Carregando

Bogotá, Colômbia

Bogotá, Colômbia

Planejando sua viagem a BOGOTÁ

São muitos os motivos para visitar Bogotá: o clima ameno, os sítios arqueológicos, a arquitetura colonial, os museus incríveis, os jardins floridos, as pracinhas acolhedoras, os restaurantes, as lojas, etc. Apesar de sua história tumultuada e notória, o país conseguiu abandonar seu passado e conquistar seu lugar entre um dos principais destinos para visitar na América do Sul. Como dizem os moradores locais: O único risco que se tem hoje em Bogotá é a pessoa querer ficar. Se do avião parece um lugar sem vida, quando os pés tocam o chão a realidade é outra. Colorida e hospitaleira, a cidade revela ao mundo costumes e sabores que retratam a realidade de um povo alegre. Passamos quatro dias em Bogotá e mostramos neste post por que vale a pena uma visita à capital da Colômbia!

¡Qué chévere!

Casal VisiteiGostei

Bogotá



SOBRE BOGOTÁ

A cidade de Bogotá foi fundada a 6 de Agosto de 1538 pelo conquistador Espanhol Gonzalo Jiménez de Quesada, um explorador espanhol e conquistador que lutou contra os índios Chibchas da tribo designada por Bacatá. Nessa altura, enquanto Quesada se encontrava numa expedição para encontrar o El Dorado, ficou muito impressionado pelas terras rodeadas por altas colinas e decidiu estabelecer uma cidade na parte oeste dos Andes. Batizou estas zona como Santa Fé, em homenagem à sua cidade natal de Santa fé, em Granada, Espanha. Pouco depois, o nome desta cidade foi alterado para Santa fé de Bogotá, que deriva do seu nome original Bacatá, que significava ‘campos semeados’.

Graças a Simón Bolívar, no ano de 1819, a capital da nação tornou-se independente da Grande Colômbia onde nos dias de hoje se situa a Colômbia, o Equador, Panamá e Venezuela. Converteu-se na capital de Nueva Granada e mais tarde foi rebaptizada de Colômbia no ano de 1830 quando a Grande Colômbia se dissolveu.

A cidade cresceu lentamente porque os bogotanos desejavam conservar sua antiga cultura. Apreciavam suas igrejas, conventos, casas construídas em estilo colonial espanhol e a Universidade Nacional, fundada em 1573. Também se orgulhavam de serem o povo que fala o Espanhol mais puro do novo mundo. A cidade expandiu-se rapidamente depois do ano de 1940 com um grande número de campesinos Colombianos que emigraram para esta zona em busca de maiores oportunidades econômicas.” – fonte: www.costasur.com

DICAS DE VIAGEM BOGOTÁ
O QUE FAZER EM BOGOTÁ

PLAZA DE BOLÍVAR (PLAZA MAYOR) – A Plaza de Bolívar é o centro governamental de Bogotá e Colômbia e o coração da cidade. Esta grande praça abriga o Palácio da Justiça, o Congresso/Capitólio Nacional, a Catedral Primada da Colômbia, a Casa do Cabildo Eclesiástico, a Capela do Sagrado, o Palácio Arzobispal, o Palácio Liévano e o Colégio Mayor de San Bartolomeu. A praça está cheia de turistas, vendedores ambulantes e, é claro, a estátua obrigatória do combatente da independência e herói nacional, Simón Bolívar. Localizada no coração de Bogotá, a Plaza de Bolívar é um marco importante e um lugar muito popular na cidade.
Bogotá Bogotá

CATEDRAL DE BOGOTÁ – A Basílica Catedral da Imaculada Conceição é uma igreja catedral de culto católico romano. Fica no local onde a primeira missa foi celebrada, depois que Bogotá foi fundada, em 1538. É também o edifício mais dominante da Plaza de Bolívar. Diferentemente de outras igrejas de Bogotá, seu interior espaçoso possui relativamente pouca ornamentação. Um dos elementos que mais chama a atenção na catedral é o órgão do século XIX, um instrumento monumental que acaba de ser restaurado e com o qual os shows acontecem periodicamente.

Bogotá

Catedral de Bogotá

PALÁCIO DA JUSTIÇA – Também localizado na Plaza de Bolívar, o moderno prédio é a sede da Justiça na Colômbia. Em novembro de 1985, o imóvel foi destruído como consequência de lutas de guerrilhas do país, havendo inclusive morte de magistrados. Trata-se da invasão por guerrilheiros financiados por Pablo Escobar e sua posterior retomada pelo exército.

Bogotá

Palácio da Justiça

CONGRESSO DA REPÚBLICA (CAPITÓLIO NACIONAL DA COLÔMBIA) – Fundado em 27 de novembro de 1811, um ano após a proclamação da independência da Colômbia, o Congresso da República é o órgão máximo do legislativo colombiano. Encontra-se ao sul da Plaza de Bolívar, no Centro Histórico de Bogotá. O capitólio é uma das construções mais representativas da arquitetura da Colômbia e da neoclássica na cidade. A obra foi declarada Monumento Nacional pelo decreto 1584, de 11 de agosto de 1975.

Bogotá

Ao fundo, o Congresso da República (Capitólio Nacional da Colômbia)

CERRO MONSERRATE – A famosa montanha que paira sobre La Candelaria, com 3.172 metros de altura, é uma das atrações imperdíveis deste nosso destino de viagem. Se você não estiver disposto a subir a montanha a pé, como fazem muitos peregrinos, pegue o funicular (um vagão que sobe tão verticalmente que mais parece um elevador!) ou o teleférico. Optamos pelo funicular. Devido à altitude, é comum o visitante se cansar ao se locomover pelas áreas no topo da montanha.

Bogotá Bogotá

Para fazer este passeio, selecionamos um dia de sol, de forma que pudéssemos ver Bogotá de cima. O ideal seria que o céu estivesse sem nuvens, mas isto não foi possível.  Somente do alto da montanha é que se pode perceber o quão grande é a capital da Colômbia.

Bogotá

Visão panorâmica de Bogotá

Bogotá

No alto do Cerro Monserrate, fica uma igreja pitoresca dedicada ao El Señor Caído. Diz a lenda que quando os casais fazem a jornada para este santuário, apenas aqueles que o Senhor aprova verdadeiramente duram, o resto acaba por se separar. Isso não impede que os visitantes curiosos subam até o topo e desfrutem das vistas deslumbrantes da cidade. Existem bons restaurantes e um pequeno mercado vendendo souvenirs no topo da montanha.

Bogotá Bogotá

Procure visitar a montanha no período da tarde, e então aguardar o pôr do sol. Assim que escurece e a cidade inteira acende as luzes, a visão é bem diferente daquela que se tem de dia. Bogotá brilha com grande intensidade!

Bogotá

Visão panorâmica noturna de Bogotá

CHORRO DE QUEVEDO – A pequena e encantadora praça é um dos locais mais históricos da Colômbia. Foi exatamente nesta localidade que os espanhóis montaram seu primeiro quartel, dando origem à cidade. Habitado inicialmente por indígenas, o local era utilizado para observação da região. Após a invasão espanhola, tornou-se quartel militar e, muitos anos depois, a área foi comprada por um padre, de nome Augustin Quevedo, que transformou o local em uma fonte pública de água. Quando visitamos este ponto turístico, ele estava cheio de jovens bebendo cerveja e chicha (uma típica cerveja de milho) que eles haviam comprado nas lojas próximas. A interação entre eles era animada, alegre e com muita segurança.  A palavra “Chorro” significa “jato” (d’água), em português. Por isso ser este o nome da praça.

Bogotá Bogotá

PASSEIO A PÉ GRATUITO – Sempre achamos um grande negócio explorar a cidade com mais detalhes, ao invés de simplesmente atravessá-la. Se você é novo em um local e ainda um pouco desorientado, o passeio a pé gratuito é uma ótima maneira de obter uma primeira impressão do lugar. Os passeios em Bogotá ocorrem duas vezes por dia, às 10h e às 14h. Eles começam na Plaza Chorro de Quevedo, em La Candelaria. Os guias contam muitas histórias interessantes sobre Bogotá e a Colômbia e, ao mesmo tempo, levam você a um emocionante passeio de descoberta pelas ruas da cidade. Você ainda experimentará a chicha, uma típica cerveja de milho. Além da chicha, você também poderá provar sucos de frutas espremidos na hora, folhas de coca, chá e bolo e também um delicioso café colombiano. Foi um dos melhores passeios a pé que fizemos. Mesmo não sendo obrigatório, não se esqueça de deixar uma gorjeta no final. Valor sugerido: de 25.000 a 30.000 COP, por pessoa.

Bogotá Bogotá

Bogotá Bogotá Bogotá

Bogotá

PASSEIO DOS GRAFITES – O grafite pode ser considerado arte? Se você perguntar às pessoas que visitaram Bogotá, a resposta será “Sim!”. A cidade está trabalhando duro para melhorar sua imagem e permitir que artistas profissionais criem grafites com cores políticas no centro da cidade, ajudando esta causa. Atualmente, Bogotá é vista mundialmente como um novo viveiro de arte urbana.

Bogotá

Bogotá Bogotá

É interessante ver que a cidade tem uma cultura na qual os grafiteiros profissionais são tratados com grande respeito pelos bogotanos. A cada dia, a cidade parece um pouco diferente, pois há algo novo a ser descoberto em algum lugar deste nosso destino de viagem. Aliás, muitos visitantes são atraídos para a capital por conta da atmosfera agradável e turística que os grafites, e outros tipos de de arte, dão às suas ruas. O Passeio dos Grafites exige que as pessoas interessadas em participar façam suas reservas com antecedência.

Bogotá

MUSEU DO OURO – É talvez o museu mais conhecido da cidade. A Colômbia, altamente respeitada pela qualidade de seu ouro, possui artefatos incríveis da época pré-colombiana em exibição neste museu ultra-elegante e com iluminação exclusiva. Possui mais de 55.000 peças de ouro de culturas pré-hispânicas na Colômbia. Mesmo que você não seja um frequentador de museu, vale a pena visitá-lo. É permitido fotografar, mas sem flash. Entrada gratuita aos domingos. Mais informações, consulte o site da entidade mantenedora, o Banco da República da Colômbia.

Bogotá

Fachada do Museu do Ouro

Bogotá Bogotá

Bogotá

MUSEU BOTERO – O Museu Botero presta homenagem ao pintor e escultor de renome mundial da Colômbia, Fernando Botero. Seu retrato do corpo humano é encantadoramente curvilíneo, e suas pinturas são muito populares pela vida e humor com que capturam a experiência humana. O museu, que é totalmente gratuito, é composto de mais de 200 pinturas e esculturas do consagrado artista de Medelin. A marca registrada de Botero é a obesidade.

Bogotá Bogotá

Há alguns anos, o mundialmente famoso pintor, Fernando Botero, doou muitos de seus trabalhos e fotos de sua coleção pessoal (Miró, Picasso, Beckmann, etc.) para a cidade de Bogotá. A condição para isso era que todos os cidadãos pudessem admirar essas obras de arte gratuitamente.
Foi assim que, em um belo edifício colonial restaurado, o Museo Botero foi criado no coração de La Candelaria. É permitido fotografar, mas sem flash. Entrada gratuita todos os dias. Mais informações, consulte o site da entidade mantenedora, o Banco da República da Colômbia.

Bogotá Bogotá Bogotá

Bogotá

EDIFÍCIO COLPATRIA – Em meio aos edifícios que compõem a paisagem de Bogotá, um deles se destaca: o Colpatria. Com 50 andares e 196 metros, a Torre Colpatria é o prédio mais alto da Colômbia e um dos maiores da América do Sul. O que mais nos impressionou foi a velocidade do elevador, que sobe 45 andares em cerca de 5 segundos. Imponente, o Edifício Colpatria pode ser visto de vários pontos de Bogotá.

Bogotá

A vista é impressionante e você pode dar a volta no topo da torre do Colpatria e ter uma visão de 360º da cidade. À noite, fica todo iluminado, com luzes em diversas cores. Suba com um agasalho porque faz muito frio no topo do edifício.

Evite caminhar à noite pela região do Colpatria, de forma a não correr o risco de ser assaltado. Durante o dia, quase não há problema de segurança.

Bogotá Bogotá

Bogotá Bogotá

Bogotá

Bogotá a partir do Edifício Colpatria. Destaque para a Plaza de Toros Santamaria

CATEDRAL DE SAL DE ZIPAQUIRÁ – A 45 km do Centro Histórico de Bogotá, encontra-se outro lugar turístico da Colômbia: Zipaquirá. Você pode ir a Zipaquirá de ônibus (uma hora de viagem) ou de trem (duas horas). A partir do Portal Norte, um grande terminal rodoviário ao norte de Bogotá, pegamos nosso ônibus com destino a Zipaquirá. Chegando ao terminal, procure placas dizendo ‘Zipa’ ou ‘Norte’.

Bogotá

Um ônibus da TransMilênio o levará de La Candelaria ao Portal Norte

Quando você entrar no ônibus, diga ao motorista que está indo à Catedral de Sal, e ele o deixará no ponto mais próximo. Isso é importante, pois o destino final do veículo é a rodoviária do município, que fica um pouco distante da catedral. Para retornar, você deverá esperar no ponto que fica em frente ao que o motorista lhe deixou, na calçada oposta.

Bogotá

Ônibus que fazem a linha Bogotá – Zipaquirá

Com um pouco mais de 120 mil habitantes, Zipaquirá é uma cidade pacata ao Norte de Bogotá. O município possui uma grande praça, cercada por prédios coloniais espanhóis e uma catedral antiga. Seu Centro Histórico foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Colômbia. É um dos locais de exploração de sal mais importantes do país, razão pela qual o lugar é conhecido como “Cidade do Sal“. Passeamos um pouco pelas ruas de Zipaquirá, embora nosso objetivo fosse conhecer sua maior atração, a Catedral de Sal.

Bogotá Bogotá

Há em Zipaquirá uma mina de sal transformada em catedral, completada com uma cruz brilhante de dez metros de altura. O que começou como um pequeno altar, onde os mineiros do ano de 1800 oravam por sua segurança, tornou-se uma enorme capela com capacidade para 3.500 fiéis. A igreja católica romana, construída a 180 metros de profundidade, foi eleita Primeira Maravilha da Colômbia. A mina de sal encontra-se desativada, mas as capelas e a catedral tornaram o local um ponto turístico bastante visitado. Permanecemos cerca de três horas dentro da mina.

Bogotá Bogotá

Bogotá

O enorme monumento que demonstra o respeito dos colombianos pelos mineiros

O túnel colorido e as quatro seções da Catedral

A mina é um labirinto de 8.500 metros com câmaras, nichos, altares e paredes revestidas de sal. À medida que a pessoa avança no trajeto, o clima vai esfriando cada vez mais. As visitas são guiadas em dois idiomas: espanhol e inglês. Ao ingressar na mina, o visitante é recebido por um show de luzes no teto de um túnel.

Bogotá

Túnel de boas-vindas

1ª seção: As 14 estações da cruz – Caminhando um pouco, o visitante chega à primeira estação da cruz, onde Jesus foi condenado à morte. Nós ficamos impressionados com o design artístico dos diferentes estágios, que não têm rostos retratados. Em vez disso, os artistas usaram mármores, granitos e luzes coloridas para transmitir emoções. 

Bogotá Bogotá

Ao se deslocar entre as seções, os visitantes passam por túneis com paredes repletas de sal. Acreditamos não haver uma pessoa que transite ao lado dessas paredes e não passe o dedo no sal e o leve à boca. A curiosidade obriga todos os visitantes comprovarem se é realmente salgada aquela cobertura branca.

Bogotá Bogotá

2ª seção: A cúpula – A segunda parte da Catedral de Sal é a cúpula. Se você já esteve em uma catedral, talvez saiba que a cúpula é uma representação visual do ponto de encontro entre a Terra e os céus. Normalmente, esta cúpula é coberta por obras de arte de anjos ou outro simbolismo religioso, mas neste lugar foi deixada nua. À medida que as luzes brincam na superfície irregular da rocha e de seus minerais, dá a impressão de se estar olhando para o universo.

Bogotá

3ª seção: As naves – Dentro da terceira parte da catedral existem três grandes naves, simbolizando o nascimento, a vida e a morte de Cristo, e são interligadas por um pequeno túnel que representa o movimento entre esses três estágios da história. Na nave do meio, no topo, está a maior cruz subterrânea do mundo, uma visão extremamente impressionante!

Bogotá

Nave central e sua enorme cruz

4ª seção: O centro de informações – No ponto mais distante da entrada, está a quarta seção, que consiste em lojas, um show de luzes, museu e uma tela de cinema em 3D. Show de luzes é uma prática de celebração muito comum na Colômbia. O filme, com legendas em inglês, explica o surgimento da mina. O filme é bastante interessante, exibindo informações sobre como a mina se desenvolveu ao longo do tempo.

Bogotá

Lojas vendem joias com pedras preciosas e pequenos souvenirs



INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA SUA VIAGEM

Visto – Brasileiros não precisam de visto para estadas a turismo de até seis meses na Colômbia. Apenas necessitam apresentar passaporte com, no mínimo, três meses de validade. Mais informações, consulte os sites Mundo dos Vistos e Do you need VISA.   Leve seus comprovantes de hospedagem, da passagem da volta, do seguro viagem e quaisquer outros que possam lhe ajudar no momento de passar no controle de imigração.

População – Bogotá conta com quase 7,5 milhões de habitantes.

Idioma – Espanhol (castelhano). A Colômbia possui a fama de falar o espanhol mais parecido com o da Espanha.

Moeda – A moeda local é o Peso Colombiano (COP). Consulte a taxa atualizada. O Real é uma moeda bem aceita nas casas de câmbio da Colômbia. Vá preparado para cambiar, pois até mesmo o dólar não é aceito na maioria dos estabelecimentos. Há várias casas de câmbio no aeroporto de Bogotá, sendo mais interessante trocar dinheiro nas que estejam na área na qual as bagagens do voo são recuperadas. Agora, caso você esteja na cidade e necessite mais pesos, vá até o Centro Comercial Avenida Chile. No 3º andar do prédio, você encontrará diversas casas de câmbio, todas seguras. Recomendamos que você obtenha seus pesos colombianos ao chegar ao aeroporto, pois a tarifa oferecida lá costuma ser melhor do que a na cidade.  Aconselhamos levar o passaporte quando for cambiar. 

Vacinas – Devido ao surto de febre amarela em alguns estados brasileiros, muitos países estão exigindo que viajantes procedentes do Brasil tenham sido vacinados contra esta doença… e a Colômbia é um deles. Os viajantes que partirem do Brasil com destino a Bogotá ou qualquer outra cidade da Colômbia deverão apresentar CIVP válido, isto é, com registro de vacinação contra a febre amarela realizada pelo menos 10 dias antes da viagem. Mais informações sobre o CIVP, acesse o Portal ANVISA.

Eletricidade e Tomadas – A Colômbia opera em correntes de 110 volts e tomadas nos tipos A e B, padrão nos Estados Unidos. O modelo mais comum é o B, com dois pinos chatos paralelos e um inferior redondo.

QUANDO IR A BOGOTÁ / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR BOGOTÁ

O tempo e o clima são determinados, entre outras coisas, pela altitude. Como Bogotá está a 2.644 metros acima do nível do mar, ela não é tão quente quanto o sul do país ou suas áreas costeiras tropicais. As diferenças de temperatura entre as estações não são particularmente altas, geralmente há um clima agradável e temperado entre 16 °C e 20 °C. A temperatura de Bogotá é amena durante todo o ano. Nos meses de verão, a temperatura fica em torno de 30 °C  e, no inverno, o termômetro pode cair para 0 °C durante as noites. 

Bogotá

HOSPEDAGEM

Há muitas opções para se hospedar em Bogotá, variando de pequenas pensões familiares e albergues para mochileiros a hotéis de luxo cinco estrelas. Em se tratando de região, a melhor deste destino é a La Candelaria. Além de ser o bairro onde estão localizadas a maioria das atrações turísticas, como a Plaza de Bolívar, a Catedral, o Cerro Monserrate, o Museu Botero e o Museu do Ouro, é em La Candelaria que se encontram quase todos os albergues e hostels da cidade. La Cadelaria une a Cidade Velha e o Centro de Bogotá. Lá, há casas coloniais bem preservadas, pintadas com cores vivas e becos estreitos, através dos quais você pode passear confortavelmente.

Como a cidade é muito grande, nossa recomendação é que você se hospede perto de onde passará a maior parte do tempo. Nós ficamos hospedados no Hostel Casa del Sol, em La Candelaria. Acreditamos ter sito boa a nossa escolha, tanto em relação à localização quanto às instalações da acomodação. Sugerimos que você também considere ficar no mesmo local em que nos hospedamos.   Para pesquisar e reservar nossas hospedagens, costumamos utilizar o Booking e o Hostelworld (para hotéis e hostels) e o Airbnb (para estúdios e apartamentos).

Bogotá

Hostel Casa del Sol

Bogotá

Hall do hostel (foto cedida por outro blogueiro)

TRANSPORTE

Existem muitas opções de transporte, mas nenhuma se destaca como “a melhor de todas”. Cada uma tem seus prós e contras. Os táxis são baratos, mas devem ser chamados através do aplicativo EasyTaxi. Evite pegar táxi na rua, pois todos dizem ser arriscado, tanto pela questão do condutor desviar a rota como pela possibilidade de lhe assaltar (leia sobre este assunto no tópico Segurança).  Na hora do rush, os táxis estão em alta demanda. Nesta ocasião, quanto maior a gorjeta que você oferece pelo aplicativo, mais rápido pega o táxi. 

Embora não faltem táxis na cidade de Bogotá, você também pode usar o Uber na Colômbia se tiver Wi-Fi ou um plano de dados internacional. Uber em Bogotá é seguro, fácil e uma ótima maneira de se locomover pela cidade.

Se estiver hospedado em La Candelaria, pouco irá precisar de táxis, ônibus, etc. Por estar perto de tudo, você deverá se locomover a pé. Por duas vezes pegamos micro-ônibus, também conhecidos por “busettas“. Não tivemos problema, mas os nativos não recomendam esta prática. Quanto aos ônibus, somente os utilizamos quando fomos à cidade de Zipaquirá.

Bogotá

Micro-ônibus de Bogotá

O Aeroporto Internacional Eldorado (BOG) está a cerca de 15 km do Centro Histórico da cidade, ou seja, de La Candelaria. Uma forma econômica e segura para ir do aeroporto até o Centro Histórico é com o ônibus K86. Pegue o K86 e desça na parada Portal el Dorado e, depois, mude para a linha TransMilenio 1, que vai para La Candelaria. A parada para o TransMilenio 1 é a Las Águas e a direção do ônibus é Universidades. Na volta ao aeroporto, pegue o TransMilenio na estação Universidades, desça em Plaza de la Democracia, e, de lá, continue com o K86 até o destino final. O sistema TransMilenio possui ônibus articulados e biarticulados, sendo mais seguros que os ônibus comuns porque só param em determinadas estações, e estas ainda são fechadas.

Bogotá Bogotá

Se tiver interesse em fazer seu transfer de ônibus ao chegar a Bogotá, não se esqueça de perguntar ao pessoal do seu hotel qual o nome da estação mais próxima que deverá descer.

A Chivas Tours é uma empresa que proporciona passeios por Bogotá e Cartagena. Trabalhando diferentemente da TurisBog, suas atrações têm horários para começar e acabar (das 13h às 17h), os carros passam em pontos turísticos pré-determinados e há música ao vivo, bebidas e comidas durante o programa. Todos os envolvidos, do motorista ao guia, fazem uma experiência alegre e divertida. Enquanto o veículo se desloca, os músicos tocam e cantam rumba e os passageiros se servem com bebidas e salgados. É uma ótima oportunidade para conhecer pontos turísticos fora do Centro Histórico. Para quem gosta duma bagunça, mais detalhes no site oficial da Chivas Tours.

Bogotá

Veículo da Chivas Tours

1ª) Transforme seu celular num GPS e ainda utilize o WhatsApp, o Facetime e outros aplicativos sem depender de wi-fi. Vá a alguma loja de telefonia e contrate um plano Prepaid Simcard. Não é caro!;  2ª) Faça o download do Google Maps Off-Line no seu celular e use este aplicativo quando precisar se localizar e não houver conexão com a Internet.

SAÚDE

A cidade está a 2.644 metros acima do nível do mar. Algumas pessoas que não estão acostumadas a essas alturas elevadas podem ter dificuldade em respirar assim que pousarem em Bogotá. Esse sintoma chama-se soroche e geralmente dura apenas algumas horas. Procure algum estabelecimento que lhe venda chá de coca, muito bom para aliviar a sensação. Se a tontura persistir, masque folhas de coca ou tome um remédio chamado Sorojchi Pills. Ele é barato e é encontrado em quase todas as farmácias de Bogotá.   De tão comum que é chá de coca em cidades com altitude muito elevada, já cheguei a comprar a bebida num Mc Donalds de Cochabamba!

Bogotá

Barracas vendem folhas e produtos derivados da coca

As instalações públicas colombianas são muito precárias, sendo necessário contar com hospitais privados. Leve seus medicamentos de uso contínuo (se tiver) e, por precaução, os que podem ser úteis durante sua estada nesta cidade, já que no exterior é difícil comprar remédios sem receita médica.

CULTURA E COSTUMES

Cada país possui tradições que o distinguem. A Colômbia, por estar situada na junção entre as Américas Latina, do Norte e Central, possui uma composição cultural extremamente diversificada, incluindo influências europeias, africanas, caribenhas e nativas americanas.

Roupas – A Colômbia também possui uma rica herança de formas tradicionais de vestuário. Durante os festivais, não é incomum ver homens e mulheres vestindo trajes e roupas provenientes da cultura dos povos indígenas do país. Isso geralmente assume a forma de vestidos ou calças de cores claras, com babados de seda coloridos e, para desfiles e celebrações públicas, homens podem ser vistos usando capas e cocares de cores vivas.

Natureza calorosa – Os colombianos geralmente são pessoas amáveis, muito felizes e extrovertidas, que têm um grande coração e que dão muito valor às interações sociais. Eles adoram contar às pessoas sobre quase todos os aspectos de seu país, sua cultura e história, e fazem isso com tanto entusiasmo que pode parecer uma vanglória. São extremamente hospitaleiros.   Mostre respeito pelos costumes e ritos da população, principalmente quando se tratar de um descendente de índio.

Bogotá

Comerciante colombiano e o chaveiro de seu carro com a chuteira da seleção brasileira

Família – A família também é uma parte muito importante da vida colombiana e, como tal, espera que os papéis tradicionais sejam mantidos em casa. A reunião com os membros da família terá prioridade sobre os amigos e colegas de trabalho. O ponto negativo disto é que, infelizmente, esse foco na família também pode dificultar a integração das pessoas na sociedade colombiana.

Refeições – Se estiver jantando com os habitantes locais, saiba que os modos à mesa são muito importantes na Colômbia. Mantenha as mãos visíveis, com os cotovelos afastados da mesa, e não se sente ou comece a comer até que o anfitrião o convide. Sempre coma com talheres, pois comer com os dedos pode ser desaprovado. Se estiver visitando uma família colombiana, seria apropriado levar um pequeno presente, como vinho, chocolates ou flores.

Atraso – O atraso na Colômbia é comum, pois pouco valor é atribuído à pontualidade. Com isso, não se ofenda se as pessoas chegarem atrasadas a um encontro ou reunião. Os colombianos gostam de conversar e, portanto, não esperam que nenhum encontro termine rapidamente.

Chivas – Chivas são ônibus rústicos artesanais usados nas áreas rurais da Colômbia e do Equador. Estes veículos são adaptados ao transporte público rural, principalmente considerando a geografia montanhosa da região andina desses países. Os veículos são variados e caracterizados por serem pintados de maneira colorida, geralmente com as cores amarela, azul e vermelha das bandeiras da Colômbia e do Equador. A maioria tem uma escada no rack, que também é usada para transportar pessoas, gado e mercadorias. Eles são construídos sobre um chassi de ônibus com um corpo modificado feito de metal ou madeira. Os assentos são parecidos com bancos, feitos de madeira e com portas em vez de janelas. O proprietário ou motorista geralmente atribui ao veículo um apelido exclusivo e carinhoso, identificando com uma pintura em seu chiva, tal como ocorre com os barcos das praias brasileiras.

Bogotá

Chivas chegando à cidade com moradores do campo

Tejo – Tejo e é uma tradição colombiana clássica que você não pode deixar de conhecer, e jogar, se estiver neste país. Consiste de duas estruturas de madeira chamadas tablas que são colocadas nas extremidades opostas de um campo. No centro da tabla, há um tubo de metal, que é o seu alvo. O restante do quadro é preenchido com argila para absorver o impacto dos tejos, que normalmente são feitos de metal ou pedra. Por fim, o tubo central é cercado por pequenos alvos de papel explosivos chamados “mechas”, cheios de pólvora e prontos para explodir com o impacto. O tejo foi inventado há mais de 500 anos na Colômbia. Tamanha sua popularidade, a maioria das cidades colombianas possuem equipes profissionais deste “esporte”.

SEGURANÇA

Assim como em outras metrópoles, Bogotá também tem seus problemas de segurança. Apesar de seu passado sombrio, que consiste em guerrilhas e barões das drogas, a Colômbia conseguiu, ao longo das últimas duas décadas, eliminar completamente aquela pele velha e escura e cansada para se tornar um destino seguro para se viajar na América Latina.

Bogotá

Táxis – Na Colômbia, há muitos crimes envolvendo taxistas. Existem relatos de falsos taxistas que roubam os turistas e fazem até sequestro relâmpago. E como não é fácil descobrir se um táxi é clandestino ou não na rua, é melhor pegar em um ponto oficial ou então chamar através do aplicativo EasyTaxi. Outro problema relacionado a taxistas é receber notas falsas de troco. Por isso, sempre é preferível pagar com notas menores. Também há relatos de casos de pagar com uma nota alta e o taxista trocar por uma nota falsa, sem você perceber e te devolver dizendo que não possui troco. Além, é claro, do antigo golpe que é devolver um troco menor.

Boa Noite Cinderela – Se você é homem e viaja sozinho ou com um grupo de amigos, também esteja ciente de que há um crime acontecendo frequentemente na Colômbia e alguns países da América do Sul, o de mulheres drogando homens estrangeiros para roubá-los à noite. Também conhecidas como drogas do estupro ou rape drugs, são geralmente o GHB (ácido gama-hidroxibutírico), a Ketamina (Special K) e o Rohypnol (Flunitrazepam). Um comprimido na sua bebida e “já era…”.

Nossas viagens às cidades bolivianas de Bogotá, Zipaquirá, Cartagena e Medellín foram seguras e bastante tranquilas. Se você estiver atento aos seus pertences, souber em quais áreas está andando e seguir outros conselhos que demos neste tópico, também não deverá ter problemas.

Recomendamos deixar o passaporte original guardado no hotel e andar somente com a cópia (colorida) das páginas de identificação.

ALIMENTAÇÃO

A cozinha colombiana se distingue por seus alimentos ricos em proteína com sabores intensos, algumas vezes ardidos, graças às muitas especiarias utilizadas na preparação dos pratos. Também é fortemente influenciada por sua biodiversidade e por suas tradições culturais. Os pratos no país geralmente incluem algum tipo de arroz, milho, batata e uma variedade de carnes (frango, carne, porco, cabra e frutos do mar). O país também possui uma mistura exótica e atraente de frutas, entre as quais: granadilla, goiaba, pitaia, amora, entre outras! Não tenha medo de experimentar novos sabores quando estiver na Colômbia.

Os pratos mais comuns que você encontrará em sua viagem à Colômbia são: arepa (tortilhas grossas de milho), ajiaco (uma sopa de batata e milho com abacate e frango), os tamales (massa à base de milho, que podem conter carnes, queijo, legumes ou frutas) e a bandeja paisa (arroz, feijão, ovos, saladas e muita carne).

Bogotá

Bandeja paisa

CartagenaCafé colombiano – Experimente o café colombiano e aproveite para aprender sobre a cultura deste grão no país. Por muito tempo, como em muitas regiões cafeeiras, os melhores grãos costumavam ser exportados, antes que os colombianos desenvolvessem um sabor mais refinado para café. Hoje, é possível consumir café da mais alta qualidade estando na própria Colômbia.  A cafeteria mais famosa é a Juan Valdez Café, que possui centenas de lojas pelo país, inclusive nos aeroportos.

Confeitarias – A Colômbia é famosa por suas confeitarias. São muitas pela cidade de Bogotá, desde pequenos espaços até grandes e sofisticadas docerias. É comum ver jovens e famílias sentados à mesa, conversando, enquanto saboreiam um doce ou um salgado. Isto também virou um hábito para nós. Todas as tardes, parávamos em alguma confeitaria para comermos um pedaço de torta ou bolo.

Bogotá Bogotá

SOUVENIRS

O melhor lugar que achamos para comprar artesanatos locais e recordações da viagem foi nas lojas e barracas ao redor da Plaza de Bolívar.

Bogotá

Loja com artesanatos locais e diversos souvenirs

Conheça outros destinos de viagem do Home.

"Viajar é mudar a roupa da alma." - Mário Quintana