Carregando

Assunção, Paraguai

Assunção, Paraguai

Planejando sua viagem a ASSUNÇÃO

Visitei Assunção (ou Asunción) por diversas vezes, todas elas a trabalho. Realizadas as obrigações que me foram atribuídas, consegui, como em outras ocasiões, um tempo para conhecer alguns locais de interesse. A capital paraguaia não possui vocação turística, mas confesso que, mesmo sem ter ido com esta finalidade, acabei achando coisas interessantes para ver e fazer por lá. Assunção me mostrou novamente que é melhor não esperar nada de um destino e, então, aproveitar o melhor do que o lugar tem a lhe oferecer.

Apresento a seguir um relato sobre minhas experiências em Assunção, mostrando os principais pontos turísticos e passando algumas dicas de viagem.

Assunção



SOBRE ASSUNÇÃO

Assunção é a capital e a maior cidade do Paraguai. O município é a sede do governo nacional, bem como o principal porto, centro industrial e cultural do país. Assunção é uma das cidades mais antigas da América do Sul e é considerada a mais longa área continuamente habitada da região. Foi fundada como um forte, em 1537, e oficializada como cidade em 1541. É conhecida como a “Mãe das Cidades” porque, durante a conquista espanhola, partiram dela várias expedições com o objetivo de fundar outras cidades do cone sul-americano, entre elas Buenos Aires (na segunda vez, após a falida tentativa de 1536), Corrientes, Santa Fe, Concepción del Bermejo, Santa Cruz de la Sierra, Santiago de Jerez e Cidade Real.

Assunção

Assunção vista do terraço do hotel

Antes da Guerra da Tríplice Aliança, conhecida pelos brasileiros como a “Guerra do Paraguai”, a cidade de Assunção era uma das cidades mais desenvolvidas da região e o Paraguai era uma dos países mais evoluídos e industrializados do continente. Com a guerra, o Paraguai e a cidade de Assunção foram saqueados e destruídos quase que por completos pelos brasileiros e aliados. A guerra massacrou mais de dois terços da população paraguaia e praticamente acabou com quase todos os homens e meninos do país. O que era um país desenvolvido ao ponto de fazer frente e concorrência comercial com a Inglaterra, se tornou um dos países mais pobres da América do Sul.

Assunção

A cor vermelha quer dizer “justiça”, o azul representa a “liberdade” e o branco a “paz”

DICAS DE VIAGEM ASSUNÇÃO
O QUE FAZER EM ASSUNÇÃO

PALACIO DEL GOBIERNO (PALACIO DE LOS LÓPEZ) – Um dos lugares que chama a atenção quando se está andando pelo centro de Assunção é o Palacio del Gobierno, também chamado de Palacio de los López. É um dos edifícios mais emblemáticos da ciedade e provavelmente do país. Trata-se de uma homenagem ao ex-líder do Paraguai Francisco Solano Lopez. O prédio fica próximo à margem do rio e é vigiado por um grande número de policiais, pois é ali a sede do presidente da república paraguaia. Apesar de um grande número de guardas armados, é possível tirar fotos. Caso você esteja procurando uma experiência um pouco diferente, vá ao palácio à noite. Eles capricharam na iluminação do local!

Assunção

Palacio del Gobierno (Palacio de los López)

LETREIRO ASUNCIÓN – Em frente ao Palacio de los López, há um letreiro escrito “ASUunción“. Diferentemente dos letreiros de outras cidades mundo afora, o de Assunção não é disputado, e você poderá tirar suas fotos com bastante tranquilidade. Algo perfeito para eternizar sua viagem!

Assunção

Letreiro de Assunção

PLAZA DE ARMAS – Como na maioria dos países colonizados por espanhóis, há também em Assunção uma Plaza de Armas. Essas praças costumam ser os lugares mais bonitos e bem conservados da cidade, como a Plaza de Armas da capital paraguaia. A praça fica perto do Congresso Nacional e uma série de belos prédios.

Assunção

Plaza de Armas

CENTRO CULTURAL DE LA REPUBLICA (MUSEU DEL CABILDO) – O Centro Cultural de la Republica, também conhecido como Museu del Cabildo, é o antigo centro do governo e está localizado na Plaza de Armas. Hoje, o Cabildo é usado como centro cultural para eventos e exposições. Aberto ao público em geral das 8h às 13h e tem como principal função manter viva a consciência histórica da população e informar os visitantes estrangeiros sobre o passado do país. Uma visita muito útil para entender a história do Paraguai.

Assunção

Centro Cultural de la Republica (Museu del Cabildo)

MERCADO 4 – Localizado no Centro Histórico de Assunção, o Mercado 4 é o principal mercado da cidade. Nele, você encontra todos os tipos de produtos, como eletrônicos, roupas, alimentos, acessórios de tereré e quase tudo o que possa imaginar. É um dos lugares mais populares de Assunção, o local ideal para buscar autenticidades de arte. Depois de conferir as mercadorias, caminhe até o Mercadito, nas proximidades, onde você pode escolher entre mais de 30 barracas de comida para uma refeição barata e deliciosa.

Assunção

Assunção Assunção

Assunção Assunção

PLAZA DE LA DEMOCRACIA –  A Plaza de la Democracia é, de longe, a mais pitoresca e atraente da cidade. É neste lugar que ficam, frente a frente, a Plaza de la Democracia e o Panteón Nacional de los Héroes. Um bom momento para apreciar a vida cotidiana dos moradores, tirar belas fotos e comprar uma recordação para levar como lembrança de Assunção. No mercado, que fica nesta praça, você encontrará artesanatos de todos os preços.

Assunção

Plaza de la Democracia

PANTEÓN NACIONAL DE LOS HÉROES – Um pequeno edifício memorial redondo, branco, no centro da cidade de Assunção, é o local criado para homenagear vários líderes paraguaios. É possível tirar fotos, mas comporte-se com respeito, pois o panteão é guardado por uma guarda de honra. É o local de descanso do infame ex-presidente do Paraguai, Don Carlos Antonio López, que liderou a Guerra da Tríplice Aliança, a Guerra do Paraguai, que falei no início desta página (tópico “SOBRE”).  Em tamanho menor, é a réplica mais fiel do edifício Les Invalides (Panteão de Napoleão), na cidade de Paris. A construção começou em 1863 e foi concluída em 1936.

Assunção

Panteón Nacional de los Héroes

PLAZA URUGUAYA – A antiga Plaza San Francisco foi rebatizada, em 1885, como “Plaza Uruguaya”. Isso foi feito para agradecer ao Uruguai por ter sido o primeiro a perdoar a dívida do Paraguai e devolver os “louros” obtidos durante a guerra da Tríplice Aliança. A maior atração desta praça é sua relevância e contexto históricos, onde muitos eventos aconteceram, desde execuções de grandes personalidades, passando por desfiles militares transcendentais, até despedidas de artistas queridos. Há nesta praça uma estátua em homenagem a Artigas, lutador da independência uruguaia. 

Assunção

Plaza Uruguaya

CATEDRAL METROPOLITANA DE ASUNCIÓN (CATEDRAL DE NUESTRA SEÑORA DE LA ASUNCIÓN) -Localizada no Centro Histórico, em frente à Plaza Independencia, a Catedral Metropolitana é o maior e mais importante templo religioso de Assunção. É um símbolo da influência católica na colonização do Paraguai. Esta catedral sofreu várias transformações desde 1539 até ao presente. Em estilo neoclássico, é bem grande por dentro, dando a impressão de ser maior por dentro que por fora. Há missa todos os dias, às 11h.

Assunção

Catedral Metropolitana de Asunción

Assunção

Interior da Catedral Metropolitana de Asunción

CASA DE LA INDEPENDENCIA – Poucas pessoas imaginariam que a pequena casa branca de um andar, cercada por prédios muito mais altos e de aparência muito pior, é a Casa de la Independencia, um dos lugares mais importantes da história paraguaia. Construída em 1772 pela família Martínez Sáenz, a casa ganhou importância nacional quando, em 14 de maio de 1811, combatentes da independência partiram dali até a residência do governador espanhol e, sob ameaça de tiros, sem derramamento de sangue, acabaram por destituí-lo do cargo. Um evento que marca o início da condição de Estado do Paraguai. Caso você queira saber mais sobre esse importante ato histórico, entre em um pequeno museu onde você pode ler muitos documentos e ver artefatos relacionados a essa importante conquista. Com entrada gratuita, está localizada bem próximo à Catedral Metropolitana de Asunción.

Assunção

Museo Casa de la Independencia

MUSEO DEL FÚTBOL SUDAMERICANO – A 16 km da Plaza de Armas, no município de Luque, encontra-se o Museo del Fútbol Sudamericano. Com capacidade para 2.100 lugares, o Centro de Convenções Conmebol é o maior estabelecimento dedicado a eventos do país. Tem abrangência nacional devido ao seu tamanho e tecnologia. Este centro de convenções abriga o Museo del Fútbol Sudamericano, um museu temático dedicado ao futebol, homenageando ídolos, atletas e clubes sul-americanos. Inaugurado em janeiro de 2008 com a presença do Presidente da FIFA, é uma visita indispensável aos amantes deste esporte. Reservas e mais informações no site oficial da Conmebol.

Assunção

Museo del Fútbol Sudamericano

A seguir, alguns locais que não visitei, mas que são classificados como pontos turísticos interessantes de Assunção:

  • BARRIO LOMA SAN JERÓNIMO
  • TEATRO MUNICIPAL IGNACIO A. PANE
  • MUSEO NACIONAL DE BELLAS ARTES
  • CENTRO CULTURAL DE LA CIUDAD


INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA SUA VIAGEM

Visto – Brasileiros não precisam de visto para estadas a turismo de até três meses no Paraguai. Devido ao acordo entre os países do Mercosul, podem viajar o país portando somente o documento de identidade ou passaporte. Mais informações, consulte os sites Mundo dos Vistos e Do you need VISA.

População – Por volta de 550 mil habitantes.

Idioma – O Guarani é reconhecido como língua oficial no Paraguai, junto com o Espanhol (castelhano), e ambos os idiomas são falados pela população.

Moeda – A moeda local é o Guarani (PYG). Consulte a taxa atualizada.

Vacinas – Devido ao surto de febre amarela em alguns estados brasileiros, muitos países estão exigindo que viajantes procedentes do Brasil tenham sido vacinados contra esta doença… e o Paraguai é um deles. Os viajantes que partirem do Brasil com destino a Assunção deverão apresentar CIVP válido, isto é, com registro de vacinação contra a febre amarela realizada pelo menos 10 dias antes da viagem. Mais informações sobre o CIVP, acesse o Portal ANVISA O Paraguai não oferece assistência médica gratuita para turistas, nem em casos de emergência. Por isso, é altamente recomendada a contratação de um seguro viagem para quem pretende viajar pelo país. O seguro tem um custo baixo.

Eletricidade e Tomadas – A Bolívia opera em correntes de 220 volts e tomadas no tipo C, praticamente as mesmas com dois terminais redondos que são usadas ​na Europa.

Tomadas

QUANDO IR A ASSUNÇÃO / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR ASSUNÇÃO

A melhor época para ir a Assunção é de março a novembro. Neste período, a cidade fica com uma temperatura quente e pouca precipitação. A temperatura média mais alta em Assunção é de 28 °C, em janeiro; e a mais baixa é de 17 °C, em julho. No gráfico abaixo, é possível ver, mês a mês, as médias de temperatura (vermelho) e de chuva (azul), obtidas com base em dados climatológicos de diversos anos.

Assunção

Dados climatológicos Assunção (clique sobre a imagem para ampliá-la)

HOSPEDAGEM

A melhor área para se hospedar em Assunção é nas imediações do Shopping del Sol. Além de ser uma área bastante segura, tem outras vantagens, como ser bem conectado pelo transporte público, ficar bastante movimentado durante o dia e contar com uma vida noturna muito badalada.   Para pesquisar e reservar nossas hospedagens, costumamos utilizar o Booking e o Hostelworld (para hotéis e hostels) e o Airbnb (para estúdios e apartamentos).

TRANSPORTE

O Aeroporto de Assunção, cujo nome é Silvio Pettirossi (ASU), está localizado na cidade de Luque, no Departamento Central. Está distante 19 km da Plaza de Armas, região central. É o maior aeroporto do Paraguai, com mais de 1,2 milhão de passageiros por ano. Dentro dos seus serviços há casa de câmbio e caixas automáticos, que funcionam 24 horas por dia, restaurantes e cafés. Recomendo pegar um transfer, um táxi credenciado ou um transporte por aplicativo para ir do aeroporto até o local que você estiver hospedado.  Um voo entre as cidade de Assunção e São Paulo levam em torno de duas horas.

A melhor forma de se locomover em Assunção é caminhando, pois tudo está próximo. A cidade está repleta de locais históricos gratuitos (ou muito baratos), e quase todos podem ser vistos a pé. No entanto, caso decida ir a algum local um pouco mais distante, como o Museo del Fútbol Sudamericano, aconselhamos pegar um transporte por aplicativo, como o Uber ou o 99. Há muitas linhas de ônibus circulando pela capital do Paraguai, mas a maioria mal conservada.  Não fui de carro para lá e nem aluguei um veículo em Assunção, mas soube de muitos motoristas brasileiros que foram extorquidos pela polícia paraguaia. Há na Internet diversos relatos falando sobre isso.

Assunção

Ônibus em Assunção

SEGURANÇA

Assunção é um local seguro para se visitar. As taxas de criminalidade até que são baixas por se tratar de uma capital de um país da América do Sul. No entanto, você deverá, como em qualquer outra metrópole, tomar os devidos cuidados, especialmente em locais onde houver muita gente. Os golpes mais comuns são dos taxistas. Quando você entrega uma nota de alto valor ao condutor e enquanto espera pelo troco, ele substitui sua nota por uma falsificada, ou quando finge que você deu a ele uma nota menor.  Se optar por pegar um táxi, tente pagar com pequenas notas e conte-as na frente do motorista. Além disso, certifique-se de concordar com um preço antes de iniciar a corrida.

Recomendamos deixar o passaporte original guardado no hotel e andar somente com a cópia (colorida) das páginas de identificação.

ALIMENTAÇÃO

A gastronomia paraguaia é baseada em produtos agrícolas e carnes. Os ingredientes principais são: milho, mandioca e amendoim. Os produtos mais conhecidos são: o chipá, a sopa paraguaia, o chipá candói, o mbejú, o chipá guasú e o kaburé. A carne bovina é um componente presente na maioria dos pratos. A cozinha internacional tem um lugar de destaque na oferta gastronômica com pratos requintados e deliciosas sobremesas, sem esquecer a diversidade de frutas existentes a maior parte do ano.

Muitos pratos tradicionais no Paraguai foram muito influenciados pelo povo Guarani. Um dos pratos tradicionais do Paraguai é a Sopa Paraguaia. No entanto, apesar do nome, não é realmente uma sopa, mas, sim, feita de broa de milho, gordura, queijo, ovos, leite e manteiga.

Não deixe de experimentar o Tereré, a bebida que mais identifica o Paraguai. É uma infusão de erva-mate com água fria. É bebida em um copo compartilhado, chamado “guampa”, e um canudo de metal, denominado “bombilla”. Se você não tiver os apetrechos, poderá alugar todo o equipamento necessário, gelo e água fria e desfrutar de uma experiência verdadeiramente paraguaia.  Há lojas na Plaza de la Independencia que alugam e vendem equipamentos para tomar tereré.

SOUVENIRS

Os amantes de artesanato e souvenirs devem visitar a Feria Asunción. Apesar de não haver muitos expositores, foi onde encontrei souvenirs interessantes e com bons preços. A Plaza de los Héroes é um ótimo lugar para encontrar artesanato feito por comunidades indígenas. Você poderá comprar alguma recordação dos muitos artesãos que ficam pelas calçadas nos arredores desta praça.

Assunção Assunção

Conheça outros destinos de viagem do Home.

"Viajar é mudar a roupa da alma." - Mário Quintana