Carregando

Cartagena, Colômbia

Cartagena, Colômbia

Planejando sua viagem a CARTAGENA

Cartagena, uma das cidades mais turísticas da América do Sul, há um bom tempo que fazia parte da nossa lista “Lugares para visitar”. Mais cedo ou mais tarde, tínhamos a certeza de que a conheceríamos, se assim fosse possível. Nossa estada neste destino foi compartilhada com nossa filha, genro e netas, e somos profundamente gratos a eles pela companhia tão agradável.

Nesta página do nosso blog de viagens, constam informações sobre uma semana (inteira) que passamos em Cartagena. Foram três dias de hospedagem no Centro Histórico e quatro em Isla Baru. São dicas valiosas acerca das principais atrações, hospedagens e outras coisas desta cidade.

Há muito o que se fazer em Cartagena.

Casal VisiteiGostei



SOBRE CARTAGENA

Cartagena (ou Cartagena das Índias) desponta como um dos destinos turísticos mais renomados em toda a América do Sul. Muitos afirmam que ela é a cidade mais bela de toda a Colômbia. Essa afirmação encontra sua justificativa na charmosa região do Centro Histórico (Cidade Velha), com suas pitorescas casas coloniais exuberantemente coloridas. Situada na costa caribenha do país, Cartagena é notavelmente dividida em duas seções: os modernos arranha-céus e condomínios da Cidade Nova e a arquitetura colonial pastel da Cidade Velha. No entanto, Cartagena não é somente ver seus pontos turísticos. Depois de alguns museus, um passeio a pé e uma visita a uma ou duas praias, você praticamente já viu a cidade. Falamos, sim, do charme, da vibração e da atmosfera do lugar! 

Com origens que remontam ao século XVI, Cartagena foi erguida e concebida nesse período. Na década de 1950, o coração urbano conquistou o estatuto de monumento nacional e, posteriormente, na década de 1980, foi agraciado com a honra de integrar o seleto rol de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Graças a essas distinções, as moradias históricas de cunho colonial foram alvo de extensivas restaurações, conferindo-lhes um charme cada vez mais distinto e cativante. Cartagena foi cenário de filmes como “Romancing the Stone”. Também foi destaque em “Love in the Time of Cholera”, do romancista colombiano ganhador do Prêmio Nobel, Gabriel García Márquez.

Localizada às margens da costa caribenha, Cartagena assume o papel de uma base estratégica para viajantes que anseiam explorar ilhas e praias paradisíacas. Para além de seu esplendor turístico, a cidade sempre desempenhou um papel vital como centro econômico na América do Sul desde os primórdios coloniais. Nesse sentido, é imprescindível destacar que um dos portos comerciais mais proeminentes da Colômbia está ancorado nessa mesma urbe vibrante.

Cartagena

Vista aérea de Cartagena

DICAS DE VIAGEM CARTAGENA
O QUE FAZER EM CARTAGENA

Cerca de 4,5 milhões de pessoas visitam Cartagena anualmente. Não só para vencer o calor, mas também as multidões, aconselhamos a você explorar Cartagena logo ao nascer do sol. Dessa forma, você proporcionará o local ideal para registrar imagens sem a presença da aglomeração de turistas. Outra coisa: Decidimos explorá-la em nosso próprio ritmo. Há algo mágico em se perder entre as portas coloridas e as belas praças desta cidade.

Dividimos em três partes nossas sugestões de passeios em Cartagena: Ciudad Amurallada (Centro Histórico), Ciudad No Amurallada e Isla Baru (Ilha Baru).

CIUDAD  AMURALLADA

O destaque de Cartagena é, sem dúvida, seu Centro Histórico. Estando por lá, não se apegue a um mapa. O Centro Histórico de Cartagena é o melhor lugar para abandonar todos os seus planos e passear sem rumo certo, isto durante o dia e, especialmente, depois de escurecer. Em algum momento da sua caminhada, você, automaticamente, passará por todos os pontos importantes da Cidade Velha. Como Patrimônio Mundial da UNESCO, esta área conhecida como Cidade Amuralhada é a razão do turismo intenso na cidade de Cartagena. São ruas estreitas, carruagens puxadas por cavalos, praças pitorescas e casas multicoloridas, dignas de cartão postal. Em alguns cantos, a paisagem urbana chega a parecer um cenário de filme, com seus imóveis caprichosamente restaurados. Ao passar por uma de suas entradas, você perceberá o quão largas e reforçadas são as paredes que protegeram Cartagena durante séculos. Há muitas joias escondidas a serem exploradas, desde pequenos cafés, pontos de alimentação, praças em ruas tranquilas e museus antigos.

Cartagena

Uma das muralhas de Cartagena

Cartagena Cartagena

CATEDRAL DE CARTAGENA (BASÍLICA SANTA CATALINA DE ALEJANDRIA) – Localizada na Plaza de Bolívar, a Catedral de Cartagena, um dos bispados mais antigos da América, agora também é Patrimônio Mundial da UNESCO. A construção da terceira versão da igreja começou em 1577, depois que dois prédios anteriores foram incendiados na cidade. Na sua forma atual, a catedral só foi projetada no início do século XX. A torre laranja e amarela é um elemento central da paisagem urbana e ponta entre as casas coloniais nas ruas da Centro Histórico. Com certeza, você não vai resistir e acabará tirando algumas fotos do lindo prédio.

Cartagena Cartagena
Também vale a pena dar uma conferida no interior da igreja. A abóbada de madeira escura e o piso estampado conferem ao ambiente um caráter especial. Embora a parte de dentro da basílica seja simples, há uma bela porta de entrada e um altar todo decorado em ouro. Também impressionantes são as enormes Estações da Cruz, esculpidas em pedra em ambos os lados da nave. Visita obrigatória para quem vai a Cartagena.

Cartagena

Catedral de Cartagena

PLAZA DE BOLÍVAR – É bem provável que em todas as cidades da Colômbia exista uma praça em homenagem a Simon Bolívar, com uma estátua correspondente a este herói nacional. Mas a praça de Cartagena é particularmente bonita, porque ao redor dela estão os mais belos edifícios coloniais da cidade. É um ponto de encontro do município e geralmente tem entretenimento à noite, com cantores e dançarinos para serem apreciados por turistas e moradores locais. Sente-se em um banco à sombra e descanse as pernas enquanto aprecia as imagens e os sons ao seu redor. Se você quiser um café ou um lanche, não terá problemas em encontrar alguém que o venda com prazer.

Cartagena Cartagena

MUSEO DEL ORO ZENÚ – O Museo del Oro Zenú preserva o legado do povo Zenú, uma tribo indígena local. É reconhecido como um dos principais museus de Cartagena. Possui uma impressionante coleção de joias de ouro e outros artefatos pré-colombianos desenterrados na região. No país, o volume de artefatos de ouro perde apenas para o Museo del Oro de Bogotá. Situado ao lado da Plaza de Bolívar, o museu está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e, no sábado, das 9h às 13h. Fecha aos domingos. Clique aqui para mais informações.

Cartagena Cartagena

MUSEO HISTÓRICO DE CARTAGENA (antigo PALACIO DE LA INQUISICIÓN) – Bem em frente ao Museo del Oro Zenú, fica o Museu Histórico de Cartagena com seu imponente portão barroco de entrada. O museu está instalado em um dos edifícios mais bonitos de Cartagena. No entanto, já foi sede do Tribunal da Inquisição, que servia para combater a heresia, ou seja, a detecção, conversão ou condenação de hereges. Hoje, você encontrará um museu no interior, detalhando o passado sangrento da Inquisição e exibindo muitos dos instrumentos de tortura que os inquisidores costumavam usar para interrogar hereges. Situado ao lado da Plaza de Bolívar, o museu está aberto de segunda a sábado, das 9h às 18h, e, no domingo, das 10h às 16h.

Cartagena

Cartagena Cartagena Cartagena

LAS PALENQUERAS – As palenqueras vêm da aldeia de San Basilio de Palenque. Elas viajam todos os dias para Cartagena para vender frutas, doces e tirar fotos com os turistas. Ao visitar Cartagena, você perceberá a presença das damas das frutas de Cartagena ou também conhecidas como Palenqueras. São mulheres vestidas de cores vivas que equilibram, sem esforço, um buquê de frutas no topo de suas cabeças enquanto vagam pelas ruas da cidade. Elas vão incentivar você, turista, a tirar uma foto com elas. Se o fizer, saiba que a foto não é gratuita! Espera-se que você dê alguns trocados por sua lembrança fotográfica.

Cartagena

Palenqueras

TORRE DEL RELOJ – A Torre del Reloj, um dos marcos mais famosos da cidade, é uma das entradas para o Centro Histórico de Cartagena. Anteriormente, já foi a entrada principal para a Cidade Velha.

Cartagena

Torre del Reloj

PLAZA DE LOS COCHES – Atrás da Torre del Reloj, porta de entrada para o Centro Histórico, fica a Plaza de los Coches, a praça das carruagens. Este famoso ponto turístico de Cartagena conta com uma estátua de Pedro de Heredia, fundador da cidade de Cartagena de Índias. Nas colunatas do prédio ao lado, um lugar que já serviu para a comercialização de escravos, está o chamado Portal de los Dulces, o Portal dos Doces. Neste local você pode obter os melhores doces e lanches locais da cidade. Vários vendedores se alinham nos túneis através da parede vendendo lembranças e livros. Esta praça que é uma das maiores da cidade é onde as carruagens costumavam pegar e deixar passageiros antigamente.

Cartagena

Plaza de los Coches

PLAZA DE LA ADUANAA maior e mais antiga praça da cidade é a Plaza de la Aduana, a praça da Alfândega. No meio da espaçosa praça você encontrará uma estátua de Cristóvão Colombo. Os vendedores vendem frutas frescas nas arcadas ao redor da praça. Também aqui está a Alfândega, outrora a residência de Don Pedro de Heredia, o fundador de Cartagena. No passado, os prédios administrativos mais importantes localizavam-se ao redor desta praça. Hoje, você só encontrará a Prefeitura e um Centro de Informações Turísticas, onde você poderá obter todo apoio que necessitar sobre Cartagena e arredores.

Cartagena

Plaza de la Aduana

PLAZA e IGLESIA DE SANTO DOMINGO – A Plaza de Santo Domingo é uma praça muito animada no coração do Centro Histórico. Ela abriga a Iglesia de Santo Domingo, uma igreja pintada de amarelo, muito agradável de se visitar.

 Cartagena Cartagena

Bares, cafés e restaurantes, antiquários e joalherias abundam por lá. A praça é muito procurada por músicos, dançarinos e outros artistas que oferecem seus shows ao lado da igreja.    Visite este ponto turístico durante o dia e à noite.

Cartagena

Plaza de Santo Domingo

Um dos pontos de destaque nesta praça é a escultura “La Gorda Gertrudis“, feita e doada por Fernando Botero, um famoso escultor colombiano nascido em Medellín. A característica de design de Botero são figuras rechonchudas com proporções exageradas. Olhe para Gertrudis e você saberá o que queremos dizer.    Dizem que dá sorte se passar a mão suavemente sobre as mamas dela. (rsssss)

Cartagena

La gorda Gertrudis (Botero)

PLAZA e IGLESIA DE SAN PEDRO CLAVER – No sul do Centro Histórico, você encontrará a Plaza e a Iglesia de San Pedro Claver. Com uma imponente fachada de duas torres, este santuário de 1580 é um belo edifício que atrai muitos visitantes. Moradores vestidos de escravos ficam em frente à igreja para posar para uma foto com turistas. Este santuário oferece uma ótima pausa para aqueles que estão desbravando esta área movimentada e turística da região amuralhada.   De acordo com o TripAdvisor, uma visita ao Santuário de São Pedro Claver é uma das melhores atrações de Cartagena.

Cartagena Cartagena

No interior da igreja, você notará grandes pilares de pedra, estátuas e obras de arte nas paredes. O ponto alto desta igreja são os restos mortais de San Pedro Claver, que jazem no altar, dentro de um caixão de vidro. Há ainda algumas fotos que contam a história da vida do jesuíta.

Cartagena Cartagena

Pedro Claver era um missionário e padre jesuíta espanhol que incentivou as pessoas a verem como cristãos os escravos que chegavam à cidade, no século XVII. No porto de Cartagena, Claver os recebia com comida e remédios. Ele ajudava os escravos a se adaptar à vida nas Américas. Por esta e outras atitudes é que Pedro Claver era conhecido como o “Escravo dos Escravos“. Pedro Claver trabalhou nesta missão por mais de 40 anos.   Tamanha foi a importância de San Pedro Claver para os colombianos que o Congresso da República da Colômbia declarou, em sua homenagem, 9 de setembro como o Dia Nacional dos Direitos Humanos.

Cartagena Cartagena

TEATRO ADOLFO MEJÍA (TEATRO HEREDIA) – Construído em 1911 para comemorar um século da independência colombiana, o Teatro Adolfo Mejía (Teatro Heredia) foi projetado por Luis Felipe Jasper e baseado no projeto ítalo-caribenho do Teatro Tacon de Havana. Restaurado em 1970 e novamente em 1988, o grande teatro é famoso por suas esculturas, suas escadas de mármore italiano e seu teto com obras de arte do famoso artista cartagenano Enrique Grau.

Cartagena

Teatro Adolfo Mejía (Teatro Heredia)

Localizada na Plaza de la Merced, no Centro Histórico, a sala de espetáculos do teatro é conhecida por sua acústica e forma de ferradura, com varandas de madeira portuguesa voltadas para o palco que recebe apresentações locais e internacionais.    Na segunda semana de janeiro de cada ano, o Teatro Heredia hospeda o Festival de Música Clássica de Cartagena.

Cartagena Cartagena

MURALLAS – O Centro Histórico da cidade está rodeado por uma muralha com 11 km de extensão, sendo que a maior parte dela pode ser percorrida a pé. Um passeio pelas muralhas oferece uma perspectiva completamente diferente e mostra o contraste entre a Cidade Velha e os arranha-céus modernos de Bocagrande.

Cartagena

Final de tarde sobre as muralhas de Cartagena

O melhor é deixar esse passeio para o final da tarde, quando está menos quente, quando a luz é melhor para as fotos e quando você pode aproveitar para tomar um drink ao pôr do sol no Café del Mar. As muralhas da cidade são um ponto de encontro popular para moradores locais e turistas e uma das nossas dicas para o pôr do sol em Cartagena!

PÔR DO SOL NO CAFÉ DEL MAR – Além de sua rica história, Cartagena é igualmente reconhecida por seus espetaculares entardeceres. Se você aprecia um drinque enquanto aprecia esse espetáculo da natureza em um ambiente aberto e arejado, nossa sugestão é o Café del Mar. Estrategicamente posicionado junto às muralhas da Cidade Velha, este estabelecimento oferece uma vista panorâmica inigualável para as águas do Caribe, fazendo jus à reputação do mais deslumbrante pôr do sol de Cartagena. Devido à grande procura por esse local turístico, é aconselhável chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência para garantir um lugar privilegiado.  Os coquetéis não são os mais baratos, mas você estará pagando pelo ambiente.

Cartagena

Pôr do Sol no Café del Mar

Na eventualidade de não conseguir chegar com a antecedência necessária exigida pelo Café del Mar, como ocorreu conosco em nosso primeiro dia, é possível adquirir uma cerveja gelada dos vendedores ambulantes e procurar um lugar ao longo do paredão. Essa alternativa não apenas é mais econômica, mas também proporciona um ambiente mais tranquilo. Assistimos ao pôr do sol das duas formas e podemos garantir que ambas são interessantes!

Cartagena

Cartagena

Em uma das ocasiões, decidimos descer e nos dirigir à praia para curtir e capturar algumas imagens do pôr do sol. De uma outra perspectiva, as fotos também se mostraram bastante satisfatórias. Parece não existir a possibilidade de se obter fotos desfavoráveis quando se trata de pôr do sol.

Cartagena

Pôr do sol visto da praia, na área externa das Muralhas.

CIUDAD  NO  AMURALLADA

A Cidade não Amuralhada é uma extensão da área que se desenvolveu fora das muralhas originais. Ela também abriga edifícios históricos e possui uma atmosfera semelhante à da Cidade Amuralhada, com seu charme colonial e influências culturais. Ambas as áreas são destinos turísticos populares e oferecem aos visitantes uma visão da rica história e cultura de Cartagena.

CASTILLO DE SAN FELIPE DE BARAJAS – Construído em 1657 durante o período colonial espanhol, o Castillo de San Felipe de Barajas é considerado o maior forte edificado pelos espanhóis em qualquer uma de suas colônias. Ele se eleva fora da Cidade Velha e não há como não vê-lo quando se sai das muralhas pelos portões da Torre del Reloj. Do Getsemani, você pode caminhar até lá em 10 minutos. Caso contrário, você deve contratar um táxi ou Uber. Se resolver fazer uma caminhada até este ponto turístico de Cartagena, não se esqueça do protetor solar e da água, pois quase não há prédios e árvores com sombra ao longo do percurso. O sol de lá é impiedoso!    

Cartagena

Castillo de San Felipe de Barajas

O Castillo de San Felipe de Barajas esteve envolvido em batalhas com os europeus entre os séculos XVII e XIX. Todas as tentativas de tomar esta fortaleza falharam, pois um complexo sistema de túneis garantiu o abastecimento e a evacuação. Quando o castelo deixou de ser usado para fins militares, caiu em desuso. Foi limpo e listado como Patrimônio Mundial da UNESCO, junto com o Centro Histórico de Cartagena. Atualmente, figura entre as Sete Maravilhas da Colômbia.    O castelo, de acordo com o TripAdvisor, é a segunda coisa mais interessante a se fazer em Cartagena.

Cartagena Cartagena

O forte é famoso por seu complexo sistema de túneis e também por oferecer uma bela vista de Cartagena. Logo no topo, há uma enorme bandeira da Colômbia que oferece uma ótima oportunidade para fotos com a cidade como pano de fundo. Estando em Cartagena, é um passeio que você deverá fazer, mesmo que não curta história. Recomendamos chegar no início do dia ou no final da tarde, quando o sol em Cartagena ainda não está castigando. Não há muito descanso do calor enquanto você caminha, exceto quando está nos túneis ou nas lojinhas de souvenirs.    Entre fevereiro e novembro, a entrada é gratuita no último domingo do mês.

Cartagena Cartagena

GETSEMANI – A apenas alguns minutos do Centro Histórico, está o bairro Getsemani. É um local excelente para passear, com ruas fantásticas para explorar e inúmeras coisas para adicionar à sua lista “O que fazer em Cartagena”. É considerado o berço da cultura de Cartagena, devido à classe trabalhadora artesã que ali viveu durante o período colonial. Uma espécie de Vila Madalena, de São Paulo. Caminhando por esta área você entenderá o porquê. Está repleto de influências históricas, mas se tornou um ponto de encontro, cheio de preciosidades escondidas.

Cartagena

Rua típica do bairro Getsemani

Cartagena

A famosa “Calle de las Sombrillas”

A área de Getsemani já foi uma zona proibida, mas, nos últimos anos, se transformou em um caldeirão cultural, cheio de arte de rua, lojas de artesanato, cafés, restaurantes e barzinhos. As pessoas se encontram em Getsemani para beber cervejas artesanais colombianas ou deliciosos coquetéis em um dos bares, e transformar a noite em dia em um dos inúmeros clubes do bairro ao som gostoso de uma salsa. Ali, tivemos a sensação de viver uma Cartagena mais autêntica do que a que vivemos no Centro Histórico. Getsemani é uma pausa perfeita daquilo que pode ser o caos de Cartagena.

Cartagena

O Getsemani é também um ótimo lugar para ver arte de rua. Você encontrará muitas esculturas e inúmeros grafites coloridos nas paredes deste bairro. Você pode passear e se perder nos becos, no seu próprio ritmo, ou pode participar de um tour guiado, gratuito, de arte de rua, que começa às 10h, todos os dias. O passeio é conduzido em espanhol ou inglês e dura em torno de duas horas. Embora esta seja uma atividade gratuita, certifique-se de dar uma gorjeta ao seu guia no final do passeio.

Cartagena

Esculturas do Getsemani

Cartagena

Grafites do Getsemani

PLAZA DE LA SANTÍSIMA TRINIDAD – A Plaza de la Trinidad é um ponto de encontro para começar sua noite em Cartagena. Ao longo do dia, a atmosfera se mantém relativamente tranquila; contudo, é a partir do início da noite, por volta das 19h, que as pessoas começam a se reunir, trazendo uma nova energia ao local. No passado, esse bairro já abrigou moradias de escravos, serviu como ponto de encontro para traficantes e foi uma área associada à prostituição. No entanto, nas últimas décadas, o bairro passou por um notável renascimento cultural, florescendo de maneira notável. Hoje, ele se transformou em uma região boêmia, vibrante e alternativa, refletindo uma atmosfera alegre e acolhedora.

Cartagena

Plaza de la Santísima Trinidad

Visitantes e moradores locais se reúnem para ouvir música, beber cerveja e jogar conversa fora. Pegue uma cerveja em um dos estabelecimentos ao longo da rua e fique na praça observando a movimentação e fazendo novos amigos.  Garrafas de vidro não são permitidas nesta área! Se isto acontecer, os policiais logo aparecerão para fazer a pessoa se livrar dela. Portanto, compre uma lata ao invés de uma garrafa long neck.

Cartagena

PLAYA BOCAGRANDE – Playa Bocagrande é a praia mais próxima da cidade de Cartagena. Como o nome sugere, está localizada na costa da península de Bocagrande, perto de vários complexos hoteleiros. Na praia, você não encontrará falésias impressionantes ou uma areia branca e fina. Devido ao fato de Cartagena ser uma enorme cidade portuária, não apenas para cruzeiros, mas também para navios de carga, e o número de turistas que este lugar recebe, infelizmente, a água foi afetada pela poluição. No entanto, devido à sua localização, a praia oferece a oportunidade de nadar no mar e tomar sol sem ter que viajar muito. Se você espera um mar azul-turquesa e aquele contraste comum em águas do Caribe, esta praia não lhe agradará. Neste caso, faça uma viagem para as Islas del Rosario ou para a Isla Baru. Passamos alguns dias em Isla Baru e ficamos impressionados com sua beleza.

Cartagena Cartagena

ISLA  BARU

Palmeiras, mar azul brilhante do Caribe, praias arenosas, frutos do mar frescos e sucos de frutas… o paraíso, basicamente. Mas você não encontrará esse lugar praiano maravilhoso em Cartagena, uma cidade movimentada que é mais conhecida por suas ruas espetacularmente coloridas, varandas repletas de flores e comida deliciosa do que por suas praias. Durante nossa viagem a Cartagena, dividimos alguns dias para explorar as regiões da cidade amuralhada e não amuralhada, e o restante para um descanso em Isla Baru, mais especificamente em um resort, na Playa Blanca.

Para chegar a Baru, é possível fazer um bate-volta de Cartagena e passar somente um dia por lá, tomando sol nas margens da deslumbrante Playa Blanca. Dá para ir, sim, via terrestre até Isla Baru, pois, na verdade, Baru é uma península, e não uma ilha!!! Caso opte por isso, você poderá que pegar um ônibus de Cartagena até a cidade de Pasacaballos e seguir de táxi por mais 15 minutos até a Playa Blanca. Outra opção (mais fácil) é reservar um passeio (pacote) que irá buscá-lo em seu hotel, levá-lo até Playa Blanca (cerca de uma a duas horas) e deixá-lo novamente, após um dia de diversão ao sol. Este passeio inclui almoço, cadeiras, armários e banheiro, para que você possa aproveitar seu tempo em Playa Blanca, sem estresse. O custo é de cerca de US$ 35 no total. Mais informações, clique aqui. Por fim, para sua informação, dá para ir com um ônibus turístico ou através de um transfer particular. Nós pegamos uma lancha no píer de Bocagrande e fomos diretamente para o hotel. Uma viagem segura, gostosa e tranquila. O percurso foi feito em uma hora.

Cartagena Cartagena

A primeira pergunta a se fazer ao planejar uma viagem a Isla Baru é: Você quer passar apenas o dia em Playa Blanca ou quer pernoitar? Se uma viagem de um dia é tudo o que procura, você pode reservar um passeio ou, então, escolher alguma das opções que mencionamos para ir por conta própria. Porém, não é o que recomendamos. Nossa recomendação é pernoitar na Isla Baru, ao invés de fazer uma viagem de um dia para Playa Blanca. Por que não recomendamos um dos passeios de um dia mais populares saindo de Cartagena? Bem, porque é tão popular. Nos últimos anos, houve uma onda de turismo em Playa Blanca que a transformou de uma praia pacata em um mercado movimentado.

Para nós, a melhor maneira de visitar Isla Baru é com pernoite. Ao optar por uma hospedagem, você usará o dinheiro do turismo para apoiar os moradores locais que trabalham no setor de serviços e aproveitar os horários fora de pico em Playa Blanca. Existem diversas opções de lugares para ficar na Isla Baru para todas as faixas de orçamento. Ficamos no Sofitel Baru Calablanca, um resort maravilhoso da Rede Accor. 

A seguir, as imagens que retratam o hotel e a praia dispensam palavras. Cada fotografia é uma janela para um mundo de tranquilidade e beleza, capturando momentos que transcendem a descrição. Uma harmonia entre a grandiosidade do hotel e a majestade natural da praia, onde o luxo encontra a simplicidade e se torna um paraíso, de onde nunca queríamos ter saído. 

Cartagena Cartagena

Cartagena Cartagena

Cartagena Cartagena

Cartagena Cartagena

Cartagena Cartagena

 

Finalizando a parte sobre os passeios, relacionamos alguns locais que não visitamos, mas que são classificados como pontos turísticos interessantes:

    * Islas del Rosário
    * Vulcão de Lama Totumo
    * Mercado Central de Bazurto
    * Excursão para Palenque
    * Coffee Tour (visita de um dia à zona cafeeira)



INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA SUA VIAGEM

Visto – Brasileiros não precisam de visto para estadas a turismo de até seis meses na Colômbia. Apenas necessitam apresentar passaporte com, no mínimo, três meses de validade. Mais informações, consulte os sites Mundo dos Vistos e Do you need VISA.   Leve seus comprovantes de hospedagem, da passagem da volta, do seguro viagem e quaisquer outros que possam lhe ajudar no momento de passar no controle de imigração.

População – Cartagena conta com quase 1 milhão de habitantes.

Idioma – Espanhol (castelhano). A Colômbia possui a fama de falar o espanhol mais parecido com o da Espanha.

Moeda – A moeda local é o Peso Colombiano (COP). Consulte a taxa atualizada. O Real é uma moeda bem aceita nas casas de câmbio da Colômbia. Vá preparado para cambiar, pois até mesmo o dólar não é aceito na maioria dos estabelecimentos. Havendo possibilidade, faça câmbio em Bogotá ou Medellín.    Aconselhamos sempre levar o passaporte quando for cambiar. 

Vacinas – Devido ao surto de febre amarela em alguns estados brasileiros, muitos países estão exigindo que viajantes procedentes do Brasil tenham sido vacinados contra esta doença… e a Colômbia é um deles. Os viajantes que partirem do Brasil com destino a qualquer cidade da Colômbia deverão apresentar CIVP válido, isto é, com registro de vacinação contra a febre amarela realizada pelo menos 10 dias antes da viagem. Mais informações sobre o CIVP, acesse o Portal ANVISA.

Eletricidade e Tomadas – A Colômbia opera em correntes de 110 volts e tomadas nos tipos A e B, padrão nos Estados Unidos. O modelo mais comum é o B, com dois pinos chatos paralelos e um inferior redondo.

QUANDO IR A CARTAGENA / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR CARTAGENA

Você não precisa se preocupar com o clima em nenhum momento da viagem. As temperaturas em Cartagena estão entre 22 e 32 ºC durante todo o ano. Contudo, a melhor época para visitar Cartagena é entre dezembro e abril. Durante esse período, a incidência de chuvas é muito menor. Contudo, são nestes meses que o vento é mais intenso (17 km/h), atingindo em fevereiro o ponto mais alto (23 km/h). Mesmo os dias sendo quentes, costuma esfriar um pouco durante a noite. Leve um agasalho.    Procure evitar ir a Cartagena nos meses de setembro, outubro e novembro, quando as chuvas são mais frequentes.

Dados Climatológicos - Cartagena das Índias

Dados Climatológicos – Cartagena (clique sobre a imagem para ampliá-la)

HOSPEDAGEM

A infra-estrutura turística é muito bem desenvolvida em Cartagena. Como um dos destinos turísticos mais populares da Colômbia, a cidade oferece acomodações em várias faixas de preço e estilos. Na península de Bocagrande, existem muitos complexos hoteleiros. Acomodações um pouco mais originais, como hostels, pensões familiares e albergues para mochileiros podem ser encontradas no interior da Cidade Amuralhada. Como a cidade é muito grande, nossa recomendação é que você reserve uma acomodação perto de onde passará a maior parte do tempo. Nós ficamos hospedados no Hotel Ermita, no bairro El Cabrero, e, logo em seguida, no Sofitel Baru Calablanca, na Isla Baru. Sem sombra de dúvidas, dois hotéis excepcionais!    Para pesquisar e reservar nossas hospedagens, costumamos utilizar o Booking e o Hostelworld (para hotéis e hostels) e o Airbnb (para estúdios e apartamentos).

Hotel Ermita (Hotel Boutique da Rede Marriot)

Cartagena Cartagena


Sofitel Baru Calablanca
(Beach Resort da Rede Accor)

Cartagena Cartagena

Cartagena Cartagena

TRANSPORTE

Existem muitos meios de transporte em Cartagena, mas nenhum se destaca como “o melhor de todos”. Cada um tem seus prós e contras. Estando você no Centro Histórico, na Cidade Amuralhada, a caminhada é a opção ideal.

Transporte público – O meio de transporte mais usado em Cartagena é o ônibus Metrocar. Uma viagem só de ida custa 2.600 COP. No entanto, quase tudo o que você deseja ver e fazer em Cartagena está a uma curta distância. Muitos moradores locais dirão para você evitar o ônibus, pois ele passa por algumas partes sombrias da cidade.

Táxis – Os táxis em Cartagena são a melhor maneira de se locomover se você quer flexibilidade. Peça ao seu alojamento preços aproximados para não ser enganado. A cidade estabeleceu tarifas, mas os táxis não usam taxímetro e geralmente não mostram os valores. Saiba com antecedência quanto irá pagar para não ser enganado.

Aluguel de bicicletas – As bicicletas podem ser alugadas por cerca de 6.000 COP por hora, enquanto os passeios guiados de bicicleta custam cerca de 100.000 COP para um passeio de duas horas. As motocicletas elétricas custam cerca de 30.000 COP por hora para alugar.

Uber – Embora não faltem táxis na cidade de Cartagena, você também pode usar o Uber na Colômbia se tiver Wi-Fi ou um plano de dados internacional. Uber em Cartagena é seguro, fácil e uma ótima maneira de se locomover pela cidade.

Ônibus turísticos Hop-on Hop-off – Os ônibus turísticos são outra opção para explorar a Pérola do Caribe. Durante todo o trajeto, você poderá ouvir, no seu idioma, comentários gravados sobre os lugares em que estiver passando. Muito conhecidos na cidade, os veículos possuem dois andares, são modernos e extremamente confortáveis. Mais informações no site oficial da empresa.    É bom fazer reserva com antecedência.

Cartagena

Ônibus turísticos Hop On Hop Off

Chivas Tours – Diversas empresas de turismo oferecem passeios pela cidade usando veículos vintage ou “chivas”. Os carros passam em pontos turísticos pré-determinados e há música ao vivo, bebidas e comidas durante o programa. Todos os envolvidos, do motorista ao guia, fazem uma experiência alegre e divertida. Enquanto o veículo se desloca, os músicos tocam e cantam rumba e os passageiros se servem com bebidas e salgados. Cada chiva tem seu próprio bar aberto e é basicamente uma grande pista de dança. O fim da chiva é um clube maior onde você pode, caso queira, dançar a noite toda. É uma ótima oportunidade para conhecer pessoas e pontos turísticos fora do Centro Histórico.

Bogotá

Chivas Tours

Aeroporto – O aeroporto de Cartagena (CTG) tem vários voos internacionais todos os dias, além da grande quantidade de voos domésticos. O Aeroporto Internacional Rafael Núñez (CTG) está localizado ao norte da Cidade Amuralhada. Depois de pousar, tenha certeza de que o Centro Histórico de Cartagena fica a apenas uma curta viagem de táxi ou Uber (cerca de 15 minutos).

Uma opção para ir desse aeroporto até o centro de Medellín é usar o serviço de táxi oficial ou de empresas de táxi autorizadas. As tarifas e as opções de serviços são similares. Não se preocupe em ser enganado pelos taxistas. Logo passando a porta do aeroporto que dá acesso à rua, você verá um totem para auxiliá-lo. Digite o endereço que precisa ir, geralmente o da hospedagem, e ele imprimirá um tíquete com o trajeto e o valor que deverá pagar ao taxista. Basta apresentá-lo ao entrar no veículo.

Medellín Medellín

 

1ª) Transforme seu celular num GPS e ainda utilize o WhatsApp, o Facetime e outros aplicativos sem depender de wi-fi. Vá a alguma loja de telefonia e contrate um plano Prepaid Simcard. Não é caro!;  2ª) Faça o download do Google Maps Off-Line no seu celular e use este aplicativo quando precisar se localizar e não houver conexão com a Internet.

SAÚDE

Na costa da Colômbia, recomenda-se comprar água engarrafada (é muito barata!) em vez de beber da torneira. Mas, teoricamente, a água da torneira deve ser boa, essa é apenas a dica que ouvimos de outros viajantes. Você não precisa se preocupar com gelo, vegetais ou qualquer coisa assim. Em Medellín, por outro lado, que é interior e uma cidade grande, é perfeitamente normal beber a água da torneira deles.

As instalações públicas colombianas são muito precárias, sendo necessário contar com hospitais privados. Leve seus medicamentos de uso contínuo (se tiver) e, por precaução, os que podem ser úteis durante sua estada nesta cidade, já que no exterior é difícil comprar remédios sem receita médica.

CULTURA E COSTUMES

Cada país possui tradições que o distinguem. A Colômbia, por estar situada na junção entre as Américas Latina, do Norte e Central, possui uma composição cultural extremamente diversificada, incluindo influências europeias, africanas, caribenhas e nativas americanas.

Roupas – A Colômbia também possui uma rica herança de formas tradicionais de vestuário. Durante os festivais, não é incomum ver homens e mulheres vestindo trajes e roupas provenientes da cultura dos povos indígenas do país. Isso geralmente assume a forma de vestidos ou calças de cores claras, com babados de seda coloridos e, para desfiles e celebrações públicas, homens podem ser vistos usando capas e cocares de cores vivas.

Natureza calorosa – Os colombianos geralmente são pessoas amáveis, muito felizes e extrovertidas, que têm um grande coração e que dão muito valor às interações sociais. Eles adoram contar às pessoas sobre quase todos os aspectos de seu país, sua cultura e história, e fazem isso com tanto entusiasmo que pode parecer uma vanglória. São extremamente hospitaleiros.   Mostre respeito pelos costumes e ritos da população, principalmente quando se tratar de um descendente de índio.

Bogotá

Comerciante colombiano e o chaveiro de seu carro com a chuteira da seleção brasileira

Família – A família também é uma parte muito importante da vida colombiana e, como tal, espera que os papéis tradicionais sejam mantidos em casa. A reunião com os membros da família terá prioridade sobre os amigos e colegas de trabalho. O ponto negativo disto é que, infelizmente, esse foco na família também pode dificultar a integração das pessoas na sociedade colombiana.

Refeições – Se estiver jantando com os habitantes locais, saiba que os modos à mesa são muito importantes na Colômbia. Mantenha as mãos visíveis, com os cotovelos afastados da mesa, e não se sente ou comece a comer até que o anfitrião o convide. Sempre coma com talheres, pois comer com os dedos pode ser desaprovado. Se estiver visitando uma família colombiana, seria apropriado levar um pequeno presente, como vinho, chocolates ou flores.

Atraso – O atraso na Colômbia é comum, pois pouco valor é atribuído à pontualidade. Com isso, não se ofenda se as pessoas chegarem atrasadas a um encontro ou reunião. Os colombianos gostam de conversar e, portanto, não esperam que nenhum encontro termine rapidamente.

Chivas – Chivas são ônibus rústicos artesanais usados nas áreas rurais da Colômbia e do Equador. Estes veículos são adaptados ao transporte público rural, principalmente considerando a geografia montanhosa da região andina desses países. Os veículos são variados e caracterizados por serem pintados de maneira colorida, geralmente com as cores amarela, azul e vermelha das bandeiras da Colômbia e do Equador. A maioria tem uma escada no rack, que também é usada para transportar pessoas, gado e mercadorias. Eles são construídos sobre um chassi de ônibus com um corpo modificado feito de metal ou madeira. Os assentos são parecidos com bancos, feitos de madeira e com portas em vez de janelas. O proprietário ou motorista geralmente atribui ao veículo um apelido exclusivo e carinhoso, identificando com uma pintura em seu chiva, tal como ocorre com os barcos das praias brasileiras.

Bogotá

Chivas chegando à cidade com moradores do campo

Tejo – Tejo e é uma tradição colombiana clássica que você não pode deixar de conhecer, e jogar, se estiver neste país. Consiste de duas estruturas de madeira chamadas tablas que são colocadas nas extremidades opostas de um campo. No centro da tabla, há um tubo de metal, que é o seu alvo. O restante do quadro é preenchido com argila para absorver o impacto dos tejos, que normalmente são feitos de metal ou pedra. Por fim, o tubo central é cercado por pequenos alvos de papel explosivos chamados “mechas”, cheios de pólvora e prontos para explodir com o impacto. O tejo foi inventado há mais de 500 anos na Colômbia. Tamanha sua popularidade, a maioria das cidades colombianas possuem equipes profissionais deste “esporte”.

SEGURANÇA

Cartagena é considerada uma das cidades mais seguras da Colômbia. Os turistas que vão viajar pelo país de qualquer maneira podem ter tranquilidade em Cartagena, se comparado a outros lugares. Embora Cartagena não seja perigosa para os visitantes, lembre-se de que a multidão de turistas a torna um paraíso perfeito para batedores de carteira . Em nenhum lugar da Colômbia tivemos necessidade mais premente de agarrar nossos objetos de valor do que em Cartagena. Simplesmente não dê aos ladrões a oportunidade de arruinar suas férias.

Táxis – Na Colômbia, há muitos crimes envolvendo taxistas. Existem relatos de falsos taxistas que roubam os turistas e fazem até sequestro relâmpago. E como não é fácil descobrir se um táxi é clandestino ou não na rua, é melhor pegar em um ponto oficial ou então chamar através do aplicativo EasyTaxi. Outro problema relacionado a taxistas é receber notas falsas de troco. Por isso, sempre é preferível pagar com notas menores. Também há relatos de casos de pagar com uma nota alta e o taxista trocar por uma nota falsa, sem você perceber e te devolver dizendo que não possui troco. Além, é claro, do antigo golpe que é devolver um troco menor.

Boa Noite Cinderela – Se você é homem e viaja sozinho ou com um grupo de amigos, também esteja ciente de que há um crime acontecendo frequentemente na Colômbia e alguns países da América do Sul, o de mulheres drogando homens estrangeiros para roubá-los à noite. Também conhecidas como drogas do estupro ou rape drugs, são geralmente o GHB (ácido gama-hidroxibutírico), a Ketamina (Special K) e o Rohypnol (Flunitrazepam). Um comprimido na sua bebida e “já era…”.

Nossas viagens às cidades bolivianas de Bogotá, Zipaquirá, Cartagena, Medellín e Guatapé foram seguras e bastante tranquilas. Se você estiver atento aos seus pertences, souber em quais áreas está andando e seguir outros conselhos que demos neste tópico, também não deverá ter problemas.

Recomendamos deixar o passaporte original guardado no hotel e andar somente com a cópia (colorida) das páginas de identificação.

ALIMENTAÇÃO

AlimentaçãoA cozinha colombiana se distingue por seus alimentos ricos em proteína com sabores intensos, algumas vezes ardidos, graças às muitas especiarias utilizadas na preparação dos pratos. Também é fortemente influenciada por sua biodiversidade e por suas tradições culturais. Os pratos no país geralmente incluem algum tipo de arroz, milho, batata e uma variedade de carnes (frango, carne, porco, cabra e frutos do mar). O país também possui uma mistura exótica e atraente de frutas, entre as quais: granadilla, goiaba, pitaia, amora, entre outras! Não tenha medo de experimentar novos sabores quando estiver na Colômbia. Os pratos mais comuns que você encontrará em sua viagem à Colômbia são: arepa (tortilhas grossas de milho), ajiaco (uma sopa de batata e milho com abacate e frango), os tamales (massa à base de milho, que podem conter carnes, queijo, legumes ou frutas) e a bandeja paisa (arroz, feijão, ovos, saladas e muita carne).

Os restaurantes e comida de rua em Cartagena são geralmente mais caros do que em outras cidades da Colômbia. Isso se deve à popularidade turística da cidade. 

Bogotá

Bandeja paisa

Carrinhos de frutas – Compre frutas frescas de um vendedor de carrinhos (eles estão por toda parte!). Eles trabalham duro no calor o dia todo. Com isso, é bom mostrar a eles um pouco de apoio.

Cartagena

Carrinho do frutas em Cartagena

CartagenaCafé colombiano – Experimente o café colombiano e aproveite para aprender sobre a cultura deste grão no país. Por muito tempo, como em muitas regiões cafeeiras, os melhores grãos costumavam ser exportados, antes que os colombianos desenvolvessem um sabor mais refinado para café. Hoje, é possível consumir café da mais alta qualidade estando na própria Colômbia. Seja em uma cafeteria ou em um copo para viagem para beber sob as árvores de uma praça, reserve um tempo para uma pausa para o café.    Embora Cartagena não seja uma grande produtora de café, ainda existem oficinas do produto e passeios que podem ser desfrutados durante uma visita. 

Confeitarias – A Colômbia é famosa por suas confeitarias. São muitas, desde pequenos espaços até grandes e sofisticadas docerias. É comum ver jovens e famílias sentados à mesa, conversando, enquanto saboreiam um doce ou um salgado. Isto também virou um hábito para nós. Todas as tardes, parávamos em alguma confeitaria para comermos um pedaço de torta ou bolo.

Bogotá Bogotá

SOUVENIRS

O melhor lugar que achamos para comprar artesanatos locais e recordações da viagem foi nas lojas e barracas ao redor da Plaza de Bolívar.

Conheça outros destinos de viagem do Home.

"Viajar é mudar a roupa da alma." - Mário Quintana