Segóvia, Espanha
Planejando sua viagem a SEGÓVIA
Quando perguntam sobre nosso destino favorito na Espanha, não exitamos em responder: Segóvia! Muito perto de Madri, Segóvia conserva ainda o espírito das velhas cidades castelhanas. Famosa pelo seu incrível Aqueduto e pelo fantástico Alcázar, o tempo parece ter parado neste lugar. Conhecemos o local através de um bate e volta que fizemos partindo da capital espanhola. Era mês de novembro. Estava frio, o tempo fechado, garoou e até nevou um pouco nesta viagem. No final, a meteorologia acabou dando um clima (considerar o trocadilho) romântico ao passeio. A única coisa que não curtimos muito foi a qualidade das fotos que tiramos, que não ficaram como queríamos. Agora, nesta página do nosso blog de viagens, procuraremos passar as experiências que tivemos nesta pequena cidade.
Casal VisiteiGostei
Neste post, você encontrará os seguintes tópicos:
• Sobre Segóvia
• Dicas de viagem: O que fazer em Segóvia
• Informações básicas para sua viagem
• Quando ir a Segóvia / Melhor época para visitar
• Transporte
• Saúde
• Cultura e Costumes
• Segurança
• Alimentação
SOBRE SEGÓVIA
Segóvia está localizada no sul da comunidade autônoma de Castela-Leão, no coração da Espanha. Encontra-se a apenas 100 km a noroeste de Madri, 1.000 metros acima do nível do mar. A região impressiona pela sua natureza intocada, monumentos historicamente significativos e aldeias pitorescas. Todo o Centro Histórico da cidade é, inclusive, Patrimônio Mundial da UNESCO, em 1985. Segóvia oferece um rico tesouro de destinos de excursões e atividades para pessoas interessadas em cultura. A história milenar da província, dos romanos aos mouros e aos reis cristãos na Idade Média e nos tempos modernos, ainda pode ser sentida por todos os lugares. A maioria das aldeias ainda se baseia em estruturas de construção romanas.
Segóvia também é um popular centro de procriação de inúmeras cegonhas. Dependendo da estação, você pode ver os elegantes pássaros gigantes sobrevoando a cidade e se acomodando em seus ninhos.
DICAS DE VIAGEM SEGÓVIA
O QUE FAZER EM SEGÓVIA
Sem pagar nada a mais por isso, faça suas reservas através de nossos links. Apoie este blog.
AQUEDUTO – O monumento símbolo de Segóvia é, sem dúvida, o seu maravilhoso Aqueduto. Tanto é um marco da cidade que se encontra evidenciado em seu brasão de armas. É surpreendente que um aqueduto construído no século I dC tenha servido ao seu propósito original até 1974, abastecendo a parte velha de Segóvia com água do Rio Acebeda, a 17 km de distância. O Aqueduto também integra a lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.
O Aqueduto de Segóvia possui 728 metros de comprimento. Sua altura máxima é atingida na Plaza del Azoguejo, registrando 28,10 metros. Os 166 arcos compostos de 20.400 blocos de pedra aparecem empilhados uns sobre os outros, sem nenhum tipo de argamassa ou cimento, e se mantêm em um perfeito e sólido equilíbrio de forças. Ao contrário do que alguns dizem, as vibrações causadas pelo tráfego que costumavam passar sob os arcos não afetaram o Aqueduto, isto devido a sua grande massa.
Poucas cidades podem se orgulhar de um monumento antigo de tamanha magnificência e escala. O aqueduto romano mais bem preservado do mundo eleva-se acima de uma grande praça, no coração de Segóvia. É um dos monumentos mais visitados da Espanha por turistas de todos os continentes.
Os melhores preços de passagens aéreas estão no buscador Skyscanner. Compare opções de voos de mais de 500 companhias.
.
MIRADOURO POSTIGO DEL CONSUELO – O Miradouro Postigo del Consuelo é um ponto de observação que leva você ao topo do aqueduto. São muitos degraus, mas vale a pena tanto pela vista que se tem da praça e de outras áreas da cidade como também pela perspectiva diferente do Aqueduto. Perfeito para contemplar sua grandiosidade. A escadaria tem início na Plaza del Azoguejo, ao lado do Centro de Informações Turísticas. Atração gratuita.
CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS – Na Plaza del Azoguejo, bem ao lado da escadaria do Postigo del Consuelo, está o Centro de Informações Turísticas de Segóvia. Faça uma visita a este escritório para pegar mapas e folders e obter [gratuitamente] muitas informações e dicas sobre os pontos turísticos da cidade.
CENTRO HISTÓRICO (CIDADE VELHA) – Estando em Segóvia, não deixe de vagar a pé pelas ruas rústicas de pedras e casas antigas do Centro Histórico. Caminhe e relaxe observando a beleza ao seu redor. Trata-se de uma área histórica turística com praças, monumentos, lojas de souvenirs, restaurantes, cafés e elegantes edifícios antigos exibindo uma arquitetura impressionante. Para citar alguns: Casa de Los Picos, Igreja de San Martin, Monumento a Juan Bravo e mirante Canaleja.
MONUMENTO A JUAN BRAVO – Esta estátua, que fica em uma rua movimentada, em frente à Igreja de San Martin, é um monumento em homenagem a Juan Bravo. Nascido em Segóvia, Juan Bravo foi um dos líderes da rebelião castelhana, um opositor a Carlos V, rei da Espanha. Durante o século XVI, lutou bravamente contra a injustiça social entre os ricos e os pobres. Cerca de 100 km a noroeste de Segóvia, os insurgentes foram derrotados pelas tropas reais. Juan Bravo foi capturado e executado. O monumento relembra o passado da região e a importância do movimento social da época. Situada na bela Plaza Medina del Campo, não pode passar despercebida no percurso do Aqueduto à Catedral.
Ao viajar para outro país, mantenha-se conectado de forma prática e acessível com a solução eSIM da Airalo. Diga adeus às altas taxas de roaming e à complicação de trocar chips físicos a cada destino.
IGREJA DE SAN MARTIN – Sendo mais um dos impressionantes e grandes templos espanhóis, a Igreja de San Martin está localizada na Plaza Medina del Campo, na Calle Real, no coração da cidade. Edificada em estilo românico, no século XII, é composta de três naves, uma bela torre sineira e um pórtico que a circunda quase que totalmente. A torre sineira chama a atenção com seus arcos de tijolos. Uma igreja muito bem preservada, um bem de interesse religioso e cultural em um local bastante agradável de Segóvia. Entrada gratuita.
PLAZA MAYOR – Localizada no Centro Histórico, no final da Calle Real, a Plaza Mayor é mais um dos importantes pontos turísticos de Segóvia. Nela, encontram-se vários marcos da cidade, como a Câmara Municipal, o Teatro Juan Bravo, a Igreja de San Miguel e a Catedral. Séculos antes da praça ser construída, no século XVII, o espaço era tratado como o centro da vila, onde os vendedores instalavam suas barracas e os cidadãos se reuniam. Foi na Plaza Mayor que a lendária Rainha Isabel, mais conhecida como “a monarca que financiou a expedição de Colombo para descobrir o Novo Mundo”, foi coroada, há mais de cinco séculos. Um ótimo lugar em Segóvia para se sentar e tomar um café, um chocolate quente ou uma cerveja é a Plaza Mayor. É a melhor maneira de conhecer a verdadeira vida dos segovianos e desfrutar do gostoso ambiente que esta cidade oferece. Há no meio da praça um pequeno quiosque, no qual as pessoas costumam se reunir para tocar músicas e comemorar as festividades do município.
CATEDRAL DE SEGÓVIA – A Catedral de Santa Maria de Segóvia, conhecida como a “Dama das Catedrais”, devido às suas dimensões e à sua elegância, é uma catedral edificada entre os séculos XVI e XVIII, quando a maioria da Europa dominou a arquitetura do renascentismo. A maravilhosa igreja foi a última catedral gótica construída na Espanha. Houve um bom motivo para isso. O rei Carlos V mandou levantar a catedral para apaziguar os cidadãos de Segóvia, depois de uma rebelião fracassada contra ele.
Tanto quanto o exterior, seu o interior também chama a atenção de todos. De tapeçarias flamengas a belas estátuas de mármore, o edifício impressiona com seus ricos detalhes. O bilhete de entrada na Catedral de Segóvia inclui a visita ao interior do templo com as suas 22 capelas e outros espaços, como as quatro salas de exposição contendo grandes peças valor artístico e religioso: Sala Santa Catalina, Sala do Capítulo, Sala da Tapeçaria e Ornamentos litúrgicos e pintura sob a Sala do Senado.
Aberta todos os dias e a entrada custa 3 € para os salões e 7 € para acessar a torre. Se tiver condições físicas e disposição para subir os muitos degraus que ligam a base da igreja até seu topo, terá uma das melhores vistas de Segóvia.
ALCÁZAR (CASTELO DE SEGÓVIA) – Além do Aqueduto e do Centro Histórico, Segóvia possui um terceiro marco, o Alcázar. Um castelo de paredes altas que, em 1985, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Construído para ser uma fortaleza, foi usado posteriormente como local de hospedagem da realeza, com muitos quartos e uma grande coleção de armaduras. Depois de um tempo, também serviu como prisão. Atualmente, é uma das principais atrações turísticas da Espanha.
Contam que este castelo serviu de inspiração para que Walt Disney fizesse um semelhante nos Estados Unidos, mais especificamente, na Disneylândia. Se você olhar com atenção, poderá notar que as torres pontiagudas e os fossos que os cercam são muito parecidos.
Entrando no Alcázar, poderá admirar algumas obras de arte impressionantes e até mesmo relembrar a história da Espanha.
Diferentes reis habitaram o Alcázar de Ségovia, alguns de famílias muito importantes para a história da Espanha e da Europa. Isabel, a Católica, rainha mais importante da Espanha, foi outra figura marcante da história a viver no Alcázar. Isabel foi coroada rainha em 1474, aos 23 anos. Após a morte de seu meio-irmão, Enrique IV, ela apoiou a expedição de Cristóvão Colombo, que descobriu a América. Há uma sala no castelo decorada com uma iconografia dos reis da Espanha: a “Sala de Reis” do castelo.
Vale a pena entrar e apreciar os detalhes da Sala do Trono, que foi criada em 1808, quando o rei Alfonso XIII e sua esposa Eugênia visitaram o Alcázar.
Outra coisa que enche os olhos dos visitantes são os vitrais e as janelas góticas do castelo. São bens notáveis com qualidade excepcional e valor imensurável.
Do topo da torre do Alcázar tem-se uma excelente vista panorâmica da Catedral, algo bastante interessante para quem gosta de tirar fotos.
MONUMENTO A LOS HÉROES DEL 2 DE MAYO – O monumento é uma homenagem aos espanhóis que lutaram e morreram na revolta contra a ocupação francesa, durante as Guerras Napoleônicas, em 2 de maio de 1808. Uma das características interessantes deste monumento é que ele mostra uma águia, o símbolo do Exército Francês, tentando e não conseguindo arrancar a bandeira espanhola de um soldado espanhol, uma alegoria para o fracasso final da ocupação. O monumento está localizado em frente ao Alcázar.
INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA SUA VIAGEM
Visto – Brasileiros não precisam de visto para estadas a turismo de até três meses na Espanha. Apenas necessitam apresentar passaporte com, no mínimo, seis meses de validade. Aqueles que pretendem estudar, trabalhar ou estender a permanência precisam de visto. Mais informações, consulte os sites Mundo dos Vistos e Do you need VISA. 1ª) Leve seus comprovantes de hospedagem, da passagem da volta, do seguro viagem e quaisquer outros que possam lhe ajudar no momento de passar no controle de imigração; 2ª) Leve uma boa quantidade em dinheiro. Para a Europa, o Itamaraty recomenda ter, pelo menos, 550 € na carteira, além de um cartão de crédito.
População – Um pouco mais de 50 mil habitantes.
Idioma – Espanhol (castelhano).
Moeda – A moeda local é o Euro (€ ou EUR). Consulte a taxa atualizada.
Para uma viagem mais segura e prática, é recomendável optar por alternativas como Cartões de Viagem. O cartão Wise, por exemplo, permite carregar dinheiro em diferentes moedas de forma digital, facilitando na hora de pagar e sacar em suas viagens internacionais. Evite transportar grandes quantias em dinheiro e reduza os riscos de transtornos ao viajar para outro país! Saiba mais sobre o Cartão de Viagem Wise.
Vacinas – Nenhuma vacina é exigida para entrada no país. No entanto, 26 países da Europa exigem que cidadãos extrangeiros façam um seguro de viagem (mínimo de 30.000 €) para cobertura de despesas médicas, hospitalares e ajuda social. Não é o Plano de Saúde que você tem no Brasil!
Contratar um Seguro Viagem é algo importante para a tranquilidade e segurança de qualquer viagem. O seguro oferece cobertura para situações inesperadas, como problemas de saúde, acidentes, perda de bagagem, cancelamentos de voos e outros imprevistos. Compare planos e encontre os melhores preços das principais seguradoras no site da Seguros Promo.
Eletricidade e Tomadas – Todo o país opera em correntes de 220 volts e tomadas nos tipos C e F. Leve um adaptador específico ou um “T” de dois pinos redondos.
QUANDO IR A SEGÓVIA / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR SEGÓVIA
A melhor época para visitar Segóvia é de junho a setembro, pois as temperaturas são amenas e quase não chove. Contudo, acreditamos ser junho o melhor mês para visitar esta cidade medieval. Junho está fora das férias escolares da Europa, as temperaturas estão melhores e os dias são extraordinariamente longos, com luz solar até as 22h. Também tem a vantagem de ser um mês que quase não chove.
TRANSPORTE
O meio de transporte ideal para ir a Segóvia é o trem e a melhor forma de se locomover dentro dela é a pé. Madri e Segóvia estão conectadas por vários trens operados pela Renfe. Ao fazer a compra pelo site, você consegue escolher o seu assento. A viagem dura uma hora e 15 minutos em trem comum e 30 minutos em trem de alta velocidade AVE. Com partidas a cada duas horas, a passagem, ida e volta, custa quase 30 €. Na estação Chamartin, em Madri, você deverá pegar o trem regular com parada nesta Segóvia Guiomar. A estação Chamartin pode ser alcançada com as linhas 1 ou 10 do metrô.
1ª) Em Madri, verifique o horário e a plataforma de partida. Você deverá estar pronto para embarcar no trem no momento em que ele chegar; 2ª) A não ser que o embarque seja iniciado onde você se encontra, as paradas nas estações são bem curtas. Esteja atento para não perder o trem! Números colocados perto das portas do ou em uma janela mostram se o vagão é de 1ª ou 2ª classe. Alguns trens têm as duas classes juntas. Letreiros com o destino e número de vagões também são colocados perto da porta; 3ª) Paradas em estações nem sempre são anunciadas de uma forma fácil de entender. Anote seu horário de chegada previsto e os nomes das últimas estações antes de sua parada, para saber a hora de saltar. Os nomes das estações são claramente visíveis nas plataformas.
SAÚDE
Leve seus medicamentos de uso contínuo (se tiver) e, por precaução, os que podem ser úteis durante sua estada nesta cidade, já que é difícil comprar remédios sem receita médica no exterior. Havendo necessidade, não se esqueça de acionar o seguro viagem previamente contratado. Aliás, carregue sempre consigo o contrato/comprovante, para apresentá-lo em caso de emergência.
CULTURA E COSTUMES
Siesta – Como o almoço é a refeição que se ingere mais alimentos, é natural as pessoas sentirem sonolência depois comerem. A partir disto, é comum encontrar lojas fechadas durante algumas horas da tarde, já que os funcionários são liberados para comer em casa e tirar um cochilo após o almoço. Este hábito espanhol recebe o nome de siesta.
A paixão pelos bares – Além de ser uma curiosidade, é um fato que os espanhóis adoram um bar. A Espanha é um dos países que mais tem bares no mundo, sendo que há um para cada 175 pessoas. Isso significa que você vai literalmente encontrar um bar a cada esquina. Mesmo que você não consuma bebidas alcoólicas, é possível adentrar nesses bares e curtir a atmosfera do local.
Banheiros – Os banheiros não possuem lixo, eles jogam os papéis no vaso sanitário. Aproveitando o tema, na maioria das cidades da Europa, não se encontra banheiro público com facilidade. Os que existem geralmente cobram de 0,20 € a 2 € dos usuários. 1ª) O aplicativo Toilocator ajuda a localizar banheiros públicos próximo a você; 2ª) Tenha sempre no bolso alguns trocados, pois existem banheiros automáticos que só liberam para uso mediante a colocação de moedas.
SEGURANÇA
Segóvia é uma cidade segura para se visitar. As taxas de criminalidade são baixas, mesmo para os padrões europeus, e o crime violento é quase inexistente. No entanto, você deverá, como em qualquer outra cidade turística, tomar os devidos cuidados, especialmente em locais onde houver muita gente. Você se sentirá seguro andando pelas ruas de Segóvia a qualquer hora do dia ou da noite. Recomendamos deixar o passaporte original guardado no hotel e andar somente com a cópia (colorida) das páginas de identificação.
ALIMENTAÇÃO
Em Segóvia, o prato que caracteriza (e muito!) a cidade é o Leitão Assado (Cochinillo), que os visitantes tendem a adorar devido à sua carne tenra e suculenta e pele crocante incrível. Este prato tradicional existe há bastante tempo e quem visita Segóvia é obrigado prová-lo. Cochinillo é uma das invenções gastronômicas mais amadas da Espanha. Devido à grande quantidade de leitões que são assados pelos restaurantes locais, parte do Centro Histórico de Segóvia cheira a fumaça de forno à lenha.
Muito admirado pelos espanhóis, o jamón ibérico/serrano é, disparado, o aperitivo mais consumido no país. Por outro lado, a sangria é a bebida mais famosa na Espanha.
As tapas – Uma das principais características da cozinha espanhola são as tapas. As tapas são pequenas quantidades de comida que são servidas nos bares para acompanhar uma bebida. Na Espanha, é muito comum ir para as tapas: uma tradição que consiste em ir de bar em bar com os amigos para comer e beber (geralmente, cerveja ou vinho). As tapas são conhecidas em todo o mundo e um elemento essencial da cultura espanhola. Tapas é sinônimo de sair com os amigos para se divertir e é uma maneira deliciosa de socializar. As tapas são tão importantes que há competições anuais para escolher a melhor tapa do ano. Tapas, por se tratar de cortesia, são sempre uma surpresa! Ao pedir uma bebida, tanto podem lhe dar algumas azeitonas como uma porção de deliciosos canapés.
Comments are closed here.