Gante, Bélgica
Planejando sua viagem a GANTE
Tal como Bruges e Bruxelas, Gante é uma cidade belga pela qual é fácil de se apaixonar. Na verdade, ela é bem menos turística que Bruges, mas igualmente bonita. Gante é um lugar que combina história, cultura e charme, oferecendo uma gostosa experiência aos que a visitam. Seja explorando as ruas medievais, navegando pelos canais pitorescos ou apreciando a rica cena artística, Gante cativa aqueles que têm a sorte de descobrir seus encantos. Uma viagem perfeita para um ou dois dias.
Neste post listamos as melhores dicas do que fazer em Gante, dos pontos históricos às iguarias locais e ao vibrante cenário artístico e cultural.
Casal VisiteiGostei
Neste post, você encontrará os seguintes tópicos:
• Sobre Gante
• Dicas de viagem: O que fazer em Gante
• Informações básicas para sua viagem
• Quando ir a Gante / Melhor época para visitar
• Transporte
• Cultura e Costumes
• Segurança
• Alimentação
SOBRE GANTE
Gante é um município localizado na região de Flandres, noroeste da Bélgica. É a terceira maior cidade do país, sendo considerada um tesouro escondido pelos turistas que exploram a Europa. Gante foi uma das cidades mais importantes do mundo durante a Idade Média, com construções monumentais e obras de arte mundialmente famosas do mesmo período de Michelangelo e Da Vinci. Já foi, inclusive, mais importante que Paris!
O coração da cidade é marcado pela presença imponente do Castelo dos Condes de Flandres, um magnífico exemplo de arquitetura medieval. As ruas de paralelepípedos e os edifícios bem preservados contam a história rica da cidade, que remonta ao século IX. A Torre Belfort, no centro da praça principal, é um ícone de Gante e oferece vistas deslumbrantes da cidade.
A cidade é conhecida por sua rica tradição artística e intelectual. Gante abriga a famosa pintura O Cordeiro Místico, de Jan van Eyck, na Catedral de São Bavão. Além disso, a Universidade de Gante, uma das mais antigas e prestigiadas da Europa, contribui para o ambiente acadêmico e cultural do município. Durante os meses de verão, Gante ganha vida com uma variedade de festivais, mercados e eventos culturais. O Festival de Gante, por exemplo, é um evento anual que celebra a diversidade cultural da cidade, apresentando música, dança, teatro e gastronomia.
DICAS DE VIAGEM GANTE / O QUE FAZER EM GANTE
Sem pagar nada a mais por isso, faça suas reservas através de nossos links. Apoie este blog.
Sobre o Citycard – Durante nossa viagem a Gante, nós adquirimos um CityCard que permitiu entrar gratuitamente nos museus e diversos pontos turísticos. Recomendamos a compra desse cartão para os dias que estiver passeando por lá. Contudo, é aconselhável considerar com antecedência se será vantagem ou não a aquisição do mesmo. Se você planeja visitar muitos museus, certamente fará a diferença. Além disso, com o CityCard você poderá usar gratuitamente o transporte público e o táxi aquático, fazer um cruzeiro guiado e alugar uma bicicleta gratuitamente. O cartão está disponível nos museus e hotéis participantes, entre outros. Preços e mais informações sobre o Citycard e compra online no site da Visit Gent.
PASSEIO DE BICICLETA – Se você for permanecer pouco tempo em Gante, algo como um ou dois dias, é interessante alugar uma bicicleta para fazer seus passeios com agilidade. Junto com um guia experiente, você passará por todos os atrativos da cidade em três horas. O guia lhe dará dicas extras sobre pontos turísticos e bons restaurantes em Gante.
Os melhores preços de passagens aéreas estão no buscador Skyscanner. Compare opções de voos de mais de 500 companhias.
.
PASSEIO A PÉ – Você não gosta de andar de bicicleta e prefere explorar a pé? Então uma caminhada guiada também é uma boa opção. Na verdade, o trajeto é semelhante ao do passeio de bicicleta, mas, ao invés disso, você explora a cidade a pé, com um pouco mais de tempo. Antes do início do passeio, o guia entrará em contato com você para que discutam juntos os seus desejos. Ele criará um tour personalizado, para que você tenha certeza de que verá apenas coisas que lhe interessam. O bom desta modalidade de passeio é que você não só aprende mais sobre o lugar como também pode determinar para os locais que gostaria de voltar. Legends Free Tours organiza uma volta a pé todos os dias pelos mais belos pontos turísticos de Gante. O passeio é, em princípio, gratuito, mas uma gorjeta é bem-vinda no final do tour.
CENTRO HISTÓRICO – Assim como em muitas outras cidades, a maioria dos pontos turísticos de Gante estão no seu Centro Histórico. Com certeza, você poderá passar uma tarde inteira admirando todos os prédios e praças desta área. Há uma série de igrejas e catedrais antigas no centro. Vale a pena também ver as casas ao longo da água.
Ao redor do mercado, você encontrará vários destaques: a Catedral de St. Bavon, o Campanário, a Igreja de St. Nicholas e a Igreja de St. Miguel. Tudo a poucos minutos um do outro e muitas vezes em estilos românico e gótico. Vale a pena visitar.
Mantenha sua câmera preparada porque encontrará os mais belos edifícios e ruas. Uma grande parte do centro da cidade de Gante não tem carros. Isso a torna uma cidade um pouco mais tranquila e que realmente aumenta o convívio. Não deixe de visitar o Korenmarkt, que é imperdível! Há diversas ruas fotogênicas ao longo do rio.
TORRE BELFORT (CAMPANÁRIO) – No Centro Histórico de Gante você encontrará um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade: a Torre Belfort ou Campanário. Simbolizando a independência da cidade, a Belfort é uma das três grandes torres do Centro Histórico de Gante. Não é apenas um edifício bonito de se ver da rua, mas também vale a pena conhecer por dentro.
É possível comprar o bilhete de entrada com direito a subir até o campanário. Uma vez no topo, uma bela vista de Gante espera por você. Se você tem dificuldade ou não gosta de subir muitos lances de escada, poderá optar por um elevador para acessar a área do campanário. Subir nesta torre é realmente algo que você não pode deixar de fazer quando estiver em Gante. O miradouro da Torre Belfort percorre toda a volta para que se possa admirar a cidade de todos os lados. Você pode comprar os ingressos no balcão ou encomendá-los com antecedência através do site da Visit Gent. Horário de funcionamento: Aberto diariamente das 10h às 18h. Taxa de entrada: 10 € (grátis com CityCard).
Ao viajar para outro país, mantenha-se conectado de forma prática e acessível com a solução eSIM da Airalo. Diga adeus às altas taxas de roaming e à complicação de trocar chips físicos a cada destino.
CASTELO MEDIEVAL DE GRAVENSTEEN – A fortaleza Gravensteen, um dos pontos turísticos mais marcantes de Gante, está localizada no Centro Histórico, no coração da cidade. Este castelo medieval, construído no século XII, é o único com um sistema de defesa totalmente intacto em toda a Flandres. Este edifício com uma história impressionante e bastante preservado merece ser visitado quando você estiver em Gante.
Você também pode passear pelas salas e admirar uma coleção de objetos da corte. No século XVIII, o edifício acabou se tornando propriedade privada. No local, operou uma fábrica de algodão e 50 famílias da classe trabalhadora se mudaram para ele. Em seguida, caiu em completo abandono até que, como o resto do Centro Histórico, foi reformado para a Expo Mundial.
No castelo, uma seleção de instrumentos medievais de tortura pode ser vista no Gabinete do Carrasco. Nesta sala, você terá uma visão das técnicas de tortura empregadas na Idade Média. A antiga sala do tribunal possui coleção de objetos judiciais., todos muito sugestivos. Não é um local bom de estar, mas importante de se conhecer. Como sede do Conselho de Flandres, o castelo foi usado como tribunal e prisão entre os séculos XIV e XVIII, e os acusados ??foram mantidos nas masmorras antes ou durante os julgamentos. As execuções aconteceram dentro ou na frente da portaria. Segundo a lei medieval, as pessoas tinham que confessar antes de serem consideradas culpadas, portanto, sem surpresa, a tortura desempenhou um papel importante no castelo.
Existem diversas exposições com armaduras e armas antigas. Da cobertura você tem uma bela vista e em uma das salas você também encontra o Museu da Corte e das Armas. Uma exposição fascinante que ocasionalmente lhe dá arrepios. Endereço: Sint-Veerleplein 11. Horário de funcionamento: das 10h às 18h. Taxa de entrada: 10 € (grátis com CityCard).
PONTE ST. MICHIELSHELLING – Ao lado do prédio dos correios, fica a Ponte St. Michielshelling, com uma vista surpreendente das famosas ruas Graslei e Korenlei, ao longo do rio Leie, com casinhas típicas de outrora, e, ao fundo, o imponente Castelo Medieval Gravensteen. Do outro lado da ponte, fica a maravilhosa Igreja Michielkerk.
Esta ponte que atravessa o rio Leie é um dos melhores pontos para admirar a excelência da arquitetura medieval tão característica da região da Flandres. De um dos lados, avistamos a Igreja de St. Michael e, do outro, a Igreja de St. Nicolau, a Torre Belfort e a Catedral St. Bavon.
O meio da ponte um dos candeeiros está decorado com uma estátua do Anjo Gabriel.
KORENLEI E GRASLEI – Estes são um dos cenários mais bonitos de Gante As duas margens têm construções típicas medievais, que hoje são restaurantes, cafés, hotéis e até museus. O hotel Mariott, em Korenlei, preserva uma dessas casas típicas. Apesar de parecer pequeno, não se engane, ao entrar você vai se deparar com uma construção moderna, uma sensação de que você saiu da era medieval para entrar no século XIX.
Graslei, o outro lado da margem, é a vista mais bonita de Gante, imagem de cartões postais. Vale uma visita principalmente ao cair da noite, quando tudo é iluminado.
CORDEIRO MÍSTICO NA CATEDRAL DE ST. BAVON – Sem dúvida, a visão mais famosa de Gante é a pintura The Mystic Lamb, dos irmãos Van Eyck. Esta pintura parece ser a mais roubada (e recuperada!) do mundo, sendo considerada uma das obras mais importantes da história da arte. O Retábulo de Gante está rodeado por outras pinturas e uma delas, Os Juízes Justos, ainda está desaparecida após um roubo. Então você vê uma reprodução disso. Se você quiser admirar o Cordeiro Místico na Catedral de St. Bavon, você pode comprar seus ingressos online. Também é possível adquirir esses ingressos na própria igreja, no centro de visitantes. Você pode optar por visitar a pintura sozinho ou complementá-la com um tour de realidade aumentada. Por apenas 4 € (grátis com CityCard) poderá visitar a Catedral de St. Bavon, incluindo um audio tour.
PASSEIO DE BARCO – Uma das melhores coisas para fazer em Gante é passear de barco no Rio Leie. O Leie é um rio que atravessa o Centro Histórico e da água você tem uma bela vista da parte antiga da cidade. Você realmente ficará surpreso com todas as belas construções do cais e seu guia lhe contará muito sobre tudo o que você verá pelo caminho. Você vê a cidade de uma perspectiva completamente diferente e aprende mais sobre ela.
Você passará por muitos dexstaques porque cruzará diferentes águas e poderá, portanto, ver grande parte da cidade. Os rios Leie, o Escalda e o Visserijvaart fluem através de Gante. É claro que uma atração como esta é melhor aproveitada quando o sol está brilhando. Nesta hora, o negócio é contar com a sorte. Os passeios de barco partem várias vezes ao dia e existem diversas companhias marítimas. Uma viagem de 50 minutos custa 9 € e pode ser reservada de forma fácil e rápida no site do Getyourguide.
Se optar por não andar de barco pela cidade, você também pode fazer uma bela e agradável caminhada ao longo do Rio Leie. Este rio realmente atravessa o centro da cidade. Ao longo das margens dos canais, os visitantes encontrarão uma série de cafés e restaurantes aconchegantes, onde podem saborear pratos locais e apreciar a atmosfera descontraída.
CITY BREWERY GRUUT – Há um lugar especial em Gante para os amantes da cerveja: City Brewery Gruut, ou simplesmente Cervejaria Gruut. Desde 2009, cinco cervejas especiais diferentes foram produzidas nesta fábrica, nomeadamente Gentse Gruut Wit, Gentse Gruut Blond, Gentse Gruut Amber, Gentse Gruut Bruin e Gentse Gruut Stadsbrouwerij. Além destas, uma cerveja de edição limitada é lançada umas duas vezes por ano.
Você pode entrar para tomar um copo de cerveja, mas é mais interessante fazer uma degustação. Escolha 3, 4 ou, 5 cervejas para provar e aproveite o sol na esplanada ou o ambiente do brown café. Endereço: Rembert Dodoensdreef 31a. Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 11h às 18h, sexta e sábado, das 11h às 20h, e domingo, das 14h às 19h.
GHENT NOSE (NARIZ DE GANTE) – Estando em Gante, você não poderá deixar de provar um Ghent Nose. O Nariz de Gante, também chamado de Cuberon, é um doce bastante grande feito de açúcar e goma arábica. O sabor tradicional é a framboesa, embora hoje em dia estejam disponíveis em todos os tipos de sabores. Muitos fabricantes deram asas à sua criatividade e hoje em dia também podemos encontrar Cuberons nos sabores mais loucos e cobertos de chocolate (belga!). A parte externa do doce em formato de cone é dura, enquanto a parte interna é feita de gelatina. Você tem que amá-los, e não pode recusá-los quando estiver em Gante. Devido ao seu prazo de validade limitado, são virtualmente impossíveis de exportar, pelo que só pode obtê-los dentro das fronteiras belgas. Felizmente, você não poderá ignorar isso, uma vez que muitos ambulantes estão por todos os locais gritando com suas barracas e latas cheias de narizes de Gante.
INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA SUA VIAGEM
Visto – Brasileiros não precisam de visto para estadas a turismo de até três meses na Bélgica. Apenas necessitam apresentar passaporte com, no mínimo, três meses de validade. Aqueles que pretendem estudar, trabalhar ou estender a permanência precisam de visto. Mais informações, consulte os sites Mundo dos Vistos e Do you need VISA. No controle de imigração: 1ª) Leve seus comprovantes de hospedagem, da passagem da volta, do seguro viagem e quaisquer outros que possam lhe ajudar; 2ª) Tenha uma boa quantidade em dinheiro (espécie). Para a Europa, o Itamaraty recomenda ter, pelo menos, 550 € na carteira, além de um cartão de crédito.
População – Um pouco mais de 260 mil habitantes.
Idioma – A língua oficial de toda a região de Flandres é o flamengo, uma derivação do holandês. Porém, assim como demais regiões belgas, as pessoas em Gante falam inglês, o que facilita em muito a comunicação com os turistas.
Moeda – A moeda local é o Euro (€ ou EUR). Consulte a taxa atualizada.
Para uma viagem mais segura e prática, é recomendável optar por alternativas como Cartões de Viagem. O cartão Wise, por exemplo, permite carregar dinheiro em diferentes moedas de forma digital, facilitando na hora de pagar e sacar em suas viagens internacionais. Evite transportar grandes quantias em dinheiro e reduza os riscos de transtornos ao viajar para outro país! Saiba mais sobre o Cartão de Viagem Wise.
Vacinas – Nenhuma vacina é exigida para entrada no país. No entanto, 26 países da Europa exigem que cidadãos extrangeiros façam um seguro de viagem (mínimo de 30.000 €) para cobertura de despesas médicas, hospitalares e ajuda social. Não é o Plano de Saúde que você tem no Brasil!
Contratar um Seguro Viagem é algo importante para a tranquilidade e segurança de qualquer viagem. O seguro oferece cobertura para situações inesperadas, como problemas de saúde, acidentes, perda de bagagem, cancelamentos de voos e outros imprevistos. Compare planos e encontre os melhores preços das principais seguradoras no site da Seguros Promo.
Eletricidade e Tomadas – Todo o país opera em correntes de 230 volts e tomadas nos tipos C e E. Leve um adaptador específico ou um “T” de dois pinos redondos.
QUANDO IR A GANTE / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR GANTE
De abril a junho, na primavera, o clima é agradável e as paisagens atingem o ápice. De julho a setembro, os turistas chegam em peso para os festivais e os preços sobem um pouco. Ainda que chuvoso, o outono (de setembro a novembro) deixa os bosques alaranjados. O inverno é rigoroso e venta muito! Nós visitamos Gante no começo do mês de setembro, final do verão, e pegamos o dia um pouco frio e com um céu que se alternava entre aberto e nublado. No gráfico abaixo, é possível ver, mês a mês, as médias de temperatura (vermelho) e de chuva (azul), obtidas com base em dados climatológicos de diversos anos.
TRANSPORTE
Trem – Gante é facilmente acessível por trem, especialmente de várias cidades da Bélgica: Bruxelas (30 minutos); Bruges (30 minutos); Antuérpia (uma hora); Lille (duas horas). Se for de trem, uma boa dica é a Rail Europe, que cobre muitas cidades da Europa. Dada a frequência dos trens, é inútil reservar passagens com muita antecedência. Tirando as datas especiais, é bem possível comprar passagem quando se chega à estação.
Avião – Gante não possui voos comerciais e nem de linha. A maneira mais fácil é descer no aeroporto de Bruxelas e de lá procurar um meio de transporte.
Carro – De carro, Gante também é facilmente acessível a partir de cidades próximas. Esta é a vantagem de uma viagem na Bélgica, as distâncias a percorrer entre os locais de interesse do país são muitas vezes muito curtas: Bruxelas (55 km); Bruges (50 km); Lille (90 km).
Uma vez em Gante, o melhor jeito de se locomover é a pé. Você até pode dar uma volta de charrete, mas o bom mesmo é caminhar pelas ruas da pequena cidade medieval.
CULTURA E COSTUMES
Toda vez que visitamos um novo país, é de suma importância sabermos mais sobre a cultura e costumes do seu povo, de forma a nos portarmos com educação, respeito e evitarmos cometer gafes.
Simpatia – Os belgas são bastante sociáveis e amigáveis, você pode discutir qualquer assunto com eles. No entanto, é prudente evitar temas como “o governo”, “a família real” e “as relações interétnicas”.
Batata frita – Os belgas afirmam que são os inventores das mundialmente consumidas “batatas fritas”. Eles possuem um documento escrito por uma família atestando que as pessoas ao redor do Meuse fritavam batatas no início do século XVII. A batata frita está firmemente enraizada na cultura alimentar dos belgas. Recentemente, mais de 3,8 milhões de toneladas de batatas acabaram se tornando batatas fritas neste país.
Chocolates – Há uma chocolateria em cada esquina. Nas vitrines, estão os maravilhosos chocolates com diferentes sabores e decorações. Se você for a uma confeitaria, o chá não será servido apenas com um pequeno biscoito, mas com uma porção extra de chocolate. O aeroporto de Bruxelas é o lugar que mais vende chocolate no mundo.
França – Como em todos os países, também há tabus na Bélgica. A população local é bastante intolerante com a cultura francesa. Evite fazer qualquer comparação que envolva a França ou os franceses.
Cerveja – Amplamente fabricada na Bélgica, a cerveja faz parte da cultura e dos costumes dos belgas. As variedades são tantas que chegam a mais de mil tipos, fabricados por mais de 220 cervejarias ativas no país. A arte de fabricar cerveja na Bélgica remonta à Idade Média, e muitos não têm necessidade de ir ao pub da esquina para tomar uma cerveja, pois fabricam este líquido precioso em sua casa. Tamanha a sua importância, a cerveja belga está na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Brincadeiras – Os moradores locais não gostam quando você começa a imitar a pronúncia deles, que é vista como algo ridículo e desrespeitoso.
Animação – Os belgas estão prontos para se divertir o dia inteiro, cantar e dançar nas praças da cidade, do amanhecer até tarde da noite. Se você curte, entre e festeje com eles, que será bem-vindo. A casa noturna foi inventada por uma empresária belga. O modelo de boate que conhecemos hoje, com um DJ tocando música em diferentes ambientes, onde as pessoas se encontram para dançar, foi idealizado por ela nos anos de 1950 e espalhou-se pela Europa, e posteriormente pelo mundo, com boates e discotecas.
Banheiros – Os banheiros não possuem lixo, eles jogam os papéis no vaso sanitário. Aproveitando o tema, na maioria das cidades da Europa, não se encontra banheiro público com facilidade. Os que existem geralmente cobram de 0,20 € a 2 € dos usuários. 1ª) O aplicativo Toilocator ajuda a localizar banheiros públicos próximo a você; 2ª) Tenha sempre no bolso alguns trocados, pois existem banheiros automáticos que só liberam para uso mediante a colocação de moedas.
SEGURANÇA
Gante é uma cidade pacata e muito segura para todos os que a visitam. Crimes violentos contra turistas são difíceis neste lugar. Recomendamos andar somente com uma cópia do passaporte e deixar o original guardado no hotel.
ALIMENTAÇÃO
Três coisas imediatamente vêm à mente quando se trata da culinária belga: batatas fritas, chocolates e waffles. Há muitos restaurantes na região da Torre Belfort (Campanário).
Batatas Fritas – Duas coisas que são inseparáveis, Bélgica e batatas fritas. Na Bélgica, existem barracas, lanchonetes e até food truck cujo tema principal é “batatas fritas”. Acima de tudo, a extensa gama de molhos anunciados é incomum. As batatas fritas perfeitas são cortadas à mão, o que resulta em tamanhos diferentes. Algumas vezes a gente dá sorte com a escolha de batatas fritas, outras não. Elas são servidas em cones ou caixinhas de papel grosso e acompanham molhos variados e a melhor maneira de comê-las é nas barraquinhas tradicionais, uma iguaria típica e imperdível.
Chocolates – O chocolate belga, goza, sem dúvida, de reputação mundial. Ele é produzido neste pequeno país desde 1635. Há desde famosas marcas de chocolates, como Godiva, Guylian e Neuhaus, até outras comerciais e menos conhecidas… sem contar nas caseiras. Não deixe de degustar um delicioso chocolate dos vendidos nas lojinhas existentes pelas ruelas da cidade.
Waffles – Nós ficamos apaixonados pelos waffles belgas. Às vezes crocantes, às vezes leves como uma pena. Não faltam waffles nas barracas das cidades pela Bélgica. O sabor puro é tão delicioso quanto às versões revestidas de frutas. Esquecendo a questão das calorias, eles ainda podem ser revestidos com creme ou chocolate.
Comments are closed here.