Carregando

Buenos Aires, Argentina

Buenos Aires, Argentina

Planejando sua viagem a BUENOS AIRES

Para ajudar nesta viagem, preparamos um post repleto de informações sobre Buenos Aires. Aqui, explicamos tudinho: a melhor época, quais locais ir, como realizar os passeios, o que comer e tantas outras coisas. Condensamos textos e fotos de três visitas que fizemos à capital da Argentina. Em uma delas, antes de partirmos para a Patagônia, lá estivemos com nosso filho e nora. Também constam os relatos das viagens que fiz a negócio, da época em que trabalhei em uma companhia aérea brasileira. No final do tópico O QUE FAZER EM BUENOS AIRES || DICAS DE VIAGEM BUENOS AIRES, damos dicas para você conhecer a cidade de Tigre, uma boa opção de passeio. Cinco dias (inteiros) para sua viagem é uma boa pedida: quatro para Buenos Aires e um para Tigre.

Buenos Aires Buenos Aires

Bienvenido(a) a Buenos Aires.

Casal VisiteiGostei



SOBRE BUENOS AIRES

Esta cidade tem o poder de se fazer apaixonar em um piscar de olhos. Todos os seus bairros são diferentes, devido às belas arquiteturas e à diversidade das culturas de seus habitantes. A beleza artística e cultural é fascinante, uma combinação única de influência europeia com a latino-americana, que se reflete no estilo de sua música e modo de vida. Assim como em outros lugares, Buenos Aires é daquelas cidades que ficam mais interessantes depois que você não precisa mais fazer a rota das atrações turísticas.

Este coração econômico e cultural do país viveu tempos áureos entre 1880 e 1920. Durante este período, a Argentina foi um dos dez países mais prósperos do mundo, e Buenos Aires atraía europeus que procuravam ali encontrar uma vida melhor. Esta influência europeia ainda deixa sua marca na cidade cosmopolita e que possui traços da Itália, Espanha, França, Alemanha e Inglaterra.

Buenos Aires tem muitos bairros diferentes, cada um com suas características próprias. Microcentro é o centro da cidade. Sempre muito movimentado, com ruas comerciais conhecidas, a praça central Plaza de Mayo e o prédio do governo, a Casa Rosada. Os bairros de Palermo, Retiro e Recoleta são os mais prósperos de Buenos Aires. É neles que você encontrará uma forte influência francesa na arquitetura. La Boca e San Telmo estão localizados no distrito sul de Buenos Aires. Estas são as áreas mais pobres, mas, certamente, não menos populares. Em La Boca, você poderá visitar o Boca Juniors e a colorida Caminito. Em San Telmo, há o grande mercado dominical, com uma imensa variedade de souvenirs, arte e música de rua. Palermo Viejo é o centro de entretenimento de Buenos Aires. Inúmeros bares e clubes podem ser encontrados ali.

DICAS DE VIAGEM BUENOS AIRES
O QUE FAZER EM BUENOS AIRES

CALLE FLORIDA – Estamos falando do calçadão mais famoso de Buenos Aires. Dona do comércio mais tradicional da cidade, a Calle Florida é também o maior antro de malandros de Buenos Aires. Sendo assim, é oportuno estar atento a tudo que acontece em sua volta quando estiver passeando por este local. 

Estando na Calle Florida, não deixe de visitar a Galerías Pacífico, o shopping mais fotogênico de Buenos Aires. Sua arquitetura, seguindo o estilo arquitetônico Beaux-Arts, é seu grande diferencial. Sua fachada é imponente e muito bonita. É impossível não notá-la do lado de fora. Lá dentro, o teto é uma atração à parte, devido a sua decoração. É um dos poucos shoppings que se pode encontrar uma atração no teto. Você irá reparar que todos ficam olhando para cima da parte central, perto do chafariz. Aberta todos os dias das 11h às 19h. Confira as lojas da Galerías Pacífico e suas respectivas promoções.

Calle Florida Calle Florida Calle Florida

AVENIDA DE MAYO – Um dos maiores prazeres da cidade de Buenos Aires é caminhar pelas suas ruas sem horário nem roteiro, deixar-se seduzir pela beleza de suas construções e sentar-se nas cafeterias para, simplesmente, tomar um café e jogar conversa fora. Uma saborosa opção para quem visita a cidade e quer fugir dos roteiros turísticos, vivendo momentos como um autêntico portenho. A Avenida Mayo foi a emblemática e prestigiosa avenida de Buenos Aires no início do século XX, quando a Argentina estava em sua época de ouro. Ele conecta locais importantes do patrimônio argentino, como o Congresso (parlamento) e a Casa Rosada (presidência da República), passando pelo Obelisco, na famosa “9 de julio”. É a Champs-Elysées de Buenos Aires.

Avenida de Mayo Avenida de Mayo

CAFÉ TORTONI E SEU SHOW DE TANGO – O que seria uma estada na capital do tango sem ter ouvido, visto ou experimentado esta música e dança? Você pode escolher entre as muitas opções, mas lhe asseguramos que um dos melhores shows de tango de Buenos Aires ocorre no Café Tortoni. Localizado no número 825 da Avenida de Mayo, ele equivale para os portenhos o que a Confeitaria Colombo significa para os cariocas.

Café Tortoni Café Tortoni

Os shows de tango acontecem em duas sessões, às 20h e às 22h. Em um, você janta depois, na segunda sessão, antes. Estando numa caminhada pela Avenida de Mayo, vá ao Café Tortoni após as 14h para fazer sua reserva para um dos shows de tango. Os ingressos são limitados!

Café Tortoni Café Tortoni Café Tortoni

Café Tortoni Café Tortoni

Mas esteja ciente de que o Café Tortoni não é só show de tango. A vida desse estabelecimento anda de mãos dadas com a história cotidiana da cidade. Falar do Café Tortoni, do seu restaurante, do seu bar e de sua confeitaria, é falar um pouco da essência de Buenos Aires. Um verdadeiro patrimônio da capital argentina. Uma ida ao Café Tortoni é indispensável, nem que seja apenas para tomar um cafezinho.   No inverno, peça um chocolate quente. Já no verão, prove os deliciosos sorvetes da casa.

Café Tortoni

A casa procura manter-se da forma em que foi criada, com seus lustres e sua mobília em estilo incomparável. Em um dos ambientes, Carlos Gardel (cantor, maior expoente mundial do tango), Jorge Luis Borges (poeta, escritor e crítico literário) e Alfonsina Storni (poetisa), antigos frequentadores do Tortoni, estão reproduzidos em esculturas, esperando os clientes para uma foto.

Café Tortoni Café Tortoni

PLAZA DE MAYO – A Plaza de Mayo é a principal praça do centro da cidade de Buenos Aires. A praça sempre foi o centro da vida política de Buenos Aires, desde a época colonial até a atualidade. Desde o seu início, a Plaza de Mayo tem sido o ponto de encontro habitual para protestos e eventos políticos. Todas as passeatas que percorrem a Avenida de Mayo terminam lá. Foi ali que, em 1810, aconteceu a Revolución de Mayo, que culminou com a proclamação da independência da Argentina, em 9 de julho de 1816. É também muito conhecida como ponto de encontro das Madres de la plaza de Mayo. Todas às quintas-feiras, às 15h30, elas se reúnem, há quase 30 anos, para chamar a atenção por seus filhos desaparecidos durante a ditadura militar deste país, ocorrida entre 1976 e 1983.

Plaza de Mayo

Plaza de Mayo

Chegando a esta praça, observa-se que nem todos os edifícios que a rodeiam são do mesmo estilo. Entre os prédios existentes, alguns se destacam. São eles: Pirâmide de Mayo (símbolo do primeiro governo independente da Argentina), Cabildo (prefeitura da época colonial), Palacio del Gobierno de la Ciudad (antiga Câmara Municipal) Catedral Metropolitana e a Casa Rosada.

Plaza de Mayo Plaza de Mayo

CASA ROSADA – Uma visita à Casa Rosada, o Palácio Presidencial da Argentina, não pode faltar a quem vai conhecer Buenos Aires. Com senhas distribuídas por ordem de chegada, as visitas guiadas são gratuitas e acontecem somente aos finais de semana e feriados, sempre das 10h às 18h. Grupos em espanhol saem a cada dez minutos e, em inglês, a cada meia hora.

Casa Rosada

Casa Rosada

Um dos primeiros cômodos visitados é a Galeria de Patriotas Latinoamericanos, que tem imagens de grandes líderes do continente, como Simón Bolivar e Getúlio Vargas. Boa parte do luxo que se vê foi presente diplomático de outros países, como as escadas de mármore, uma doada pela Itália e outra pela França. Nas instalações que muitas vezes são confundidas com um museu, há também diversos móveis antigos, lustres elegantes e pinturas de grandes artistas argentinos.

Casa Rosada Casa Rosada

O percurso segue pelo Salón Blanco, decorado com uma pintura no teto em memória da Revolução de Mayo. Há também a Galeria de Ídolos Populares, com retratos de artistas, atletas e outras grandes personalidades nacionais. Para nós, o grande momento da visita foi quando chegamos à varanda de onde Evita fazia seus discursos.  Uma boa opção é combinar os passeios Casa Rosada e feira de San Telmo, que acontece aos domingos.

Se uma bandeira menor estiver hasteada sob a grande bandeira nacional, é porque o presidente está presente no palácio.

FEIRA DE SAN TELMO – Desde 1970, ocorre todos os domingos o mercado de pulgas mais famoso da Argentina, a Feria de San Telmo. Trata-se de um mercado de antiguidades com centenas de barracas e artistas de rua. A feira vai da Plaza de Mayo, passando pela Calle Defensa, até a Plaza Dorrego, onde o tango é dançado regularmente. Nas 270 barracas, há trajes de época, discos de Carlos Gardel, talheres de prata, bugigangas usadas e velharias diversas. Para quem gosta de fazer compras, o local é um paraíso. Mas o grande charme do bazar de rua mais popular da cidade é a legião de músicos, pintores, atores, dançarinos que se defende ali, aproveitando a circulação de dinheiro. Atores, mágicos, músicos e malabaristas fazem de San Telmo o lugar mais divertido para se fazer compras na capital argentina. Tênis confortáveis, garrafinha de água (principalmente no verão, quando a temperatura ultrapassa os 30°C) e paciência são necessários para percorrer a feira numa boa. A propósito, são cerca de 15 mil pessoas que visitam este lugar todos os domingos, na maioria turistas.

Feira de San Telmo Feira de San Telmo

Feira de San Telmo Feira de San Telmo

Feira de San Telmo

MERCADO DE SAN TELMO – No cruzamento das ruas Carlos Calvo (Carlos Calvo, 495) e Bolívar, está o Mercado de San Telmo. É um prédio muito bonito, onde você pode encontrar uma grande variedade de objetos antigos e inusitados, como cartazes de época, móveis cheios de personalidade, bonecos, louças, discos de vinil e tantas outras coisas. Há ainda pequenos cafés, uma padaria, açougues tradicionais, uma peixaria, quitandas e diversas adegas. Ideal para tomar um aperitivo ou almoçar.  Beba uma taça de vinho tinto e coma um Chori pan (linguiça na baguete, lanche típico argentino).

Mercado de San Telmo Mercado de San Telmo

Mercado San Telmo

Gastronomia no Mercado de San Telmo

PASEO DE LA HISTORIETA Também no bairro de San Telmo que encontra-se o Paseo de la Historieta. São algumas ruas onde esculturas e desenhos de personagens de quadrinhos argentinos enfeitam o famoso bairro portenho. Em particular, encontrará Mafalda e suas amigas, a célebre menina conhecida em todo o mundo. Você será pego de surpresa! À medida que estiver caminhando pelas ruas de San Telmo, se deparará com estas celebridades argentinas.

La Historieta La Historieta La Historieta La Historieta

BARRIO SAN TELMO – San Telmo é o bairro mais antigo de Buenos Aires, onde os ricos costumavam morar. Na época que o dinheiro não acabava para os argentinos, muitas de suas casas eram construídas no estilo parisiense. Infelizmente, estes imóveis já não estão tão bem conservados. Por outro lado, criou-se uma aparência artística e histórica. Considerado o berço do tango, o bairro de ruas pitorescas de paralelepípedos, lojas de antiguidades e cafés do FINAL do século XIX tornam San Telmo uma área particularmente popular para os turistas. Amamos este bairro por seus muitos afrescos de arte de rua e lojas coloridas. Como San Telmo está situado entre o porto de La Boca e o centro de Buenos Aires, uma visita é quase que automaticamente obrigatória ao passear pelas ruas da capital.

San Telmo San Telmo

Barrio San Telmo

Barrio San Telmo

BARRIO PUERTO MADERO – O bairro foi construído em torno do antigo porto principal de Buenos Aires, que ainda hoje é evidente em inúmeras instalações portuárias e antigos armazéns. Vale a pena um desvio para um passeio noturno ao longo do Río de la Plata e também para contemplar os imponentes arranha-céus de suas margens. É um local agradável para caminhar junto à água.

Barrio Puerto Madero

Barrio Puerto Madero

A região é muito conhecida por seus bons restaurantes e bares aconchegantes. Além de ser um centro gastronômico por excelência, a área é muito agradável para se fazer uma caminhada. Puerto Madero é hoje o bairro mais caro de Buenos Aires!

Puerto Madero

Puerto Madero Puerto Madero

A Puente de la Mujer (Ponte da Mulher) se tornou o símbolo de uma Buenos Aires modernizadora.
Nosso programa para um domingo perfeito na capital: comece com uma visita à Casa Rosada, conheça a feira e o mercado de San Telmo e caminhe até Puerto Madero para curtir o pôr do sol e o início da noite neste ponto turístico.

Puerto Madero

AVENIDA 9 DE JULIO E SEU OBELISCO – A Avenida 9 de Julio é a principal artéria de Buenos Aires. Também conhecida como a “Broadway argentina“, é o lar de alguns dos marcos mais famosos da cidade, incluindo o Obelisco, o Teatro Colón e as obras-primas arquitetônicas das embaixadas do Brasil e da França. Ao longo de suas 14 pistas, esta avenida é tão larga que é quase impossível atravessá-la caminhando, em uma só vez, com todos os sinais verdes para  os pedestres. É quase que obrigatória uma parada em um de seus canteiros. O obelisco da Plaza de la República é considerado o símbolo de Buenos Aires. Ele tem sua própria história. Aqueles que sobem seus 206 degraus, têm uma vista aérea da capital de uma altura de 67 metros.

Avenida 9 de julio Avenida 9 de julio

TEATRO COLÓN – Localizado na Praça Lavalle (Calle Tucumán, 1171 – anexa à Avenida 9 de julio), o magnífico Teatro Colón (Teatro Colombo) é a principal casa de ópera da Argentina. Acusticamente, é considerado um dos cinco melhores teatros do mundo. Após 20 anos de construção, foi inaugurado em 25 de março de 1908 com a ópera Aida, de Giuseppe Verdi. Capaz de comportar mais de 3500 espectadores, já foi considerado a casa de ópera mais bonita do mundo. Visitas guiadas todos os dias, inclusive feriados (exceto 1º de maio, 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro). As saídas são de 15 em 15 minutos, das 9h às 17h. Confira programação do Teatro Colón e compre seus bilhetes diretamente.

Teatro Colón

Teatro Colón

PALACIO DEL CONGRESO NACIONAL – Este palácio, sede do Poder Legislativo da Argentina, inaugurado em 1906, levou 40 anos para ser construído. No dia 28 de dezembro de 1993, o Palacio del Congreso Nacional foi declarado “Monumento Histórico e Artístico Nacional”. Durante os dias da semana, é possível fazer uma visita guiada pelas suas instalações. Elas são gratuitas e acontecem das 12h30 às 17h, com duração de uma hora. Para fazer a visita é necessário chegar com 30 minutos de antecedência e apresentar o passaporte ou a carteira de identidade, no caso de brasileiros. A entrada se dá pela Rua Hipolito Irigoyen, 1849. 

Palacio del Congreso Nacional Palacio del Congreso Nacional

BARRIO RECOLETA – La Recoleta é uma das áreas mais luxuosas de Buenos Aires, muito interessante do ponto de vista histórico, cultural e arquitetônico.

Recoleta Recoleta

Há muitos monumentos históricos, prestigiosos museus, como o Museo de Bellas Artes, majestosas praças, bares, restaurantes e diversos espaços verdes. Um bairro agradável para caminhar durante uma tarde. Além disso, você encontrará nesta área outra atração importante: o cemitério da Recoleta, que se parece muito com o Père Lachaise, de Paris. Este cemitério é especialmente famoso porque há muitos túmulos de celebridades da Argentina, tal como o de Evita Peron.

Recoleta Recoleta

Faculdade de Direito de Buenos Aires

Faculdade de Direito de Buenos Aires

LIVRARIA EL ATENEO – El Ateneo é uma rede de livrarias em Buenos Aires. No entanto, a El Ateneo Grand Splendid se destaca das demais por sua localização única dentro de um antigo teatro. Mais de um milhão de pessoas visitam anualmente este local. É impossível adentrar à El Ateneo e não ficar fascinado com a adaptação de um teatro na criação de uma livraria. Avenida Santa Fé, 1860 – Recoleta.  A El Ateneo Grand Splendid é considerada a 2ª livraria mais bela do mundo!

Ateneo

Ateneo Ateneo

FLORALIS GENERICA – Localizada na Plaza de las Naciones Unidas, Floralis Genérica é uma flor gigante de 23 metros de altura que fecha automaticamente à noite e abre novamente de manhã, com a luz do dia. Uma bela obra de arte moderna. Permaneceu fechada por muito tempo porque o mecanismo estava emperrado e a cidade considerou seu conserto muito caro. Foi finalmente restaurada em 2015 e continua a ser um dos principais símbolos da cidade. Uma bacia localizada abaixo da obra adiciona reflexos excelentes.

Floralis

Floralis Generica

BARRIO PALERMO – Criado em 1914, é uma importante atração turística da cidade. Palermo é o bairro dos artistas, dos intelectuais descolados, dos realizadores e dos pensadores. É o maior dos 48 bairros de Buenos Aires. Palermo é principalmente um bairro muito moderno, repleto de boas lojas, bares e restaurantes com um design elegante e um conceito diferente. Este bairro é surpreendente por sua atmosfera tão diferente de dia e de noite. De dia, é uma abundância de cores e arte de rua e à noite é uma atmosfera suave, as lanternas estão apagadas. Este lugar é um prato cheio para os que querem mergulhar na vida noturna de Buenos Aires. Também está repleto de hotéis e albergues em todas as faixas de preço. Chamado de pulmão verde da cidade, é um bairro essencialmente residencial e bastante afluente. Está dividido em vários sub-distritos: Palermo Viejo, Palermo Soho e Palermo Hollywood.

Palermo Palermo Palermo

Dentro do Parque 3 de febrero, em Palermo, está o Rosedal, com uma coleção de mais de 18.000 rosas e um lago ao seu redor. Muitos argentinos vão para lá desfrutar de um momento ao ar livre, tomar sol, praticar esportes, brincar no pedalinho e saborear um mate.

Palermo Palermo

BARRIO LA BOCA – Você certamente irá a La Boca durante sua viagem a Buenos Aires. Trata-se de uma região histórica e dona do primeiro porto da cidade. Foi em Lá Boca que os imigrantes italianos se estabeleceram em meados do século XIX. Um bairro muito popular em que as casas foram ali construídas, às pressas, com os restos das chapas dos barcos. Para esconder a miséria, essas fachadas improvisadas foram cobertas com pinturas extravagantes. Isso é o que você mais verá quando visitar o Caminito (abaixo). La Boca é muito mais do que uma região turística. Através de seus pintores e escultores, é também o berço de movimentos de protesto. Se você é fã de futebol, saiba que está neste bairro o lendário estádio La Bombonera (abaixo), clube do deus do futebol argentino: Diego Maradona.

La Boca La Boca

1º) Uma visita a La Boca deve, obrigatoriamente, acontecer durante o dia, já que o distrito alegre e cheio esvazia significativamente à noite e pode ser considerado muito perigoso;  2º) Mesmo de dia, cuidado para não ultrapassar os limites do bairro turístico. Após as ruas do Caminito, seguindo em direção a Puerto Madero, há uma favela e realmente não é prudente se aventurar por lá.

CAMINITO – Uma das principais atrações de Buenos Aires é, sem dúvida, o Caminito. Um conjunto de três ruas coloridas com um potencial turístico muito forte. Terraços soalheiros, vendedores de artes e dançarinos de tango fazem de Caminito um lugar ímpar. Como esta região fica um pouco afastada do centro de Buenos Aires, o mais prático e seguro para se chegar lá é chamar um transporte aplicativo ou, então, pegar um ônibus. Caso escolha a segunda opção, vá até a avenida Paseo Colón, pegue um dos coletivos que fazem as linhas 86 ou 152, e desça na parada “Caminito”. O metrô da cidade não atende este distrito.

Caminito Caminito Caminito

Caminito Caminito

LA BOMBONERA – Uma das principais atrações em La Boca é o estádio de um dos clubes de futebol mais famosos do mundo: o Boca Juniors. Você pode visitar o estádio todos os dias com um tour e comprar itens na fanshop.
Uma visita guiada ao museu do Boca Juniors (Museo de la Pasión Boquense) é uma boa opção para quem vai conhecer este local. Aberto das 11h às 18h, exceto nos dias de jogos no estádio, em que os horários são encurtados.

La Bombonera La Bombonera La Bombonera

La Bombonera La Bombonera La Bombonera

TIGRE Bem próximo de Buenos Aires, há uma alternativa perfeita para se conectar com a natureza, a cidade de Tigre. Uma escapada da metrópole e, em pouco tempo, você estará no pacato município vizinho. Uma brusca mudança de cenário! A cidade turística encontra-se no Estreito do Paraná, mais precisamente na foz do Rio de la Plata, quase fronteira marítima da Argentina com o Uruguai. A viagem pode ser feita de ônibus (linha 60 – uma hora e meia) ou de trem (saída de Retiro – uma hora). Opte por ir de trem, pois o próprio traslado já é uma atração.

Num gostoso passeio de barco pelo rio Luján você se encantará com as casas de madeira e lata construídas sobre palafitas, os clubes de remo e a bela vegetação local.

Tigre Tigre

Fomos a Tigre numa quinta-feira e tudo estava bem tranquilo, uma paz tremenda. Nos finais de semana, disseram que o local fica agitado, com muitos pais e avós portenhos levando suas crianças para passearem nesta pitoresca e agradável cidade. Nos domingos de verão, disseram que é uma loucura!  O Tigre é um dos maiores deltas do mundo!

Tigre Tigre

Destaque para a casa e museu Domingo Faustino Sarmiento, um ilustre argentino que, no século XIX, foi jornalista, escritor e presidente da república. Feita em 1853, o imóvel é uma pequena construção de madeira que, para sua preservação, encontra-se protegida por paredes de vidro.

Tigre

Às margens do rio Luján, a casa de Domingo F. Sarmiento

Estando em Tigre e havendo tempo, outra opção de lazer é o Paseo Victorica. Através de uma caminhada pelas ruas sinuosas que beiram o rio, em pleno centro do município, os visitantes observam as fachadas das antigas casas da região. Há um tempo dedicado a uma parada num restaurante, para ir ao banheiro, comer algo ou somente beber uma cerveja. Ao final do percurso, uma visita (opcional) ao Museo de Arte de Tigre, cuja majestosa construção é uma magnífica peça da belle époque argentina. Paseo Victoria é uma atração gostosa e que rende bonitas fotos.

Tigre Tigre Tigre



INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA SUA VIAGEM

Visto – Brasileiros não precisam de visto para estadas a turismo de até seis meses na Argentina. Aliás, brasileiros podem ingressar na Argentina apresentando apenas a carteira de identidade (RG). Passaporte com, no mínimo, três meses de validade é o documento ideal para turistas de todas as nacionalidades. Mais informações, consulte os sites Mundo dos Vistos e Do you need VISA.

População – Mais de 3 milhões de habitantes. Já a grande Buenos Aires tem uma população de cerca de 13 milhões de pessoas, sendo o terceiro maior conglomerado urbano da América Latina.

Idioma – Espanhol (castelhano).

Moeda – A moeda local é o Peso Argentino (AR$). Consulte a taxa atualizada. Trocar dinheiro na Argentina é fácil! Aconselhamos não fazer transações com cambistas de rua, procure sempre bancos e casas de câmbio.  Em todas as ocasiões, fizemos câmbio na Calle Florida, 142 (subsolo). É vantajoso e bastante seguro.

Independentemente de onde tenha escolhido para cambiar, conte seus AR$ cuidadosamente e confira se não recebeu nenhuma nota falsa, há muitas delas circulando na Argentina!  Este golpe é mais comum em Buenos Aires. Veja na figura abaixo algumas dicas de como identificar pesos argentinos falsos.

Clique sobre imagem para ampliá-la

Vacinas – Nenhuma vacina é exigida para entrada no país.

Eletricidade e Tomadas – Todo o país opera em correntes de 220 volts. Quanto às tomadas, a Argentina adotou como padrão o tipo I.

QUANDO IR A BUENOS AIRES / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR BUENOS AIRES

Buenos Aires goza de um clima muito agradável o ano inteiro e só experimenta um período de frio mais intenso nos meses de junho, julho e agosto. De novembro a fevereiro, as temperaturas são as mais altas, em torno de 28 ºC, e, como resultado, muitas vezes pode ficar abafada cidade nesses meses. O mais conveniente é ir a Buenos Aires na primavera ou no outono, quando as temperaturas são menos altas e não está fazendo tanto frio. Maio, setembro e outubro são os melhores meses para visitar a capital da Argentina. No gráfico abaixo, é possível ver, mês a mês, as médias de temperatura (vermelho) e de chuva (azul), obtidas com base em dados climatológicos de diversos anos.

Dados Climatológicos (médias) - Buenos Aires

Dados Climatológicos (médias) – Buenos Aires

HOSPEDAGEM

Uma das decisões mais importantes a tomar quando se visita uma grande cidade é onde se hospedar. Não nos referimos apenas ao hotel ou alojamento específico, mas, antes disso, à zona ou bairro que melhor vai satisfazer as nossas necessidades e gostos pessoais. Neste sentido, acreditamos ser Palermo a melhor região para hospedagem em Buenos Aires. É um local seguro, animado e realmente muito bonito. Outra boa opção é o bairro da Recoleta. Já ficar no Centro pode até ser conveniente para passear, mas a região está decadente e morre à noite. Para pesquisar e reservar nossas hospedagens, costumamos utilizar o Booking e o Hostelworld (para hotéis e hostels) e o Airbnb (para estúdios e apartamentos).

TRANSPORTE

O transporte de Buenos Aires é bastante eficiente. Contudo, para utilizá-lo da melhor forma você deverá adquirir o Cartão SUBE. O SUBE (Sistema Único de Boleto Electrónico) é um cartão magnético recarregável que permite usar a rede de transporte público de Buenos Aires com economia e maior praticidade. Ele possibilita que você se locomova de metrô, ônibus e trens metropolitanos. Além das estações de metrô, quiosques e até mesmo o seu hotel/albergue costumam vendê-lo.

Metrô – Buenos Aires tem um bom sistema de metrô. Linhas de cores diferentes percorrem todos os cantos da cidade.  O metrô de Buenos Aires é fecha muito cedo. Planeje ter dinheiro para o táxi à noite ou, então, recorra a algum dos transportes por aplicativo. 

SUBE Buenos Aires

Passeio a pé – Passeios a pé gratuitos também são oferecidos em Buenos Aires. Para conhecer esta metrópole, é bom fazer um city tour gratuito. Consiste em uma caminhada por lugares importantes nos mais diversos bairros da cidade (La Boca, Recoleta, Palermo, Centro, San Telmo e Chinatown). O passeio é inteiramente baseado em dicas. Você pode decidir por si mesmo quanto você achou que valia. Os guias são moradores da cidade e costumam falar português e inglês. Pesquise na Internet com antecedência por um passeio a pé gratuito no dia em que estiver em Buenos Aires.

Passeio de Bicicleta – Um passeio de bicicleta é uma ótima maneira de explorar a cidade. Você tanto pode alugar bicicletas como reservar um passeio com um guia. Os guias falam português e inglês fluentemente e sabem muito sobre a cidade. Eles têm muitas opções diferentes. Recomenda-se ir aos sábados ou domingos, quando o trânsito em Buenos Aires é menos agitado. A agência La Bicicleta Naranja presta estes serviços.

Ônibus panorâmicos Hop-on Hop-off – Outra opção é locomover-se através dos ônibus panorâmicos de Buenos Aires, em que você pode entrar e sair dos veículos quantas vezes quiser nas muitas paradas programadas. Particularmente, nós curtimos o sistema Hop-on Hop-off. Além da praticidade, ele ajuda a obter uma primeira impressão de uma cidade e a selecionar o que há de mais importantes. Os ônibus amarelos saem a cada 20 minutos de um local próximo à Plaza de Mayo. Os ônibus passam por todos os bairros conhecidos e por 24 atrações. Os ingressos são válidos por 24 horas. A viagem total (sem descer) leva aproximadamente três horas e meia.  O bilhete pode ser comprado a bordo, na primeira vez que você entrar no coletivo. Mais detalhes no site oficial.

Aeroportos – Em se tratando de aeroportos, Buenos Aires possui dois deles: Ezeiza (EZE), o maior, a 50 minutos de táxi do centro, e Aeroparque (AEP), o aeroporto central, a dez minutos de táxi do centro. Vantagem do Aeroparque: proximidade. Desvantagem: free shop pequeno. Vantagem de Ezeiza: free shop grande. Desvantagem: a distância. O ônibus 8 é a maneira mais barata para quem desembarca no aeroporto de Ezeiza ir ao centro da cidade. A viagem dura duas horas, é segura e confortável.

 1ª) Transforme seu celular num GPS e ainda utilize o WhatsApp, o Facebook e outros aplicativos sem depender de wi-fi. Vá a alguma loja de telefonia e contrate um plano Prepaid Simcard. Não é caro!;  2ª) Faça o download do Google Maps Off-Line no seu celular e use este aplicativo quando precisar se localizar e não houver conexão com a Internet.

CULTURA E COSTUMES

Mate – Não se surpreenda se em algum momento alguém em sua hospedagem, em seu passeio ou em qualquer lugar lhe convidar para ‘tomar um mate’. O mate é uma bebida que serve não só para esquentar, mas também para conversar e compartilhar um tempo com pessoas que a gente gosta.

Tango – O tango tem suas origens no bairro boêmio de San Telmo e é uma cultura de dança com música própria. Expressa a atitude argentina perante a vida: paixão e temperamento. Foi somente no final do século XIX que a dança se espalhou pelo mundo. Hoje, são inúmeros os eventos de tango, as chamadas “milongas”, que acontecem nas próprias escolas de dança ou em pequenos cafés públicos.

Amabilidade – Não hesite em pedir informações aos locais, eles são muito amáveis e sempre estarão dispostos a lhe ajudar.  Engana-se tremendamente quem acredita que argentinos não gostam de brasileiros! Isto mesmo, está absurdamente equivocado! Creio que dificilmente alguém que visitou a Argentina tenha este pensamento. Eles fazem questão de dizer que a única rivalidade está no futebol. Confira: Centro Cultural Brasil-Argentina.

SEGURANÇA

Muitos turistas se perguntam se Buenos Aires é segura antes de visitar a Argentina. Provavelmente porque a cidade é muito grande. Buenos Aires é relativamente segura. Fique sempre atento ao que se passa em sua volta e de olho nos seus pertences. Principalmente nas movimentadas ruas comerciais, metrôs e ônibus, é melhor levar a mochila na barriga. Você também precisa prestar atenção em qual bairro você anda à noite. Evite a área ao redor da estação ferroviária Retiro, o parque Bosque de Palermo (quando não há atividades) e os bairros La Boca e Once, tanto quanto possível. Se você realmente precisa estar em algum lugar, prefira pegar um táxi ou transporte por aplicativo ou caminhar com a multidão até a rua principal.  Se sua identificação nesta viagem for o passaporte, recomendamos deixar o original guardado no hotel e andar somente com a cópia das páginas de identificação.

ALIMENTAÇÃO

A Argentina tem muito a oferecer em se tratando de culinária. Sua gastronomia é caracterizada por um ingrediente principal: a carne. Estamos falando principalmente de carne bovina, que é preparada de diferentes maneiras. Os argentinos preferem utilizar o termo “asado”, que significa “grelhado”. Este tipo de preparação é uma tradição para eles. Quase todas as casas têm a sua “parrilla”. Havendo possibilidade, não deixe de visitar uma churrascaria e provar os melhores cortes de carne bovina Argentina. Isso inclui: Bife de Chorizo (bife de filé), Bife de Costilla (bife T-Bone), Cuadrill (bife de alcatra) e Tira de Asado.

Alimentação Alimentação

Ainda há outras tantas iguarias típicas do país. As nossas preferidas são as Empanadas. A empanada é um dos pratos mais populares da Argentina e se faz presente também na culinária portenha. Isto porque, dependendo da região em que é preparada, costuma ser recheada de maneira diferente. As empanadas de Buenos Aires são preparadas com carne de bovina cozida, cebolinha, pimenta vermelha moída, pimentão, salsa, coentro fresco e, às vezes, vinho branco e alcaparras. No tocante às sobremesas, é difícil resistir aos Alfajores.

Empanadas

Empanadas

SOUVENIRS

As opções para se ter de recordação ou para dar de presente a alguém são tão grandes que fica difícil dizer o que comprar de souvenir em Buenos aires. No entanto, a maioria dos que compramos foram encontrados nas feiras de Buenos Aires, principalmente na de San Telmo. Nela, você pode adquirir desde lembrancinhas mais clássicas até produtos feitos por artistas locais.   A Receita Federal do Brasil permite que o viajante traga na bagagem até 12 litros de bebida alcoólica em viagens internacionais. A contagem não é por unidade, mas, sim, em litros (12 litros = 16 garrafas de vinho).

Conheça outros destinos de viagem do Home.

"Viajar é mudar a roupa da alma." - Mário Quintana