Carregando

São João del Rei, Minas Gerais

São João del Rei, Minas Gerais

Planejando sua viagem a SÃO JOÃO DEL REI

Fundada em 1714 por bandeirantes paulistas, São João del Rei é uma importante cidade de Minas Gerais que pertence ao circuito turístico “Trilha dos Inconfidentes”, sendo a maior cidade setecentista do estado. Destacando-se pela variedade de estilos arquitetônicos, podemos encontrar neste destino obras da arquitetura neoclássica, barroca, eclética, moderna, entre outras. Com uma arquitetura barroca que remete ao estilo colonial da época da exploração do ouro no estado, São João del Rei é uma cidade que exala arte, cultura e história. A cidade possui vários museus e diversas manifestações culturais que, realizadas nas ruas, entre pontes e chafarizes, transportam o turista a uma viagem ao passado. Declarada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938 e escolhida Capital Brasileira da Cultura em 2007, São João del Rei sabe muito bem como aliar sua tradição e estilo de vida interiorano a um mundo cosmopolita e dinâmico.

A Estação Ferroviária é uma das grandes atrações em São João del Rei, promovendo, por meio de uma legítima Maria Fumaça, viagens turísticas à vizinha Tiradentes. O Museu Ferroviário é visita obrigatória a todos que gostam e admiram as ferrovias de antigamente.

São João del Rei também é conhecida por ser a terra natal de personalidades famosas da história do Brasil, como Tiradentes e o presidente eleito Tancredo Neves, cujo túmulo está atrás da Igreja de São Francisco de Assis. Situada em uma região predominantemente montanhosa, com uma diversidade ecológica imponente marcada pela Mata Atlântica e pelo Cerrado, São João del Rei oferece aos seus visitantes contato direto com uma natureza cheia de belas paisagens, morros, cachoeiras e fauna diversa.  A cidade é conhecida como “Terra onde os sinos falam“, pois, pelo toque dos sinos, os moradores sabem o que está se passando na cidade.

QUANDO IR A SÃO JOÃO DEL REI / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR SÃO JOÃO DEL REI

É possível passear em São João del Rei em qualquer época do ano. Somente como informação: chove muito de novembro a março; entre abril e outubro, as chuvas são muito escassas; nos meses de junho, julho e agosto, as noites costumam ser frias, com temperaturas abaixo de 10 ºC. Escolha a ocasião de acordo com a sua conveniência e possibilidade.  As cidades históricas, dadas as diferenças de altitude, frequentemente atingem baixas temperaturas durante todo o ano. Mesmo que sua viagem ocorra no verão, leve um agasalho para usar à noite.

DICAS DE VIAGEM SÃO JOÃO DEL REI
O QUE FAZER EM SÃO JOÃO DEL REI

IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS – Acreditamos ser a Igreja de São Francisco de Assis o local ideal para se iniciar um passeio por São João del Rei. Com construção iniciada em 1774 e concluída em 1804, a igreja está localizada na belíssima Praça Frei Orlando, ao lado da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). É um dos marcos na arquitetura colonial mineira e um dos mais belos atrativos da cidade. Atribui-se o projeto do templo ao arquiteto e escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, o mais importante artista do período colonial brasileiro.

SJDR

Igreja de São Francisco de Assis

SJDR SJDR

Esculpida em pedra-sabão, a portada é um dos pontos da igreja que merece destaque. Recomenda-se uma breve parada na soleira de entrada para admirar a face de Cristo que se encontra na parte interna da verga da porta. Tal imagem foi esculpida por Aleijadinho, juntamente com os outros elementos da portada.  Há um enigma nesta face de Cristo: Para quem a visualiza de fora da igreja, Jesus está de olhos abertos, enquanto que para quem a vê debaixo da verga da porta, encontra-se de olhos fechados.

SJDR SJDR

A raspadeira de calçado, ou limpador de pés, é uma peça de ferro, cobre ou bronze colocada na entrada das igrejas para que os mais pobres pudessem limpar os sapatos, que habitualmente vinham cheios de barro. O instrumento também é conhecido por limpa-pés, uma vez que muitos não possuíam sapatos e iam com os pés descalços. Daí a expressão “pé-rapado”, designada aos pobres que tinham que utilizar a raspadeira antes de entrar nas igrejas e em espaços nobres.

SJDR

Raspadeira na entrada da igreja

No interior do templo construído em estilo Barroco-Rococó, merecem destaque um gigantesco lustre de cristal Bacarat, o conjunto de talhas da capela-mor, os seis altares da nave e os púlpitos, apresentando nítida influência da escola de Aleijadinho. Nas paredes laterais, pinturas retratam a Santa Ceia e a Traição de Judas. Em 1938, pela sua importância cultural, a Igreja de São Francisco de Assis foi tombada em nível nacional pelo IPHAN Conta-se que D.Pedro II ficou tão encantado com a igreja que, ao retornar à corte, enviou o lustre de presente. Antes de ser doado, o lustre ficava no Ministério das Relações Exteriores.

SJDR

Interior da igreja e o lustre de cristal Bacarat

SJDR SJDR SJDR

Um dos casos intrigantes da Igreja de São Francisco de Assis envolve um sino, que, segundo relatos de moradores da cidade, é assassino! Tudo porque reza a lenda que quando um sino causa um acidente no sineiro e este vem a morrer o sino tem que parar de tocar por 100 anos. Por ter um nome, o sino Jerônimo foi “preso”, após ter matado o sineiro João Pilão. Jerônimo encontra-se num canto da igreja e faltam alguns anos para ser absolvido.

SJDR

Jerônimo, o assasSINO

No fundo da igreja está o Cemitério da Ordem Terceira, onde, em 1985, foi sepultado o presidente eleito Tancredo Neves. Nascido em São João del Rei, ele era um dos integrantes da irmandade a que pertencia esta igreja. Praça Frei Orlando, 150 – Fone: (32) 3371-1127.

SJDR SJDR

TEATRO MUNICIPAL – Construído em 1893, o Teatro Municipal de São João del Rei apresenta imponente fachada em estilo greco-romano, a qual se atinge por meio de espaçosa escadaria, guarnecida em ambos os lados de artísticas balaustradas semicirculares. Não foi possível visitar o interior do teatro. Avenida Hermílio Alves, 170 – Fone: (32) 3371-3704.

SJDR

Teatro Municipal de São João del Rei

PONTE DA CADEIA – A construção se deu em 1797, depois que a antiga ponte, feita de madeira, ruiu durante a passagem de uma procissão sobre o córrego do Lenheiro. Fez-se então uma nova em estilo romano, com pedras rejuntadas com óleo de baleia. Foi a primeira a utilizar este tipo de material na cidade. Quem olha com atenção, pode ver na Ponte da Cadeia o espaço destinado aos mercadores de escravos, uma vez que este era um dos locais no município mais usados para este tipo de comércio. Pela sua história e beleza, é um dos cartões postais da cidade.

SJDR

Ponte da Cadeia ligando os dois lados de São João del Rei

ESTÁTUA DE TANCREDO NEVES – Quase em frente à Ponte do Rosário, encontra-se a estátua do presidente eleito Tancredo de Almeida Neves. Inaugurada em 2010, a estátua é fundida em bronze, tem tamanho natural e foi projetada para ser instalada num banco, na parte externa do memorial que leva o nome dele Há um espaço no banco que permite aos visitantes registrarem uma foto ao lado de Tancredo.

SJDR

MERCADO MUNICIPAL – Sempre que chegamos a um novo destino de viagem, procuramos visitar seu Mercado Municipal. Nos mercados públicos, é possível encontrar as iguarias que dão sabor aos pratos regionais e também observar os modos e costumes locais. O Mercado Municipal de São João del Rei é uma atração à parte, pois funciona como um espelho da cultura mineira e, de modo particular, dos costumes da cidade. Está localizado em um ponto estratégico do município, próximo à estação ferroviária. R João Mourão, s/n – Fone: (32) 3371-4006.

SJDR

Mercado Municipal de São João del Rei

SJDR SJDR

SJDR  SJDR

RUA DAS CASAS TORTAS – Perto do Mercado Municipal, está localizada a Rua Santo Antônio, também conhecida como “Rua das Casas Tortas”. Com charmosas casinhas coloridas em estilo colonial, o local era o antigo caminho dos bandeirantes.

SJDR

Rua das Casas Tortas

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO – Fundada em 1719, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário é a mais antiga construção religiosa de São João del Rei.  A igreja está localizada na rua principal do município, a poucos metros da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Em 1936, a fachada que possuía apenas uma torre foi modificada, sendo acrescentadas as duas que existem atualmente. Um acréscimo feito com critério, que embelezou a igreja e preservou o estilo da época. Infelizmente, nas duas ocasiões que estivemos em São João del Rei, nunca encontramos essa igreja aberta. Soubemos que é muito raro ela abrir suas portas em um dia normal. É necessário ir a alguma missa ou celebração especial pra conhecer seu interior. Rua Getúlio Vargas, 109 – Fone: (32) 3371-4789.

SJDR

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

SOLAR DOS NEVES – O imponente solar do século XIX está localizado no Largo do Rosário, ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. O belo exemplar de arquitetura residencial, local onde o presidente eleito Tancredo Neves morou por 28 anos, ainda pertence à família Neves. Este ponto turístico de São João del Rei não permite visitação, apenas sua fachada pode ser apreciada. Apesar disto, o local possui um grande fluxo de pessoas e é um dos cartões-postais da cidade.

SJDR SJDR

CATEDRAL BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR – Construída em 1721 por iniciativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento para substituir a antiga capela, incendiada durante a Guerra dos Emboabas. Em 1960, foi elevada à “catedral” e, em 1965, recebeu o título de “basílica”. Edificada em estilo barroco e ricamente ornamentada, a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar é destaque entre as igrejas de São João del Rei. O templo é todo construído em alvenaria de pedra. A fachada apresenta cinco portas de entrada e cinco janelas sobre as mesmas. Em 1949, foi tombada pelo IPHAN.

SJDR

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

 

SJDR

Placa informativa na fachada da basílica

O interior da igreja é maravilhoso, repleto de obras barrocas! Ao entrar na igreja pela porta principal, a impressão que se tem de imediato é a de estar adentrando num suntuoso salão de festas. A nave exibe talha pintada de dourado. São seis altares com decoração em forma de planta e conchas e figuras de anjos.

SJDR

SJDR

SJDR

SJDR

A igreja tem uma imagem de São Miguel enfeitada por diamantes e esmeraldas e outra de Nossa Senhora do Pilar, na qual foram usados mais de 200 kg de ouro. No forro da nave, uma pintura mostra a Virgem com o Menino, ambos coroados, envoltos por nuvens e querubins.

SJDR

SJDR SJDR

SJDR

Pintura no forro da nave

A capela-mor da igreja se destaca pela bela decoração dourada esculpida em madeira e nas paredes laterais sobressaem duas grandes telas vindas de Portugal, em 1732, representando as cenas Mesa do Senhor e O Senhor na Casa do Fariseu. Todo forrado de ouro, seu altar brilha com uma intensidade espantosa, mesmo com a luminosidade reduzida. R. Monsenhor Gustavo, 61 – Fone: (32) 3371-2568.

SJDR

Nas laterais, telas vindas de Portugal

IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS – No alto de uma escadaria, como que a desafiar a fé dos devotos, situa-se a Igreja de Nossa Senhora das Mercês. O primeiro templo deste local foi construído em 1751, mas não chegou até nossos dias. Em 1877, após ser demolido a primeira construção, foram iniciados os trabalhos da nova igreja, a mesma que vemos hoje. O templo estava fechado nas duas ocasiões que estivemos em São João del Rei. Praça Barão de Itambé, s/n – Fone: (32) 3371-2149.

SJDR SJDR

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO – Construída a partir de 1733, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo traz inovações do estilo: a portada com elementos escultórios e as torres octogonais recuadas. O interior desta igreja apresenta obras em talha com a cor branca predominando, diferente do douramento encontrado nas outras igrejas. Há também um bonito portão de ferro forjado ao lado da igreja. Praça Carlos Gomes, s/n – Fone: (32) 3371-7996.

SJDR

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

SJDR SJDR

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA – A Estação Ferroviária de São João del Rei preserva a arquitetura de uma construção típica do século XIX. Em 1881, foi inaugurada com muita festa, tendo, inclusive, a presença do Imperador Dom Pedro II. Em 1960, começou a extinção da linha, mas o trecho entre São João del Rei e Tiradentes foi mantido, e, atualmente, é utilizado para fins turísticos.

SJDR SJDR

Para finalizar este post, falaremos de três atrações interessantes que acontecem a partir da Estação Ferroviária de São João del Rei: Passeio de Maria Fumaça; Museu Ferroviário e Máchina do Tempo Photografias.

PASSEIO DE MARIA FUMAÇA – A charmosa Maria Fumaça, a mais antiga em operação no país, transporta passageiros entre as cidades históricas de São João del Rei e Tiradentes. O trem turístico, tracionado por uma locomotiva a vapor, faz o percurso de 12 km em 45 minutos. Uma ótima oportunidade para curtir uma viagem de trem em vagões centenários, contemplando as belas paisagens da serra de São José. O passeio só está disponível às sextas-feiras, sábados e domingos.  1ª) Os assentos não são marcados, ou seja, é bom chegar cedo para pegar um bom lugar e evitar tumulto. Alguns vagões têm bancos de madeira mais apertados, mas outros têm assentos de estofados, que acomodam melhor os passageiros;  2ª) Para ter a melhor vista dos principais pontos da serra de São José durante o trajeto, o melhor é sentar do lado esquerdo do vagão no sentido São João del Rei – Tiradentes, e no lado direito no sentido contrário;  2ª) Evite os primeiros vagões, mais atingidos pela fumaça soltada pela locomotiva.

SJDR

Passageiros aguardando o passeio da Maria Fumaça

 

SJDR

Momento da chegada da Maria Fumaça à estação ferroviária

Tiradentes

Tiradentes

O nosso embarque se deu em São João del Rei e teve uma permanência de 30 minutos na praça e estação ferroviária de Tiradentes. Um momento bastante interessante do nosso passeio foi ver uma rotunda em funcionamento. Foi nesta ocasião que ficamos sabendo que rotunda é um mecanismo manual que possibilita inverter a posição de um trem na linha ferroviária, para poder regressar do ponto em que partiu.

Tiradentes

Estação ferroviária de Tiradentes vista a partir da Praça da Estação

Tiradentes

Funcionários fazendo a rotunda para inverter o sentido da Maria Fumaça

MUSEU FERROVIÁRIO – Na Estação também funciona o Museu Ferroviário, inaugurado em 1981, que reúne equipamentos, peças mecânicas, painéis didáticos e fotografias que contam a história da estrada de ferro na região. O museu ainda exibe a primeira locomotiva com vagão de luxo, utilizada para uso da administração, e uma coleção de 11 locomotivas a vapor, além de carros e vagões de carga.

SJDR SJDR SJDR

SJDR SJDR

SJDR SJDR SJDR

MÁCHINA DO TEMPO PHOTOGRAFIAS – Ainda no pátio da Estação Ferroviária, há um vagão antigo e desativado onde funciona um atelier de fotografias de época: é o Máchina do Tempo Photografias. Você e sua família (até quatro pessoas) irão se vestir com trajes do final do século XIX e tirar fotos se utilizando do cenário, também antigo e favorável, da estação ferroviária de São João del Rei. Dentre as muitas opções de roupas para homens e mulheres, você e sua família irão escolher alguns acessórios da época para valorizar, ainda mais, as fotos. Há malas, sombrinhas, guarda-chuvas, bengalas, chapéus e outros itens que combinarão com as suas vestimentas. Temos a certeza que uma sessão de fotos com o Edson e o Luciano registrarão de uma maneira muito especial sua passagem por esta cidade histórica de Minas Gerais. Em março de 2020, uma sessão de fotos custava R$ 70,00. Através dos telefones (32) 98836-2936 e (32) 99104-5206, entre em contato (fonia ou WhatsApp) com algum destes profissionais do Máchina do Tempo Photografias e obtenha maiores detalhes sobre valores e a quantidade de fotos tiradas.  A “revelação” acontece na hora e eles ainda editam as fotos antes de lhe enviarem por WhatsApp ou e-mail. Eles também costumam gravar o ensaio fotográfico em um pen drive ou cartão de memória do cliente. Vale muito a pena!!!

SJDR SJDR SJDR SJDR

SJDR

SJDR SJDR

SJDR

Conheça outros destinos de viagem do Home.

"Viajar é mudar a roupa da alma." - Mário Quintana