Carregando

Santiago, Chile

Santiago, Chile

Planejando sua viagem a SANTIAGO, Chile

Santiago

Santiago do Chile é uma das capitais mais charmosas da América do Sul e um destino turístico que oferece muitas oportunidades e atividades de lazer. Só pela magnífica visão que se tem da Cordilheira dos Andes coberta de neve, o lugar já merece uma visita. O Chile é um país lindo, com uma enorme variedade de paisagens, sendo Santiago o ponto de partida para tudo isso. São desertos, como o do Atacama, as geleiras da Patagônia chilena, 500 vulcões ativos e até mesmo a famosa Ilha de Páscoa.

Fomos duas vezes à capital chilena, mas a segunda ocasião foi a que mais marcou, pois viajamos com nossos filhos. Quatro dias muito bem aproveitados: dois destinados a explorar a cidade de Santiago, um para conhecer a estação de esqui de El Colorado e outro para ir ao município de Viña del Mar, no litoral do país. Caso tenha intenção de visitar uma vinícola, programe mais um dia.  Nossa primeira viagem se deu em setembro de 2000 e a câmera fotográfica que utilizamos era de filme (!!!). Será fácil perceber em qual viagem cada foto foi tirada.

Nesta página do nosso blog, compartilhamos tudo o que você precisa saber para planejar sua ida a Santiago. Desde a melhor época, a moeda que eles usam, como se locomover pela metrópole e os melhores atrativos para se conhecer.

Casal VisiteiGostei



SOBRE SANTIAGO

Fundada em 1542 pelos espanhóis e localizada em um vale cercado pelas montanhas andinas, no sopé da Cordilheira dos Andes, Santiago possui uma história rica, cultura vibrante e ótima infraestrutura turística a seus visitantes. Combina vistas incríveis da natureza chilena com um estilo de vida moderno de cidade grande. Os chilenos têm muito orgulho de sua capital, que é um importante centro de transporte e centro econômico do país. Existem inúmeras universidades, museus e monumentos. A cidade é composta por uma mistura de prédios antigos e novos que se harmonizam muito bem entre si.

Santiago, na verdade, não almeja a fama de uma cidade sul-americana festeira, como a vizinha Buenos Aires, por exemplo, ou o Rio de Janeiro. Na realidade, aspira a tornar-se cada vez mais um lugar moderno e dinâmico.

Santiago

Santiago com a Cordilheira dos Andes ao fundo

DICAS DE VIAGEM SANTIAGO
O QUE FAZER EM SANTIAGO

Santiago tem muitos bairros (“barrios”, em espanhol) que são verdadeiros pontos turísticos municipais. Eis alguns deles:

Centro Histórico: Situado no coração da cidade, concentra a maioria dos pontos turísticos da capital chilena. As atrações estão concentradas em um raio de cerca de 5 km e você pode se locomover facilmente a pé e conhecer muitos atrativos da cidade. Estação de metrô mais próxima: Plaza de Armas.

Barrio Paris-Londres: Paris-Londres é um bairro muito pequeno e sofisticado, com as ruas Paris e Londres. Os paralelepípedos, as lanternas e o estilo arquitetônico fazem tudo parecer um bairro europeu. Ao lado da rua principal, a Av. Libertador Bernardo O’Higgins (“La Alameda”), você encontrará a igreja mais antiga de Santiago, a Iglesia San Francisco, de 1618. Estação de metrô mais próxima: Santa Lucía.

Barrio de Mercados: O bairro dos Mercados, também conhecido como “Barrio La Chimba”, está localizado na orla do centro da cidade. Nesta região, há grandes mercados, onde é possível comprar frutas frescas, legumes, carne ou peixe. Estação de metrô mais próxima: Patronato.

Barrio Bellas Artes: O bairro Bellas Artes está cheio de bares e cafés que são perfeitos para se passar momentos agradáveis. Como o nome sugere, este é o distrito das artes. Há também o museu de arte “Museo Nacional de Bellas Artes”, o belo parque da cidade “Parque Forestal”, bem como muitos restaurantes e lojas. Estação de metrô mais próxima: Bellas Artes.

Barrio Bellavista: Bellavista é um bairro boêmio com uma atmosfera divertida e jovem, repleta de restaurantes, bares e clubes, muitos deles localizados na Rua Pío Nono. Passeie pelas ruas laterais deste bairro para ver mansões centenárias, casas coloniais e a melhor arte de rua da cidade. Bellavista também é onde está localizada a casa de Pablo Neruda, em Santiago. Estação de metrô mais próxima: Bellavista de La Florida.

Barrio Lastarria: Lastarria é um bairro caracterizado por suas casas menores, a grande variedade de restaurantes, vendedores ambulantes e o Centro Cultural Gabriela Mistral. A área está localizada a leste do Morro Santa Lucía e é muito popular entre os turistas. Há bons restaurantes, bares e cafés e inúmeras lojas. Há também um pequeno mercado com artesanato e antiguidades. Estação de metrô mais próxima: Universidad Católica.


Santiago

Para uma melhor visualização, clique sobre a imagem

 

PLAZA DE ARMAS – Com suas magníficas palmeiras, a Plaza de Armas é o ponto focal do Centro Histórico de Santiago. É onde a cidade foi fundada, em 1541. Há muito para descobrir ao redor da praça: a Catedral Metropolitana de Santiago, a Câmara Municipal, os Correios, o Museu Histórico Nacional e também a estátua de Pedro de Valdivia, o fundador da cidade, sobre seu cavalo. O conquistador espanhol Pedro de Valdivia queria criar um local social e político, emoldurado por uma arquitetura resplandecente. Quase cinco séculos depois, a praça certamente manteve seu apelo pretendido.

Santiago

Câmara Municipal de Santiago e Pedro Valdivia em seu cavalo

 

Santiago

Correios da cidade de Santiago

 

Santiago

Museu Histórico Nacional

CATEDRAL METROPOLITANA DE SANTIAGO – Localizada no canto noroeste da Plaza de Armas, a Catedral Metropolitana é o principal templo religioso da Igreja Católica no Chile e a base da Arquidiocese do país. A história da catedral começa em meados de 1500, quando Pedro de Valdivia fundou Santiago. Valdivia estabeleceu uma casa de culto na praça principal da cidade, a Plaza de Armas.

Santiago Santiago

Com entrada gratuita, oferece uma pequena fuga dos animados músicos de rua e artistas da praça histórica. Um lugar encantador para sentar, meditar ou caminhar tranquilamente, apreciando os detalhes barrocos da bela catedral.

Santiago

Interior da Catedral Metropolitana de Santiago

LA MONEDA – Uma das atrações mais visitadas de Santiago é o Palácio de La Moneda, que foi projetado para ser a Casa da Moeda do Chile e atualmente é a sede da Presidência do país. Em frente ao prédio da Alameda, você pode ver a enorme bandeira chilena tremulando. O Palácio de La Moneda foi palco de uma das histórias mais trágicas do Chile. Em 11 de setembro de 1973, ocorreu neste prédio um golpe militar. Na ocasião, o presidente socialista Salvador Allende se matou logo após as primeiras bombas atingirem o prédio e Pinochet chegar ao poder. Esta atração turística encontra-se bem perto da Plaza de Armas. A entrada e as visitas guiadas são gratuitas.  O destaque é assistir à troca da guarda do Exército chileno. Procure saber qual o dia e horário que ocorre este evento.

Santiago

Palácio de La Moneda

CERRO SANTA LUCÍA – Embora muito menor que o Cerro San Cristóbal, o Cerro Santa Lucía é um marco simbólico na história da cidade como o local oficial onde o conquistador espanhol Pedro de Valdivia fundou Santiago, em 13 de dezembro de 1541. A colina em si é linda, com fontes majestosas, intrincados azulejos espanhóis, um pequeno castelo de estilo europeu e lindos jardins em todos os níveis. Reserve algumas horas para isso, pois você estará andando por algumas das ruas mais atraentes da cidade.

Santiago Santiago

Hoje, o local é muito utilizado como um mirante sobre o badalado bairro de Lastarria. Se o dia estiver claro e livre de poluição, é possível contemplar a Cordilheira dos Andes. Logo abaixo do mirante, há um pitoresco parque paisagístico que oferece uma pausa tranquila da vida urbana.

Santiago

Cordilheira dos Andes vista do Mirante do Cerro Santa Lucía

MERCADO CENTRAL – O principal mercado de Santiago, o Mercado Central, não deve ser esquecido durante sua visita à capital chilena. Desde 1872, é o principal centro comercial da cidade. Ele consiste em uma construção metálica, que foi levada para o Chile em partes e lá instalada, isto no final do século XIX.

Santiago

Mercado Central de Santiago

Santiago Santiago

Você encontra tudo o que o coração de um gourmet deseja: peixe fresco e frutos do mar do Pacífico vizinho, barracas de frutas e legumes, vendedores de especiarias e inúmeros restaurantes que oferecem comida típica chilena a preços moderados. Planeje cerca de duas horas para uma extensa exploração do mercado. Lugar perfeito para um delicioso almoço.

Santiago Santiago Santiago Santiago

MERCADO DE ABASTOS TIRSO DE MOLINA – Outro mercado para se comprar frutas e legumes frescos. O prédio fica em frente ao Mercado Central, do outro lado do rio Mapocho. Há também pequenos restaurantes no andar superior que oferecem muitos pratos tradicionais chilenos.

Santiago Santiago Santiago

LA CHASCONA – La Chascona, a casa-museu de Pablo Neruda, é uma visita obrigatória para quem gosta de cultura, poesia e histórias de amor. Está localizada no Bairro Bellavista, na base do Cerro San Cristóbal. A casa-museu guarda, além de objetos pessoais do poeta, uma porção de artefatos africanos e uma coleção de obras do artista.

Santiago

La Chascona, a casa-museu de Pablo Neruda

Os fãs do poeta chileno vencedor do Prêmio Nobel de Literatura não devem perder uma visita ao museu La Chascona, que oferece uma visão da vida e dos amores do escritor. Vale a pena obter o guia de áudio, pois ele explica a história por trás dos objetos e interiores, dando uma noção da vida e do caráter de Neruda.   Aproveite a localização do museu na artística Bellavista, e passeie pelo bairro que é repleto de museus, boutiques e cafeterias.

Santiago Santiago

CERRO SAN CRISTÓBAL – O Cerro San Cristóbal é o ponto mais alto da cidade e está localizado dentro do Parque Metropolitano, no bairro Bellavista. Em seu topo, há um mirante natural de 300 metros de altura que pode ser acessado de diferentes maneiras: a pé (45 minutos de caminhada), de bicicleta, de carro, teleférico ou funicular. Além da vista, o parque possui diversas atrações, como o Santuário da Imaculada Conceição no ponto mais alto, piscinas públicas, jardim japonês e um anfiteatro. Em um dia claro, você pode pegar um funicular na parte inferior da colina e ir até o cume, onde se encontra uma imponente estátua de 14 metros de altura da Virgen de La Inmaculada Concepción.

Santiago Santiago

TELEFÉRICO DE SANTIAGO – O teleférico de Santiago é uma das atrações mais antigas do Cerro San Cristóbal (Parque Metropolitano). O teleférico tem 46 cabines com capacidade para 6 pessoas cada. Possui três estações: Oasis, a 619 metros acima do nível do mar, Tapahue e Cumpre, ambas a 828 metros. Mais detalhes no site oficial da atração.

Santiago Santiago

GRAN TORRE SANTIAGO – Santiago abriga o edifício mais alto da América do Sul, o Gran Torre Santiago. Além de um enorme shopping center, o Costanera Center Mall, o prédio possui uma grande plataforma de observação, o mirante Sky Costanera, que fica a 300 metros de altura.

Santiago Santiago

Da plataforma, através de janelas de vidro que possuem legendas referentes aos lugares que estão sendo vistos, é possível ter uma maravilhosa visão 360° da maior cidade chilena. Os ingressos são vendidos apenas na bilheteria ou antecipadamente, através de uma das agências de viagens autorizadas. Mais detalhes no site oficial da atração.  Procure ir no final da tarde, de forma a se ter duas vistas de Santiago, de dia e de noite.

Santiago

Santiago vista do Mirante Sky Costanera

Santiago

Santiago vista do Mirante Sky Costanera

EL COLORADO – A neve é um dos principais recursos chilenos para atrair turistas durante a alta temporada, haja vista que o país é reconhecido mundialmente pelos seus centros de esqui. A proximidade de Santiago e a boa qualidade da sua neve fazem de El Colorado um dos locais mais procurados pelos turistas que visitam a capital do Chile, principalmente brasileiros, como nós.  O trajeto que liga Santiago ao Centro de Esqui El Colorado é repleto de curvas extremamente fechadas, com gelo em algumas partes e sem nenhuma proteção caso algum veículo caia na ribanceira. Não recomendamos a você alugar um carro e ir por conta própria.

Santiago

Várias empresas fazem o transporte até El Colorado. Contudo, seguindo a sugestão de alguns blogs de viagem, optamos pela Ski Total. Durante a alta temporada, a empresa tem saídas diárias não só para El Colorado, mas também para outras estações de esqui, como Farellones, La Parva e Valle Nevado. Facilmente acessada através da estação de metrô Escuela Militar (linha vermelha), a Ski Total fica no Shopping Omnium (Avenida Apoquindo, 4900 – Barrio Las Condes).  Havendo intenção de esquiar, alugue os equipamentos na Ski Total. Os preços são bem mais em conta do que quando locados na própria estação de esqui (El Colorado, Valle Nevado, etc.).

Santiago Santiago Santiago

O lugar possui diversas trilhas e pistas destinadas a turistas de diferentes níveis de experiência, inclusive os que nunca colocaram um par de esquis ou uma prancha de snowboard nos pés. El Colorado é ideal para quem está aprendendo a esquiar, já que oferece pistas mais largas e menos íngremes. São cerca de 112 pistas espalhadas em uma área esquiável de 1.100 hectares. No local, há escolas de esqui para todas as idades, sendo a única restrição que crianças possuam mais de 3 anos.

 

Santiago

Na base, pistas para iniciantes

El Colorado é um resort que fica localizado na Cordilheira dos Andes, a 3.000 metros de altitude e a menos de 40 km de Santiago. Este centro de esqui conta com diversos prédios de condomínios de apartamentos, apart hotéis e cabanas, que, em sua maioria, são imóveis de moradores da região que utilizam muito a estação para curtir nos finais de semana. Aliás, desde sua fundação, em 1946, El Colorado tem sido um centro de esqui familiar.

Santiago

A programação de entretenimento do resort é bastante variada, e vai muito além dos esportes e outras atrações na neve. Quem visita a região pode se aventurar por uma gastronomia repleta de bons vinhos e cafés, além de curtir piscinas aquecidas, SPAs e bares com excelentes coquetéis para espantar o frio. O grande atrativo da região, entretanto, é a bela paisagem cinematográfica da Cordilheira dos Andes.

Santiago Santiago Santiago

VIÑA DEL MAR – Reserve um dia da sua estada em Santiago para fazer um bate e volta a Viña del Mar. Distante a apenas uma hora e meia da capital chilena, esta linda cidade praiana não pode ficar de fora Na sua viagem ao Chile. Você pode contratar o passeio com uma agência ou, então, ir por conta própria, o que é muito fácil e mais barato. Basta descer na estação do metrô Universidad de Santiago e, depois, pegar um ônibus da empresa Turbus ou Pullman, que sai a cada 15 minutos, com destino a Viña del Mar.  Para evitar filas e garantir seu retorno, já compre seu bilhete de volta.

Santiago

Terminal de ônibus com partidas e chegadas de Viña del Mar

O balneário é caracterizado por edifícios à beira mar e uma arquitetura histórica conservada. Viña del Mar é moderna e cosmopolita. A “Cidade Jardim“, como é conhecida, possui ruas arborizadas e agradáveis de se caminhar. Com certeza, você irá parar muitas vezes para tirar fotos.

Uma de suas atrações mais populares é o Relógio de Flores, um presente da Holanda para o Chile. O relógio foi construído para embelezar a cidade para o Mundial de Futebol de 1962, que recebeu jogos das semi-finais. De forma a manter o relógio sempre bonito, suas flores são trocadas a cada três meses.

Santiago

Relógio de Flores

Outro ponto turístico é o Casino Municipal de Viña del Mar. Construído em 1930, foi a primeira casa de jogos do Chile. O prédio se caracteriza pela imponência de sua fachada, com colunas jônicas e de seus belos jardins. O cassino funciona 24 horas por dia e os visitantes têm que pagar para entrar.

Santiago

Casino Municipal de Viña del Mar

Bem em frente ao Relógio de Flores, está a Playa Caleta Abarca. Em se tratando de belezas naturais, o mar é um dos responsáveis pelas paisagens mais bonitas da cidade. Não deixe de molhar os pés nas águas (geladas!) do Oceano Pacífico.

Santiago

Playa Caleta Abarca

Outro destaque nesta cidade litorânea é o Castillo Wulff, um dos famosos cartões postais de Viña del Mar. O lugar começou com um chalé, construído em 1908 pelo empresário alemão Gustavo Wulff. Oito anos depois, o empresário transformou a construção em um castelo, fazendo sucessivas ampliações posteriormente.

Santiago

Castillo Wulff

Continue a flanar pela cidade, admirando as casas e seus belos jardins. Aqueles que desejarem, poderão fazer um passeio de charrete por Viña del Mar.



INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA SUA VIAGEM

Visto – Brasileiros não precisam de visto para estadas a turismo de até três meses no Chile. Apenas necessitam apresentar passaporte com, no mínimo, seis meses de validade. Mais informações, consulte os sites Mundo dos Vistos e Do you need VISA.   Leve seus comprovantes de hospedagem, da passagem da volta, do seguro viagem e quaisquer outros que possam lhe ajudar no momento de passar no controle de imigração.

População – Quase 6 milhões de habitantes.

Idioma – Espanhol (castelhano).

Moeda – A moeda local é o Peso Chileno (CLP). Consulte a taxa atualizada. Você pode trocar dinheiro no aeroporto de Santiago ou ao redor da Plaza de Armas em Santiago.

Vacinas – Nenhuma vacina é exigida para entrada no país.

Eletricidade e Tomadas – O Chile opera em correntes de 220 volts e tomadas no tipo L. Se seu aparelho for mais antigo e tiver aquela saída de dois pinos redondos (padrão C), fique tranquilo porque ele encaixa na tomada chilena.  Leve um adaptador específico ou um “T” de dois pinos redondos.

QUANDO IR A SANTIAGO / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR SANTIAGO

A época ideal para ir a Santiago varia de acordo com o objetivo do viajante. Se você pretende visitar alguma das estações de esqui, os meses de julho e agosto são os melhores. Embora raramente neve em Santiago, este fenômeno natural ocorre bastante nesses meses nas montanhas que a cercam. Por conta disso, as estâncias de esqui próximas ficam brancas, recebendo um número significativo de turistas. Como desvantagem, temos que o inverno é considerado “alta temporada”, e tudo fica mais caro!

A primavera vai de setembro a dezembro, com dias quentes e noites mais frescas, tornando-se uma época agradável para visitar atrações que não abrem durante o inverno. O verão, por outro lado, também é uma época popular para visitar. Os meses entre dezembro e março são quando as temperaturas ficam mais quentes, e a maioria dos moradores deixa a cidade para ir à praia. Depois do verão, temos o outono, uma bela estação com diferentes paisagens nos parques, mas com maior variação de temperatura durante o dia. Para quem gosta de viajar para lugares mais frescos, mas sem neve, este é um bom período. No gráfico abaixo, é possível ver, mês a mês, as médias de temperatura (vermelho) e de chuva (azul), obtidas com base em dados climatológicos de diversos anos.

Santiago

Dados climatológicos Santiago (clique sobre a imagem para ampliá-la)

HOSPEDAGEM

Como Santiago é uma extensão de vários bairros e, com quase 6 milhões de habitantes, a 7ª cidade mais populosa da América Latina, escolher um lugar para ficar pode ser uma tarefa assustadora. Qual bairro é o mais conveniente para alguns dias curtos de exploração urbana? Quais bairros são seguros? Quais hotéis em Santiago são bons? Felizmente, Santiago é uma cidade bastante segura, especialmente se comparada a outras metrópoles latino-americanas, e possui um sistema de transporte público fantástico! Ônibus e metrô levam você a todos os lugares em pouco tempo, e, se você preferir, pode pegar um transporte por aplicativo, como o Uber. De qualquer forma, relacionamos cinco bairros ótimos para você se hospedar em Santiago: Lastarria, Providencia, El Bosque, Bellavista e Barrio Brasil.  Para pesquisar e reservar nossas hospedagens, costumamos utilizar o Booking e o Hostelworld (para hotéis e hostels) e o Airbnb (para estúdios e apartamentos).

TRANSPORTE

SantiagoAo contrário da maioria das outras grandes cidades latino-americanas, Santiago é um lugar muito fácil de se locomover usando o transporte público. O meio de transporte mais importante da metrópole chilena é, sem dúvida, o metrô. Com sete linhas, o Metrô de Santiago é um meio de transporte seguro e confiável. Quase todos os principais pontos turísticos podem ser acessados de metrô. A Linha Vermelha (Linha 1) é muito utilizada pelos turistas, pois atravessa Santiago de oeste a leste, conectando, entre outras coisas, o Centro Histórico com os modernos bairros de Providencia e Las Condes.

Santiago

Para uma melhor visualização, clique sobre a imagem

Para usar o metrô, você precisa do bip!. O bip! é um cartão pré-pago especial disponível em todas as estações de metrô. Semelhante ao Bilhete Único usado em São Paulo, você simplesmente carrega este cartão sempre que precisar e o segura contra o sensor ao entrar em uma estação de metrô ou em um ônibus. As tarifas dependem dos horários, ou seja, de manhã e à noite, que são horários de pico, são mais caras. De uma maneira geral, uma viagem custa em torno de US$ 1.

Além do metrô, há também um grande número de ônibus urbanos que circulam 24 horas por dia por todos os cantos da cidade. Você também pode pagar com o cartão bip!  Evite usar ônibus durante os horários de pico, pois costumam ficar muito lotados num trânsito caótico.

Santiago

Fokker 100 na primeira viagem

Aeroporto-Centro Histórico: O aeroporto de Santiago é fora da cidade e longe do Centro. Um táxi do aeroporto para o Centro Histórico custa entre 14 e 18 dólares. Além dos táxis, você pode chamar um transporte por aplicativo ou, então, pegar os ônibus Turbus e Centropuerto, que partem do aeroporto a cada 15 minutos. Pelo equivalente a US$ 3, eles levam os passageiros até a estação de metrô Pajaritos Verifique com o seu hotel, etc. se não está incluso um transfer privado do aeroporto até o local da sua hospedagem.

SEGURANÇA

Santiago é um local seguro para se visitar. As taxas de criminalidade até que são baixas por se tratar de uma capital de um país da América do Sul. No entanto, você deverá, como em qualquer outra metrópole turística, tomar os devidos cuidados, especialmente em locais onde houver muita gente. Os golpes mais comuns são dos taxistas. Quando você entrega uma nota de alto valor ao condutor e enquanto espera pelo troco, ele substitui sua nota por uma falsificada, ou quando finge que você deu a ele uma nota menor.  Se optar por pegar um táxi, tente pagar com pequenas notas e conte-as na frente do motorista. Além disso, certifique-se de concordar com um preço antes de iniciar a corrida.

Recomendamos deixar o passaporte original guardado no hotel e andar somente com a cópia (colorida) das páginas de identificação.

ALIMENTAÇÃO

Há uma abundância de comidas deliciosas em Santiago. Pratos chilenos amados incluem Pastel de Choclo (torta de milho), Charquican (ensopado), Cazuela (sopa) e a onipresente empanada (salgadinho frito ou assado recheado), todos os quais você pode saborear em um restaurante tradicional. As opções de comida de rua incluem mote con huesillo (bebida de pêssego desidratada com trigo) ou sopaipilla (pastelaria frita), servida no inverno e melhor apreciada com spice pebre (salsa feita com tomate).  A comida chilena nunca é picante, e alguns podem até dizer que é um pouco sem graça, então você não precisa se preocupar com pimentas no Chile. Se você gosta de bebidas alcoólicas, não deixe de experimentar o pisco sour. Ele é semelhante à margarita, mas com pisco (conhaque à base de uva), em vez de tequila. Também não saia do Chile sem saborear o vinho chileno, que é considerado um dos melhores do mundo.

Santiago

Pisco Sour

Conheça outros destinos de viagem do Home.

 

"Viajar é mudar a roupa da alma." - Mário Quintana