Carregando

Cidade do Cabo, África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul

Planejando sua viagem à CIDADE DO CABO (CAPE TOWN)

África do SulSempre alimentamos o desejo de conhecer a África do Sul. A realização deste sonho iniciou quando nosso filho e nossa nora nos convidaram para visitarmos este país. Os dois montaram um roteiro fabuloso para conhecermos Joanesburgo, o Parque Nacional Kruger e a Cidade do Cabo (Cape Town), três destinos fantásticos!

Famosa mundialmente, a Cidade do Cabo, ou Cape Town, é, para muitos, a cidade mais bonita do mundo! Passamos quatro dias nesta metrópole e reunimos aqui uma porção de informações e dicas, de forma que você possa planejar sua viagem a este lugar maravilhoso.

Casal VisiteiGostei



SOBRE A CIDADE DO CABO

Eleita em 2014 pelo New York Times como o melhor lugar do mundo para se visitar, a capital legislativa da África do Sul é uma cidade cosmopolita, com vários locais de importância histórica e uma vida noturna bastante animada. Uma cadeia de montanhas que toma conta da paisagem, dois Patrimônios da Humanidade, praias de areias brancas, reservas naturais intocadas, lindos jardins botânicos e uma extensa região vinícola são apenas o começo da aventura de quem visita este destino tão especial. Sua posição estratégica na ponta do continente africano fez com que visitantes estrangeiros passassem por ali desde os anos 1400, contribuindo com influências culturais únicas na formação da Cidade do Cabo.

DICAS DE VIAGEM CIDADE DO CABO
O QUE FAZER NA CIDADE DO CABO

CAPE POINT e CABO DA BOA ESPERANÇA – Para conhecer estes pontos turísticos, basta pegar um dos ônibus Hop-on Hop-off  que fazem a linha “Cape Point + Pinguins”. Neste dia, fizemos a seguinte sequência de passeios: Cape Point, Cabo da Boa Esperança e Pinguins em Boulders Beach.
Cape Point é um ponto turístico da Cidade do Cabo e que não deve ser confundido com seu vizinho, também interessante, o Cabo da Boa Esperança. Estão interligados e de um se vê o outro, mas são lugares distintos. No entanto, ambos são maravilhosos. Encontram-se localizados na seção sul do Parque Nacional da Table Mountain. Para chegar ao topo do Cape Point, você terá que fazer uma curta caminhada de 15 a 20 minutos ou apanhar um funicular, que é pago. Num cenário espetacularmente belo, rochas e penhascos elevam-se a mais de 200 metros acima do mar, rendendo ótimas fotos!

Cabo da Boa Esperança Cabo da Boa Esperança Cabo da Boa Esperança

O antigo farol está edificado no topo de uma grande rocha. Há alguns lances de escada com corrimão manual.  1º) Por se tratar de uma subida íngreme, a caminhada não é aconselhável para quem tem problemas de mobilidade; 2º) Chegue cedo e procure evitar ir aos finais de semana, pois as filas para entrar no parque costumam ser grandes; 3º) Há muitos macacos babuínos neste local. Procure não comer perto deles e cuidado para não ter seus pertences roubados.

Cabo Cabo

Esta foi uma das melhores reservas naturais que já visitamos. Do alto do Cape Point, a visão que se tem do Cabo da Boa Esperança é de encher os olhos. Para onde quer que você olhe vai ver um vasto oceano… ou quem sabe dois. Foi neste ponto que os portugueses deram à humanidade novas rotas para o Oriente, nomeando, inclusive, o Oceano Índico.

Cabo da Boa Esperança

Em 1488, o navegador português Dias foi o primeiro europeu a descobrir o Cabo no seu caminho de volta para o norte. Ele o chamou de Cabo das Tormentas porque era muito tempestuoso. Mais tarde, um rei português teria renomeado o cabo, uma vez que ninguém queria visitar um local com esse nome.  Há registros de que 23 navios estão naufragados nesta área.

Cabo da Boa Esperança

Costumava ser o lugar onde os marinheiros e exploradores dirigiam do Oceano Atlântico ao Índico e também um recife temido e místico. Outro fato é que as rochas da costa estendem-se por centenas de metros no mar, mesmo debaixo d’água. Ali, dois oceanos se encontram. O Cabo da Boa Esperança é o ponto mais a sudoeste da África. Já o ponto mais meridional é o Cabo das Agulhas.

Cabo da Boa Esperança

Controle o seu tempo quando estiver nestes dois pontos turísticos, de forma a não perder o ônibus que o levará ao passeio dos pinguins.

PINGUINS EM BOULDERS BEACH – Se você curte pinguins e acha que eles são bichos interessantes e engraçados, então não deixe de visitar a Boulders Beach quando estiver na Cidade do Cabo. A atração fica em Simon’s Town, a cerca de 50 km do centro da cidade. Apesar de ficar um pouco longe, é bem tranquilo chegar a Boulders Beach.

Os pinguins de Boulders Beach são os únicos selvagens no continente africano. É uma colônia de pinguins de plumagem preta e branca que se instalaram nesta praia e atraem turistas todos os dias. Tudo começou em 1982, com apenas dois ovos chocados. Hoje, estima-se que existam em torno de 2.100 animais. Através de uma passarela de madeira, é possível chegar bem perto deles. É um passeio que agrada toda a família. Nossos netos ficaram malucos quando viram os pinguins!

Pinguins Pinguins

Eles cuidam um do outro, vão nadar juntos nas águas azuis cristalinas, tomam banho de sol nas rochas de granito da praia e ajudam uns aos outros a criar seus filhotes. Seus ninhos estão escondidos na areia onde chocam seus ovos. Eles são nadadores extremamente habilidosos, chegando a atingir velocidades de até 24 km/hora. Em vez de usar os pés para nadar, como fazem muitos pássaros aquáticos, eles usam as asas modificadas para formar nadadeiras extremamente eficientes. Vivem em média de 10 a 11 anos.

Pinguins

Colônia de pinguins em Boulders Beach

SEA POINT PROMENADE – A Cidade do Cabo tem um passeio espetacular que se estende por toda área de Mouille Point e Sea Point. Trata-se de um extenso calçadão e um lindo gramado à beira-mar. Coloque um calçado confortável e dirija-se ao Sea Point Promenade para fazer uma caminhada pela maravilhosa orla marítima da Cidade do Cabo.

Cidade do Cabo

Sea Point Promenade

O local é considerado o espaço público mais inclusivo e bem-sucedido do município. Há muita gente se exercitando, passeando ou simplesmente descansando neste lugar. As mães chegam no meio da manhã, empurrando carrinhos de bebê e entretendo seus pequenos nas áreas de recreação. É possível ver jovens reunidos num bate-papo, pessoas passeando com seus cachorros e crianças brincando no gramado.

Cidade do Cabo

Tributo a Nelson Mandela

O Sea Point Pavilion, no extremo sul do calçadão, é um marco da Cidade do Cabo. Seu conjunto de piscinas foi considerado um dos dez melhores do mundo. A instalação pública oferece uma piscina olímpica de 50 metros, duas infantis e uma para saltos ornamentais. As instalações estão abertas todos os dias do ano. Embora as piscinas não sejam aquecidas, a visão que se tem do oceano é sensacional. Do hotel que ficamos era possível ver as pessoas nadando no Sea Point Pavilion.

Cidade do Cabo

Sea Point Pavilion

Após as atrações Cape Point, Cabo da Boa Esperança e Pinguins em Boulders Beach, descemos do ônibus Hop-on Hop-off  antes do ponto de parada do hotel que estávamos hospedados e caminhamos pela orla, curtindo um belíssimo pôr do sol.

Cidade do Cabo

Pôr do sol no Sea Point Promenade

VICTORIA & ALFRED WATERFRONT – O V&A Waterfront é a atração turística mais visitada na Cidade do Cabo. Mais de 30 milhões de pessoas vão anualmente a este complexo. É uma área portuária na Cidade do Cabo com um grande comércio e diversas opções de lazer. A atmosfera desta região é incrível! De dia ou de noite, um local imperdível.

Cidade do Cabo

Moldura na V&A Waterfront com Table Mountain ao fundo

Foi a partir da criação do Museu Marítimo e do aquário Two Ocean que os turistas chegaram ao V&A Waterfront. Com os turistas vieram os shoppings, restaurantes, pubs, operadoras de turismo etc. Os prédios antigos foram restaurados e logo passaram a embelezar o complexo. Edifícios adicionais tiveram que ser criados. Hotéis e apartamentos caros também foram construídos.

Cidade do Cabo

É uma região movimentada, perfeita para passear, almoçar/jantar, fazer um mini-cruzeiro, visitar pubs, ouvir música ao vivo, assistir a espetáculos de artistas de rua e comprar de tudo! No centro de uma belíssima área de passeio, há estátuas homenageando os quatro sul-africanos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz: Albert Luthuli (1960), Desmond Tutu (1984), Frederik Willem de Klerk (1983) e Nelson Mandela (1983). 

Cidade do Cabo Cidade do Cabo

V&A Waterfront possui um total de 483 lojistas, ocupando mais de 67.100 m². Há ainda um shopping center e um galpão que funciona no estilo “mercadão” (V&A Food Market). Entramos no V&A Shopping Mall e demos uma olhada rápida ao redor. Contudo, não queríamos fazer compras, gostaríamos de ver o V&A Waterfront como um projeto geral. Caminhamos para o outro lado do shopping e aí estávamos à beira-mar, como pretendíamos. A animada orla, com suas focas e gaivotas gritando, é bem frequentada.

Cidade do Cabo Cidade do Cabo

À direita do Cape Union Mart, fica uma roda gigante, bem ao lado do anfiteatro, onde acontecem shows e eventos culturais. 

Cidade do Cabo Cidade do Cabo

Chegamos à Praça do Mercado do Waterfront, que é o ponto focal do complexo. Da praça tivemos uma bela vista de todo o V&A Waterfront. Vários barcos de operadoras turísticas estão atracados no cais de número 5. Eles fazem passeios pelo porto, cruzeiros ao pôr do sol com champanhe e visitas à Ilha Robben. Mais informações, visite o site oficial.

Cidade do Cabo

GREENMARKET SQUARE – É uma praça no centro antigo da Cidade do Cabo. Para quem gosta de feirinha de artesanatos é um prato cheio. O lugar tem várias opções para a compra de souvenirs. Pechinche bastante porque eles costumam jogar o preço lá em cima, já contando que o cliente vai querer desconto. O único problema é que chega um momento que cansa ficar negociando. Dentre algumas lembrancinhas, compramos um abridor de garrafas tendo como cabo o dente de um javali.  Tenha cuidado, pois há muitos moradores de rua e eles ficam lhe seguindo na esperança de que você lhes dê uma esmola. Cientes disso e da incidência de roubos, há muitos guardas trabalhando no local. É um lugar que não se pode vacilar!

Cidade do Cabo Cidade do Cabo Cidade do Cabo

CAMPS BAY BEACH – A apensas 6 km do centro, Camps Bay Beach é a praia mais badalada da Cidade do Cabo. A praia em si é muito bonita, porém sua água é extremamente gelada, como nas demais da Cidade do Cabo. Prepare-se para enfrentar os muitos pedintes que existem neste ponto turístico. Apesar deste inconveniente, não tem como não visitar este famoso ponto turístico. Uma das linhas dos ônibus Hop-on Hop-off passam em frente a Camps Bay Beach.

Cidade do Cabo

Camps Bay Beach

A avenida da orla da Camps Bay Beach é bastante charmosa, com muitas lojas, restaurantes e pubs, a maioria com vista para o mar. Fomos ao Hard Rock Café e recomendamos.

Cidade do Cabo

Cidade do Cabo Cidade do Cabo

CRUZEIRO AO PÔR DO SOL COM CHAMPANHE – Uma atração que não deve ser perdida na Cidade do Cabo é o “Cruzeiro ao pôr do sol com champanhe”. Com saída do porto da V&A Waterfront, ele dura cerca de uma hora e meia, sempre começando 30 minutos antes do sol se pôr.

Cidade do Cabo Cidade do Cabo

Diversas operadoras fazem este passeio, mas todas as partidas se dão no mesmo lugar. A maioria das empresas ainda inclui uma ou duas taças de vinho espumante grátis no preço. Bebidas adicionais estão disponíveis a bordo, mas têm que ser pagas em separado. Dependendo da operadora do cruzeiro e também do clima, há ainda cobertores para agasalhar os clientes, pois costuma ventar um pouco.  Leve um agasalho ou jaqueta, principalmente para usar na viagem de volta, depois que o sol já se foi.

Cidade do Cabo

RESTAURANTE MAMA AFRICA – O Restaurante e Bar Mama Africa atrai a maioria dos turistas que visitam a Cidade do Cabo. Estando você por lá, não deixe de parar no Mama Africa para almoçar ou jantar. Decorada num ambiente típico da região, a casa é especializada em pratos típicos da do África. Os murais externos mostram o que esperar do interior: uma autêntica experiência africana.

Cidade do Cabo

Fachada do restaurante e bar Mama Africa

O cardápio é extenso e tem algo para todos: caça, frutos do mar, curry e comida vegetariana. Um banquete africano repleto de carnes exóticas, é isso que o Mama Africa oferece. Para comer, pedimos um prato com carnes de javali, veado, kudu, avestruz, impala e crocodilo, estas servidas com acompanhamento.

Cidade do Cabo Cidade do Cabo

Todas as noites, há uma banda de marimba se apresentando no restaurante. As músicas executadas criam um ambiente descontraído e aumentam, ainda mais, o toque africano. Localização: 178 Long Street – Centre.  Almoço: Terça a Sexta, das 12h às 16h.  Jantar: Segunda a Sábado, das 18h30 às 22h. O restaurante costuma lotar todos os dias. Programe-se e reserve uma mesa com bastante antecedência.

Cidade do Cabo

TABLE MOUNTAIN – Table Mountain é uma grande montanha de cume plano que domina a paisagem da Cidade do Cabo. A famosa Table Mountain não é apenas o símbolo da cidade, mas também uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo! Sem dúvida alguma, é o destaque absoluto de todos os pontos turísticos do município. Uma das formações rochosas mais espetaculares do planeta. A silhueta do planalto rochoso de eleva-se a 1.087 metros de altura e se estende por mais de 3 km sobre esta linda cidade.  Para chegar à Table Mountain, basta pegar um dos ônibus turísticos Hop-on Hop-off. Eles param em frente ao portão de entrada desta atração.

Cidade do Cabo

Table Mountain com o complexo V&A Waterfront à sua frente

A maneira mais rápida e confortável de subir a montanha é de teleférico, com gôndolas panorâmicas e giratórias. Alternativamente, você também pode escolher uma das inúmeras trilhas para caminhadas que levam ao planalto de observação. Quando visitamos a Table Mountain, tivemos que esperar 60 minutos para comprar o ingresso. Essa concentração de turistas acontece porque o clima no topo da montanha é imprevisível e não são raros os dias em que seu cume fica coberto por nuvens. Isso faz com que os visitantes escolham justamente os dias de céu limpo para visitar esta atração turística. Os teleféricos transportam 65 pessoas. Dentro do bondinho, não é preciso correr para ficar na janela, uma vez que ele gira 360º e proporciona uma visão igual da subida e descida a todos os passageiros.   A operação dos teleféricos está sujeita às condições climáticas. Isto que dizer que em dias de muito vento ou pouca visibilidade as viagens podem ser interrompidas.

Cidade do Cabo

Teleférico com gôndolas panorâmicas e giratórias

Cidade do Cabo

Na estação de teleférico superior você encontrará um restaurante e uma loja de souvenirs, bem como uma rede de trilhas para explorar o tampo da mesa. Prepare sua câmera, pois as vistas são simplesmente deslumbrantes em todo o topo da montanha.

Cidade do Cabo Cidade do Cabo

Cidade do Cabo

A vista infinita sobre a cidade, a cordilheira dos Doze Apóstolos, a baía de Camps Bay e o mar de um azul profundo são simplesmente impressionantes. Do topo, é possível ter uma visão em 360º da Cidade do Cabo.

Cidade do Cabo cid

Cidade do Cabo

ILHA DUIKER – A Ilha Duiker está localizada em Hout Bay, um distrito da Cidade do Cabo com uma baía muito bonita. É também um dos locais mais importantes para a pesca sul-africana. Ali, na própria baía, diversas agências organizam o passeio à Ilha Duiker, que tem em torno de uma hora como duração. Há também em Hout Bay diversos restaurantes, a maioria servindo pratos e porções à base de peixes e frutos do mar.

Cidade do Cabo Cidade do Cabo

A minúscula Ilha Duiker, também conhecida como “Ilha das Focas” por sua grande população de focas, fica a 15 km da Cidade do Cabo. A ilha mede apenas 77 x 95 metros e, além de abrigar milhares de focas, é um santuário de aves marinhas.  A visita à ilha é feita do barco, não sendo permitido o desembarque.

Cidade do Cabo Cidade do Cabo

Cidade do Cabo Cidade do Cabo

Não nos sentimos seguros ao caminharmos pela baía, no trajeto que compreende a descida do ônibus Hop-on Hop-off até as agências de turismo. Além de ser um pouco ermo, não havia nenhum policial dando proteção aos visitantes. Com isso, faltando pouco para escurecer, não fomos a nenhum dos restaurantes locais, embora estivéssemos morrendo de vontade de tomar uma cerveja e comer algo.

TWO OCEANS AQUARIUM – O Two Oceans Aquarium (Aquário Dois Oceanos) está localizado no V&A Waterfront, bem próximo ao ponto de conexão das linhas dos ônibus turísticos Hop-on Hop-off. O aquário leva este nome por estar situado onde os oceanos Índico e Atlântico se encontram.

Cidade do Cabo Cidade do Cabo

Apresenta mais de 3.000 animais marinhos vivos, incluindo tubarões, peixes, tartarugas e pinguins em uma reserva natural subaquática espetacular. Um passeio espetacular para se fazer em família. Nossos netos adoraram!

Cidade do Cabo

Aquário de “Nemos”

Cidade do Cabo Cidade do Cabo Cidade do Cabo

Inaugurado em 1995, compreende várias galerias de exposição com grandes janelas de visualização. Excelente opção para quem gosta de vida marinha. É possível visitá-lo em pouco mais de uma hora. Mais informações no próprio site do Two Oceans Aquarium.

Cidade do Cabo

VINÍCOLA GROOT CONSTANTIA – Outro ponto turístico popular da Cidade do Cabo é a vinícola Groot Constantia. Fundada em 1685 por Simon Van der Stel, antigo governador do Cabo da Boa Esperança, a Groot Constantia é hoje a mais antiga vinícola da África do Sul. Suas instalações foram tombadas pela Província Ocidental do Cabo. Está localizada a 20 km do centro da cidade.

Cidade do Cabo

Vinícola Groot Constantia

Uma vinícola pitoresca com museu e sala de degustação. A propriedade romântica ao redor da antiga casa senhorial oferece muitos locais com sombra para desfrutar de uma taça de vinho em paz. Seus vinhos mais famosos são o Shiraz e o Pinotage, esse último só produzido na África do Sul e que é uma variação de Pinot Noir e Hermitage.

Cidade do Cabo Cidade do Cabo

A degustação dos vinhos já está inclusa no preço do passeio. A rota do vinho pode ser alcançada com uma das linhas dos ônibus Hop-on Hop-off da Cidade do Cabo.

Cidade do Cabo



INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA SUA VIAGEM

Visto – Brasileiros não precisam de visto para estadas a turismo de até três meses na África do Sul. Apenas necessitam apresentar passaporte com, no mínimo, três meses de validade. Mais informações, consulte os sites Mundo dos Vistos e Do you need VISA Indo a turismo, leve seus comprovantes de hospedagem, da passagem da volta, do seguro viagem (se tiver) e quaisquer outros que possam lhe ajudar no momento de passar no controle de imigração.

População – Com cerca de 4 milhões de habitantes, é a segunda cidade mais populosa do país.

Idioma – Ao todo, 11 idiomas são falados na África do Sul. É comum os sul-africanos falarem ao menos duas línguas: a nativa, que utilizam ao conversar com a família, e o inglês, que é falado por praticamente toda a população.

Moeda – A moeda local é o Rand sul-africano (ZAR). Consulte a taxa atualizada.

Vacinas – Nenhuma vacina é exigida para entrada no país.  O risco de malária no Kruger é considerado baixo. No entanto, é prudente quem visita o parque levar um medicamento para profilaxia desta doença, principalmente crianças e mulheres grávidas. Informe-se sobre isso com antecedência com seu médico.

Eletricidade e Tomadas – Todo o país opera em correntes de 220 volts e tomadas no tipo D, com três pinos, mais grossos que os utilizados no Brasil e dispostos de forma triangular. Caso não possua, é possível comprar adaptador para o padrão sul-africano no próprio aeroporto da Cidade do Cabo ou de Joanesburgo.

Tomada Tipo D Tomada Tipo D

QUANDO IR À CIDADE DO CABO / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR A CIDADE DO CABO

O clima na África do Sul é semelhante ao da região sul do Brasil, inclusive tem praticamente a mesma localização no mapa, em se tratando de hemisférios. O calor é constante, mas do anoitecer até o amanhecer o frio é intenso! A alta temporada vai de dezembro a janeiro e de julho a setembro. Como nosso objetivo na África do Sul era um safári no Parque Nacional Kruger, fomos a este país no mês de agosto. Se também é esta a sua intenção, procure planejar para que sua viagem aconteça entre junho e outubro. Neste período, a estação nas reservas é seca e você tem uma chance melhor de observar os animais, pois eles não podem se esconder tão bem. Além disso, por chover pouco e não fazer tanto calor, é mais difícil haver mosquitos e, consequentemente, o risco de pegar malária é consideravelmente menor.

Contudo, se o foco da sua viagem for a Cidade do Cabo, é importante que saiba que de dezembro a abril o verão é intenso nesta cidade litorânea. Para quem não é muito chegado ao calor, a melhor época para viajar para a Cidade do Cabo é o final do verão, nos meses de março e abril Comparado com o horário de Brasília, o fuso deste país é de +5 horas (UTC +2).

HOSPEDAGEM

Uma das decisões mais importantes a tomar quando se visita uma grande cidade é onde se hospedar. Não nos referimos apenas ao hotel ou alojamento específico, mas, antes disso, à zona ou bairro que melhor vai satisfazer as nossas necessidades e gostos pessoais. Ficamos hospedados num lugar privilegiado, perto da praia e de uma série de facilidades, inclusive do local onde passam os ônibus de turismo (Hop-on Hop-off). Recomendamos: Mojo Hotel – 30 Regent Road, Sea Point – Fone: +27 879407474  Para pesquisar e reservar nossas hospedagens, costumamos utilizar o Booking e o Hostelworld (para hotéis e hostels) e o Airbnb (para estúdios e apartamentos).

TRANSPORTE

MyCiti Bus – Com o MyCiti Bus, a Cidade do Cabo tem uma excelente rede de ônibus com carros muito modernos, com ar-condicionado etc. Antes de sua primeira viagem, você compra um cartão MyConnect, que pode ser recarregado com crédito repetidamente. Ao entrar e sair, você faz o check-in e check-out pela frente do motorista. Você pode verificar o saldo do seu cartão a qualquer momento.

Transporte por aplicativo – Assim como em muitas cidades do mundo, locomover-se com Uber e outros transportes por aplicativo é muito difundido, fácil e barato na Cidade do Cabo.

Ônibus panorâmicos Hop-on Hop-off: Outra opção é locomover-se através dos ônibus panorâmicos da Cidade do Cabo, em que você pode entrar e sair dos veículos quantas vezes quiser nas muitas paradas programadas. Foi desta forma que conhecemos a maioria dos pontos turísticos da Cidade do Cabo. Particularmente, nós gostamos do sistema Hop-on Hop-off. Além da praticidade e segurança que ele oferece, você pode sentar-se ao ar livre e receber muitas informações interessantes da cidade através de fones de ouvido. Mais detalhes no próprio site da operadora City Sightseeing.

CULTURA E COSTUMES

Cumprimentos – Há diversos cumprimentos na África do Sul, dependendo da região. Ao lidar com estrangeiros, os sul-africanos costumam dar um aperto de mão enquanto olham nos olhos e sorriem. Mas ao cumprimentar uma mulher, fique atento: muitas podem apenas balançar a cabeça, ao invés de ter contato.

Contrastes – Todo visitante da África do Sul deve saber que, quase 20 anos após o fim do apartheid, o país continua dividido. Em vez da cor da pele, a distribuição de renda é extremamente desigual, dividindo o país. A enorme disparidade de riqueza, violência e crime estão entre os principais problemas que a África do Sul enfrenta.

Gorjetas – Caso não esteja inclusa na nota, procure dar gorjetas de 10 a 20% em restaurantes.

Ao visitar um sul-africano – Ao ser convidado à casa de um sul-africano, é gentil levar flores ou uma bebida de presente.

Trajes de banho – Assim como em alguns lugares do Brasil, na África do Sul é comum homens usarem shorts nas praias. Usar sunga pode causar risos nos cidadãos locais. Seguindo o costume brasileiro, mulheres vão de biquíni.

Terminologia racial – Atente-se à terminologia racial: Enquanto no Brasil a palavra “negro” para definir a etnia não é ofensiva, na África do Sul é. Use “black” (preto) ao invés de “niger” (negro). De qualquer maneira, como em qualquer lugar do mundo, evite definir as pessoas dessa forma.

SEGURANÇA

Você provavelmente já ouviu uma série de histórias de terror sobre o crime na África do Sul e foi intimidado pela mídia antes de suas férias na Cidade do Cabo. Não queremos dizer que não há problemas na Cidade do Cabo, mas felizmente não tivemos nenhuma experiência ruim e gostaríamos de afastar um pouco o seu medo.

Para que a sua estada seja boa e tranquila na África do Sul, tal como foi a nossa, seguem alguns conselhos: 1º) Se você for assaltado, não reaja, em nenhuma circunstância;  2º) Não estacione seu carro em lugares desertos e nem o deixe sem vigilância;  3º) Se ver na rua a placa “NO STOP!”, você está autorizado avançar o sinal vermelho, com atenção;  4º) Todos os objetos de valor devem ser mantidos no cofre do quarto do hotel. É melhor não usar joias e relógios para passear e é aconselhável levar o celular no bolso, em vez de na mão;  5º) Não deixe no carro nada que chame a atenção dos ladrões. Mesmo uma sacola de compras comum pode ser motivo suficiente para eles quebrarem a janela e furtá-la;  6º) Ande com pouco dinheiro e escondido;  7º) À noite, nunca saia na rua sozinho;  8º) Mantenha as janelas do carro fechadas e tranque as portas;  9º) Faça caminhadas e trekking apenas com visitas guiadas, como na Table Mountain, por exemplo.

Recomendamos deixar o passaporte original guardado no hotel e andar somente com a cópia (colorida) das páginas de identificação.

ALIMENTAÇÃO

Além das etnias, a variedade de climas também criou uma culinária típica bastante diversificada na África do Sul. Há restaurantes indianos, malaios, chineses, indonésios, italianos e franceses que se espalham por todas as partes do país. A maioria das comidas da África do Sul têm como base as carnes de boi, porco, frango e caças diversas. Nos municípios litorâneos, como a Cidade do Cabo, a culinária é abundante em peixes e frutos do mar.

Um dos alimentos mais conhecidos na África do Sul é o pap. Uma espécie purê de polenta, o pap é o arroz sul-africano. É o principal acompanhamento das carnes e vegetais. Algumas das comidas típicas servidas na África do Sul:

Braai – É o churrasco dos africanos, parecido com o dos brasileiros, pois mistura diversas carnes e embutidos.
Bobotie – Um bolo de carne moída, leite, castanhas, pão, cebola, damascos, passas e curry. Era o prato preferido de Nelson Mandela.
Bunny Chow – Fatia grossa de pão com recheio de alguma carne, temperos, legumes e batata picada.
Koeksisters – Doce de origem indígena em formato de trança, parecido com o nosso bolinho de chuva: com massa doce e frita, mas ao invés de açúcar e canela como cobertura, é embebida em uma calda de açúcar com canela e gengibre.

Devido à sua relevância na gastronomia e cultura africana, colocamos o restaurante Mama África como sendo um dos locais a serem visitados aos que vão à Cidade do Cabo.

Conheça outros destinos de viagem do Home.

 

"Viajar é mudar a roupa da alma." - Mário Quintana