Carregando

Praga, República Tcheca

Praga, República Tcheca

Planejando sua viagem a PRAGA

Inicialmente, o Sr. VisiteiGostei foi até Praga a trabalho. Passados alguns anos, nós dois acabamos visitando a capital da República Tcheca. Na primeira viagem, tempo nublado e frio; na segunda, céu aberto e calor. Será fácil perceber em qual destas ocasiões cada foto foi tirada. Contudo, independentemente da época, podemos lhe garantir que Praga é uma cidade fantástica! A arquitetura magnífica, os telhados vermelhos, as cúpulas, os paralelepípedos, as pessoas simpáticas, a comida boa e a cerveja barata… enfim, um lugar perfeito para passear. Passamos quatro dias hospedados em Praga, mas dedicamos um deles a um bate e volta à cidade de Karlovy Vary.

Há muito que se fazer na capital tcheca e a maioria das atrações podem ser facilmente alcançadas a pé, através de uma tranquila e gostosa caminhada. Passadas algumas décadas da queda do regime comunista, restam poucos vestígios da “decadência elegante” característica deste período. O Relógio Astronômico da principal praça da Cidade Velha, por exemplo, passou por uma minuciosa restauração e foi reinaugurado recentemente. Assim como ele, a maioria dos monumentos está impecável. A metrópole com mil anos de história continua bela! Com isso, Praga recebe quase sete milhões de turistas ao ano e já é uma das dez cidades mais visitadas da Europa. Um destino imperdível!

Napište tipy a užijte si to!  (Anote as dicas e aproveite!, em tcheco)

Casal VisiteiGostei



SOBRE  PRAGA

Capital do século X, Praga sobreviveu às duas guerras mundiais completamente ilesa. Todos os prédios, todas as ruas de paralelepípedos e até mesmo os postes de luz até hoje ainda estão de pé, tal como em séculos atrás. Praga é um grande museu ao ar livre, sendo todo seu centro histórico (Cidade Velha) incluído na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCOUma das principais atrações de Praga é sua arquitetura . A cidade é de fato uma resumo quase perfeito de mais de nove séculos de desenvolvimento arquitetônico: românico, gótico e art nouveau.

Praga

Praga é um dos destinos mais baratos para turismo na Europa. Muitos voos de baixo custo, hotéis de luxo a preços acessíveis, pacotes de almoço por menos de 6 € e meio litro de cerveja por 1,5 €.

DICAS DE VIAGEM PRAGA
O QUE FAZER EM PRAGA

Pontos de interesse na CIDADE VELHA

A Cidade Velha de Praga, localmente denominada Staré Mesto, é o centro antigo onde a cidade nasceu, na Idade Média, às margens do Rio Moldava. É nesta região que encontramos a maior concentração de turistas, pois lá estão algumas das atrações mais populares de Praga, como a famosa Praça da Cidade Velha, a Torre de Pólvora e a Ponte Carlos. Suas ruas são um verdadeiro labirinto, onde se localizam a maioria dos prédios históricos, igrejas e museus, além de centenas de lojas, bares e restaurantes.

Praga Praga Praga

PRAÇA DA CIDADE VELHA (STAROMESTSKE NAMESTI) – Este é o lugar para começar e terminar a sua visita a este destino turístico. Criada no século XI, a Praça da Cidade Velha é a joia arquitetônica da coroa de Praga, tendo sido declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1992.

Praga Praga

A Praça da Cidade Velha oferece uma variedade de atrações, como a antiga Prefeitura Municipal de Praga com o relógio astronômico e as igrejas de Týn e de São Nicolau, tudo isso cercado por belas construções históricas. É ela a praça central mais antiga e importante da capital da tcheca.

Praga

Praça da Cidade Velha

ANTIGA PREFEITURA MUNICIPAL E SEU RELÓGIO ASTRONÔMICO – No canto sudeste da Praça da Cidade Velha, você encontrará o prédio mais representativo da cidade: a antiga Prefeitura Municipal de Praga. Além de sua representatividade, o lugar também é de grande importância histórica, pois foi a partir dele que a independência da Tchecoslováquia foi proclamada, em 1918.

Praga

Na fachada do prédio, há um relógio astronômico, o qual é uma das atrações turísticas mais visitadas de Praga. A cada hora (sempre na hora cheia), diversas pessoas se reúnem em frente ao imóvel para assistir ao espetáculo proporcionado pelo carrilhão. Nós nos misturamos com a multidão e fizemos o mesmo que eles: esticamos o pescoço e ficamos aguardando a apresentação.

Praga

Visitantes aguardam o espetáculo do relógio astronômico

Num ato curto, bonecos de madeira dos doze apóstolos aparecem, um após o outro, nas duas janelas superiores. No final, uma espécie de caveira toca um sino e um galo dourado canta. Construído em 1410, o relógio mais antigo em operação mostra as horas de diferentes maneiras: a hora local em Praga, a hora de acordo com a antiga escala de tempo da Boêmia e o tempo desde que o sol nasceu. Também mostra os 12 meses, a fase da lua e os signos do zodíaco.

Praga Praga

Outra atração deste ponto turístico é a antiga torre da prefeitura. Através de um elevador ou subindo a pé os degraus, é possível chegar à plataforma de observação da torre e poder apreciar uma bela vista panorâmica de 360º. A torre possui 70 metros de altura e a plataforma fica a 59 metros do solo. É cobrada uma taxa de 250 CZK por pessoa para acessar a plataforma.

Praga

Praça da Cidade Velha vista da plataforma de observação da antiga Prefeitura

IGREJA DE NOSSA SENHORA DE TÝN – É a principal igreja da Cidade Velha desde o século XIV, e um dos símbolos mais icônicos de Praga. Esta igreja gótica foi construída em 1365 no local de uma antiga igreja românica. Os seus magníficos campanários têm 80 metros de altura e dominam a praça. Entre o início do século XV até 1620, a Igreja de Týn era uma das igrejas mais conceituadas da Europa.

Praga

Igreja de Týn

Uma bela entrada decorada com cenas da paixão de Cristo e o enorme altar são os seus aspectos que mais chamam a atenção. À direita do altar, encontra-se a tumba do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe, que trabalhou na corte do Imperador Rudolfo II. A Igreja de Týn tem um órgão de tubos de sonoridade grandiosa e é ocasionalmente utilizado em concertos.

Praga

Interior da Igreja de Týn

IGREJA DE SÃO NICOLAU – A Igreja de São Nicolau é uma igreja barroca na Cidade Velha. Foi construída entre 1704 e 1755 no local onde ficava uma igreja gótica do século XIII, que também era dedicada a São Nicolau. Foi descrita como o maior exemplo do barroco de Praga.

Praga Praga

PRAÇA VENCESLAU – Com 750 metros de comprimento e 60 metros de largura, a Praça Venceslau é uma das maiores praças da Europa. Pela grandeza, pelos seus restaurantes, bares, lojas e hotéis, ela se parece mais com uma avenida do que com uma praça. Você se sentirá bem sentando em uma cafeteria de rua ou se misturando com as pessoas que frequentam este animado local. Leva cerca de 15 minutos uma caminhada da Ponte Carlos até a Praça Venceslau.   A praça também é de grande importância histórica: entre outras coisas, as manifestações da Revolução de Veludo e o anúncio do fim do comunismo na República Tcheca aconteceram ali, em novembro de 1989.

Praga

Praça Venceslau

Na parte mais alta da Praça Venceslau, encontra-se o Museu Nacional. De lá você pode ver toda a bonita praça. O Museu Nacional está instalado em um edifício magnífico com uma grande cúpula e é o principal museu da República Tcheca em história cultural e natural. Mas além da história do país, o museu também oferece várias exposições sobre os temas de zoologia, antropologia e paleontologia. A entrada custa 260 CZK.

Praga

Museu Nacional

MARIONETES DE PRAGA – Desde o século XXII, as marionetes são uma tradição na República Tcheca. Nas ruas da cidade de Praga elas não vão passar despercebidas. Estão por todos os lados, nas lojas, nas feirinhas, na Ponte Carlos e nos teatros, onde são apresentadas peças, inclusive, óperas que encantam adultos e crianças. Na República Tcheca, há nove teatros de marionetes profissionais, uma centena de grupos autônomos e trezentas companhias de amadores.

A arte de marionetes tcheca tem uma tradição centenária valorizada inclusive pela UNESCO, que decidiu inscrevê-la na lista do Patrimônio Cultural Imaterial. Você poderá encontrar marionetes talhadas de madeira e fantoches de dedos em algumas lojas de souvenirs ou casas especializadas no assunto.

Praga Praga

TORRE DE PÓLVORA – A Torre da Pólvora é outro dos símbolos de Praga e uma das entradas para a Cidade Velha. Esta torre era um portão na muralha que foi construída em 1475 até ser destruída pelo fogo. Mais tarde, foi usada como um local para armazenamento de pólvora, daí o nome. Você pode subir a torre por 75 CZK.

Praga Praga

PONTE CARLOS – Erguida no século XIV, a Ponte Carlos é uma das pontes de pedra mais antigas da Europa e o símbolo máximo de Praga. Desde 1402, esta ponte, construída por ordem do imperador Carlos IV, resistiu a guerras e inundações sem desabar. A ponte é famosa pelas suas 30 estátuas barrocas e pelas torres góticas que a ladeiam: a Torre da Pólvora, na Cidade Velha, e as duas torres laterais e paralelas, na Cidade Baixa. Quase todas as estátuas na Ponte Carlos representam padroeiros e santos, ainda que na história tcheca a política e a religião se misturassem bastante. Uma após a outra, estão as imagens dos santos São João Nepomuceno, São Vito, São Sigismundo, Santa Lutgarda e São Adalberto, dentre outros.  Propositalmente, a ponte foi construída em perfeito alinhamento com o túmulo de São Vito e o pôr do sol no equinócio.

Praga

Ponte Carlos vista da Ponte Manesuv

Durante o dia, há uma enorme agitação com inúmeros turistas, artistas de rua e vendedores de souvenirs. Se gosta de privacidade em suas fotos, sem muita gente ao seu redor, recomendamos que a visite no logo no início da manhã, ao nascer do sol. Esta ponte é um ímã turístico quase 24 horas por dia, todos os dias. A Ponte Carlos é um excelente lugar para se assistir ao pôr do sol de Praga.

Praga Praga

As figuras barrocas da Ponte Carlos encontram-se em ambos os lados do parapeito. Porém, somente uma destas estátuas de bronze brilha ao sol da manhã, a de São João de Nepomuceno. Conhecido como o “santo da ponte”, Nepomuceno brilha porque inúmeras mãos o lustram todos os dias. Reza a lenda que qualquer pessoa que toque em sua estátua pode fazer um desejo. Outro local supersticioso da ponte é o “cadeados do amor“. Dizem que colocar a mão na grade metálica aprisionará seu amor para toda vida (?!). Não acreditamos nessas coisas, mas registramos com fotos estes dois lugares hilários da Ponte Carlos.

Praga Praga

A Ponte Carlos possui 516 metros de extensão, 9,5 metros de largura, 13 metros de altura e fica suportada por 15 pilares. Em qualquer momento, vá até a margem do rio Moldava e tire uma foto da Ponte Carlos. Os arcos da ponte são maravilhosamente iluminados à noite e dão uma imagem única. Faça isso sem preocupação, pois há muitos policiais e diversas câmeras de vigilância garantindo a segurança nesta área.

Praga Praga

A Ponte Carlos esconde um significado numérico. Sendo muito supersticioso, Carlos IV colocou a primeira pedra deste famoso monumento às 5h31 do dia 9 de julho de 1357. Segundo a astrologia e a numerologia, foi uma boa época por causa dos números que a compõem: 1-3-5-7-9-7-5-3-1 (ano, dia, mês e hora). Todos os números são ímpares e estão devidamente ordenados, do primeiro para o último e vice-versa.

Pontos de interesse na CIDADE BAIXA

A Cidade Baixa é um pequeno bairro ao pé do Castelo de Praga. É também chamada de Malá Strana, em tcheco. Se você estiver de férias em Praga, não pode deixar de visitar esta área e sua bela arquitetura. Quase exclusivamente barroca, esta pequena área oferece lugares escondidos, longe da agitação da Ponte Carlos, Praça Principal e outras atrações famosas de Praga.  A Cidade Baixa era originalmente uma cidade independente abaixo do Castelo de Praga e só se tornou parte de Praga em 1784.

JOHN LENNON WALL – Este muro na Cidade Baixa é um dos curiosos pontos turísticos de Praga. É uma homenagem a John Lennon e está cheia de grafites com letras de músicas dos Beatles e mensagens pacifistas. É um dos muros de grafites mais famosos do mundo! Nos últimos anos do socialismo na Tchecoslováquia, o muro era o lugar da liberdade de expressão. Durante anos, as pessoas pintaram e escreveram nele. Claro que isso não foi tolerado pelo governo e por isso houve sérios confrontos entre a polícia e os jovens que se autodenominavam “lennonistas”, um jogo de palavras composto por leninistas e (John) Lennon. Os lennonistas defendiam a liberdade, a paz e o amor e clamavam pelo fim do comunismo. As autoridades comunistas encararam isso como um desafio e, apesar da constante remoção dos grafites e até da instalação de câmeras de vigilância, as pinturas não foram embora. Felizmente, o local foi preservado até hoje.  Se você quiser mostrar seu talento de desenhar, você até poderá fazê-lo. Basta alugar uma lata de spray de grafite e colocar seu próprio carimbo na parede.

Praga

John Lennon Wall

COLINA DE PETRÍN – A Colina de Petrín, com 327 metros de altitude, está localizada ao sul do Castelo de Praga e é conectada ao distrito da Cidade Baixa por um funicular. Esta colina possui muitos parques e áreas verdes e é uma das áreas recreativas mais populares de Praga. Na Colina de Petrín está a Torre de Petrín, que também é conhecida por Torre Eiffel de Praga. Construída em 1891 para a Exposição Nacional de Praga, a torre de 60 metros de altura lembra bastante o mais famoso monumento da capital francesa. Um passeio imperdível para quem visita Praga.

Praga Praga

Você pode subir a torre ou pegar um elevador. O bilhete do elevador, logicamente, é um pouco mais caro. No topo da torre, depois de 299 degraus, o visitante fica a uma altura de 378 metros acima do nível do mar. Em nenhum outro lugar é possível ver melhor Praga de cima do que da Torre de Petrín. Você tem uma vista ótima do Castelo de Praga, da Cidade Baixa, do Rio Moldava, da Cidade Velha e de muitos outros pontos turísticos de Praga.  Não desça na primeira parada, porque ela é destinada aos que desejam utilizar o restaurante Nebozízek. Se você acidentalmente descer neste ponto, terá que subir o restante a pé.

Praga

Ponte Carlos, Rio Moldava etc. vistos da Ponte de Peltrín

CASTELO DE PRAGA – O Castelo de Praga está localizado do outro lado da Ponte Carlos, na chamada Cidade Baixa, e é visível facilmente por quem está na Cidade Velha. O complexo do castelo é uma das atrações mais populares de Praga e é considerado o maior complexo de castelo fechado do mundo. Não é um castelo no sentido estrito da palavra, mas uma área delimitada (570 metros × 130 metros) que agrupa igrejas, jardins, belas ruas e a residência oficial do atual Presidente da República Tcheca.

Praga

Castelo de Praga

Com uma rica história, o conjunto de prédios e monumentos tem suas origens no século IX. O complexo serviu como sede de imperadores e reis e combina diferentes estilos arquitetônicos de épocas passadas.

Praga Praga

A troca da guarda acontece todos os dias, às 12h, no primeiro pátio. É um evento de grande pompa, com tambores, trombetas e fanfarras. Para assistir ao espetáculo em uma boa localização, procure chegar o mais cedo possível.  Você até pode tentar fazer o guarda do castelo sorrir, mas não acreditamos que será bem sucedido no seu objetivo. Os turistas se revesam fazendo caretas e gracinhas, porém, o tempo todo, o guarda permanece intacto, feito um boneco. As pessoas até apostam algo para ver quem consegue qualquer expressão do militar.

Praga Praga

Uma caminhada da Ponte Carlos até o Castelo de Praga leva cerca de 20 minutos. Ficamos três horas no castelo, visitando as atrações e caminhando por suas ruas. Por uma taxa de entrada de 250 CZK, é possível visitar algumas das atrações do castelo, como a Catedral de São Vito, o antigo Palácio Real e a Golden Lane.

Praga

Pátio do Castelo de Praga

Os Rolling Stones pagaram pelo sistema de iluminação do Castelo de Praga. Logo após a Revolução de Veludo, em 1989, a banda fez um show em Praga, onde fez amizade com o presidente do país. O grupo musical adorou o castelo e achou uma pena o fato de não poder visitá-lo à noite. Com o presidente tendo preocupações muito maiores em um país que começava a se tornar democrático, os Rolling Stones investiram cerca de 30.000 € em um designer de iluminação para instalar o sistema que, ainda hoje, ilumina o belo castelo. Mais uma das interessantes curiosidades de Praga.

CATEDRAL DE SÃO VITO – O Castelo de Praga também abriga a catedral mais famosa da cidade: a Catedral de São Vito, a maior igreja da República Tcheca. Construída em 1344, é considerada uma obra-prima da arquitetura gótica. A visita à Catedral de São Vito é gratuita apenas para a área de entrada. Para acessar o restante da igreja, tem que pagar e só pode ser visitado com ingressos A ou B.

Praga

Catedral de São Vito

Além da típica arquitetura gótica com arcos pontiagudos e abóbadas nervuradas, o interior da igreja é também um deleite para os olhos, decorado com pedras semipreciosas e ouro. Atrás de uma pequena porta com sete fechaduras você pode se maravilhar com as joias da coroa da Boêmia.   A catedral também serve como local de sepultamento dos antigos governantes da Boêmia.

Praga

Interior da Catedral de São Vito

Recomendamos subir a torre de 97 metros de altura da igreja, de onde se tem uma excelente visão da cidade de Praga. A subida custa 200 CZK, mas já está incluída para quem compra o passeio C.

Praga

Praga vista da Catedral de São Vito

GOLDEN LANE (GOLDENE GÄSSCHEN) – Outro local a não perder no complexo do Castelo de Praga é a Golden Lane. Localizada na parede interna do castelo, é um local popular para os turistas. A pequena rua deve o seu nome aos ourives que ali viveram no século XVII. Hoje, a rua com casinhas coloridas e minúsculas abriga pequenas lojas de souvenirs, cafés e várias exposições permanentes de como as pessoas viviam neste local.  Franz Kafka, o maior escritor tcheco e um dos principais escritores da Literatura Moderna, viveu e trabalhou na casa de número 22 da Golden Lane.

Praga

A Golden Lane, no Castelo de Praga

O melhor lugar para sonhar é um banco junto à antiga muralha da cidade, de onde se tem a melhor vista sobre as pontes e telhados vermelhos de Praga. O acesso a Golden Lane é pago, mas vale a pena dar uma olhada e se perder nos cômodos das pequenas casas.

Praga

Praga vista da Golden Lane

Pontos de interesse no bairro JOSEFOV

Poucas cidades europeias podem ostentar um gueto judeu mais bem preservado do que Praga. Não é pra menos, o município tem uma longa história judaica. Construído antes do século XIII, o bairro judeu é uma pequena área conhecida como Josefov, em homenagem ao imperador Josef II, cujas reformas ajudaram a facilitar as condições de vida dos judeus. Atualmente, o tamanho da comunidade judaica que resta em toda a República Tcheca é de apenas cerca de mil pessoas. Depois de terem sido uma das maiores comunidades judaicas da Europa, agora estão entre as menores. A história dos judeus tchecos foi única e trágica, deixando para trás a prova de seu significado histórico para esta parte da Europa. Desde o colapso do comunismo, as sinagogas da cidade velha parecem ter despertado, e novas atividades da comunidade judaica local estão crescendo. Várias organizações judaicas foram formadas, prédios reformados e restaurantes kosher reabertos. O bairro judeu está localizado entre a Praça da Cidade Velha e o rio Moldava.  A maior parte de Josefov pode ser percorrida em um único dia, mas qualquer exploração detalhada precisa de tempo. O Museu Judaico da Sinagoga Pinkas, o Cemitério Judeu e a Sinagoga Espanhola são pontos turísticos imperdíveis neste bairro.

Praga Praga

Durante a ocupação alemã, somente 10% de toda a população judaica do país sobreviveu. A maioria foi enviada para um campo de prisioneiros em Terezin (60 km a noroeste de Praga), que hoje funciona como um museu memorial e está aberto ao público. Hitler planejou um museu em Josefov, registrando a história da raça judaica “extinta”. Ironicamente, isso garantiu a preservação de tesouros e móveis confiscados de sinagogas em toda a Boêmia e Morávia.

MUSEU JUDAICO DA SINAGOGA PINKAS – Anexo à Sinagoga Pinkas, bem próximo ao Cemitério Judaico, há uma exposição permanente de desenhos das crianças que passaram pelo campo de concentração de Terezín. De 1941 a 1945, Terezín funcionou como campo de trânsito para Judeus que depois seguiam para campos de extermínio.

Praga

Entrada do Museu Judaico da Sinagoga Pinkas

Expostos nos murais do museu, sonhos e fantasias de crianças são descritos em desenhos que fizeram sob a orientação da pintora e designer Friedl Dicker-Brandeis (1898-1944). Friedl Dicker-Brandeis organizou um curso clandestino de desenho, que teve como intenção ajudar as crianças na procura dos meios que as ajudassem a desenvolver princípios de comunicação, bem como um meio próprio de expressão que canalizasse a sua imaginação e as suas emoções. Desta perspetiva, a arte também funcionava como uma terapia, de algum modo ajudando as crianças a enfrentar as duras condições de vida do gueto.

Praga

Visitantes observam desenhos no Museu Judaico – créditos: Petr David Josek

Antes de ser deportada para Auschwitz, onde veio a morrer, Friedl Dicker-Brandeis conseguiu esconder em duas bagagens cerca de 4.500 desenhos das crianças do campo, as quais, logo após a guerra, foram recuperados e entregues ao Museu Judaico de Praga. Estes desenhos são um testemunho pungente do destino dos judeus da Boêmia e da Morávia, no período da II Guerra Mundial. – Fonte:  

Praga Praga Praga

Créditos das imagens acima: Jewish Museum in Prague

Abaixo de cada desenho, há o nome da criança que o fez, o ano de seu nascimento e o de seu falecimento. Foram deportadas para o campo de Terezín cerca de 15 mil crianças, com idades inferiores a 15 anos, que transitaram, maioritariamente, para Auschwitz, onde foram quase todas exterminadas. Regressaram para casa cerca de somente 100. Em muitos casos, os desenhos de Terezín são tudo o que resta para celebrar as vidas daquelas crianças.

CEMITÉRIO JUDAICO – O cemitério está em uso desde 1478 e estima-se que mais de 100 mil judeus estejam enterrados nele. A paisagem quase montanhosa do cemitério existe por uma razão: os judeus não permitiram que os túmulos de seus parentes fossem destruídos. Com isso, eles colocaram novas camadas de terra sobre as existentes, criando assim novas sepulturas. Existem até 12 camadas de terra que foram descobertas durante uma escavação arqueológica! Não há flores. Pequenas pedras são colocadas na maioria dos túmulos como gestos de lembrança. Para a maioria dos turistas, é uma visita obrigatória, pois faz parte da história da cidade. Afinal, ele é um dos cemitérios judaicos mais famosos da Europa. A taxa de entrada é de 330 CZK por adulto e o mesmo bilhete dá direito a visitar as seis sinagogas. Fechado aos sábados.  Se houver uma longa fila no cemitério, recomendamos comprar o ingresso em uma das sinagogas.

Praga

Cemitério Judaico de Praga

SINAGOGA ESPANHOLA – A Sinagoga Espanhola de Praga é conhecida como a mais bela sinagoga da Europa. Foi construída em 1868, no local da mais antiga casa de oração judaica de Praga, no coração do Bairro Judeu. Das muitas sinagogas que havia em Praga, apenas seis sobreviveram. Hoje, elas são o maior ponto de encontra da comunidade judaica. É uma atração que você pode visitar comprando um ingresso para o Museu Judaico. O ingresso também dá entrada para outros monumentos do Bairro Judeu.

Praga

Fachada da Sinagoga Espanhola

De estilo mourisco, com decorações douradas em seu interior, quase lembra um conto de fadas.  As paredes, portas esculpidas, grades, galerias e cúpula são decoradas com motivos orientais estilizados, e a impressão geral é sublinhada por lindos vitrais.

Praga Praga



INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA SUA VIAGEM

Visto – Brasileiros não precisam de visto para estadas a turismo de até três meses na República Tcheca. Apenas necessitam apresentar passaporte com, no mínimo, três meses de validade. Aqueles que pretendem estudar, trabalhar ou estender a permanência precisam de visto. Mais informações, consulte os sites Mundo dos Vistos e Do you need VISA No controle de imigração: 1ª) Leve seus comprovantes de hospedagem, da passagem da volta, do seguro viagem e quaisquer outros que possam lhe ajudar;  2ª) Tenha uma boa quantidade em dinheiro (espécie). Para a Europa, o Itamaraty recomenda ter, pelo menos, 550 € na carteira, além de um cartão de crédito.

População – Em torno de 1,3 milhão habitantes. A República Tcheca, em si, possui quase 11 milhões de pessoas.

Idioma – Tcheco. Se você souber inglês não terá nenhum problema, já que a maioria dos tchecos têm um nível bom neste idioma.

Moeda – Ainda que desde 2004 a República Tcheca faça parte da União Europeia, o país não aderiu ao Euro, mantendo seus preços em Coroa Tcheca (CZK). Consulte a taxa atualizada. Os caixas eletrônicos estão disponíveis em quase todos os destinos turísticos e tanto os cartões de crédito como os euros são aceitos na maioria dos estabelecimentos comerciais.

Vacinas – Nenhuma vacina é exigida para entrada no país. Por outro lado, todo estrangeiro que quiser ingressar na Europa precisará fazer um seguro de viagem (mínimo de 30.000 €) para cobertura de despesas médicas, hospitalares e ajuda social. Não é o Plano de Saúde que você tem no Brasil! A Assistcard poderá lhe oferecer mais detalhes sobre seguro viagem para a Europa.  Companhias de cartão de crédito costumam dar de brinde este seguro para quem compra as passagens através de seus cartões. Caso as passagens sejam adquiridas com o cartão Mastercard do viajante, este pode acessar o site da AIG e emitir, gratuitamente, bilhete de seguro para si e familiares diretos.

Eletricidade e Tomadas – Todo o país opera em correntes de 230 volts e tomadas nos tipos C e E Leve um adaptador específico ou um “T” de dois pinos redondos.

Bratislava

QUANDO IR A PRAGA / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR PRAGA

A melhor época para visitar Praga é no final da primavera ou no início do outono, pouco antes e depois da alta temporada turística de verão. Planeje chegar em maio ou setembro para temperaturas confortáveis, em torno de 18 e 20 °C, época ideal para passear sem ter que enfrentar as grandes multidões de turistas. Tarifas aéreas mais baixas e tarifas de hotel reduzidas também podem ser encontradas neste período. No gráfico abaixo, é possível ver, mês a mês, as médias de temperatura (vermelho) e de chuva (azul), obtidas com base em dados climatológicos de diversos anos.

Praga

Dados climatológicos Praga (clique sobre a imagem para ampliá-la)

HOSPEDAGEM

Nossa recomendação a você é procurar hospedagens no Distrito 1 de Praga, principalmente se sua estada nesta cidade for somente por alguns dias. Uma área central, na qual se pode chegar a todos os pontos turísticos a pé, com grande facilidade. Nesta região, estão muitos restaurantes, lojas e a principal estação ferroviária de Praga. De lá, você pode chegar facilmente ao aeroporto, ao trem ou ao ônibus que o levará de volta para casa.  Para pesquisar e reservar nossas hospedagens, costumamos utilizar o Booking e o Hostelworld (para hotéis e hostels) e o Airbnb (para estúdios e apartamentos).

TRANSPORTE

Praga tem uma extensa rede de transporte público, a qual é classificada como uma das melhores e mais confiáveis da Europa. Graças a seu sistema metroviário, bondes e ônibus, você pode chegar até os cantos mais remotos da metrópole com rapidez e facilidade. Contudo, tenha a certeza de que a maioria dos pontos turísticos da cidade encontram-se relativamente próximos, o que lhes permite visitá-los com uma simples caminhada.  Quem lê nossos posts sabe que apreciamos bastante o Hop-on Hop-off como opção de locomoção. Porém, já em Praga, este sistema é completamente sem sentido, uma vez que quase todos os pontos turísticos de Praga estão nas imediações da Cidade Velha. Como esta e outras regiões adjacentes estão fechadas ao tráfego, um ônibus só o levará para perto da atração, e o resto do caminho você terá que caminhar. Utilize Hop-on Hop-off em outro destino turístico.

Praga  Praga

 1ª) Transforme seu celular num GPS e ainda utilize o WhatsApp, o Facetime e outros aplicativos sem depender de wi-fi. Vá a alguma loja de telefonia e contrate um plano Prepaid Simcard. Não é caro!;  2ª) Faça o download do Google Maps Off-Line no seu celular e use este aplicativo quando precisar se localizar e não houver conexão com a Internet.

SAÚDE

Há hospitais e unidades de pronto atendimento credenciadas junto às faculdades e à Prefeitura de Praga. Contudo, não sabemos lhe informar se irão lhe cobrar por um atendimento básico. É neste momento que o seguro viagem, previamente contratado, entra em ação. Carregue sempre consigo o contrato/comprovante, para apresentá-lo em caso de emergência

Leve seus medicamentos de uso contínuo (se tiver) e, por precaução, os que podem ser úteis durante sua estada nesta cidade, já que no exterior é difícil comprar remédios sem receita médica.

SEGURANÇA

Praga é uma cidade segura para se visitar. As taxas de criminalidade são baixas, mesmo para os padrões europeus, e o crime violento é quase inexistente. Você se sentirá seguro andando pelas ruas da capital tcheca a qualquer hora do dia ou da noite. No entanto, você deverá, como em qualquer outra cidade turística, tomar os devidos cuidados, especialmente em locais onde houver muita gente.  Os motoristas de táxi de Praga são um grande problema. Use apenas os táxis oficiais e certifique-se sempre de que eles estejam com o taxímetro ligado. Havendo possibilidade, peça Uber, é mais seguro em Praga.

Recomendamos deixar o passaporte original guardado no hotel e andar somente com a cópia (colorida) das páginas de identificação.

ALIMENTAÇÃO

As longas caminhadas pela cidade são uma boa desculpa para justificar as calorias dos pratos típicos de Praga. Você não vai resistir aos restaurantes e cervejarias que marcam os roteiros turísticos da Cidade Velha. Afinal, em Praga é possível comer e beber por um preço econômico. Experimente a carne de porco (veprove) que é servida frita (veprova vecene) e acompanhada de bolinhos (knedliky), batatas (brambory) ou chucrute (kysele zeli).

Praga Praga

O lombo (Svícková na smetane) é provavelmente o prato favorito dos tchecos: filé bovino em molho cremoso com bolinhos boêmios, legumes coados e cranberries. Muito saboroso, saudável e extremamente popular.

Quem detém o recorde mundial de consumo de cerveja per capita? Se você pensar na Inglaterra, Bélgica ou Alemanha a resposta está errada! O recorde pertence à República Tcheca. Outras nações podem exportar mais, mas consumir cerveja mesmo é com os tchecos. Praga é uma cidade perfeita para os amantes da boa cerveja.

Praga Praga

Não dá para deixar Praga antes de comer um trdelník. Este doce maravilhoso é feito com uma massa enrolada em torno de um cilindro. Depois de assada, é recoberta com açúcar, canela e nozes picadas. É fácil encontrá-los nas barracas de vendedores ambulantes, principalmente em áreas turísticas. Os preços variam entre 3 e 6 €, dependendo da opção que você escolher.  Trdelník coberto com Nutella fica uma delícia!

Praga

Barraca de venda de trdelník

Conheça outros destinos de viagem do Home.

"Viajar é mudar a roupa da alma." - Mário Quintana