuma bebidas alcoólicas, é possível adentrar nesses bares e curtir a atmosfera do local.
Banheiros – Os banheiros não possuem lixo, eles jogam os papéis no vaso sanitário. Aproveitando o tema, na maioria das cidades da Europa, não se encontra banheiro público com facilidade. Os que existem geralmente cobram de 0,20 € a 2 € dos usuários. 1ª) O aplicativo Toilocator ajuda a localizar banheiros públicos próximo a você; 2ª) Tenha sempre no bolso alguns trocados, pois existem banheiros automáticos que só liberam para uso mediante a colocação de moedas.
SEGURANÇA
Como em outras metrópoles, Barcelona tem a fama de ser uma fortaleza europeia de batedores de carteira. Não é de se admirar! A capital catalã atrai turistas endinheirados e, portanto, um exército de ladrões de bolsas, carteiras, celulares e câmeras fotográficas. No entanto, não precisará ter medo de ladrões se você seguir algumas regras básicas de conduta. Para tal, esteja sempre atento! Larápios não são estúpidos, pelo contrário, são demasiadamente espertos. E aí se você não for reconhecido como um turista inocente e distraído, eles não estarão interessados em lhe roubar. Cuidado, mas muito cuidado mesmo quanto estiver na Rambla! Lá, presenciamos o roubo de um celular e outro de uma câmera fotográfica, que estava dentro da bolsa de uma turista. De uma maneira geral, esteja sempre atento por toda Barcelona.
Recomendamos deixar o passaporte original guardado no hotel e andar somente com a cópia (colorida) das páginas de identificação.
ALIMENTAÇÃO
A cozinha em Barcelona é muito marcada pela proximidade com o mar, o que significa que lá você come muito peixe e frutos do mar. Ao mesmo tempo, há muitos pratos regionais, como a paella, o cozido, o gazpacho, o polvo à la gallega, o puchero, dentre outros.
Muito admirado pelos espanhóis, o jamón ibérico/serrano é, disparado, o aperitivo mais consumido no país. Por outro lado, a sangria é a bebida mais famosa na Espanha.
As tapas – Uma das principais características da cozinha espanhola são as tapas. As tapas são pequenas quantidades de comida que são servidas nos bares para acompanhar uma bebida. Na Espanha, é muito comum ir para as tapas: uma tradição que consiste em ir de bar em bar com os amigos para comer e beber (geralmente, cerveja ou vinho). As tapas são conhecidas em todo o mundo e um elemento essencial da cultura espanhola. Tapas é sinônimo de sair com os amigos para se divertir e é uma maneira deliciosa de socializar. As tapas são tão importantes que há competições anuais para escolher a melhor tapa do ano. Tapas, por se tratar de cortesia, são sempre uma surpresa! Ao pedir uma bebida, tanto podem lhe dar algumas azeitonas como uma porção de deliciosos canapés.
SOUVENIRS
A maioria das lojas para comprar lembrancinhas ficam em Las Ramblas e no Passeig de Gracia. Há ainda uma loja muito visitada em Barcelona que se chama ”Barceloning”, situada na esquina da Igreja Sagrada Família.
Comments are closed here.