Montevidéu, Uruguai
Planejando sua viagem a MONTEVIDÉU, Uruguai
Conhecemos Montevidéu a partir de uma viagem de barco que fizemos quando estávamos em Buenos Aires. Para sermos sinceros, foi um lugar que não nos agradou muito. Montevidéu possui uma arquitetura charmosa, um ótimo Mercado del Puerto e um povo bastante simpático. Fora isso, não descobrimos nada de interessante na capital uruguaia. Estivemos lá num fim de semana, com o tempo nublado. Todas as lojas estavam fechadas e o município parecia deserto. Somente na Plaza de la Independencia que havia música e casais dançando tango. Espremido entre Brasil e Argentina, o país pode até ser um bom lugar para se viver, mas, como destino turístico, tende a não atrair muitos visitantes. De qualquer forma, se você estiver em Buenos Aires, achamos que vale a pena uma esticada para passar dois dias nesta cidade.
Para adicionar à sua lista de tarefas, aqui estão as melhores atrações Montevidéu.
Casal VisiteiGostei
Neste post, você encontrará os seguintes tópicos:
• Sobre Montevidéu
• Dicas de viagem: O que fazer em Montevidéu
• Informações básicas para sua viagem
• Quando ir a Montevidéu / Melhor época para visitar
• Hospedagem
• Transporte
• Segurança
• Alimentação
SOBRE MONTEVIDÉU
Montevidéu, a próspera capital do Uruguai, está situada às margens do Rio da Prata, onde o rio deságua no Oceano Atlântico. A cidade sul-americana, fundada em 1724, abriga um terço da população do país e é o centro cultural do Uruguai. O segundo menor país da América do Sul fez progressos nos últimos anos: um produto interno bruto em constante crescimento, um alto nível de segurança e qualidade de vida, salários superiores com índices de desemprego mais baixos e um forte foco em energias renováveis. O Uruguai é, provavelmente, a nação mais socialmente progressista da América Latina. Talvez o exemplo mais conhecido desse liberalismo seja a legalização da maconha. Além disso, o país tem educação e saúde gratuitas. Isso, entre outros fatores, é o que torna o Uruguai tão único em relação ao resto da região.
Montevidéu é, antes de tudo, a descoberta da lentidão. Nossa viagem estava em modo de relaxamento desde o início. Como se alguém tivesse estrangulado o ritmo básico da vida em câmera lenta. Ninguém corre, ninguém grita, pois o tempo tem seu próprio ritmo neste lugar. Enquanto muitos povos anseiam pela visão de um mundo perfeito e competitivo, o uruguaio apenas dá de ombros e toma um gole de chimarrão, porque lá tudo funciona sem pressa.
DICAS DE VIAGEM MONTEVIDÉU
O QUE FAZER EM MONTEVIDÉU
Sem pagar nada a mais por isso, faça suas reservas através de nossos links. Apoie este blog.
PLAZA DE LA INDEPENDENCIA – A Plaza de la Independencia é o melhor ponto de partida para um passeio por Montevidéu. Pontilhada de palmeiras, é a praça mais importante do município. Desta praça, você tem a melhor vista do edifício Art Deco, estátuas equestres e o portão da Ciudad Vieja. Com arquitetura grandiosa e locais históricos, a praça marca a entrada do Centro Histórico de Montevidéu. Um lugar realmente interessante e imperdível para quem visita a capital uruguaia!
A estátua equestre retrata Artigas, um monumento a José Gervasio Artigas, líder militar na Guerra da Independência do Uruguai, conhecido como o “pai da nacionalidade uruguaia“. Abaixo desta estátua, está o mausoléu, de livre acesso, com seus restos mortais, protegido por dois soldados.
Os melhores preços de passagens aéreas estão no buscador Skyscanner. Compare opções de voos de mais de 500 companhias.
.
PALACIO SALVO – Do lado direito da Plaza de la Independencia, sobressai o imponente Palacio Salvo. Com seus 27 andares, é considerado o principal cartão-postal da cidade. Está classificado como Monumento do Património Nacional e é ocupado por um misto de escritórios e residências particulares. Quando o Palácio Salvo foi inaugurado, em 1927, ele era o prédio mais alto da América Latina.
Você pode visitar o interior do Palácio Salvo em uma visita guiada privada e subir até o mirante mais alto de Montevidéu para uma vista única. Clique aqui para saber preços e comprar seus bilhetes. Por segurança, você precisará levar um documento de identificação para acessar as instalações do palácio.
CIUDAD VIEJA – A Ciudad Vieja (Cidade Velha) é o coração de Montevidéu. Foi o primeiro bairro construído e ainda guarda grande parte da arquitetura colonial. Nela, você poderá ver o traçado original da cidade com seus portões e muralhas. O portão que demarca a entrada e saída da Ciudad Vieja chama-se Puerta de la Ciudadela, e é facilmente reconhecível pela sua impressionante estrutura. Tal portão encontra-se a oeste da Plaza de la Independencia.
Esta é uma bela parte de Montevidéu, repleta de encantadores edifícios antigos, cafés pitorescos e pequenas boutiques. Fica perto do terminal de balsas, por isso é um ótimo lugar para começar ou terminar seu dia se você estiver chegando de Buenos Aires. A parte mais antiga da cidade concentra as principais atrações turísticas de Montevidéu. Prefira visitar a Ciudad Vieja nos dias da semana, quando o comércio funciona. Sábado à tarde e domingo as ruas ficam ermas.
Montevidéu é uma das cidades mais seguras da América do Sul. Mas, mesmo assim, não recomendamos caminhar pela Ciudad Vieja no final da noite.
TEATRO SOLÍS – Um pouco atrás da Plaza de la Independencia, encontra-se o maior tesouro da Ciudad Vieja, o Teatro Solís. Inaugurado em 1856, o maior teatro do país recebeu o nome do explorador Juan Diaz de Solís, primeiro explorador europeu a desembarcar no Uruguai moderno. Seu interior é decorado com belos ornamentos do início do século XX. Você pode visitar o teatro por dentro ou assistir a uma apresentação. Para saber preços, ver agenda e outras informações, acesse o site oficial do Teatro Solís.
Ao viajar para outro país, mantenha-se conectado de forma prática e acessível com a solução eSIM da Airalo. Diga adeus às altas taxas de roaming e à complicação de trocar chips físicos a cada destino.
PLAZA DE LA CONSTITUCIÓN – Situada no centro do bairro histórico da Ciudad Vieja, a Plaza de la Constituición é a praça mais antiga do município. É conhecida popularmente como “Plaza Matriz” por localizar-se em frente à Catedral Metropolitana de Montevidéu. Sua denominação se deve ao fato de que, em julho de 1830, em um ato público, foi realizado o juramento da primeira Constituição da recém nascida República Oriental do Uruguai.
No centro de seus caminhos pavimentados e arborizados, está uma fonte de mármore inaugurada em 18 de julho de 1871, quando começaram os serviços de água potável em Montevidéu sob o gerenciamento de uma empresa privada. Para os interessados em itens antigos, aos sábados a praça recebe uma feira de antiguidades, acompanhada de espetáculos artísticos.
CATEDRAL METROPOLITANA – Uma visita à Catedral Metropolitana é algo imperdível em qualquer lista de afazeres em Montevidéu. A Catedral Católica Basílica de Montevideo, ou “Iglesia Matriz“, é o edifício mais antigo da cidade e, consequentemente, um marco histórico nacional. Foi construída no final de 1700, quando a cidade era uma colônia espanhola, declarada “catedral” em 1878 e “basílica” em 1897. Os belos vitrais e os campanários abobadados fazem parte desta que é uma das maiores atrações da cidade.
PLAZA ZAPALA – Localizada na Ciudad Vieja, tem esse nome em homenagem ao fundador da cidade, Bruno Maurício de Zabala. Seus jardins foram projetados ao estilo parisiense e conta também com uma estátua equestre de seu fundador. Uma praça pitoresca no caminho de quem vai da Plaza de la Independencia para o Mercado del Puerto. Vale a pena parar um pouco para admirar, descansar e tirar fotos da praça e dos lindos prédios que ficam nos arredores.
MERCADO DEL PUERTO – O Mercado del Puerto é a atração turística mais importante de Montevidéu. Nenhum visitante sai da cidade sem passar por este lugar. Embora exista diversos restaurantes na cidade, a maioria dos visitantes e moradores locais continuam escolhendo, como principal opção, o almoço no movimentado Mercado del Puerto. Sem sombra de dúvida, é um lugar fascinante para mergulhar na cultura do país, pois, se há algo que os uruguaios amam quase tanto quanto mate, é a carne. Você pode comer carnes de todos os tipos, ouvir artistas de rua tocando música tradicional e passar horas observando as pessoas.
Lá, o assado é cozido lentamente na grelha aberta, como é de costume no Uruguai. Um cheiro delicioso de carne grelhada enche o ar do mercado. Um assado completo, ou seja, um prato de carnes mistas, vale a pena com várias pessoas. Com 400 g, os bifes individuais também servem para 1-2 pessoas. Comemos uma parrilla e ficamos muito satisfeitos. Horário de funcionamento: das 8h às 17h.
OBELISCO DOS CONSTITUINTES DE 1830 – Localizado no cruzamento da Avenida Artigas com a Avenida 18 de Julio, o Obelisco dos Constituintes de 1830 é um marco histórico na cidade de Montevidéu. É uma obra de 40 metros de altura feita de bronze e granito rosa uruguaio pelo escultor uruguaio José Luis Zorrilla de San Martín. Inaugurado em 1938, homenageia os participantes da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Estado, que sancionou a primeira Constituição do Uruguai, em 1830. Na sua face poente, no pináculo central, está gravada a inscrição “Aos Constituintes de 1830”. Inclui três estátuas de bronze representando Lei, Força e Liberdade. Na orla poente do chafariz estão gravados os nomes das instituições bancárias que prestaram homenagem aos eleitores de 1830.
LA RAMBLA – Passear pela Rambla é uma das melhores coisas para se fazer em Montevidéu. La Rambla é um belo calçadão de 22 km ao longo da bela costa da cidade. Conhecida como a calçada contínua mais longa do mundo, é uma maneira maravilhosa de ver algumas das belas praias uruguaias.
Os visitantes podem caminhar, correr, andar de bicicleta ou de patinete ao longo desse calçadão. Há muitos pontos para tomar sol, admirar a vista ou pescar. À medida que o céu muda de cor, muitos montevideanos dirigem-se ao extremo norte da Rambla com cervejas e petiscos para assistir ao pôr do sol. Infelizmente, o tempo estava ruim e não desfrutamos deste privilégio.
MUSEO ANDES 1972 – Dedicado a contar a história do trágico acidente de avião dos Andes, em 1972, o Museo Andes 1972 homenageia aqueles que morreram e celebra aqueles que venceram as probabilidades por 72 dias em grandes altitudes e em condições climáticas severas, antes de serem resgatados. O voo partiu de Montevidéu em 13 de outubro de 1972, transportando 45 passageiros e tripulantes, incluindo 19 membros da equipe de rugby Old Christians Club. Apenas 16 pessoas do voo sobreviveram para serem resgatadas, mas sua história foi um incrível conto de sobrevivência. Esta história já rendeu dois filmes: “Os Sobreviventes dos Andes”, de 1976, e “Vivos”, de 1993. Havendo tempo, é uma atração interessante de ser visitada. Clique aqui para saber os preços e adquirir os tickets deste museu.
EDIFICIO MERCOSUR – A cidade de menos de um milhão e meio de habitantes ostenta o título de Sede Administrativa do Mercosul, uma honra para Montevidéu. Não adentramos, mas registramos através da foto abaixo.
ESTADIO CENTENARIO E MUSEO DEL FÚTBOL – A principal via da cidade, a Avenida 18 de Julio, vai da Plaza de la Independencia até o estádio de futebol Centenario, no leste da cidade. O futebol é muito mais que um esporte no Uruguai, é um estilo de vida. As pessoas até se referem a isso como sua religião e há alguns estádios onde você pode assistir a uma partida. Palco da Copa do Mundo de 1930, a primeira das copas, o Estadio Centenario é um clássico que está no radar de todo fanático por futebol que passe por Montevidéu. Comprando um ingresso conhecer o estádio você terá o direito de visitar o Museo del Fútbol, que conta histórias dos títulos da seleção uruguaia, incluindo o Maracanazo de 1950.
PLAZA DE CAGANCHA – Localizada na Av. 18 de Julio, é talvez uma das praças mais conhecidas de Montevidéu. A coluna da paz marca o “km 0” das estradas nacionais. A praça é cercada por locais de entretenimento, instituições culturais e prédios públicos.
INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA SUA VIAGEM
Visto – Brasileiros não precisam de visto para estadas a turismo de até três meses no Uruguai. Apenas necessitam apresentar passaporte com, no mínimo, seis meses de validade. Mais informações, consulte os sites Mundo dos Vistos e Do you need VISA. Leve seus comprovantes de hospedagem, da passagem da volta, do seguro viagem e quaisquer outros que possam lhe ajudar no momento de passar no controle de imigração.
População – Em torno de 1,4 milhão de habitantes. Todo o Uruguai possui quase 3,5 milhões de pessoas.
Idioma – Espanhol (castelhano).
Moeda – A moeda local é o Peso Uruguaio (UYU). Consulte a taxa atualizada.
Para uma viagem mais segura e prática, é recomendável optar por alternativas como Cartões de Viagem. O cartão Wise, por exemplo, permite carregar dinheiro em diferentes moedas de forma digital, facilitando na hora de pagar e sacar em suas viagens internacionais. Evite transportar grandes quantias em dinheiro e reduza os riscos de transtornos ao viajar para outro país! Saiba mais sobre o Cartão de Viagem Wise.
Vacinas – Nenhuma vacina é exigida para entrada no país.
Eletricidade e Tomadas – O Uruguai opera em correntes de 220 volts e tomadas no tipo L. Se seu aparelho for mais antigo e tiver aquela saída de dois pinos redondos (padrão C), fique tranquilo porque ele encaixa na tomada uruguaia. Leve um adaptador específico ou um “T” de dois pinos redondos.
QUANDO IR A MONTEVIDÉU / MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR MONTEVIDÉU
O Uruguai tem quatro estações e o inverno pode ficar muito frio. No entanto, sugerimos visitar no verão, para aproveitar as praias e a energia do carnaval. No gráfico abaixo, é possível ver, mês a mês, as médias de temperatura (vermelho) e de chuva (azul), obtidas com base em dados climatológicos de diversos anos.
HOSPEDAGEM
Ficamos em um hostel, no Centro Histórico de Montevidéu, La Ciudad Vieja, onde estão localizados muitos pontos de interesse da cidade. Infelizmente, passados muitos anos, não lembramos o nome do lugar.
TRANSPORTE
Conforme dissemos na abertura deste post, chegamos a Montevidéu a partir de um barco que faz a travessia Argentina – Uruguai, da empresa Buquebus. A embarcação é bastante confortável e grande, tem três andares com um deck na cobertura. Os assentos são mais espaçosos que os de avião ou ônibus, e você não precisa ficar sentado durante todo o percurso. Ficar andando e conhecer todo o barco é permitido, algo muito comum entre os passageiros. Visite o site oficial da Buquebus e obtenha mais informações sobre seus produtos e serviços.
Montevidéu é uma cidade pequena e pode ser facilmente visitada a pé. A capital também conta com um ótimo sistema de transporte público com metrô, ônibus e trens urbanos que podem te levar por toda parte.
SEGURANÇA
Montevidéu é provavelmente uma das cidades mais seguras da América do Sul! A qualidade de vida no país é muito alta em comparação com o resto da região, de modo que as discrepâncias sociais e a violência são menos marcantes. No entanto, você deverá, como em qualquer outra metrópole turística, tomar os devidos cuidados, especialmente em locais onde houver muita gente. Recomendamos deixar o passaporte original guardado no hotel e andar somente com a cópia (colorida) das páginas de identificação.
Contratar um Seguro Viagem é algo importante para a tranquilidade e segurança de qualquer viagem. O seguro oferece cobertura para situações inesperadas, como problemas de saúde, acidentes, perda de bagagem, cancelamentos de voos e outros imprevistos. Além das precauções, todo visitante deve ter contratado um seguro de viagem para ingressar em 26 países da Europa, nos Emirados Árabes, Catar, Austrália, Rússia, Cuba, entre outros. Compare planos e encontre os melhores preços das principais seguradoras no site da Seguros Promo.
ALIMENTAÇÃO
Com quatro vezes mais vacas do que pessoas no país, não é surpresa que os pratos nacionais se concentrem em carne bovina. Seja por conta própria ou como parte do sanduíche uruguaio, Chivito, o bife de churrasco é onde está quando se trata do que comer em Montevidéu. Para um assado adequado, o Mercado del Puerto não é um lugar a ser deixado de lado. Acompanhe-o com um copo de vinho tinto Tannat caseiro e você está pronto para uma ótima refeição. Você também deve experimentar medio y medio, que é metade vinho branco e metade champanhe, e também o licor local Grappamiel, que é Grappa, estilo italiano, misturada com mel.
"Viajar é mudar a roupa da alma." - Mário Quintana