Carregando

Haifa, Israel

Haifa, Israel

Planejando sua viagem a HAIFA

Haifa foi uma das paradas de um cruzeiro que fizemos pelo Mediterrâneo. O navio chegou nesta cidade na manhã de sábado e partiu no final da tarde de domingo. O primeiro dia foi destinado ao passeio à Terra Santa (Belém e Jerusalém) e o segundo, sim, separamos para conhecer Haifa.

Casal VisiteiGostei



SOBRE HAIFA

Haifa é a terceira maior cidade de Israel (depois de Jerusalém e Tel Aviv) e encontra-se ao norte deste país. É conhecida como sendo uma cidade extremamente produtiva, desempenhando um papel importante na economia de Israel. Há até um ditado que diz que “Jerusalém reza, Haifa trabalha e Tel Aviv se diverte”.

Haifa

O Porto de Haifa é, em Israel, o líder no tráfego de passageiros, sem contar também que é um importante porto de cargas. Empresas mundialmente reconhecidas, como Microsoft, Intel, IBM, Google e tantas outras marcam presença no parque tecnológico de Haifa, o Matam. A cidade é também o lar de universidades internacionalmente aclamadas, como o Instituto de Tecnologia de Israel (Technion) e a Universidade de Haifa. Há ainda a maior escola de ensino fundamental e médio de Israel, a Hebrew Reali School.

Haifa

Navio do nosso cruzeiro no Porto de Haifa

Além de abrigar tudo isto, Haifa desempenhou um papel fundamental na luta pela independência, tendo sido a principal porta para os refugiados que imigravam da Europa.

DICAS DE VIAGEM HAIFA
O QUE FAZER EM HAIFA

Por causa de suas características topográficas, a cidade, que parece erguer-se em direção aos céus, foi construída em três níveis. A parte baixa inclui a cidade velha, o porto, a parte litorânea e o centro industrial. Subindo a ladeira do monte Carmel, há o distrito de Hadar, onde se realiza grande parte dos negócios. Na parte mais alta está o distrito de Carmel, área moderna que abriga os bairros residenciais. A mudança de altitude em tão curta distância é ressaltada pelo funcionamento do único metrô de Israel, que, em seis minutos, corta a região da área mais baixa até a mais alta, a 280 metros acima do nível do mar.

Haifa

JARDINS BAHAI – É o principal ponto turístico de Haifa. Os jardins são magníficos, muito além de qualquer coisa que havíamos visto antes! Eles estão localizados no coração de Haifa, com vista para a baía. Eles são, na verdade, muito mais que jardins. Pudemos entender o porquê de mais de 500.000 pessoas visitarem os Jardins Bahai todos os anos.

Haifa

Tendo sua construção iniciada em 1987, somente foram abertos ao público em 2001. No total, os jardins chegam a quase 1 km do lado do Monte Carmelo, cobrem 200.000 m² e suas escadarias possuem 1700 degraus. Contam com mais de 450 espécies de plantas, que foram especialmente selecionadas por sua resistência e respeito pelo meio ambiente, sendo a maioria delas nativa de Israel. São jardins com uma combinação de formas geométricas e com especial atenção aos detalhes. Você não esquecerá as características naturais e históricas da paisagem, combinadas com a pura solidão e tranqüilidade da área do jardim. Enquanto você está lá, é pura tranquilidade e beleza natural. Os jardins oferecem caminhos de cascalho cuidadosamente arrumados e camas floridas que são meticulosamente cuidadas e cuidadas por jardineiros dedicados. Do alto deste local, os jardins emolduram uma vista panorâmica da cidade, das montanhas da Galileia e do mar Mediterrâneo.

Haifa

Em julho de 2008, os Jardins Bahai em Haifa e Akko foram inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, em reconhecimento ao seu valor universal excepcional como lugares sagrados e lugares de peregrinação para os seguidores da Fé.

Haifa

A enorme cúpula dourada que você notará no centro é o Santuário de Bab, o lugar de descanso do profeta Arauto da fé. Os Jardins ainda abrigam o Centro Administrativo da fé Bahai, incluindo a sede da Casa Universal de Justiça, a sede do Centro Internacional de Ensino, os Arquivos Bahais Internacionais e o Centro para o Estudo dos Textos Sagrados.

Os Jardins Bahai estão abertos diariamente a todos os visitantes, de qualquer fé ou nacionalidade. O santuário e os jardins internos, das 9h às 12h e os jardins externos, das 9h às 17h. O santuário só é acessível a partir de uma visita guiada, que é gratuita e dura 50 minutos. As reservas não são necessárias e são fornecidas em vários idiomas. As únicas restrições para visita são os dias sagrados de Bahai, o importante feriado judaico do Yom Kippur e quando há chuva forte. A única recomendação aos visitantes é usar calçados confortáveis ​​para o passeio e se vestir com modéstia, tendo em mente a importância deste lugar para os crentes bahais. Roupas que cubram ombros e joelhos são necessárias. Embora os visitantes vestidos sem modéstia não sejam recusados, é algo muito ofensivo para eles.

Haifa

OBSERVATÓRIO SÃO FRANCISCO (MIRANTE) – É, com certeza, o melhor ponto para se avistar a baía de Haifa. Vale à pena visitá-lo e tirar lindas fotos a partir do Mirante. Não deixe de saborear o delicioso sorvete que há próximo ao mirante.

Haifa Haifa

Haifa

TELEFÉRICO – Há também em Haifa um teleférico ligando a parte baixa (porto, cidade velha) à alta (distrito Carmel). Com duração de apenas um minuto, é a forma mais rápida de se fazer este percurso. São três grandes bolas alaranjadas, com janelas, que flutuam ao lado de uma montanha, passando sobre o museu naval e a principal linha ferroviária nacional. É possível contemplar uma vista panorâmica incrível, apesar do passeio ser rápido! Um trecho custa ILS 19 e ida e volta sai por ILS 28.

Haifa

Haifa Haifa

MUSEU MARÍTIMO – O Museu Marítimo de Haifa mostra a história do transporte marítimo na bacia do Mediterrâneo e a história marítima da cidade de Haifa. O museu exibe mais de 5.000 anos de história e arqueologia marítima e possibilita a seus visitantes encontrar e aprender sobre navios antigos, âncoras, aríetes e outros achados arqueológicos, como tesouros de moedas de ouro que foram encontrados em escavações marítimas. O museu também exibe a exposição de piratas e o esforço de envio dos hebreus.

Haifa

Horários: domingos às quartas-feiras das 10h às 16h, quintas-feiras, das 16h às 19h, sextas-feiras, das 10h às 13h e sábados das 10h às 15h. Preços: ILS 35 (adultos) e ILS 23 (crianças).

Haifa Haifa



INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA SUA VIAGEM

Visto – Brasileiros não precisam de visto para estadas a turismo de até três meses em Israel. Apenas necessitam apresentar passaporte com, no mínimo, três meses de validade. Aqueles que pretendem estudar, trabalhar ou estender a permanência precisam de visto. O visto de Israel não é um carimbo, mas, sim, um documento impresso no momento que se ingressa no país. Isso evita problemas para quem pretende visitar países que não mantêm relações diplomáticas com Israel. Mais informações, consulte os sites Mundo dos Vistos e Do you need VISA.   Indo a turismo, leve seus comprovantes de hospedagem, da passagem da volta, do seguro viagem (se tiver) e quaisquer outros que possam lhe ajudar no momento de passar no controle de imigração.

População – Em torno de 300 mil habitantes.

Idioma – A língua principal e oficial em Israel é o hebraico, falado em todas as partes do país. Boa parte da população também fala o árabe. Por ser uma cidade turística, além do hebraico e do árabe, as placas de sinalização, os cardápios nos restaurantes, os panfletos informativos e outros são também escritos em inglês.

Moeda – Em Israel, a moeda local é o Shekel. Consulte a taxa atualizada. Os centavos são chamados de agorás. O dólar e o euro são comumente aceitos nos estabelecimentos comerciais.

Vacinas – Nenhuma vacina é exigida para entrada no país.

Eletricidade e Tomadas – Todo o país opera em correntes de 220 volts. Quanto às tomadas, Israel opera com o tipo H.

QUANDO IR A HAIFA / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR HAIFA

A melhor época do ano para ir a Haifa é durante os meses da Primavera, que são abril, maio e junho. O Accuweather lhe informará como está agora o tempo em Haifa, a previsão para os dias subsequentes e as médias históricas.

HOSPEDAGEM

Segundo vimos pela Internet, Haifa possui opções de hospedagem para atender a todos os bolsos, variando de pequenas pensões familiares e albergues para mochileiros a hotéis de luxo cinco estrelas. Não podemos recomendar nenhum hotel desta cidade porque dormimos no navio do nosso cruzeiro. No entanto, para pesquisar e reservar nossas hospedagens, costumamos utilizar o Booking e o Hostelworld (para hotéis e hostels) e o Airbnb (para estúdios e apartamentos).

TRANSPORTE

Juntamente com um casal alemão, pegamos um táxi para conhecer os pontos turísticos de Haifa. A prefeitura deste município disponibiliza ônibus para atender aos turistas que chegam dos cruzeiros. O city tour é gratuito, mas os ônibus só passam pelos pontos, sem parar. Como queríamos tirar fotos e conhecer os locais com calma, achamos melhor a opção Taxi.  “Rachar” um taxi com outros turistas, além de ser econômico, é uma experiência bacana! Até hoje temos amizade com este casal.   O pagamento ao taxista foi em US$.

Haifa possui o único sistema de trânsito rápido subterrâneo de Israel, conhecido como The Carmelit. Mesmo não tendo utilizado outras opções de transporte, como ônibus e metrô, soubemos que eles são ótimos!

 1ª) Transforme seu celular num GPS e ainda utilize o WhatsApp, o Facetime e outros aplicativos sem depender de wi-fi. Vá a alguma loja de telefonia e contrate um plano Prepaid Simcard. Não é caro!;  2ª) Faça o download do Google Maps Off-Line no seu celular e use este aplicativo quando precisar se localizar e não houver conexão com a Internet.

SAÚDE

Leve seus medicamentos de uso contínuo (se tiver) e, por precaução, os que podem ser úteis durante sua estada nesta cidade, já que no exterior é difícil comprar remédios sem receita médica.

CULTURA E COSTUMES

Haifa é diferente de todas as outras cidades de Israel e é por isso que ela é conhecida como um lugar de tolerância. Isto vale tanto para a cultura, costumes e, principalmente, religião. Passeando pelas ruas de Haifa, dá para sentir que há um grande respeito entre as pessoas e é por isso que todas são muito receptivas.

Roupas – As mulheres de Israel se vestem com modéstia, porém, as de Haifa nem tanto. Mesmo assim, é aconselhável as mulheres ocidentais evitarem decotes, saias e shorts muito curtos e tops. Como os moradores de Haifa estão acostumados com o turismo, calça jeans, saias e shorts não extravagantes, camisetas e blusas que cobrem os ombros são uma boa pedida para as mulheres.

Religião – Os moradores de Haifa convivem com diferentes religiões. Judeus seculares e ultra-ortodoxos vivem em paz, lado a lado, com cristãos, muçulmanos, drusos e os seguidores da fé Bahai.

Monumento católico ao lado do mirante.

Encontra-se em Haifa a sede principal da fé Bahai. A Bahai é uma religião monoteísta, que teve sua origem em Teerã, em 1863. Ela aceita o ensino de várias religiões, incluindo certas mensagens ensinadas por Moisés, Buda, Jesus, Maomé e outros. A fé Bahai prega:

  1. Unidade de religião – que todas as principais religiões têm a mesma fonte espiritual e vêm do mesmo Deus
  2. Unidade da humanidade – que todos os seres humanos foram criados iguais
  3. Celebração da diversidade de raça e cultura

A fé Bahai, com 6 milhões de adeptos, encontra-se em mais de 235 países. Seus seguidores veneram a família, o serviço comunitário, a não-violência e a ciência, além da religião. Curiosamente, os convertidos não precisam renunciar a suas religiões anteriores, já que os bahais acreditam que todas as religiões possuem abordagens diferentes para adorar a Deus.

Haifa

Templo da sede principal da fé Bahai

Haifa

Visão noturna

SEGURANÇA

Muita gente fica preocupada quando pensa em viajar a turismo para qualquer cidade do Oriente Médio. Realmente, os países de lá sempre estão envolvidos em algum conflito, mas, apesar disto, é difícil ter problema de segurança em Haifa. Mesmo furtos, que são comuns em cidades turísticas, é raro acontecer por lá. Uma das diferenças das outras cidades de Israel é que em Haifa você não verá soldados andando com fuzis pelas ruas. Isto ocorre justamente porque Haifa é uma cidade pacífica e tranquila, com baixo risco de atentados e violência, de uma maneira geral. Mesmo assim, antes de ir, verifique se a região não está sob tensão.   Recomendamos deixar o passaporte original guardado no hotel e andar somente com a cópia das páginas de identificação.

ALIMENTAÇÃO

A Maqluba (risoto com frango), o Shawarma (sandes de pão árabe com borrego e legumes), o Falafel (bolas de grão de bico) e o Hummus (pasta de grão de bico) são algumas das iguarias da gastronomia árabe e, por isso, servidas também em Haifa. Em se tratando de gorjetas, dê 10%, que é o percentual cobrado por quase todos os restaurantes em Israel.

SOUVENIRS

Compramos nossos souvenirs no próprio porto de Haifa. Lá, há uma loja duty-free, cafeteria, mesa de câmbio e uma ampla loja para comprar lembranças da sua viagem. No entanto, caso tenha possibilidade, vá até a Vila dos Artistas de Ein Hod para encontrar uma variedade de artesanatos e objetos de vidro soprados à mão.

Conheça outros destinos de viagem do Home.

"Viajar é mudar a roupa da alma." - Mário Quintana