Loading

Madri, Espanha

Madri, Espanha

Planejando sua viagem a MADRI

Só de pensar em Madri, vêm à mente os inúmeros momentos agradáveis que vivenciamos nesta magnífica capital espanhola. Se você aprecia arquitetura impressionante, belos parques, arte e vida noturna, então Madri é o destino ideal para a sua próxima viagem. Ao mesmo tempo, você também terá a oportunidade de saborear iguarias culinárias e vivenciar um estilo de vida bastante espanhol nesta cidade.

Para que você não se sinta tão perdido quanto nós nos sentimos em nossa primeira viagem a esse destino turístico, compilamos neste post dicas práticas e valiosas. Esperamos que elas lhes sejam úteis.

Casal VisiteiGostei



Neste post, você encontrará os seguintes tópicos:

   • Sobre Madri
   • Dicas de viagem: O que fazer em Madri
   • Informações básicas para sua viagem
   • Quando ir a Madri / Melhor época para visitar
   • Hospedagem
   • Transporte
   • Saúde
   • Cultura e Costumes
   • Segurança
   • Alimentação
   • Souvenirs

SOBRE MADRI

Capital da Espanha e conhecida habitualmente como Vila e Corte, Madri é a maior cidade do país e a segunda maior da União Europeia. Como capital da Espanha, Madri conta com a sede do Governo, as Cortes e também é a residência oficial dos Reis da Espanha. É a capital da Espanha desde meados do século XVI. No setor econômico, Madri é a sede de grande parte das empresas nacionais e internacionais. No cultural, Madri conta com museus de fama mundial, como Museu do Prado e o Museu Reina Sofia.

O horário comercial em Madri é muito amplo e na zona do centro é possível encontrar certos comércios abertos a qualquer hora, entre os quais se destacam as lojas de souvenirs e produtos locais. As lojas com horários mais reduzidos costumam abrir das 10h às 14h e das 17h às 20h30.

Madri

Vista aérea de Madri

DICAS DE VIAGEM MADRI
O QUE FAZER EM MADRI

Sem pagar nada a mais por isso, faça suas reservas através de nossos links. Apoie este blog.

Hospedagem Passagens aéreas Aluguel de carro Passeios e Tickets Seguro viagem Chip internacional Cartão de viagem Produtos de viagem

Ao chegar a Madri, ainda no aeroporto, recomendamos que se encaminhe ao Centro de Informações ao Turista para obter um folder com o mapa turístico da cidade.

Madri

Mapa Turístico de Madri (clique sobre a imagem para ampliá-la)

SkyscannerOs melhores preços de passagens aéreas estão no buscador Skyscanner. Compare opções de voos de mais de 500 companhias.
.

PUERTA DEL SOL – A Puerta del Sol é a praça mais famosa de Madri e sempre há algo acontecendo neste lugar: artistas de rua, vendedores ambulantes, grupos de turismo etc. O coração da cidade pulsa descontroladamente neste ponto turístico. Tudo se reúne na Puerta del Sol: é nela que as pessoas se reúnem para fazer compras, tomar um café ou curtir a vida noturna da capital do país. A Casa de Correos, localizada na praça, é a sede do governo da Comunidade de Madri. Todos os anos, na véspera de Ano Novo, a torre do relógio da Casa de Correos toca, ao vivo, doze badaladas para as televisões espanholas.

Madri

Puerta del Sol

É literalmente o centro de Madri, com várias ruas que se ramificam a partir dela, tal como raios de sol. Na nossa opinião, é o melhor ponto de partida para explorar a cidade. É de onde partem as ruas mais importantes do município.  As ruas ao redor da Puerta del Sol também são interessantes para fazer compras durante o dia e para comer ou beber à noite. Os madrilenos são particularmente bons em festas. Você encontrará inúmeras discotecas ao redor da praça Puerta del Sol. Esta é uma das razões pelas quais as pessoas dizem que Madri é a cidade que nunca dorme. O marco de Madri não pode faltar na movimentada praça: no meio da multidão de turistas, a famosa estátua de quatro metros de altura do urso “El Oso y el Madroño” (o urso e o medronheiro). 

Madri

El Oso y el Madroño

Nesta praça, bem em frente à entrada, você também encontrará o “Kilómetro Cero”, que marca, desde 1950, o centro oficial da Espanha. Todas as principais estradas nacionais da Espanha continental são medidas em forma de estrela em todas as direções a partir deste ponto.

Madri

Marco zero de Madri

MUSEO DEL JAMÓN – Quando você estiver cansado da agitação e de bater pernas em Madri, faça como os madrilenos e vá ao Museo del Jamón. Na Espanha, preferimos comer tapas, exatamente como os espanhóis fazem: no bar, em pé e debruçados no balcão. O nosso local de o fazer é em uma das várias filiais do Museo del Jamón. Dissemos “filiais” porque o Museo del Jamón não é um bar específico, mas uma rede de restaurantes que está espalhada por vários pontos da cidade, especialmente pelo Centro Histórico.  Os estabelecimentos do Museo del Jamón merecem destaque no segmento “Alimentação” deste post. No entanto, não apenas os recomendamos nesse contexto, mas também o consideramos um ponto turístico de visita obrigatória para todos que exploram Madri.

Madri

Museo del Jamón

Conforme sugere o próprio nome, a expertise do estabelecimento reside no jamón, o renomado presunto espanhol, uma autêntica iguaria do país. A ambientação do bar não poderia ser mais adequada, com inúmeras pernas de porco curadas, provenientes tanto do tipo ibérico quanto serrano. É, indiscutivelmente, o melhor do gênero na Espanha!

Madri

Área Bar & Tapas

Além de petiscos, o Museo del Jamón fornece refeições no primeiro andar de suas unidades. Pode ir preparado, pois os pratos são bem generosos! Comemos uma paella maravilhosa a um preço bastante justo. Endereço: Calle Mayor 7 (350 metros da Plaza Puerta del Sol) – Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 7h a 1h; domingo, das 10h às 12h30. Mais informações no próprio site do Museo del Jamón.

Paella Madri

PALACIO REAL – Construído em 1735, o Palacio Real é o maior palácio real da Europa. São 3.418 quartos em uma área de 135 mil m² de construção. Trata-se de um belo edifício com uma linda grande praça em sua frente. A família real espanhola não vive no castelo, mas, sim, no Palacio de la Zarzuela, a noroeste  de Madri.  Essa é nossa sorte, porque significa que é possível visitar as salas de aparato do Palacio Real.

Madri

Palacio Real

Com um ingresso para o palácio, você verá a sala do trono, o salão de banquetes e os apartamentos reais privados. Além disso, o interior apresenta obras de arte de Velázquez, Goya e locais históricos colecionados pela corte real espanhola. Endereço (entrada): Plaza de la Armería 2. Taxa de entrada: 12 €, com entrada gratuita às quartas-feiras. Mais informações no site oficial do Palacio Real.

Madri

Interior do Palacio Real

AiraloAo viajar para outro país, mantenha-se conectado de forma prática e acessível com a solução eSIM da Airalo. Diga adeus às altas taxas de roaming e à complicação de trocar chips físicos a cada destino.

JARDINES DE SABATINI – A privilegiada localização dos Jardines de Sabatini, junto ao Palacio Real, os convertem em um recanto de paz em meio à selva de pedra. Por isso, é um ponto praticamente obrigatório para os visitantes da cidade. Os Jardines de Sabatini fazem parte do Palacio Real, e foram abertos ao público pelo Rei Juan Carlos I, em 1978.

Madri

Jardines de Sabatini

Um dos dados curiosos sobre os Jardines de Sabatini é que, apesar de seu nome, não foram projetados por Francesco Sabatini, mas foram instalados sobre os estábulos do Palacio Real, que anos atrás haviam sido desenhados pelo arquiteto. Os Jardines de Sabatini são um atrativo espaço verde de estilo neoclássico localizado na fachada norte do Palacio Real. As fontes, esculturas e seu ordenado desenho geométrico lhe conferem um lindo aspecto.

Madri

Jardines de Sabatini

Os jardins, criados após a proclamação da Segunda República, contam com uma superfície de mais de dois hectares, distribuídas ao longo de três níveis de desenho geométrico com um caráter arquitetônico e ornamental.  Durante os meses de verão, os jardins se convertem em um dos cenários em que se celebram os concertos e espetáculos de “Los Veranos de la Villa”.

Madri

Jardines de Sabatini

CATEDRAL DE ALMUDENA – A Catedral de Almudena está localizada em frente ao Palacio Real e é uma das atrações mais importantes de Madri. Em 2004, aconteceu nesta igreja o primeiro casamento real, de Felipe e Letizia. Você pode visitar a catedral gratuitamente, mas o museu da igreja e a subida à cúpula estão sujeitos a uma taxa.

Madri

Catedral de Almudena

No interior, a arquitetura é bastante incomum para uma igreja católica. O teto da Catedral de Almudena é composto por muitos padrões diferentes, as pinturas murais são lindamente coloridas, mas a pedra fundamental da igreja é de pedra branca. O Museu de Almudena associado à catedral é muito movimentado e não merece necessariamente uma visita.

Madri

Interior da Catedral de Almudena

A sua cobertura é um dos melhores miradouros do centro de Madri. Incluindo o Palacio Real e a Catedral de Almudena, planeje cerca de três horas para a visita a estes pontos turísticos. Endereço: Calle de Bailén 10. Entrada (subida ao museu e cúpula): 7 €. Mais informações no site oficial da Catedral de Almudena.

MERCADO DE SAN MIGUEL – Construído em 1916, o elegante Mercado de San Miguel fica a poucos minutos a pé da Plaza Mayor. É o mercado mais popular entre os viajantes que vão a Madri. Não é um lugar de comida tradicional, mas, sim, um mercado de tapas gourmet com dezenas de barracas. Já vá ciente de que o Mercado de San Miguel esteja completamente cheio durante os horários típicos das refeições, tanto por turistas como por madrilenos. Sem problemas, todos comem suas tapas em um dos poucos bancos do balcão ou em pé.

Madri

Fachada do Mercado de San Miguel

Nele, você encontrará de tudo, desde comidas regionais, tapas preparadas na hora, presunto, azeitonas, assados, cervejas, vinhos e a tão famosa sangria espanhola. Isto torna o mercado uma parada ideal para passear no centro de Madri. Descobrimos por acaso e acabamos nos identificando com o lugar. Ele é uma das nossas atrações preferidas nesta metrópole espanhola.    O lugar é um pouco caro, mas vale a pena uma visita se você estiver em Madri.

Madri

Você não se cansa no Mercado de San Miguel, as comidas são muito bem apresentáveis, e você realmente tem que ir lá várias vezes para realmente experimentar de tudo. Você pode se arrebentar de comer e beber em seus mais de 33 estandes. O Mercado de San Miguel pretende mostrar a diversidade gastronômica da Espanha e servir como um centro para a cultura culinária espanhola. Endereço: Praça de São Miguel. Aberto diariamente das 10h à meia-noite. Mais informações no próprio site do Mercado San Miguel.

Madri

PLAZA MAYOR – A Plaza Mayor é uma das praças mais antigas da cidade, onde você pode absorver a atmosfera da histórica Madri antiga. Onde naquela época aconteciam apresentações de teatro, touradas e mercados, agora você encontrará uma grande praça conhecida por seus cafés e vendedores ambulantes. O mercado de Natal de Madri acontece nesta praça sempre, logicamente, no mês de dezembro. E com um pouco de sorte pode até nevar nessa época.

Madri

Plaza Mayor

A Plaza Mayor está sempre cheia de turistas e garçons tentando atrair visitantes para seus restaurantes. Vale a pena conhecer e dar uma volta por esta praça, mas recomendamos se alimentar em outro lugar para comer comida autêntica e não tão cara.

Madri

Plaza Mayor

RESTAURANTE BOTÍNInaugurado em 1725, o Restaurante Botín é, segundo o Livro dos Recordes do Guinness, o restaurante mais antigo e permanentemente aberto do mundo! O artista espanhol Francisco de Goya trabalhou no café como garçom antes de ingressar na Real Academia de Belas Artes. O Botín também apareceu num romance de Ernest Hemingway e é hoje um dos restaurantes espanhóis mais tradicionais de Madri. Visite o site do Restaurante Botín para obter mais informações.

O Restaurante Botín merece destaque no segmento “Alimentação” deste post. No entanto, não apenas o recomendamos nesse contexto, mas também o consideramos um ponto turístico de visita obrigatória para todos que exploram Madri.

Madri Madri

ESTACIÓN DE TREN ATOCHA – A Estación de Tren Atocha é, por assim dizer, a principal estação ferroviária de Madri e, ao mesmo tempo, uma importante paragem de transportes públicos. A partir dela você pode chegar facilmente à entrada sul do Parque del Retiro e ao Museo Reina Sofía. O jardim botânico no grande salão principal é particularmente impressionante na Estación de Tren Atocha.

Madri

Estación de Tren Atocha

A combinação de ferro fundido, vidro e palmeiras e outras plantas tropicais é realmente impressionante. Do nível superior, você tem uma visão geral espetacular dessa estação ferroviária. Atocha merece uma visita e não deve faltar nas dicas de viagem para Madri. Visite o site oficial da Estación de Tren Atocha para saber mais sobre ela.

Madri

Estación de Tren Atocha

MUSEO DEL PRADO – Mesmo que você não seja um fanático por arte, o Museo del Prado é imperdível para quem vai a Madri! Ele é, sem dúvida, um dos museus de arte mais importantes do mundo e, portanto, uma das maiores atrações da cidade. Prado nem sempre serviu Madri como museu. Na verdade, o arquiteto Juan de Villanueva construiu originalmente o edifício nobre para o rei espanhol Carlos III. Desde 25 de julho de 2021, o Museo del Prado faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Madri

Museo del Prado

Gênios como Sandro Botticelli, Diego Velázquez e Rembrandt Van Rijn estão representados nas antigas muralhas.  Uma visita a este museu pode ser um pouco cansativa se pretender passar por todas as áreas. Por isso, é melhor focar apenas em uma parte específica. Endereço: Calle de Ruiz de Alarcón 23. Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 20h, e, domingos e feriados, das 10h às 19h. Taxa de entrada: 15 €.  Entrada gratuita de segunda a domingo, das 18h às 20h. O mesmo se aplica aos domingos e feriados, das 17h às 19h. Mais informações no site oficial do Museo del Prado.

Madri

Museo del Prado

PARQUE DEL RETIRO – Não muito longe do Museo del Prado fica o Parque del Retiro, o pulmão verde de Madri. Este parque de 1,4 km² possui maravilhosas esculturas e monumentos, além de um lago artificial. É o destino de lazer dos madrilenos e visita obrigatória para os turistas. Os visitantes costumam correr, passear, ler à sombra das árvores, ouvir os tambores, passear de barco ou beber o seu aperitivo ao início da noite. O Parque del Retiro também faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Madri

Parque del Retiro

Originalmente, o parque real era reservado apenas à aristocracia, mas, a partir de meados do século XIX, todos os residentes foram autorizados a entrar no Parque del Retiro. No extenso complexo, os moradores locais reúnem-se à tarde, praticam desporto ou simplesmente aproveitam o ar puro. Você pode entrar no Parque do Retiro gratuitamente e explorar como quiser. Perfeito para um piquenique espontâneo após um dia agitado de passeios turísticos em Madri.

Madri

Parque del Retiro

Um grande destaque no Parque del Retiro é o Palacio de Cristal, situado ao sul do Lago Estanque. Do lado de fora, o palácio parece uma enorme estufa. Na verdade, é inspirado no Crystal Palace do Hyde Park de Londres. Ele foi criado no final do século XIX pelo arquiteto Velázquez como parte de uma exposição de plantas tropicais. Hoje, você encontrará diversas exposições itinerantes do Museo Reina Sofía no Palacio de Cristal.  O Palácio de Cristal do Jardim Botânico de Curitiba também foi construído tomando como base o prédio londrino.

Madri

Palacio de Cristal – Parque del Retiro

Madri

Palacio de Cristal – Parque del Retiro

A principal atração do Parque del Retiro é o Lago Estanque, rodeado pelo monumento a Alfonso XII. As batalhas navais foram originalmente encenadas no lago, mas hoje você pode alugar um pequeno barco ou pedalinho e navegar um pouco por suas águas. O monumento que mostra uma estátua equestre do rei está localizado à beira do lago desde 1922. Especialmente no verão, muitos adoradores do sol se bronzeiam nas margens do Lago Estanque.  Dá para tirar fotos legais do lago, principalmente ao pôr do sol. Clique aqui para mais informações sobre o Parque del Retiro.

Madri

Lago Estanque – Parque del Retiro

PUERTA DE ALCALA – A Puerta de Alcala é agora o centro da Plaza de la Independencia. O monumento em arco marcou os limites da cidade no passado. Porém, hoje é quase impossível tirar uma foto sem carro. Quase fomos atropelados, mas acabamos conseguindo. Endereço: Plaza de la Independencia 1.

Madri

Puerta de Alcala

FUENTE DE CIBELES – A Fuente de Cibeles está localizada no cruzamento das ruas Calle de Alcalá e Paseo del Prado. Foi construída em 1782 e é hoje um verdadeiro marco e principal cartão-postal de Madri. O monumento mostra Cibele, a deusa que simbolizava a fertilidade da natureza, puxada em sua carruagem por dois leões. Tradicionalmente, o Real Madri celebra nesta praça e fonte seus grandes sucessos, como a conquista da Liga dos Campeões, do Campeonato Espanhol ou do Campeonato Mundial, junto com milhares de torcedores.

Madri

Fuente de Cibeles

PALACIO DE CIBELES – Ao lado da Fuente de Cibeles fica o Palacio de Cibeles, um impressionante edifício de fachada branca que antigamente era a principal estação de correios de Madri. Após uma extensa renovação, este imponente edifício abriga agora a administração da cidade de Madri. Hoje, é possível ter uma vista impressionante do terraço do Palacio de Cibeles. Endereço: Plaza Cibeles 3. Taxa de entrada: 3 €. 

Madri

Palacio de Cibeles

PLAZA DE TOROS LAS VENTAS – O que seria de uma viagem a Madri sem uma visita à Plaza de Toros Las Ventas? Com quase 24 mil lugares, o impressionante edifício redondo é a maior praça de touros da Espanha e a terceira maior do mundo. Mas não são apenas os toureiros que fazem travessuras neste local. Concertos, competições de motocross e torneios de tênis também divertem os visitantes. A arena é justamente uma das atrações mais importantes do município. 

Madri

Plaza de Toros Las Ventas

Foi construída na década de 1930 em estilo neo-mudéjar e, por isso, apresenta visualmente características ligeiramente árabes. No local também existe um museu taurino, que você pode visitar como parte de um passeio turístico. Endereço: Calle de Alcalá 237. Taxa de entrada: 14,90 €. Mais informações sobre visitas e tour guiado no próprio site da Plaza de Toros Las Ventas.

Madri

Programação da Plaza de Toros Las Ventas

GRAN VÍA – Se você pegar uma das muitas ruas que nascem na Plaza Puerta del Sol, você chegará automaticamente à Gran Vía. Também chamada de “Broadway Espanhola”, este sofisticado calçadão de 1.300 metros de extensão convida você a passear, fazer compras e festejar. Não é à toa que a avenida atrai mais de 10 milhões de visitantes todos os anos.  Muitos teatros estão localizados nesta rua principal que é lindamente iluminada à noite.

Madri Madri

ESTADIO SANTIAGO BERNABÉU – O famoso estádio de futebol está localizado no bairro de Chamartín, ao norte do centro da cidade. Como parte de um tour pelo estádio do Real Madrid, você poderá descobrir o Estadio Santiago Bernabéu e também ver a gloriosa história do clube em uma exposição. Os verdadeiros fãs de futebol não perdem uma visita ao estádio! É considerado um dos dez melhores pontos turísticos de Madri e uma espécie de local de peregrinação para os torcedores do Real Madrid.

Madri

Você visita a sala de troféus, passa pelo túnel dos jogadores e entra nos vestiários para acessar o campo. Em dias de jogos, o estádio fica aberto até cinco horas antes do início da partida. Você pode chegar lá de metrô. Endereço do tour do estádio: Acesso pela Torre B, Avenida de Concha Espina 1. Mais informações sobre visitas e tour guiado no próprio site do Real Madrid.

Madri

Estadio Santiago Bernabéu

MERCADO DE PULGAS EL RASTRO – Se a sua estada em Madri cair num domingo ou feriado, temos uma sugestão muito especial para lhe dar: Visitar o Mercado de Pulgas El Rastro. Exatamente nestes dias acontecem um dos mais populares e antigos mercados de pulgas da Espanha. Das 9h às 15h, a rua Calle Ribera de Curtidores se transforma em um paraíso para comerciantes e caçadores de pechinchas.

Madri

Mercado de Pulgas El Rastro

São cerca de mil vendedores ambulantes apresentando seus produtos coloridos no mercado El Rastro, como antiguidades, roupas de segunda mão, eletrodomésticos usados, artesanatos, livros e uma infinidade de coisas. Por mais incomum que seja o seu gosto, você pode encontrar nesta feira algo que lhe agrade. O multiculturalismo está no topo da agenda e a entrada é, obviamente, gratuita.

Madri

Mercado de Pulgas El Rastro

Madri

Mercado de Pulgas El Rastro



INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA SUA VIAGEM

Visto – Brasileiros não precisam de visto para estadas a turismo de até três meses na Espanha. Apenas necessitam apresentar passaporte com, no mínimo, seis meses de validade. Aqueles que pretendem estudar, trabalhar ou estender a permanência precisam de visto. Mais informações, consulte os sites Mundo dos Vistos e Do you need VISA.   1ª) Leve seus comprovantes de hospedagem, da passagem da volta, do seguro viagem e quaisquer outros que possam lhe ajudar no momento de passar no controle de imigração;  2ª) Leve uma boa quantidade em dinheiro. Para a Europa, o Itamaraty recomenda ter, pelo menos, 550 € na carteira, além de um cartão de crédito.

População – Um pouco menos de 3,5 milhões de habitantes.

Idioma – Espanhol (castelhano).

Moeda – A moeda local é o Euro (€ ou EUR). Consulte a taxa atualizada.

Cartão de viagem

Para uma viagem mais segura e prática, é recomendável optar por alternativas como Cartões de Viagem. O cartão Wise, por exemplo, permite carregar dinheiro em diferentes moedas de forma digital, facilitando na hora de pagar e sacar em suas viagens internacionais. Evite transportar grandes quantias em dinheiro e reduza os riscos de transtornos ao viajar para outro país! Saiba mais sobre o Cartão de Viagem Wise.

Vacinas – Nenhuma vacina é exigida para entrada no país. No entanto, 26 países da Europa exigem que cidadãos extrangeiros façam um seguro de viagem (mínimo de 30.000 €) para cobertura de despesas médicas, hospitalares e ajuda social. Não é o Plano de Saúde que você tem no Brasil!

Contratar um Seguro Viagem é algo importante para a tranquilidade e segurança de qualquer viagem. O seguro oferece cobertura para situações inesperadas, como problemas de saúde, acidentes, perda de bagagem, cancelamentos de voos e outros imprevistos. Compare planos e encontre os melhores preços das principais seguradoras no site da Seguros Promo.

Eletricidade e Tomadas – Todo o país opera em correntes de 220 volts e tomadas nos tipos C e F Leve um adaptador específico ou um “T” de dois pinos redondos.

Tomadas na Espanha Adaptador

QUANDO IR A MADRI / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR MADRI

Madri possui o clima continental de Mancha, com invernos amenos e verões muito secos e quentes. Existe pouca pluviosidade de julho a agosto e a temperatura média é superior a 32 °C. Contudo, acreditamos ser junho o melhor mês para visitar a capital espanhola. Junho está fora das férias escolares da Europa, as temperaturas estão melhores e os dias são extraordinariamente longos, com luz solar até as 22h. Também tem a vantagem de ser um mês que quase não chove. Aliás, se há um requisito para visitar Madri é que a pessoa vá em uma época de pouca chuva, uma vez que se caminha bastante pela cidade. Nós visitamos este destino turístico no mês de agosto, em pleno verão. Passamos um calor danado, mas sem um pingo de chuva para atrapalhar nossos passeios. No gráfico abaixo, é possível ver, mês a mês, as médias de temperatura (vermelho) e de chuva (azul), obtidas com base em dados climatológicos de diversos anos.

Madri

Dados Climatológicos – Madri (clique sobre a imagem para ampliá-la)

HOSPEDAGEM

Madri possui muitos hotéis (para todos os bolsos), hostels e casas de temporada (bed and breakfast) para alojar seus visitantes. Nas duas ocasiões que visitamos esta metrópole, ficamos em um hostel a poucos metros da estação de metrô Puerta del Sol. O local é fantástico! Perto de tudo, seguro e de fácil acesso às atrações que estão distantes, haja vista encontrar-se ao lado de uma estação de metrô. O único incoveniente desta região é que, se uma de suas pernoites cair em uma sexta-feira ou sábado, terá que colocar protetores auriculares para poder dormir. Tivemos este problema na nossa segunda visita a Madri. Ocorre que jovens de outros bairros e cidades vizinhas se dirigem a Madri e acabam virando a noite pelas ruas da região central. Nada de briga! É “conversaiada”, cantorias e risadas até o dia clarear. Sugestão caso resolva se hospedar em alguma acomodação na região central de Madri: desça e vá curtir a madrugada com eles.

TRANSPORTE

Transferência do aeroporto: O metrô, trem e ônibus expresso do aeroporto conectam o Barajas Airport (MAD) ao centro de Madri entre 30 e 40 minutos. A distância é de 12 km. Para uma transferência privada, basta pegar o Uber.  Se você fizer conexão neste aeroporto, esteja atento para o tempo entre os voos. As distâncias entre os terminais T1, T2, T3, T4 e T4S do Barajas são enormes, e você levará um bom tempo para se locomover entre os terminais. Há ônibus-shuttle para transportar passageiros e funcionários entre os terminais T1 a T4. No entanto, a única forma de chegar ao T4S é usando um trem subterrâneo, cujo percurso até o embarque é longo e mal sinalizado. Tanto o ônibus como o trem são gratuitos.

Madri

Terminal 4S (T4S) do Aeroporto Barajas (MAD), Madri

Metrô: O metrô é a melhor maneira de se locomover e conecta tudo muito bem. Contudo, a maioria dos pontos turísticos são acessados através de caminhadas.

Madri

Ônibus panorâmicos Hop-on Hop-off: Outra opção é locomover-se através dos ônibus panorâmicos de Madri, em que você pode entrar e sair dos veículos quantas vezes quiser nas muitas paradas programadas. Particularmente, nós curtimos o sistema Hop-on Hop-off, mas, desta vez, optamos por conhecer a cidade caminhando. Mais detalhes no site oficial da empresa.

SAÚDE

Leve seus medicamentos de uso contínuo (se tiver) e, por precaução, os que podem ser úteis durante sua estada nesta cidade, já que é difícil comprar remédios sem receita médica no exterior.  Havendo necessidade, não se esqueça de acionar o seguro viagem previamente contratado. Aliás, carregue sempre consigo o contrato/comprovante, para apresentá-lo em caso de emergência.

CULTURA E COSTUMES

Siesta – Como o almoço é a refeição que se ingere mais alimentos, é natural as pessoas sentirem sonolência depois comerem. A partir disto, é comum encontrar lojas fechadas durante algumas horas da tarde, já que os funcionários são liberados para comer em casa e tirar um cochilo após o almoço. Este hábito espanhol recebe o nome de siesta.

ToledoA paixão pelos bares – Além de ser uma curiosidade, é um fato que os espanhóis adoram um bar. A Espanha é um dos países que mais tem bares no mundo, sendo que há um para cada 175 pessoas. Isso significa que você vai literalmente encontrar um bar a cada esquina. Mesmo que você não consuma bebidas alcoólicas, é possível adentrar nesses bares e curtir a atmosfera do local.

Madri

Banheiros – Os banheiros não possuem lixo, eles jogam os papéis no vaso sanitário. Aproveitando o tema, na maioria das cidades da Europa, não se encontra banheiro público com facilidade. Os que existem geralmente cobram de 0,20 € a 2 € dos usuários. 1ª) O aplicativo Toilocator ajuda a localizar banheiros públicos próximo a você;  2ª) Tenha sempre no bolso alguns trocados, pois existem banheiros automáticos que só liberam para uso mediante a colocação de moedas.

SEGURANÇA

Madri é uma cidade segura para se visitar. As taxas de criminalidade são baixas, mesmo para os padrões europeus, e o crime violento é quase inexistente. No entanto, você deverá, como em qualquer outra cidade turística, tomar os devidos cuidados, especialmente em locais onde houver muita gente. Você se sentirá seguro andando pelas ruas de Madri a qualquer hora do dia ou da noite. Porém, evite trafegar pela periferia da cidade. Recomendamos deixar o passaporte original guardado no hotel e andar somente com a cópia (colorida) das páginas de identificação.

ALIMENTAÇÃO

Falando de gastronomia, a variedade também é proeminente. O prato espanhol por excelência é a omelete de batata. Tanto que em outros países europeus é conhecida como omelete espanhola. Ao mesmo tempo, há muitos pratos regionais, como a paella, o cozido, o gazpacho, o polvo à la gallega, o puchero, dentre outros.

Muito admirado pelos espanhóis, o jamón ibérico/serrano é, disparado, o aperitivo mais consumido no país. Por outro lado, a sangria é a bebida mais famosa na Espanha.

Museo del Jamón Jamón Iberico Bellota

As tapas – Uma das principais características da cozinha espanhola são as tapas. As tapas são pequenas quantidades de comida que são servidas nos bares para acompanhar uma bebida. Na Espanha, é muito comum ir para as tapas: uma tradição que consiste em ir de bar em bar com os amigos para comer e beber (geralmente, cerveja ou vinho). As tapas são conhecidas em todo o mundo e um elemento essencial da cultura espanhola. Tapas é sinônimo de sair com os amigos para se divertir e é uma maneira deliciosa de socializar. As tapas são tão importantes que há competições anuais para escolher a melhor tapa do ano. Tapas, por se tratar de cortesia, são sempre uma surpresa! Ao pedir uma bebida, tanto podem lhe dar algumas azeitonas como uma porção de deliciosos canapés.

Tapas Tapas Tapas Tapas

Embora Madri seja um local preparado para receber turistas de todo mundo, há uma coisa a que é preciso habituar-se: o jantar nesta cidade, como na maioria dos países do sul, é servido mais tarde do que estamos acostumados. Muitos restaurantes só abrem por volta das 20h! Portanto, se sentir muita fome antes, terá que se contentar com um bar ou um café.

Conheça outros destinos de viagem do Home.

Comments are closed here.