Carregando

Puerto Plata, Rep. Dominicana

Puerto Plata, Rep. Dominicana

Planejando sua viagem a PUERTO PLATA, REPÚBLICA DOMINICANA

Amber CoveO porto de Amber Cove, na República Dominicana, foi uma das paradas de um cruzeiro que fizemos pelo Caribe. Localizado na costa norte do país, a nova instalação representa um dos maiores investimentos da indústria de cruzeiros já feitos nesta nação.  A cidade de Amber Cove foi o local de gravação do primeiro filme do Jurassic Park, em 1993.

Porto de Amber Cove Porto de Amber Cove

Como havia pouca coisa para se fazer em Amber Cove, pegamos um táxi e fomos visitar a cidade de Puerto Plata, que fica a 12 km de onde a embarcação estava atracada. A maioria do pessoal do cruzeiro fez a mesma coisa, mas aqueles que não quiseram ir a Puerto Plata, acabaram ficando no parque aquático de Amber Cove. No parque há restaurante, bar molhado, escorregadores, toboágua, tirolesa e um conjunto de lojas.

Casal VisiteiGostei

Puerto Plata



SOBRE PUERTO PLATA

Puerto Plata é uma das cidades mais antigas da República Dominicana, fundada em 1496 por Bartolomeo Colombo, irmão de Cristóvão Colombo. A cidade foi o primeiro assentamento estabelecido nas Américas, com o nome La Isabela. Em 1540, foi construído o primeiro forte do Novo Mundo, “Fuerte de San Felipe”, e o porto tornou-se uma parada para os comerciantes entre a Europa e essa área. Até o momento, o Fortaleza San Felipe é uma dos mais antigos fortes do período colonial militar das ilhas da região.

Puerto Plata

Puerto Plata é o berço do turismo na República Dominicana. Sua paisagem vasta e espetacular combina uma infinidade de praias (11 km), montanhas, vales verdejantes, rios e mar. Do seu solo fértil, crescem cacaueiros e pés de café e, abaixo dele, descansa o âmbar mais claro do mundo. Uma cidade com um bom tamanho para passear: nem muita parada e nem muito caótica. Você não fica entediado e não se estressa.  A República Dominicana é a segunda maior economia do Caribe.

Amber Cove

Parque aquático e acomodações em Amber Cove

DICAS DE VIAGEM REPÚBLICA DOMINICANA
O QUE FAZER NA REPÚBLICA DOMINICANA

CENTRO HISTÓRICO – Vale a pena visitar o antigo centro da cidade, que consiste principalmente de casas de madeira. As casas em estilo neoclássico e vitoriano, do final do século XIX, dão ao centro de Puerto Plata seu charme inconfundível. Muitas das casas agora servem como lojas, restaurantes e cafés para atender os turistas. Uma campanha para melhorar a sinalização está ajudando os visitantes a descobrir os principais monumentos históricos em Puerto Plata, especialmente em torno da praça principal, incluindo a Igreja de San Felipe, o Clube de Comércio e o Mirante Central.  Se estiver de táxi, como nós, peça ao condutor que pare em um local de fácil localização, combine um horário de retorno e saia caminhando pelas vielas do centro histórico de Puerto Plata.

Centro Histórico

Casas de madeira

Casas de madeira no Centro Histórico

PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA – Puerto Plata oferece aos visitantes a oportunidade de visitar lugares históricos e um deles é a famosa Praça da Independência, que é uma das mais emblemáticas da cidade. Também é conhecida como “Parque Central“, é um lugar no qual você pode ver diferentes monumentos e edifícios com a história desta cidade, como a Igreja de San Felipe. Ela começou a ser construída em 1872, quando Puerto Plata era a capital do país dominicano. A praça é perfeita para sentar em seus bancos e contemplar todos os arredores, além de desfrutar de atividades e eventos culturais, como apresentações de música e teatro.

Praça da Independência

Praça da Independência e Igreja de San Felipe (à direita)

FORTALEZA SAN FELIPE – Uma peça-chave da história de Puerto Plata, a Fortaleza San Felipe, foi construída pelos espanhóis no século XVI para defender a costa norte da República Dominicana contra os britânicos e os holandeses e também contra os piratas franceses em busca de ouro e prata abundantes na região. Considerada uma das estruturas militares coloniais mais importantes do Caribe, a fortaleza foi concluída em 1577 e, mais tarde, serviu como prisão. Agora transformada em museu, fazer um tour pelo local revela os canhões originais voltados para o Atlântico, as armas antigas e várias câmaras ocultas. As vistas panorâmicas sobre o litoral de Puerto Plata são impressionantes. Observar o pôr do sol a partir da fortaleza, ao lado do parque La Puntilla, é uma rotina comum entre os habitantes de Puerto Plata.

Fortaleza San Felipe

Fortaleza San Felipe Fortaleza San Felipe

Fortaleza San Felipe

Próximo à fortaleza, está o porto onde navios encalhados são uma reminiscência da ação de furacões.

Porto de Puerto Plata

Em 6 de fevereiro de 1996, o Boeing 757-225 que operava um voo com destino a Frankfurt, Alemanha, caiu no Oceano Atlântico pouco depois de decolar de Puerto Plata. Todos os 189 ocupantes, a maioria turistas alemães, morreram.

Fortaleza San Felipe

Pedra na orla marítima da Fortaleza San Felipe

PRAIA DE SOSÚA – A praia de Sosúa, bastante famosa pelas suas areias finas, é uma grande atração da região. É a preferida dos que praticam snorkel e esportes aquáticos. Durante o inverno, a atividade mais atraente é a observação de baleias. . Além da praia e esportes aquáticos, Sosúa tem uma excelente oferta de restaurantes, com culinária à base de peixe. Infelizmente, o tempo estava fechado neste dia, nada animador para pegar uma praia.

Sosúa

Sosúa Sosúa

OUTRAS ATRAÇÕES – Um dia somente não é o suficiente para conhecer tudo de Puerto Plata. Relacionamos as atrações que não visitamos, mas que achamos serem interessantes àqueles que têm a intenção de permanecer por mais tempo neste destino. São elas: a Ocean World; Museu do âmbar; Teleférico; Monumento ao General Luperon; Parque Nacional La Isabela (restos da casa de Cristóvão Colombo, da igreja onde foi realizada a primeira missa em solo americano e do cemitério interno); Mercado de artes e artesanatos; Museu da civilização de Taino; Templo das Américas; Cofresi (pequena piscina com águas cristalinas, cercada por uma praia coberta de palmeiras); Costambar (praia aberta com muitos corais); Long beach (praia urbana de Puerto Plata), Praia de Cabarete (esportes aquáticos) e Praia Dourada (concentração de resorts).



INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA SUA VIAGEM

Visto – Brasileiros não precisam de visto para estadas a turismo de até seis meses na República Dominicana. Apenas necessitam apresentar passaporte com, no mínimo, seis meses de validade do momento da entrada e comprar o “cartão turismo” (USD 10) no momento que desembarcar no país. Este cartão dará direito ao viajante uma estada de até 30 dias.  Leve dólares, preferencialmente trocados. Mais informações sobre vistos, consulte os sites Mundo dos Vistos e Do you need VISA.

População – Em torno de 330 mil habitantes.  15% é descendente de europeus e asiáticos, 15% de indígenas pré-colombianos e 70% de africanos.

Ocho Rios

Mapa do Caribe – créditos: graphicmaps.com

Idioma – Espanhol (castelhano).

Moeda – A moeda local é o Peso Dominicano (DOP). Muitos lugares da República Dominicana também aceitam o dólar e o euro como moeda. Consulte a taxa atualizada.

Vacinas – Devido ao surto de febre amarela em alguns estados brasileiros, muitos países estão exigindo que viajantes procedentes do Brasil tenham sido vacinados contra esta doença… e a República Dominicana é um deles. Os viajantes que partirem do Brasil com destino a Amber Cove, Puerto Plata ou qualquer outra cidade da República Dominicana deverão apresentar CIVP válido, isto é, com registro de vacinação contra a febre amarela realizada pelo menos dez dias antes da viagem. Mais informações sobre o CIVP, acesse o Portal ANVISA.

Eletricidade e Tomadas – A República Dominicana opera em correntes de 110 volts e tomadas nos tipos A e B, idênticos ao padrão dos Estados Unidos.

QUANDO IR À REPÚBLICA DOMINICANA / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR A REPÚBLICA DOMINICANA

A melhor época para visitar a Puerto Plata é de novembro a março, fora da estação das chuvas. No litoral norte, prevalece clima tropical com alta umidade e, mesmo no inverno, as temperaturas nunca caem abaixo de 16 °C. A temperatura média é de 28 °C e as temperaturas da água das praias (Atlântico) variam de 24 a 29 °C.    Como a República Dominicana encontra-se na área de ciclones tropicais (furacões) e tempestades,  evite visitá-la de agosto ao final de outubro.  O Accuweather lhe informará como está agora o tempo em Puerto Plata, a previsão para os dias subsequentes e as médias históricas.

HOSPEDAGEM

Não podemos recomendar nenhum hotel nesta cidade porque dormimos no próprio navio do cruzeiro. Caso necessite pernoites, costumamos pesquisar e reservar nossas hospedagens, costumamos utilizar o Booking e o Hostelworld (para hotéis e hostels) e o Airbnb (para estúdios e apartamentos).

TRANSPORTE

Táxis estarão esperando por você assim que desembarcar no porto de Amber Cove. Os táxis cadastrados no porto podem ser reconhecidos pelos veículos brancos e seus condutores uniformizados. Eles o levarão a cidades vizinhas, como Puerto Plata, ou para alguma praia específica que deseje conhecer. Os preços são para um grupo de até cinco pessoas por trajeto. Contratamos os serviços de um taxista que estava fora da área cercada aguardando os turistas. Ele nos levou a Puerto Plata, rodou com a gente por diversos pontos turísticos da cidade e nos devolveu no porto, tudo com muita simpatia e profissionalismo.  Fora da área cercada do porto, você encontrará táxis com preços bem mais em conta.

Táxi

Nosso taxista

Caso resolva alugar um carro, é importante que saiba que a República Dominicana não exige a PID (Permissão Internacional para Dirigir), basta somente a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).   1ª) Transforme seu celular num GPS e ainda utilize o WhatsApp, o Facetime e outros aplicativos sem depender de wi-fi. Vá a alguma loja de telefonia e contrate um plano Prepaid Simcard. Não é caro!;  2ª) Faça o download do Google Maps Off-Line no seu celular e use este aplicativo quando precisar se localizar e não houver conexão com a Internet.

SAÚDE

Capriche no filtro solar, pois com o sol do Caribe não se brinca! Use boné/chapéu, proteja as regiões do seu corpo que menos pegam sol e, se tiver com crianças, vista-as com blusas contra raios UV. A falta de cuidado com o sol pode estragar o seu passeio. Recomenda-se ingerir bastante líquido, mantendo-se sempre hidratado.

A situação geral de saúde neste país pode ser bem diferente da do Brasil, e cidadãos estrangeiros talvez não tenham acesso a uma assistência médica gratuita. Recomenda-se contratar um seguro de viagem, mesmo que não seja exigido pelas autoridades migratórias locais. A Assistcard poderá lhe oferecer mais detalhes sobre seguro viagem para o Caribe.  Companhias de Cartão de Crédito costumam dar de brinde este seguro para quem compra passagens aéreas e cruzeiros através de seus cartões.

Leve seus medicamentos de uso contínuo (se tiver) e, por precaução, os que podem ser úteis durante sua estada nesta cidade, já que no exterior é difícil comprar remédios sem receita médica.  Havendo necessidade, não se esqueça de acionar o seguro viagem previamente contratado. Aliás, carregue sempre consigo o contrato/comprovante, para apresentá-lo em caso de emergência.

CULTURA E COSTUMES

Hospitalidade – Não vai demorar muito para você conhecer os habitantes locais ou perceber o estilo de vida dominicano. Os dominicanos têm a reputação de estar entre o povo mais amigável que você conhecerá. Eles exalam paixão, seja no jeito rápido de falar, na maneira como se vestem e dançam e na sua aceitação e respeito pelo próximo, seja ele um vizinho ou visitante. Eles são malucos pela cultura brasileira!

Dominicanos

Religião – A maioria dos dominicanos é católica-romana, embora o protestantismo tenha crescido muito no país. Por outro lado, há um grande número de gente que, embora se diga “católico”, acredita no vudu.  Não importa a religião, os dominicanos são um povo de fé com uma forte crença em Deus. Você ouvirá referências a essa religiosidade na linguagem cotidiana do povo.

Morte – As cerimônias funerárias constituem um acontecimento social importante na vida dos dominicanos. Quando alguém morre, este é enterrado dentro de 24 horas. Porém, durante nove dias e nove noites, familiares e amigos se reúnem para rezar a novena na casa do falecido: há muita comida e choro. No último dia, a mesa é retirada e as portas da casa são abertas, para que o espírito do falecido possa ir embora.

Beisebol – O esporte predominante na República Dominicana é o beisebol. O país possui uma liga profissional, mas muitos dos jogadores vão para os Estados Unidos para ganhar milhões de dólares.

SEGURANÇA

A periferia de Puerto Plata até pode ter problemas com violência, como tantas outras cidades do Brasil, mas a orla marítima é bastante segura. No entanto, não precisará ter medo de ladrões se você seguir algumas regras básicas de conduta. Para tal, esteja sempre atento! Larápios não são estúpidos, pelo contrário, são demasiadamente espertos. E aí se você não for reconhecido como um turista inocente e distraído, eles não estarão interessados em lhe roubar. 1ª) Deixe todos os objetos de valor no navio; 2ª) Pegue um táxi após o anoitecer; 3ª) Deixe o passaporte original guardado no navio/hotel e ande somente com a cópia (colorida) das páginas de identificação.

ALIMENTAÇÃO

Cozinha – Existe uma infinidade de pratos dominicanos, variando desde sopas e ensopados até lanches fritos vendidos nas ruas e sobremesas de doce de coco. Além de tudo isso, o prato clássico “arroz e feijão” do Caribe são especialidades básicas exclusivas da República Dominicana.
Como não poderia deixar de ser, os frutos do mar são uma grande parte da dieta desse país caribenho. Uma tradição dominicana é ir à praia e pedir um pescado frito inteiro com tostones, abacate e yaniqueque, uma broa frita, fina e redonda.

Alimentação

Bebidas – Duas das bebidas produzidas na República Dominicana merecem atenção especial por parte de todo aquele que visita o país: o Rum e a Mamajuana. A Mamajuana é uma bebida forte, feita a partir de uma mistura fermentada de cascas de árvores curadas, ervas, vinho tinto e rum. Cuidado com a quantidade que você irá tomar, pois ela é sobe que é uma maravilha. Garrafas são vendidas em quase toda parte: em lojas de souvenirs, restaurantes, mercados e à beira da estrada. Compramos a nossa numa barraquinha em frente ao Fortaleza San Felipe.

SOUVENIRS

São muitas as opções de venda de souvenirs em Puerto Plata e Amber Cove. Nós compramos nossas bugigangas nas lojas anexadas ao porto de Amber Cove, nas barracas do gramado da fortaleza e também no Mercado de San Joaquin.

Mercado de San Joaquin

Mercado de San Joaquin

Além de uma Mamajuana, você não pode deixar a República Dominicana sem antes ter adquirido uma boa garrafa de rum dominicano e uma caixa de charutos, produtos caraterísticos do país.

Tabacaria

Tabacaria

Conheça outros destinos de viagem do Home.

"Viajar é mudar a roupa da alma." - Mário Quintana